O GT 05 –   EDUCAÇÃO MATEMÁTICA – XI Simpósio Nacional e II Simpósio  Internacional sobre Formação de Professores Educação em Contextos Locais e Globais: Proposições e Desafios para a Próxima Década

29 / Abril / 2024

Josélia Euzébio da Rosa (PPGE/UNISUL)

17/04/2024

O GT de Educação Matemática foi coordenado pelos professores Drª. Josélia Euzébio da Rosa (PPGE/Unisul), Prof. Dr. Ademir Damazio (GPEMAHC – TedMat) e Prof. Dr. Osvaldo Augusto Chissonde Mame (Instituto Superior Universitário da Caála – Angola).  O objetivo do GT foi refletir sobre possibilidades de superação das formas de aprender e ensinar Matemática em nível empírico, por meio da ressignificação da organização do ensino de modo a potencializar a apropriação de conhecimentos em nível teórico científico.

O professor Dr André Luiz Araújo Cunha, membro do Conselho Editorial das revistas Pedagogy and Psychology of Education (Universidade Estatal de Belgorod – Rússia), palestrou sobre as finalidades educativas escolares em disputa no contexto neoliberal: contribuições do sistema Elkonin-Davydov para o desenvolvimento da educação básica.

Na segunda palestra do GT, o debate ocorreu em âmbito internacional. Na ocasião, o prof. Dr. Osvaldo Augusto Chissonde Mame, do Instituto Superior Universitário da Caála – Angola, palestrou sobre a formação de professores de Angola. Na ocasião realizou-se um paralelo comparativo entre a experiência desenvolvida naquele país e no Brasil. Destacou-se o quão inspirador é o novo projeto de formação de professores angolanos a a relevância da troca entre pesquisadores destes dois países.

Nas sessões de comunicações orais apresentaram trabalhos pesquisadores de diversas universidades, tais como: Universidade Federal do Piauí – UFPI, Universidade do Estado de São Paulo – USP, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Sul Rio-Grandense – Campus Bagé, Universidade Regional de Blumenau – FURB, Instituto Federal de Santa Catarina – UFSC; Universidade do Sul de Santa Catarina e Professores da Rede Estadual de Ensino. Ao todo foram quinze apresentações de trabalhos na forma de comunicação oral.

O GT Educação Matemática, desde sua gênese, conta com a participação especial do professor Dr Ademir Damazio na coordenação. Já faz parte da cultura do GT a expectativa dos pesquisadores participantes em receber as preciosas contribuições do professor para o processo de qualificação de suas pesquisas e sua formação acadêmica. Trata-se de um momento de troca, entre diferentes gerações, permeado pelos sentimentos de admiração, respeito, honra e eterna gratidão.

Para conhecer mais sobre o evento, clique em: https://www.even3.com.br/simfop2024/.