PPGE/UNISUL marca presença no 22º Encontro Nacional de Didática (ENDIPE) 2024

1 / Outubro / 2024

Flávia Wagner

PPGE-UNISUL

Os estudantes do Mestrado em Educação: Cristiana Hoffmann Selau Cândido, Daisi da Silva Santos, Maria Edineia Faust do PPGE UNISUL conjuntamente com Elizandra Nazário Silva Savio do PPGCL/UNISUL, sob a orientação da Professora Doutora Flávia Wagner da UNISUL, obtiveram seus trabalhos aceitos e garantiram um lugar na programação (07/11 as 10:30) no evento nacional na área da educação, intitulado: 22º Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino (ENDIPE), que ocorrerá na cidade de João Pessoa – Paraíba, sediado pela Universidade Federal da Paraíba, no período de 05 a 09 de novembro de 2024. Tal evento é amplamente reconhecido pela comunidade acadêmica, tendo em vista que, reúne pesquisadores, investigações, reflexões e experiências de ensino-aprendizagem, da Educação Básica à Educação Superior, em prol da defesa do ensino como uma prática social humanizante e emancipatória. Acesse a página do evento: https://www.endipe2024.com.br/sobre-evento

Essa oportunidade nos dará a chance de socializar o trabalho desenvolvido na disciplina (ofertada ao mestrado e doutorado em educação), intitulada: Gestão, Organização e Avaliação de Processos educativos. O trabalho tem o formato de um painel, reúne três artigos, envolveu 1 doutoranda, 2 mestrandas e 1 aluna especial do PPGE/Unisul.

O painel nomeado: “QUAL A FINALIDADE DA ESCOLA?” mobiliza reflexões entre diferentes autores educacionais que dialogam com os temas das pesquisas desenvolvidas pelas estudantes.

O primeiro artigo discute “Aspectos históricos e atuais sobre a finalidade da escola”, Com o objetivo de analisar a evolução do papel da escola ao longo da história, visando compreender sua função na atualidade. O segundo é sobre “Conexões entre memórias Coletivas x imperativos estruturais, na finalidade das escolas públicas”, esse o objetivo é comparar elementos estruturais entre escolas e fábricas, para refletir sobre a finalidade das escolas. O terceiro destaca: “A finalidade da escola frente ao trabalho docente” objetivando analisar o espaço institucional escolar e o processo de desintelectualização dos docentes.

No plano metodológico, são pesquisas bibliográficas de abordagem qualitativa, os pressupostos teóricos são: CHARLOT (2005); FREITAS (2012); LIBÂNEO (2016; 2020); SAVIANI (2007); MAFFESOLI (2005); GENTILLI (2009); LÜCK (2008; 2009; 1017); POLLAK (1992); VYGOTSKY (1987); WALLON (2008).

Principais resultados encontrados é que a escola pública enfrenta desafios significativos devido a influências políticas e econômicas, que desviam seu propósito de formar cidadãos críticos e participativos; a arquitetura e mobila das escolas agem, como Imperativos Estruturais, na construção de memórias afetivas do sujeito-aluno, os quais vão encontrar em fábricas, por meio das memórias coletivas, elementos familiares aos da escola, como o sinal e a ordem de filas indianas. E por fim, os docentes estão imersos num cenário de precarização de condições e desvalorização do trabalho, assim como, o reflexo das políticas públicas no processo de desintelectualização do docente.

Além de apresentar o trabalho, tem-se o intuito de participar das demais atividades da programação do evento, dialogar e se atualizar com intelectuais renomados na área da educação, que estarão presente na programação com palestras e conferências, como: José Carlos Libâneo (PUC-GO); Selma Garrido Pimenta (FEUSP); Maria Isabel de Almeida (USP); Carlos Jamil Cury (UFMG) e Celso dos Santos Vasconcellos (PUC-SP) entre outros.