Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da UniSul desenvolve projetos para a comunidade do Monte Serrat

7 / Agosto / 2024

Iniciativa fortalece a relação entre universidade e comunidade, proporcionando experiências práticas aos estudantes e soluções para a população

Professores e estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Civil da UniSul, integrante do ecossistema Ânima, estão desenvolvendo projetos para reconstruir casas em situação de risco na região do Monte Serrat, em Florianópolis. A iniciativa é realizada em conjunto com o Conselho Comunitário do Monte Serrat, Instituto Vilson Groh, coletivo Arquitetura Sem Muros, Banco de Materiais de Florianópolis e o projeto Gente UniSul.

De acordo com o coordenador do Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo da UniSul, Marcelo Eichstadt Nogueira, o projeto iniciou em 2021 e uma casa já foi reconstruída. Agora, outra residência está na fase inicial e precisa do apoio de profissionais e da doação de materiais. A universidade contribui com o acompanhamento técnico da obra e com a capacitação de voluntários, com direito a certificação.

A liderança comunitária realiza um mapeamento das casas e das situações críticas de habitação. Com base nesse levantamento inicial, a equipe da UniSul faz a vistoria técnica das moradias. “Definimos as prioridades emergenciais e trazemos as informações para o Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo. Lá, discutimos quais soluções são necessárias, pois nem sempre é preciso reconstruir a casa; às vezes basta uma reforma, revisão da estrutura, elétrica, cobertura, etc. Definimos as estratégias e desenvolvemos o material técnico, como desenhos, planilhas“, explica o coordenador.

Conforme surgem as demandas, o coletivo aciona profissionais e possíveis doadores que contribuem financeiramente ou com materiais. Segundo o coordenador, é importante que a comunidade seja a protagonista, sendo a gestora da obra e contribuindo na construção.

Formação na prática

A experiência gerou novos projetos dentro do Monte Serrat e em outras comunidades. O Escritório Modelo está planejando a reforma de um centro comunitário no bairro. “Há mais trabalhos em andamento, como no Monte Cristo, onde temos dois projetos no Centro de Educação e Evangelização Popular (CEDEP). Um deles é um ateliê de cerâmica, cujas obras iniciaram recentemente, e o outro trata do uso qualificado das áreas públicas com os moradores da comunidade vizinha, visando melhorar o uso das ruas e calçadas do bairro, um trabalho significativo, que incentiva a percepção de pertencimento da população sobre o território“, conta o professor.

Além de contribuir com a sociedade, as iniciativas são importantes para a formação dos estudantes. A integração entre o ensino e a prática fazem parte do propósito da UniSul, universidade que completa 60 anos em novembro de 2024.  “Cada comunidade tem uma necessidade, uma característica diferente que precisa ser considerada, portanto, instiga uma série de conhecimentos nos alunos, que serão diferenciais no mercado de trabalho“, explica.

A UniSul tem Escritórios Modelo nos campi Florianópolis – Continente, Itajaí, Florianópolis – Centro e Tubarão, onde as equipes técnicas são formadas por universitários, líderes de equipes de projetos, coordenadores e gestores. Atualmente, há 11 projetos em andamento, alguns deles integrados entre as cidades.

Em Itajaí, professores e alunos planejaram a reforma dos espaços da ala das mães e bebês da Penitenciária Feminina de Itajaí. Em Florianópolis, projetaram a nova sede do ASAS – Ações Sociais Amigos Solidários, instituição sem fins lucrativos que atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, no norte da Ilha de Santa Catarina. O projeto dispõe de 10 mil m² de área e valor de execução de cerca de R$ 1,5 milhão, financiado com apoio de parceiros holandeses: Power2Fly e Wilde Ganzen.

Sobre a UniSul

A UniSul, que faz parte do Ecossistema Ânima, o maior e mais inovador ecossistema de ensino de qualidade do país, está completando 60 anos de história em 2024. Localizada em Santa Catarina, atualmente conta com os campi: Tubarão, Pedra Branca, Florianópolis, Araranguá, Braço do Norte, Criciúma, Içara e Itajaí. A instituição tem seus cursos consagrados entre os melhores do Sul do Brasil com conceito máximo (5) na avaliação do Ministério da Educação (MEC) e nota 4 no Índice Geral de Cursos, índice que indica excelência no ensino.

Tem em seu portfólio mais de 70 cursos de graduação, 90 especializações. Também conta com cinco cursos de mestrado e quatro de doutorado, todos com conceitos 4 ou 5 na CAPES. Além, de diversos cursos livres via plataforma OneLearning. A UniSul contribui para democratização do Ensino Superior ao disponibilizar uma oferta de cursos digitais com diversos polos dentro e fora do Estado de Santa Catarina. A universidade é bastante atuante nas comunidades em que está inserida por meio dos projetos de extensão. No último Balanço Social, contabilizou mais de 270 mil atendimentos à população através dos 114 projetos gratuitos realizados por professores e estudantes.