PPGE/UNISUL – Projeto de Extensão Internacional
 

Matéria

PPGE/UNISUL – Projeto de Extensão Internacional

1 / Outubro / 2024

Flávia Wagner

PPGE-UNISUL

 

O Projeto Internacional de Extensão intitulado “Educação no Século XXI” é uma parceria entre o Grupo Anima do Brasil, representado pela Universidade do Sul de Santa Catarina Coordenado pela Profa Dra. Flávia Wagner (PPGE/UNISUL) em parceria com a Universidade Blas Pascal da Argentina, representado pela Profa. Dra, Melisa Maina.

Esse projeto de alcance internacional teve como objetivo discutir as questões emergentes da educação no mundo, com base nos seguintes documentos universais:

a) Reimaginando nosso futuro juntos: um novo contrato social para a educação, estabelecido pela UNESCO em 2021.

b) 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, como o foco no objetivo 4 – educação de qualidade, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015.

O projeto visou fortalecer as comunidades virtuais de aprendizagem entre a universidade e a escola. O objetivo geral foi criar conteúdo para um curso de formação continuada online para professores de educação básica. Participaram do projeto os 2 Professores; 40 alunos da graduação dos Cursos de Psicologia e Pedagogia das duas Universidades; 3 estudantes/tutores (Mestrando e Doutorado em Educação da UNISUL).

Com um total de 120 horas, as reuniões de equipe foram Coordenadas pelas Professoras realizadas às sextas-feiras por meio da Plataforma Zoom, das 10 às 12hs. Cada professor/aluno participou em sua língua materna (português ou espanhol), usamos o chat da Plataforma para nos ajudar na legenda.

A Etapa 1, ocorreu entre abril e maio de 2024, começou com a apresentação do Curso de Extensão e a criação da Comunidade de Aprendizagem via grupo do WhatsApp para conhecer o grupo e disponibilizar os textos e as tarefas. Em seguida, foi realizado uma reflexão sobre o cenário da educação em amos os países para depois estudarmos sobre temas emergentes do documento da UNESCO:  Re-imaginando nosso futuro juntos: um novo contrato social para a educação (2021) com o foco de fortalecer o objetivo 4 das ODSs. Na etapa 2, foram elaborados questionários para coletar dados junto a 135 professores da educação básica, de ambos os países, sobre os temas emergentes para debater o futuro da educação. Os dados do questionário foram apresentados e os temas emergentes foram identificados. Em junho, foi realizada o planejamento do Conteúdo da Formação Continuada (assíncrona) com convidados externos para debater os temas selecionados em forma de mesa-redonda, entrevistas e conferências.  Além disso, foram criados flyer/cartaz para divulgar os conteúdos produzidos junto aos professores que atuam na educação básica.

O conteúdo dos vídeos está detalhado a seguir:

– Vídeo 01 – Educação no Século XXI: Teoria e Prática – Conectando Saberes – https://www.youtube.com/watch?v=O_Z0HnWb3F8

– Vídeo 02 – Aprendizagem significativa – https://www.youtube.com/watch?v=3PpTcnLPm8A&t=84s

– Vídeo 03 – Educação do século XXI: Uma mirada da Educação Emocionalhttps://www.youtube.com/watch?v=oy0l0RCSREk&t=56s

– Vídeo 04 Precarização do Trabalho Docente da Educação Básica – https://www.youtube.com/watch?v=VSaIqMLyrrQ&t=1464s

A última etapa foi em junho, realizamos a Intervenção junto à Comunidade Escolar, denominada Período de Disseminação onde divulgamos os vídeos produzidos, depositados no canal do YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCz9pJVYIxiUt5MhAbsr8N2Q

O projeto “Educação no século XXI” propõe um modelo inovador, internacional e baseado em comunidades de aprendizagem virtuais, com um forte foco no contexto social e nas necessidades dos professores de educação básica em ambos os países (Argentina e Brasil). O impacto resultou numa comunidade de aprendizagem com professores universitários, pesquisadores, estudantes de graduação e stricto-senso. Culminou na produção de conteúdo de qualidade para auxiliar na formação continuada dos professores da educação básica para conhecer e debater os temas emergentes do futuro da educação. Por fim, alcançamos o objetivo do estudante ser protagonista das ações de extensão que foram desenvolvidas nas etapas do projeto, trouxeram à tona seus conhecimentos, potencialidades individuais para contribuíram com o coletivo.

Como coroamento, publicamos o relato de experiência dessa aprendizagem, no formato de resumo expandido, dentro do X CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: contrastes, diversidade, inclusão: a educação no próximo decênio, que acontece no Centro de Eventos do Ceará – Fortaleza – CE. O trabalho teve como título PROMOVENDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA AS DEMANDAS DO SÉCULO XXI: UM PROJETO INTERNACIONAL, envolveu estudante da graduação, do stricto senso e professores de ambos os países.

“Participar do Projeto Internacional de Extensão “Educação no Século XXI foi uma experiência enriquecedora tanto para minha formação como estudante de Psicologia quanto para minha trajetória como formadora de professores há mais de 30 anos. O projeto me proporcionou uma visão atualizada sobre as demandas emergentes da educação e a importância da formação continuada de professores, além de me permitir colaborar com profissionais de diferentes contextos. Essa troca de conhecimentos e práticas pedagógicas reforçou meu compromisso em contribuir para uma educação mais inclusiva e conectada com as necessidades do século XXI.” Depoimento da estudante de graduação – Heles Cristina Ferreira de Souza – participante do projeto.

A participação no Projeto Internacional de Extensão “Educação no Século XXI”, contribuiu para meu aprendizado enquanto pesquisadora, assim como, para meu aprendizado enquanto profissional da educação, por meio dos encontros tive a oportunidade de conhecer e estudar o panorama educacional tanto do Brasil, quanto da Argentina (acerca de alguns temas específicos) e, deste modo realizar uma análise sobre os desafios que a educação nos dois países enfrentam para se desenvolver. As trocas de experiências e o aprendizado foram imensuráveis e com certeza me auxiliarão para uma prática pedagógica mais fundamentada e consciente” Depoimento da mestranda Janina Preve Costa – PPGE/UNISUL – monitora do projeto.

Cecilia Cadelago, estudante da Argentina – participante do projeto, fala: “para mim, foi um projeto edificante e inovador, que mudou minha perspectiva sobre o tema da educação, não só por causa dos conteúdos trabalhados em sala de aula, mas também porque encontrei calor humano. Embora a questão do idioma tenha sido um desafio, consegui superá-lo com o uso de ferramentas e a compreensão do meu grupo. Isso me abriu portas para continuar o treinamento e chegar a lugares inimagináveis.”