As discussões na área de Pragmática – XI Simpósio Nacional e II Simpósio  Internacional sobre Formação de Professores Educação em Contextos Locais e Globais: Proposições e Desafios para a Próxima Década

3 / Maio / 2024

PPGCL/UNISUL

18 e 19/04/2024

O Grupo de Trabalho “Cognição, linguagem e ensino” promoveu a realização de uma mesa-redonda e a apresentação de onze comunicações em três sessões distribuídas nestas últimas quinta (18) e sexta (19). O GT, que pertence ao eixo  “Práticas textuais discursivas” do “XI Simpósio Nacional e II Simpósio Internacional sobre Formação de Professores (SIMFOP)”, foi coordenado pelo professor Fábio José Rauen e pelas professoras Suelen Francez Machado Luciano (Fac. Senac) e Thalia Eluar do Nascimento.

Mesa destaca inferências no processo ensino-aprendizagem

Na tarde desta última sexta (19), o GT realizou a mesa-redonda “Educação, cognição e comunicação”, que foi mediada pelo professor Fábio Rauen. Participaram dessa atividade a professora Stéphane Dias, do Instituto Federal Farroupilha, e o professor Sebastião Lourenço dos Santos, da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Stéphane produziu reflexões fundamentais sobre a aplicação de inferências no ensino de língua portuguesa na apresentação intitulada “Estudos da linguagem no ensino médio: educação, cognição e comunicação”. A pesquisadora trouxe vários exemplos de como trabalhar o ensino com foco na estrutura dialógica, explicitando os mecanismos lógico-linguístico-comunicativos que ancoram o uso social da linguagem; e o ensino com foco na retórica linguística, explicitando os mecanismos de adequação da linguagem a seus contextos de uso.

Dos Santos destacou o ensino de língua espanhola em sua apresentação, intitulada “Os processos cognitivo-inferenciais dos alunos brasileiros aprendizes de espanhol no ensino superior”. Para o pesquisador, os estudantes brasileiros tendem a negligenciar as diferenças entre as gramáticas das línguas portuguesa e espanhola e, por vezes, produzem inferências equivocadas. Para exemplificar, ele destacou as sutilezas das diferenças entre os artigos definidos nas duas línguas, uma vez que o espanhol possui o artigo neutro “lo”. “Em geral, os estudantes usam o artigo “lo” em vez de “el”, por analogia ao “o”, ao mesmo tempo em que revelam muitas dificuldades em usar o artigo neutro nas circunstâncias adequadas”, diz.

As apresentações foi seguida de intensa discussão, destacando a pertinência dos temas postos em cena, comemora Rauen. “A questão das inferências precisa ser mais bem trabalhada em todas as áreas do conhecimento”, emenda.

O Grupo de Trabalho mobilizou 11 comunicações em três sessões

A primeira sessão, realizada das 14 às 16 horas na tarde de quinta (18), caracterizou-se por intensa discussão sobre questões ligadas à vigilância epistêmica e à tecnologia. Suelen Francez Machado Luciano (Fac. Senac) abriu os trabalhos com a comunicação “Vigilância epistêmica e prática: análise dos processos de negociação colaborativa para a elaboração do veredicto de suposto parricídio no filme ‘12 homens e uma sentença’”. Em seguida, duas pesquisas discutiram o tema da desinformação. Angélica Jeanice Martins Andersen (UFPR) apresentou o trabalho “Desenvolvendo o pensamento crítico: abordagens para enfrentar a desinformação” e Fábio José Rauen e Giovana Caroline Lima Da Silva apresentaram a comunicação “Pedágio da negação: interpretando checagens no Projeto Comprova”. Fechando a sessão Adriano Caldeira (EUA) apresentou a comunicação “Construção de personas fictícias na era digital: integrando a teoria da relevância para uma comunicação mais efetiva na web”.

Outros quatro trabalhos foram apresentados na segunda sessão, das 16 às 18 horas. Conectando pragmática e psicologia, Marieli Florentino Lino apresentou a comunicação “Emergência de plano de ação intencional: estudo de caso com Lacie Pound em Queda livre”. Conectando questões de comunicação com informática, Sandra Vieira (IFC) apresentou a comunicação “Dificuldades de comunicação entre usuários e profissionais de informática: uma análise à luz da teoria da relevância”. Conectando pragmática e ensino de matemática,  Marleide Coan Cardoso (IFSC) e Vanessa Isabel Cataneo Cardoso apresentaram a comunicação “Equações com frações com denominadores diferentes: representações semióticas e autonomia” e Guilherme Rossi de Melo apresentou a comunicação “Efeitos do registro de representação semiótica na resolução de sistemas lineares por estudantes do ensino médio: análise pragmático-cognitiva”.

Na tarde de sexta (19), das 16 às 18 horas,  três trabalhos encerraram as atividades: “Aspectos cognitivos e funcionais da aquisição do português como língua minoritária em contexto italiano”, de Ana Luiza Oliveira de Souza (Universidade de Florença); “Bilinguismo e educação bilíngue no contexto de escolas bilíngues eletivas português-inglês no Brasil”, de Thalia Eluar do Nascimento e Fábio José Rauen; e “Polidez, relevância e heteroconciliação de metas: uma modelação do enunciado ‘Você pode passar o sal?’”, de Gabriela Niero.

Para Fábio Rauen, organizador do GT, o SIMFOP foi muito relevante ao propiciar um fórum específico para os estudos pragmáticos. “Foi bastante significativo para mim observar a interação de egressos e estudantes, bem como pesquisadores de outras universidades interessados no tema”, comemora. “Precisamos promover eventos similares para desenvolver ainda mais esse campo de pesquisa”, pondera.

Para conhecer mais sobre o evento, clique em: https://www.even3.com.br/simfop2024/.