Programa TEA passa a fazer parte do Centro Integrado de Saúde da UniSul em Tubarão
 

Matéria

Programa TEA passa a fazer parte do Centro Integrado de Saúde da UniSul em Tubarão

17 / Dezembro / 2024

Iniciativa é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e atende crianças e adolescentes com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista

 

A UniSul, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Tubarão, passa a sediar o Programa TEA, uma iniciativa pioneira voltada ao atendimento de crianças e adolescentes com diagnóstico confirmado de Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O programa, que funcionará no Centro Integrado de Saúde (CIS) do campus da UniSul em Tubarão, foi desenvolvido para oferecer suporte a pacientes com TEA nível 1, além de promover acolhimento e capacitação para familiares de crianças e adolescentes com TEA níveis 2 e 3. Essa abordagem ampla reconhece a importância de envolver as famílias no processo terapêutico e oferecer suporte integrado.

As atividades do Programa TEA são conduzidas por uma equipe multidisciplinar da Secretaria Municipal de Saúde composta por profissionais especializados, incluindo uma fonoaudióloga, uma psicóloga, dois educadores físicos, um fisioterapeuta e uma nutricionista. O foco do atendimento é estimular o desenvolvimento de habilidades de comunicação, interação social e adaptação, com intervenções personalizadas para cada caso.

“É muito importante destacar que, na região, este é o primeiro atendimento gratuito voltado às crianças/adolescentes e famílias que convivem com o TEA, realizado pelo SUS. Antes, não havia um serviço como este disponível, e agora podemos oferecer um suporte especializado e acessível, beneficiando diretamente essas pessoas que precisam de acompanhamento e cuidado adequado,” afirma Daniela Correa, gerente do campus da UniSul Tubarão.

 

Impacto positivo para a comunidade

Para acessar o serviço, os pacientes precisam passar por uma avaliação médica em sua Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência. Nessa consulta, o médico analisará o diagnóstico previamente realizado e verificará a viabilidade do encaminhamento ao serviço. Com o encaminhamento, um profissional responsável pela UBS envia a solicitação por 1doc ao Programa TEA. Os pacientes são registrados em uma lista de espera e, conforme a disponibilidade, iniciam o acompanhamento na UniSul realizado pela equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde

A iniciativa reflete o compromisso da UniSul com a comunidade de Tubarão e região, fortalecendo o atendimento oferecido pelo CIS. Nosso objetivo é ampliar o suporte ao SUS, utilizando nossa estrutura e a expertise de estudantes, professores e profissionais de diversas especialidades para atender às demandas da população”, completa Daniela. No último Balanço Social, a UniSul contabilizou mais de 270 mil atendimentos à população em seus cinco campi, através dos 114 projetos gratuitos realizados por professores e estudantes.

Essa ação também reforça a importância do diagnóstico precoce e da oferta de tratamentos integrados, beneficiando tanto os pacientes quanto suas famílias, que recebem o suporte necessário para enfrentar os desafios do TEA.