Alunos de Medicina da UniSul retornam ao Rio Tapajós, no Pará, para atendimento aos ribeirinhos

3 / Junho / 2024

7ª edição da Missão Amazônia levará, além de atendimento médico, um projeto de mapeamento das principais enfermidades e situação de vida de moradores da região

Com o objetivo de levar qualidade de vida para moradores de regiões isoladas e proporcionar experiência humanitária para futuros médicos, a Missão Amazônia, projeto idealizado pela Inspirali, principal ecossistema de educação médica do país, entrou em sua 7ª edição. Em uma jornada de 10 dias, iniciada no dia 28 de maio, a expedição também dá continuidade a um processo de territorialização das comunidades ribeirinhas, onde serão mapeadas e analisadas, dentro da política do SUS, a situação de saúde e condições de vida da população local. O objetivo é identificar riscos, vulnerabilidades e potencialidades para que, futuramente, seja possível intervir de forma mais assertiva nos problemas de saúde e necessidades da região.

A 7ª edição da Missão Amazônia conta com a participação de 30 alunos e 7 professores das escolas Unisul – Pedra Branca (SC), Universidade Potiguar – UNP (RN), Universidade Anhembi Morumbi – Mooca (SP), Universidade São Judas Tadeu (SP), UNIBH (BH) e UNIFACS (BA). Os participantes embarcaram no Navio Hospital Escola Abaré, administrado pela Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), onde levam consultas ginecológicas, pediátricas, cirurgias ambulatoriais e atendimentos de saúde da família em geral, incluindo diversas especialidades, para a comunidade local.

Também estão sendo realizados atendimentos por teleconsulta em parceria com as Clínicas Integradas de Saúde (CIS), da Inspirali, e a utilização do Prontuário Eletrônico do Paciente (Prontlife), que atua na captação, armazenamento e gestão de dados para interoperabilidade de informações com o e-SUS.

“Com a Missão Amazônia, temos a oportunidade de proporcionar atendimento a estas comunidades que, por questões geográficas, têm dificuldades em receber assistência médica especializada. Além disso, levarmos nossos estudantes para esta experiência em que atuam, de forma consciente e supervisionada, em uma realidade totalmente diferente daquela que vivenciam em suas universidades é realmente uma verdadeira aula de comprometimento e humanização na profissão”, destaca Rodrigo Dias Nunes, diretor médico da regional sul da Inspirali.

A professora da UniSul Pedra Branca Andréa Cristian Amaro participa pela primeira vez de uma missão. Preceptora do internato médico, a profissional acompanha os estudantes da 9⁠ª na Unidade de Saúde durante o curso. Agora, integra o grupo que está no Rio Tapajós. “Sinto o encantamento da Amazônia e que nossos ensinamentos e atendimentos irão abranger não só nossos alunos, mas a todos que necessitam do nosso cuidado”, afirma a professora.

A edição da Missão Amazônia mais recente, realizada em abril de 2024, atendeu 777 moradores de cerca de 30 vilarejos em Belterra e Aveiro. Destes, 43% já possuíam algum diagnóstico estabelecido e muitos casos de hipertensão e diabetes. A expedição também realizou aulas de educação em saúde, ensinando às crianças princípios básicos de higiene, como lavar as mãos, escovar os dentes e algumas técnicas de primeiros socorros. Nas seis Missões já realizadas, a expedição atendeu mais de 5 mil pessoas.

Navio Hospital Escola Abaré

O navio-hospital Abaré, que leva a expedição, é administrado pela UFOPA e possui estrutura para atendimento clínico e odontológico. São quatro consultórios, sala para pequenas cirurgias e estrutura de laboratório para análises clínicas, além de acomodações para os integrantes da Missão. A embarcação, de baixo calado, é própria para navegar em rios mais rasos, o que lhe permite chegar a mais comunidades e será utilizada em todas as expedições do projeto. Ao todo, a embarcação acomoda 55 pessoas, entre passageiros e tripulação.

Sobre a Inspirali

Criada em 2019, a Inspirali atua na gestão de escolas médicas do Ecossistema Ânima. É uma das principais empresas de ensino superior de Medicina no Brasil, com mais de 13 mil alunos e 14 instituições – localizadas em capitais como São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Florianópolis e Natal – e importantes centros de desenvolvimento do país, como Piracicaba (SP), São José dos Campos (SP), Cubatão (SP), Tubarão (SC), Vespasiano (MG), Irecê̂ (BA), Jacobina (BA), Guanambi (BA) e Brumado (BA).

As graduações em Medicina seguem modelo acadêmico reconhecido entre os mais inovadores do mundo e pensado para formar profissionais de alta performance com uma visão integral do ser humano. O portfólio da Inspirali contempla também cursos livres e especializações focados na medicina integrativa e aborda temas relevantes no cenário global, a exemplo da pós-graduação em cannabis medicinal, primeiro curso na área certificado pelo Ministério da Educação (MEC). A aprendizagem digital ativa oferece recursos tecnológicos (robôs de alta fidelidade e realidade virtual e aumentada MedRoom) e apoio socioemocional, assim como as atividades práticas e o acompanhamento personalizado.