Palestra Marca Lançamento do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Unisul

5 / Agosto / 2024

André L. Lima

PPGE-UNISUL

Na quarta-feira, 19 de junho de 2024, o campus Tubarão da Unisul (Universidade do Sul de Santa Catarina) foi palco de um evento acadêmico de grande relevância. Às 18h, começou a palestra ministrada pela professora Maria Helena Tomaz, coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) da UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina).

O evento, organizado pelo Gedic (Grupo de Pesquisa Educação, Infância e Cultura) do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisul, reuniu estudantes, professores e pesquisadores interessados em discutir e promover a diversidade e a inclusão no ambiente acadêmico. Durante a palestra, a professora Maria Helena abordou temas fundamentais relacionados aos estudos afro-brasileiros, destacando a importância de um núcleo dedicado a essa área dentro das universidades.

A ocasião foi ainda mais especial devido ao anúncio e lançamento oficial do NEAB da Unisul. A criação deste núcleo é uma resposta às demandas sociais e acadêmicas da contemporaneidade, sublinhando a necessidade de um ambiente acadêmico mais diverso e socialmente responsável. A existência do NEAB na Unisul reforça o compromisso da universidade com a promoção de um espaço que valorize e estude a cultura afro-brasileira, contribuindo para a formação de uma sociedade mais justa e equitativa.

O evento foi um sucesso, refletindo o interesse e o apoio da comunidade acadêmica à iniciativa. A professora Maria Helena Tomaz foi aplaudida por sua contribuição e por seu trabalho contínuo em prol da diversidade e da inclusão.

Sobre o Gedic

O Gedic, Grupo de Pesquisa Educação, Infância e Cultura, é vinculado Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisul, focando em estudos e pesquisas que visam compreender e transformar as práticas educativas a partir de uma perspectiva crítica e inclusiva.

Sobre o NEAB

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) é uma iniciativa dedicada ao estudo e à promoção da cultura afro-brasileira, atuando na formação acadêmica e na conscientização social sobre as questões relacionadas à diversidade étnico-racial.

Este evento marca um passo significativo na caminhada da Unisul em direção a um futuro mais inclusivo e diverso.