Projeto de Inserção Social Contribuições da literatura para a efetividade da Lei 10.639/2003 na escola

18 / Julho / 2024

Chirley Domingues

PPGE-UNISUL

No dia 25 de junho, o projeto de Inserção Social Contribuições da literatura para a efetividade da Lei 10.639/2003 na escola encerrou as atividades com uma palestra da Profa. Dra. Eliane Debus. O projeto, que tem como proposta refletir sobre a efetividade da Lei 10,639/2003 na escola e a importância da leitura de textos literários para problematizar questões sociais no Brasil, como, por exemplo, o racismo, contou com a participação alunos do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem e do Programa de Pós-graduação em Educação da Unisul, além de professores da rede estadual e das redes municipais de ensino de Santa Catarina.

De acordo com a doutoranda Aracilba Rodrigues, o projeto foi uma excelente oportunidade para os alunos da pós-graduação e os professores da educação básica refletir e discutir sobre a necessária inserção de leituras na escola, desde a Educação Infantil, para garantir espaços concretos de promoção das discussões sobre a relações étnico-raciais e para efetivar relações mais igualitárias nas instituições de ensino e na sociedade como um todo.

O encerramento foi uma excelente oportunidade para ouvir a professora Eliane Debus, uma das pesquisadoras mais importantes sobre literatura infantil e as relações étnico-raciais no Brasil. Com uma palestra intitulada A Temática Afro-brasileira na literatura para crianças e jovens: diálogos para a efetividade da Lei 10.639/2003, a professora lembrou o quanto autores negros no Brasil foram invisibilizados pelo cânone nacional e apresentou um acervo de autores da literatura para crianças e jovens que precisam ser conhecidos como Rogério Andrade Barbosa, Patrícia Santana e Nilma Lino Gomes, entre muitos outros. Para conhecer parte da obra da professora Eliane Debus e ouvi-la declamando poesias de vários autores negros em língua portuguesa acesse o canal Poemas no meu Quintal, no YouTube.