Estudantes do PPGE/UNISUL marcam presença no IV Seminário Nacional de Pesquisa em Educação (SENPE)

2 / Outubro / 2024

Flávia Wagner

PPGE-UNISUL

Estudantes do Mestrado e Doutorado em Educação do PPGE UNISUL, em parceria com a Professora Doutora Flávia Wagner, tiveram seus trabalhos aprovados no IV Seminário Nacional de Pesquisa em Educação (SENPE). Evento organizado e coordenado pelos Programas de Pós-graduação em Educação UFFS em parceria com outras universidades, incluindo a UNISUL. O evento aconteceu de forma híbrida nos dias 23, 24 e 25 de setembro de 2024, na UFFS – campus Chapecó.

“Esse evento do SENPE nos deu a oportunidade de socializar três artigos frutos dos debates realizados nas disciplinas do PPGE/UNISUL, das pesquisas individuais dos estudantes e dos debates realizados no Grupo de Pesquisa que discutiu sobre a Formação Inicial dos Professores e sobre a Gestão Escolar”. Afirmou a Profa. Dra. Flávia Wagner.

Entre os trabalhos aprovados e apresentados na programação das atividades, temos o artigo da doutoranda Viviane Bastos em coautoria com a sua orientadora Flávia Wagner, sobre o tema: A psicologia da educação nos cursos de formação inicial de professores”. O objetivo foi apresentar uma revisão integrativa sobre estudos em psicologia da educação no âmbito da formação docente em licenciatura no contexto brasileiro. “Participar de eventos como este, possibilita compartilhar nossas descobertas da pesquisa realizada no doutorado e possibilita conhecer os estudos e pesquisas em educação de outros pesquisadores, nos ajuda a alargar nosso olhar sobre a nossa temática que é a formação inicial docente”. Destacou Viviane Bastos.

Outro artigo de relevância foi o relato de experiência organizado em conjunto pelo doutorando Rafael Nunes Braga, a mestre Natali Maria Serafim e a Doutora Flávia Wagner sobre o Programa de residência pedagógica em Tubarão/SC: relato dos bolsistas residentes. Teve por objetivo trazer a importância do Programa Residência Pedagógica a partir dos relatos dos bolsistas residentes. “A participação neste evento foi muito válida, conhecemos um leque de objetos de pesquisas na área da Educação” (destacou, Rafael). “Os temas dos trabalhos apresentados, bem como as discussões realizadas, foram muito pertinentes ao que estudamos nas disciplinas do PPGE e aos desafios vivenciados por nós na atuação como docentes”. Apontou Natali.

Por fim, a egressa do mestrado Janaina Preve Costa em parceria com Jamile Militão de Souza e a Doutora Flávia Wagner, apresentaram o artigo sobre o tema: Plano Nacional de Educação: uma análise reflexiva dos avanços e retrocessos. Cujo objetivo foi realizar uma análise reflexiva do Plano Nacional de Educação (PNE-2014-2024), a fim de avaliar a efetivação das metas e estratégias estabelecidas no documento. “A participação no evento e a apresentação do trabalho foi um momento valioso, onde ao mesmo tempo em que trocamos experiências sobre nossas pesquisas, conhecemos também outras pesquisas e outras realidades educacionais, (cidades e estados vizinhos). Percebemos ainda que “Políticas Públicas” é um tema emergente que perpassa por todo o processo educacional, sendo discutido em todas as etapas e modalidades de ensino”. Afirmou  Janaina.