PPGE/UNISUL marca presença no V Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação (V-Ibero Unesc)
 

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PPGE/UNISUL marca presença no V Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação (V-Ibero Unesc)

1 / Outubro / 2024

Flávia Wagner

PPGE-UNISUL

 

Estudantes do mestrado e do doutorado do PPGE/UNISUL e do PPGCL/UNISUL, sob a orientação da Professora Doutora Flávia Wagner se fizeram presente com apresentação de quatro trabalhos no V Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação (V-Ibero Unesc) na temática “Vidas em Risco e Crise Climática“, nos dias 10 a 13 de setembro de 2024.

Dois trabalhos representam o resultado dos estudos realizados na disciplina de Fundamentos da Docência no Ensino Superior ministrado pela Profa. Dra Flávia Wagner.

Um destes, intitulado “Descolonialidade do Saber e a Lei de Cotas: Por uma Universidade Multicultural no Brasil” que teve por objetivo refletir sobre as possibilidades de descolonialidade do saber pressuposta pela Lei de Cotas de ingresso ao ensino superior no Brasil e teve como autores: Vanessa Policarpo Maciel, Ellen Rufino dos Reis e Luciano Daudt da Rocha.

A participação em eventos ao término de uma disciplina permite a difusão da pesquisa acadêmica e nos aproximarmos de outros pesquisadores com interesses em temas de nosso interesse. Fomos instigadas pela professora Dra Flávia Wagner a divulgarmos nosso trabalho e aceitamos o desafio. A mesa que participamos fugiu um pouco dos padrões que comumente ocorrem os debates em congressos, pois fomos levadas a apresentarmos nossas contribuições para uma turma de alunos do curso de graduação em administração da universidade anfitriã do evento” Comenta Vanessa.

Outro trabalho, também resultado da disciplina de Fundamentos da docência no Ensino Superior, investigou o “Ser e o fazer docente no Ensino Superior: desafios e perspectivas”, tendo como autores: Marizete de Oliveira, Natan Canaver e a professora Flávia Wagner. A pesquisa explora como a identidade docente é constituída no ambiente acadêmico e a complexidade da docência no ensino superior, destacando a importância da formação continuada, do domínio e uso de recursos tecnológicos para o desenvolvimento da pedagogia universitária, bem como a utilização de metodologias inovadoras que estabeleça uma conexão entre professor e alunos. Participar de eventos científicos é fundamental para ampliar a rede de experiências e conectar a universidade à sociedade.

A participação no congresso me proporcionou um novo olhar sobre a docência no ensino superior e o quanto este campo de pesquisa sobre a pedagogia universitária pode ser ampliado, dado as poucas pesquisas sobre a temática. Em eventos deste tipo, podemos ampliar nossa rede de relacionamentos e ficar informados sobre estudos em andamento.” Relata Marizete.

Outro trabalho é resultado da disciplina Gestão, Organização e Avaliação de Processos Educativos ministrada pela Profa Dra Flávia Wagner foi “Memórias Afetivas e Coletivas X Imperativos Estruturais e A Finalidade das Escolas Básicas Públicas“, que resultou na seguinte publicação Memórias Coletivas X Imperativos Estruturais e A Finalidade das Escolas, o qual teve por objetivo comparar elementos estruturais (arquitetura e mobília) entre escolas e fábricas, para refletir sobre as memórias afetivas, que os lugares imprimem nos sujeitos-estudante e as influências dos referentes de memórias afetivas que irão contribuir para as escolhas de ambiências de trabalho dos indivíduos.

A experiência de socialização das investigações trazidas do PPGCL, nas aulas da Professora Flávia, contribuiu para eu desenvolver a metáfora: Imperativos Estruturais, que está em processo de construção de um de meus conceitos de tese. A dedicação da professora nos levou a participar do evento Ibero-Americano e a ampliar mais ainda minhas possibilidades de pesquisa. Conheci pesquisadores, que se interessam por temas afins ao meu, trocamos links de pesquisas, referências bibliográficas e até fizemos um grupo de whatsapp para darmos sequência às nossas trocas. Foi e está sendo muito enriquecedor!”. Depoimento da estudante e autora Elizandra.

Os outros dois trabalhos são frutos das pesquisas de doutorado orientadas pela Profa Dra Flávia Wagner dentro da Linha de Educação, História e Política:

O estudo realizado por Éllen da Silva Rufino dos Reis e Rodrigo Antônio Mattos, intitulado “Análise Comparativa das Políticas de Inclusão da Pessoa com Deficiência no Ensino Superior“, teve como objetivo examinar, de forma comparativa, as políticas de inclusão no Ensino Superior. A pesquisa, fruto de uma revisão integrativa, investigou a implementação dessas políticas em diferentes contextos educacionais e analisou seu impacto no acesso, na permanência e no desempenho acadêmico de estudantes com deficiência.

Apresentar a pesquisa no Ibero-Americano foi uma experiência profundamente enriquecedora e transformadora. Esse momento proporcionou um aprendizado significativo, não apenas pela oportunidade de compartilhar nossa pesquisa, mas também pela riqueza das trocas e interações que ocorreram. Durante o Ibero-Americano, pudemos dialogar com outros pesquisadores, profissionais e estudantes, ampliando nossa compreensão sobre as diversas perspectivas em torno das políticas de inclusão no ensino superior. Essas trocas foram fundamentais para aprofundar nosso entendimento do tema, proporcionando insights valiosos e estimulando reflexões críticas. Além disso, esse espaço de diálogo e aprendizado mútuo reforçou a importância da colaboração e da partilha de conhecimentos na busca por uma educação mais inclusiva e equitativa”. Comenta Éllen.

O estudante Carlos Izidoro e sua orientadora Flávia Wagner, apresentaram parte da pesquisa de doutorado, sob o título: “HIBRIDIZAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR: POLÍTICAS EDUCACIONAIS E PRÁTICAS DOCENTES NO BRASIL“, teve por objetivo investigar como as políticas educacionais trazem a hibridização no ensino superior. O debate sobre o tema gerou curiosidade no público presente.

foi muito válido socializar parte da pesquisa pois mostra que o conceito de ensino híbrido pode ser mal compreendido ou interpretado de maneiras diferentes pelos professores. Muitas universidades ainda não têm normativas claras e padronizadas sobre o ensino híbrido, o que pode gerar incertezas e inseguranças quanto às melhores práticas e procedimentos a serem seguidos”. Afimou o doutorando Carlos.