UniSul Pedra Branca amplia atendimento com Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal e Gerencial (NAF) e Núcleo de Prática Jurídica (NPJ)

5 / Junho / 2024

Programas garantem o acesso a serviços gratuitos para a população

A UniSul, integrante do ecossistema Ânima, expandiu os serviços disponíveis para a comunidade no campus Pedra Branca. A população de Palhoça agora pode consultar profissionais e estudantes da universidade a respeito de questões fiscais e gerenciais e também contar com o atendimento ampliado do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ).

O Núcleo de Apoio Contábil e Gerencial (NAF), recém inaugurado, oferece apoio gratuito em questões contábeis e fiscais para pessoas físicas, microempreendedores individuais (MEIs) e empresas de pequeno porte. O atendimento presencial ocorre todas as terças-feiras, das 19h às 21h. Também é possível tirar dúvidas pelo e-mail: [email protected].

Segundo a coordenadora de grande área de gestão e negócios, Dalci Mendes Almeida, o novo espaço é resultado da parceria da UniSul e a Receita Federal do Brasil (RFB) e oferece orientação sobre abertura, regularização e baixa de empresas, direitos e obrigações fiscais, declaração do Imposto de Renda, entre outros serviços. “Já temos a experiência do NAF no campus Tubarão. Ampliar o atendimento para a Pedra Branca é uma forma de contribuir para o desenvolvimento sustentável da comunidade, promovendo a cidadania fiscal e fortalecendo a economia local“, afirma.

Já o Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) abriu um novo espaço para audiências na Pedra Branca. Segundo Sâmia Fortunato, coordenadora adjunta do NPJ, hoje cerca de 220 processos estão em trâmite com apoio do núcleo. A UniSul oferece assessoria jurídica

gratuita para pessoas de baixa renda em casos nas áreas de Direito Civil e Família. “É uma oportunidade para estudantes terem contato com situações práticas sob a supervisão de professores, tendo contato com casos reais“, explica. Atualmente, a universidade tem NPJs também nos campi Tubarão, Braço do Norte, Araranguá, Içara e Ilha (Florianópolis). O atendimento presencial ocorre de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h. Além disso, há o telefone (48) 32791356 para contato.

Para a gerente do campus Pedra Branca, Marcela Xavier, os projetos contribuem para fortalecer a comunidade e também qualificar o ensino de estudantes. “A UniSul Pedra Branca tem um papel importante para o município, com atendimentos também na área da saúde e da medicina veterinária. Diversificar os serviços é parte do nosso compromisso social“, conclui.

Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal e Gerencial (NAF)

Todas as terças, das 19h às 21h.

Informações: [email protected]

Atendimento para pessoas físicas, microempreendedores individuais (MEIs) e empresas de pequeno porte.

Núcleo de Prática Jurídica (NPJ)

Informações: (48) 32791356

Atendimento para pessoas físicas, de segunda a sexta-feira, das 14h às 20h.

Atendimento para pessoas com renda até três salários mínimos.

UniSul Pedra Branca

Endereço: Av. Pedra Branca, 25 – Cidade Universitária, Palhoça.