Sobre o programa
O Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) da UniSul oferece os cursos de Mestrado, Doutorado e também Estágio Pós-Doutoral.
O Mestrado em Administração forma docentes e pesquisadores voltados à ação educacional, preparados para orientar novos administradores empreendedores e inovadores que contribuam com a qualificação do universo empresarial e de órgãos públicos.
O Doutorado em Administração forma docentes, pesquisadores e profissionais voltados à ação administrativa. O PPGA é avaliado com conceito 4 pela Capes e teve autorização para iniciar o curso de Doutorado em 2018.
Navegue pelas seções abaixo para conhecer mais sobre o Programa.
Saiba tudo sobre nosso
Mestrado e Doutorado em Administração
Seleção 2025.1
- Mestrado e Doutorado
Confira aqui o edital!
- Doutorado Sanduíche no Exterior - PDSE/CAPES
Confira aqui o edital!
- Mestrado e Doutorado
Proposta do Programa
- História do Programa
O Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) teve início em 2007, após recomendação da CAPES. Essa conquista decorreu dos esforços de um grupo de professores selecionados pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UniSul), que atuavam na própria instituição, associado aos investimentos realizados na formação e direcionamento para a pesquisa científica, complementares às atividades de ensino e extensão. Gradativamente e sem sobressaltos, o Programa foi adquirindo maturidade e consolidou-se como referência na Instituição e no âmbito regional em que atua, conquistando um posicionamento diferenciado frente aos outros programas que atuam no Estado.
Em dezembro de 2018, o Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) obteve a autorização da CAPES para a abertura do curso de doutorado, resultado de um esforço coletivo e dedicado dos professores e gestores do programa, que trabalharam intensamente para atender aos rigorosos critérios de avaliação. A primeira turma de doutorandos teve início em setembro de 2019, marcando um passo importante para o fortalecimento da pesquisa e da formação acadêmica de alto nível na área de administração. Desde então, o corpo docente tem se empenhado em oferecer uma formação sólida e contribuir para o desenvolvimento científico e social, sempre em sintonia com as demandas contemporâneas e os desafios do mercado.
A UniSul visa manter e fortalecer seus Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu, entre eles o Mestrado e Doutorado em Administração, que contribui positivamente para a formação de profissionais, tanto no que se refere à qualificação de docentes para atuar na educação superior, bem como, para atender a exigente demanda do mercado por profissionais mais qualificados na diversificada e avançada economia do Estado, sexta maior do país, com o mais alto IDH dos Estados brasileiros.
O PPGA UniSul tem como Área de Concentração DESEMPENHO E INOVAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES, que possui alinhamento com o perfil do corpo docente, com as demandas de mercado e com o PDI da Universidade.
O PPGA segue, desde 2022, a política de credenciamento e recredenciamento e descredenciamento de Docentes para os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu do Ecossistema Ânima conforme EDITAL VPA nº 03/2022, com critérios bem definidos, o que tornou esta prática mais objetiva e transparente para a recomposição do quadro docente, quando necessário. A Resolução passou a ser referência norteadora também para o grupo de docentes que compõe o Programa. Esta política prevê critérios de credenciamento de professores colaboradores oriundos da própria Instituição, a migração de professor colaborador para professor permanente e a manutenção e/ou descredenciamento de professor permanente. Todo início de ano é feito um processo de recredenciamento dos professores permanentes do Programa, seguindo a Resolução. A Resolução 03/2012, está sendo revisada e atualizada por uma comissão interna do PPGA e deverá passar pelos trâmites de aprovação.
A renovação do Corpo Docente envolve estratégias de credenciamento de doutores, recém titulados, que integram o corpo de professores da UniSul, além do possível aproveitamento do docente que realiza pós-doutorado no PPGA, por meio de processo seletivo externo. Esgotadas estas possibilidades ocorre o lançamento de Edital para contratação externa de docente.
Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios (REEN)
O Programa conta, também, com a Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios (REEN), iniciada em 2008 e indexada na base de dados Spell. A REEN possui Conselho Editorial integrado por renomados pesquisadores de vários países, periodicidade quadrimestral e política editorial alinhada com as Boas Práticas de Publicação Científica da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD). Ao longo dos últimos anos, várias melhorias foram implementadas na Revista, visando principalmente a sua internacionalização. A REEN integra a Base Emerging Sources Citation Inde da Web of Science – Thomson Reuters. A classificação no Estrato A3, demonstra que os esforços e melhorias implementadas vem gerando resultados.
- Missão
Qualificação de profissionais e pesquisadores de alto nível (Stricto Sensu), na área da Administração, cidadãos competentes e comprometidos com o desenvolvimento da ciência, com o desempenho e inovação de organizações, com impacto na melhoria da vida das pessoas e na sociedade.
- Objetivos do Programa
O Programa de Pós-Graduação em Administração da UNISUL (PPGA/UNISUL) tem por objetivo geral a formação de docentes e pesquisadores voltados para a ação educacional e profissional de alto nível, além da produção de conhecimentos na área da Administração por meio de pesquisas que possam contribuir com a qualificação do universo organizacional privado, público e do terceiro setor. Busca-se formar administradores empreendedores e inovadores que agreguem valor nas instituições e empresas em que atuam.
O Programa prioriza a proficiência em teorias, métodos e técnicas de desempenho de organizações, quer sob a perspectiva de processos inovadores e estratégicos, quer sob a perspectiva de avaliação do desempenho operacional. O foco, portanto, é a formação de pessoal de alta qualificação para a docência, a pesquisa e o trabalho profissional nas organizações. Nesse sentido, o curso pretende desenvolver, nos discentes de mestrado, o potencial de compreensão da complexidade inerente a contextos de mudanças características dessa nova era, assim como desenvolver a capacidade de formular e desenvolver estratégias de forma a possibilitar que as organizações obtenham os melhores desempenhos nas suas área de atuação; gerar conhecimento científico e tecnológico e práxis profissional; desenvolver pesquisas básicas e aplicadas; aprimorar inovações em metodologias pedagógicas e de pesquisa; difundir o conhecimento adquirido por meio da formação de pessoal e das publicações científicas; qualificar profissionais para gestão de organizações; manter um espírito crítico e testar teorias, métodos e técnicas de pesquisa; aprofundar o conhecimento nas área de concentração e linhas de pesquisa; desenvolver e difundir boas práticas acadêmicas com ética e solidariedade; formar grupos de pesquisa e consolidá-los, por meio de produção científica nas linhas de pesquisa do Programa, tanto em âmbito nacional quanto internacional; buscar seguir as orientações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e outros órgãos reguladores da atividade de stricto sensu, mantendo a autonomia universitária.
Claramente a qualificação “desempenho” induz o programa a ter uma visão mais voltada de ciências aplicadas, dentro da realidade organizacional do país, sem se afastar das teorias avançadas em termos de inovação e estratégia de organizações. Como o processo de inovação passa a ser um dos elementos mais relevantes para a medição do desempenho organizacional, a área de concentração incorporou esta dimensão como sendo um dos fundamentos do Programa. Assim, a área de concentração do PPGA denomina-se Desempenho e Inovação de Organizações.
- Área de Concentração
O Mestrado em Administração tem como área de concentração Desempenho e Inovação de Organizações, que expressa a vocação e a história do programa de mestrado e indica a área do conhecimento, os contornos de especialidade da produção de conhecimento e da formação dos alunos.
Essa área de concentração foca, sob as perspectivas do desempenho organizacional e da inovação, o estudo da administração como processo analítico, sistêmico e evolutivo, a partir de teorias organizacionais consagradas e de métodos/técnicas de gestão contemporâneos. Envolve a avaliação de desempenho de organizações e a dinâmica das inovações em suas manifestações na tecnologia, organizações, marketing, geomarketing, sustentabilidade, ESG, Desenvolvimento Sustentável, Economia Circular e Inovações Sociais.
Adotando uma visão interdisciplinar e crítica, o PPGA da Unisul define sua área de concentração sem filiação a um modelo particular de interpretação da organização inovadora ou métricas de desempenho. Há o entendimento de que estes objetos de pesquisa demandam uma atividade complexa, diversificada, em que vários componentes interagem, criando um amplo espaço de questões a serem investigadas, mas dentro de linhas definidas.
- Linhas de Pesquisa
No stricto sensu, as linhas de pesquisa expressam a especificidade da produção de conhecimento do programa/curso dentro da sua área de concentração. São sustentadas pelo corpo de docentes e pesquisadores permanentes do Programa.
O Mestrado em Administração oferece duas principais linhas de pesquisa:
Desempenho e Gestão das Organizações: esta linha investiga o desempenho organizacional pela aplicação e aperfeiçoamento de métricas e mensurações de avaliação, normatizadas ou não, compulsórias ou voluntárias, que fenomenizam variações nas trajetórias das organizações.
Contempla a análise e avaliação, a episteme e as diversificadas metodologias aplicadas aos contextos organizacionais, que evidenciam resultados fundamentados em processos avaliativos envolvendo temáticas tais como: marketing, geomarketing, tomada de decisão, competitividade, desempenho operacional e financeiro, incluído, ativos tangíveis e intangíveis, como informações e o conhecimento explícito ou tácito da organização.
Inovação, Sustentabilidade e Sociedade: compreende esta linha as investigações de natureza epistemológica, teórica e empírica sobre fatores e práticas econômicas e sociais que representam as diferentes manifestações da gestão na inovação e seu processo de difusão na sociedade.
Esta perspectiva interdisciplinar permite a dialogicidade e interatividade em dimensões da sociedade e das organizações, com ênfase nos campos da inovação e seus desdobramentos nas áreas tecnológica, organizacional, de ESG, sustentabilidade, cultura organizacional, governança e inovação social. Estes são temas abordados pelos projetos docentes de pesquisa e pela grade disciplinar, todos com efetiva participação de docentes do PPGA/Unisul.
- Perfil de Estudantes e Egressos
A composição do perfil do egresso formado pelo PPGA/UNISUL está vinculada às ações na área de concentração e nas linhas de pesquisa, à formação de um conjunto de competências no qual se dá a articulação entre saber, pensar e agir. Destaca-se pela combinação de competências voltadas à investigação científica, práticas de gestão e atitude profissional.
O egresso do PPGA está apto a atuar na docência e na pesquisa e em condições adequadas para: avaliar e programar a implantação de processos de inovação organizacional; identificar, propor, selecionar e desencadear processos mais eficientes e competitivos; formular diferenciações sustentáveis ante as transformações derivadas da modernidade; monitorar resultados obtidos pelas organizações via ferramentas e métodos de avaliação de desempenho; fornecer feedback para os processos a partir da avaliação de desempenho; e pesquisar e coordenar atividades e programas que visem melhorias criativas e empreendedoras.
Tudo isso implica em domínio conceitual, paralelamente à habilidades demandadas na pesquisa, como a capacidade de analisar contextos e valorização da busca do conhecimento, tanto quanto habilidades demandadas pela docência, como a capacidade de relacionamento, a capacidade de planejamento e habilidade para mediação da apropriação do conhecimento, através do estímulo ao desenvolvimento de habilidades de comunicação, trabalho em equipe, apresentação de trabalhos e discussões durante o transcurso das disciplinas e das atividades de estágio docente.
Obviamente para o Curso de Doutorado, implantado em 2019, o perfil do egresso contará com maior nível de detalhamento, configurando uma formação mais consistente em métodos de pesquisa e aprofundamentos teóricos, além da prática mais frequente em redação de artigos como resultado da pesquisa científica.
- Disciplinas
Estrutura Curricular
Ciência e Pesquisa – 2 créd (30 h)
Datos Cualitativos: como aprovecharlos al máximo – 2 créd (30 h)
Desenvolvimento Sustentável e ESG – 4 créd (60 h)
Economia Circular – 4 créd (60 h)
Epistemologia da Pesquisa em Administração – 4 créd (60 h)
Estruturação e Avaliação de Contextos Organizacionais – 4 créd (60 h)
Fundamentos do Conhecimento em Inovação e Sociedade – 4 créd (60 h)
Gestão Financeira de Desempenho – 4 créd (60 h)
Gestão do Conhecimento – 4 créd (60 h)
Inovação e Empreendedorismo – 2 créd (30 h)
Inovação Tecnológica e Ambientes Organizacionais – 4 créd (60 h)
Inovações Sociais – 4 créd (60 h)
Marketing de Desempenho – 4 créd (60 h)
Metodologia da Pesquisa em Administração – 4 créd (60 h)
Pesquisa Científica Avançada – 4 créd (60 h)
Pesquisa Qualitativa em Administração – 4 créd (60 h)
Pesquisa Quantitativa em Administração – 4 créd (60 h)
Seminário de Projeto de Dissertação – 4 créd (60 h)
Seminário de Projeto de Tese I (60 h)
Seminário de Projeto de Tese II (60 h)
Fundamentos do Conhecimento em Desempenho Organizacional (60 h)
Sustainability: converging human, natural, and global systems – 2 créd (30 h)
Tópicos Avançados em Estudos Organizacionais – 4 créd (60 h)
- Amparo Legal
*Regimento em processo de atualização para 2025.
Regimento
• Acesse aqui o Regimento Interno do PPGA.Regimento para os Processos Seletivos nos correspondentes editais semestrais
Resoluções
• Resolução ColPPGA 01/2019
Dispõe sobre a tese de Doutorado em formato artigo em Programa de Pós-Graduação em Administração da Unisul.• Resolução ColPPGA 01/2021
Dispõe sobre a dissertação de Mestrado e a tese de Doutorado em formato de artigo no Programa de Pós Graduação em Administração da UniSul.Programa de Desenvolvimento Institucional
• Acesse aqui o PDI 2022/2026 da UniSul.Avaliação da Capes
• Acesse aqui a avaliação e documentos normativos da Capes. - Políticas do Programa
POLÍTICA GERAL
As políticas do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da UNISUL têm como foco principal o desempenho e a inovação das organizações, promovendo uma abordagem interdisciplinar e voltada para o desenvolvimento sustentável.O programa adota políticas que visam integrar a universidade com a sociedade e o mercado, proporcionando uma formação acadêmica que estimula a inovação social e a competitividade das organizações. Além disso, o PPGA prioriza a aplicação de metodologias e métricas de avaliação de desempenho que contribuam para a melhoria contínua da performance organizacional.
O colegiado do PPGA é responsável pela formulação e implementação dessas políticas, sendo o principal fórum para a tomada de decisões, que ocorre de forma colegiada e democrática. As reuniões são organizadas de maneira a garantir a participação ativa dos membros do colegiado, discentes e representantes da sociedade. O programa também incentiva a produção acadêmica alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o que reforça o compromisso com a formação de líderes capazes de enfrentar os desafios contemporâneos no âmbito social, econômico e ambiental
POLÍTICA DE RENOVAÇÃO DO CORPO DOCENTE
A política de renovação do corpo docente do PPGA é guiada pela necessidade de atualização contínua e pela integração de novos docentes qualificados que tragam contribuições inovadoras ao programa.A renovação ocorre através de processos seletivos rigorosos, que buscam professores com experiência acadêmica, produção científica relevante e atuação em áreas estratégicas para o PPGA. Além disso, a política de renovação considera a rotatividade de docentes em cargos administrativos, incentivando a renovação de lideranças acadêmicas e a promoção de novas perspectivas no ensino e na pesquisa.
Esse processo também é complementado por incentivos à formação continuada, como pós-doutorados e outras capacitações, visando manter o corpo docente atualizado nas últimas tendências e inovações no campo da administração. Dessa forma, o PPGA assegura a manutenção de um quadro de professores altamente qualificados e alinhados às necessidades de pesquisa e ensino contemporâneas.
POLÍTICA DE CREDENCIAMENTO E DESCREDENCIAMENTO, ACOMPANHAMENTO E REAVALIAÇÃO DOCENTE
A política de credenciamento e descredenciamento de docentes do PPGA segue critérios rigorosos, fundamentados em produção acadêmica, capacidade de orientação e participação em atividades de pesquisa e extensão.O credenciamento dos docentes é avaliado periodicamente pelo colegiado do programa, levando em consideração a relevância da produção científica, a qualificação acadêmica e a experiência docente. Além disso, o docente deve contribuir com a orientação de alunos de mestrado e doutorado, além de participar ativamente das linhas de pesquisa do programa.
O descredenciamento ocorre quando os critérios de produtividade não são atingidos, especialmente em relação à produção acadêmica, orientações e participação nas atividades do PPGA. O acompanhamento da produtividade é feito por meio de relatórios anuais que avaliam a quantidade e a qualidade das publicações, orientações concluídas e envolvimento em projetos de pesquisa.
O colegiado revisa esses relatórios e, caso necessário, sugere medidas de reavaliação ou descredenciamento, visando manter a qualidade e a competitividade do programa.
POLÍTICA DE INTERNACIONALIZAÇÃO
A política de internacionalização do PPGA está centrada em promover a integração global das atividades de ensino e pesquisa do programa, incentivando parcerias com instituições estrangeiras e participação em redes internacionais de pesquisa.O PPGA busca fomentar a mobilidade acadêmica de docentes e discentes, por meio de intercâmbios, estágios e coorientações internacionais, além de promover eventos acadêmicos e publicações em colaboração com pesquisadores de outros países. Essa estratégia de internacionalização visa fortalecer a visibilidade global do programa e criar um ambiente acadêmico multicultural e dinâmico.
Além disso, o programa estimula a participação de professores e alunos em conferências e seminários internacionais, além de incentivar publicações em revistas científicas internacionais de alta relevância. As colaborações com instituições estrangeiras são parte integrante do planejamento estratégico do PPGA, com o objetivo de alinhar suas atividades de ensino e pesquisa aos padrões e tendências globais.
POLÍTICAS SOBRE INOVAÇÃO, DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO E EXPERIÊNCIA TÉCNICO-CIENTÍFICA
A política de inovação e desenvolvimento tecnológico do PPGA é fortemente apoiada pela instituição por meio de diversas iniciativas que promovem a pesquisa aplicada e a transferência de tecnologia. A universidade incentiva os docentes a desenvolverem projetos em colaboração com empresas e órgãos governamentais, visando à inovação tecnológica e organizacional.Essas iniciativas incluem o apoio à participação em programas de fomento à pesquisa e inovação, além da estruturação de laboratórios e centros de pesquisa que possibilitam o desenvolvimento de novas tecnologias.
Além disso, a experiência técnico-científica dos docentes é valorizada e ampliada através de parcerias com instituições internacionais, intercâmbios e a participação em redes globais de pesquisa.
A instituição também oferece suporte para a publicação de resultados científicos em revistas de alto impacto, contribuindo para o reconhecimento das inovações geradas. Dessa forma, o desenvolvimento tecnológico é tratado como um eixo central, tanto para a formação dos alunos quanto para o avanço do conhecimento aplicado.
- História do Programa
Mestrado
- Apresentação
O Mestrado em Administração (Stricto Sensu) integra o Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) da Unisul. Forma docentes e pesquisadores voltados à ação educacional, preparados para orientar novos administradores empreendedores e inovadores, e para produzir conhecimentos na área da administração por meio de pesquisas que contribuam com a qualificação do universo empresarial e de órgãos públicos.
Com aulas no Campus Florianópolis, na Unidade Dib Mussi, prioriza a proficiência em Desempenho e Inovação sob a perspectiva de avaliação do desempenho organizacional, com foco na docência, a pesquisa e atividade profissional de excelência.
O curso pretende desenvolver nos discentes o potencial de compreensão da complexidade inerente a contextos de mudanças características da contemporaneidade, assim como desenvolver a capacidade de formular e desenvolver estratégias de forma a possibilitar que as organizações obtenham os melhores desempenhos nas suas áreas de atuação.
Sobre o curso de Mestrado
• Modalidade: Presencial
• Campi: Florianópolis
• Duração: 24 meses
• Mensalidades: verificar nos editais de Seleção correspondente - Currículo
Para a obtenção do título de Mestre em Administração, o aluno deverá cumprir 40 créditos, correspondentes a 600 horas assim distribuídos:
I – 240h em Disciplinas Específicas
II – 30h em Ciência e Pesquisa e/ou Inovação e empreendedorismo
III – 60h em Disciplinas de Área
IV – 60h em Seminários
V – Total de 26 (vinte e seis) créditos de disciplinas de 15 horas cada crédito, equivalendo a 390 horas.
VI – Dissertação de Mestrado – 6 créditos, equivalentes a 90 horas.
VII – Atividades Complementares – 8 créditos, equivalente a 120 horas.
VIII – Atividades acadêmicas complementares – publicação ou aprovação de um artigo científico em coautoria com o Orientador, em evento científico ou capítulo de livro ou periódico, antes da defesa.
IX – Atividades acadêmicas complementares – Participar como espectador de, no mínimo, três defesas de dissertações e/ou qualificações e/ou defesas de teses, antes da defesa.
X – Atividades acadêmicas complementares – Participar de, no mínimo, 1 evento científico, antes da defesa.
XI – Atividades acadêmicas complementares – outras atividades de extensão aprovadas pelo Colegiado do Curso.
IX – Créditos totais obrigatórios iguais a 40, correspondentes a 600 horas, sendo ainda necessário:
a) Aprovação, em defesa pública, do projeto de dissertação de mestrado.
b) Aprovação, em defesa pública, da dissertação de mestrado.
c) Desempenho quantitativo médio obtido nas disciplinas aprovadas não inferior a 7,0.
d) Comprovação de proficiência em língua inglesa, antes da defesa.
e) Quitação de todas as obrigações acadêmicas.
- Bolsas
O Programa possui possibilidades de bolsas CAPES, CNPq, FAPESC, UNIEDU, além de bolsas via projetos financiados. Todas estas opções de bolsa estarão disponíveis aos estudantes conforme edital de seleção específico.
Além disso,Educadores e egressos do Ecossistema Ânima contam com desconto em cursos de Mestrado ou Doutorado, conforme política institucional própria da Ânima.
- Seja nosso Aluno Especial
Aluno Especial é a condição segundo a qual um estudante se matricula em pelo menos uma disciplina isolada de um curso de Mestrado ou de um curso de Doutorado de um Programa de Pós-graduação Stricto Sensu. Quando o estudante passa no processo seletivo, essas disciplinas são aproveitadas para a composição dos créditos acadêmicos.
Além de ser uma excelente oportunidade de conhecer a excelência acadêmica de nossos cursos, a participação em disciplinas isoladas como aluno especial é uma excelente estratégia para qualificar o pré-projeto de pesquisa.
- Apresentação
Doutorado
- Apresentação
O Doutorado em Administração integra o Programa de Pós-Graduação em Administração da Unisul e forma docentes, pesquisadores e profissionais voltados à ação administrativa.
O PPGA é avaliado com conceito 4 pela Capes e teve autorização para iniciar o curso de Doutorado em 2018.
O corpo docente é composto por professores titulados em instituições de ensino conceituadas no país e exterior, atuam como avaliadores de periódicos, eventos científicos e de órgãos de fomento, desenvolvendo projetos de pesquisas em parceria com instituições nacionais e internacionais.
Com aulas no Campus Florianópolis na Unidade Dib Mussi, o curso tem duração mínima de 36 meses e máxima de 48 meses, podendo este prazo ser prorrogado por no máximo seis meses com aprovação do colegiado. A seleção para novos discentes é anual e ocorre geralmente no início do ano.
Sobre o curso de Doutorado
• Modalidade: Presencial
• Campi: Florianópolis
• Duração: 48 meses
• Mensalidades: verificar nos Editais de Seleção correspondente. - Currículo
Para a obtenção do título de Doutor em Administração, o aluno deverá cumprir 58 créditos, correspondentes a 870 horas, assim distribuídos:
I – 360h em Disciplinas Específicas
II – 30h em Ciência e Pesquisa e/ou Inovação e empreendedorismo
III – 60h em Disciplinas de Área
IV – 120h em Seminários
V – Total de 38 créditos de Disciplinas de 15 horas cada crédito, equivalendo a 570 horas.
VI – Tese de Doutorado – 12 créditos, equivalentes a 180 horas.
VII – Créditos totais obrigatórios iguais a 58 (cinquenta e oito), correspondentes a 870 horas, sendo ainda necessário:
a) Aprovação, em defesa pública, do projeto de tese de doutorado.
b) Aprovação, em defesa pública, da tese de doutorado.
c) Atividades acadêmicas complementares – Publicação ou Aprovação de dois artigos inéditos em eventos relevantes da área, em coautoria com o Orientador, antes da defesa.
d) Atividades acadêmicas complementares – Publicação ou Aprovação de dois artigos em revista científica com qualificação QUALIS/CAPES de alto impacto, em coautoria com o Orientador, antes da defesa.
VIII – Atividades acadêmicas complementares – Participar como espectador de, no mínimo, três defesas de teses, antes da defesa.
IX – Atividades acadêmicas complementares – outras atividades de extensão aprovadas pelo Colegiado do Curso.
e) Desempenho quantitativo médio obtido nas disciplinas aprovadas não inferior a 7,0.
f) Comprovação de proficiência em dois idiomas, sendo um deles impreterivelmente em língua inglesa, antes da defesa da tese.
g) Quitação de todas as obrigações acadêmicas.
- Bolsas
O Programa possui possibilidades de bolsas CAPES, CNPq, FAPESC, UNIEDU, além de bolsas via projetos financiados. Todas estas opções de bolsa estarão disponíveis aos estudantes conforme edital de seleção específico.
Além disso, Educadores e egressos do Ecossistema Ânima contam com desconto em cursos de Mestrado ou Doutorado, conforme política institucional própria da Ânima.
- Aluno Especial
Aluno Especial é a condição segundo a qual um estudante se matricula em pelo menos uma disciplina isolada de um curso de Mestrado ou de um curso de Doutorado de um Programa de Pós-graduação Stricto Sensu. Quando o estudante passa no processo seletivo, essas disciplinas são aproveitadas para a composição dos créditos acadêmicos.
Além de ser uma excelente oportunidade de conhecer a excelência acadêmica de nossos cursos, a participação em disciplinas isoladas como aluno especial é uma excelente estratégia para qualificar o pré-projeto de pesquisa.
- Apresentação
Pós-Doutorado
- Pós-Doutorado
Pós-Doutorado SEM BOLSA
• Modalidade: Presencial
• Campi: Florianópolis
• Duração: 6 a 12 meses
• Mensalidades: GratuitoO Estágio de Pós-Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul, define-se pela concessão de oportunidade de especialização pós-graduação supervisionada por docentes dos Cursos de Mestrado e de Doutorado em Administração a ser desenvolvida entre 6 (seis) e 12 (doze) meses (1 ano) na UniSul.
Seleção e Registro de Pós-Doutorado sem Bolsa
Consulte a INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01/2022 PPGA.Pós Doutorado COM BOLSA CAPES
O Programa possui possibilidade de bolsa CAPES, disponíveis aos estudantes conforme edital de seleção específico.Confira aqui a Homologação das Inscrições.
Confira aqui o Cronograma de Entrevista
- Pós-Doutorado
Pessoas
- Coordenação
José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra
E-mail: jose.baltazarguerra@animaeducacao.com.br
Telefone: (55) (48) 3279-1167 - Secretaria
Laisa Alves Ferreira
E-mail: ppga.unisul@animaeducacao.com.br
Telefone: (55) (48) 3279-1167 - Docentes
Ademar Dutra
Disciplinas: Estruturação e Avaliação de Contextos Organizacionais; Pesquisa Científica Avançada; Gestão do Conhecimento.
Ana Regina de Aguiar Dutra
Disciplinas: Desenvolvimento Sustentável e ESG; Seminário de Projeto de Tese.
Anelise Leal Vieira Cubas
Disciplinas: Economia Circular; Epistemologia da Pesquisa em Administração; Fundamentos do
Conhecimento em Inovação e Sociedade; Inovação Tecnológica e Ambientes Organizacionais.
Clarissa Carneiro Mussi
Disciplinas: Estruturação e Avaliação de Contextos Organizacionais; Metodologia da Pesquisa em Administração; Pesquisa Científica Avançada; Pesquisa Qualitativa em Administração; Gestão do Conhecimento
Cláudia Terezinha Kniess
Disciplinas: Ciência e Pesquisa; Inovação e Empreendedorismo.
Gabriel Cremona Parma
Disciplinas: Datos Cualitativos: como Aprovecharlos al máximo (em espanhol); Marketing de
Desempenho; Pesquisa Quantitativa em Administração.
Gisele Mazon
Disciplinas: Inovações Sociais; Tópicos Avançados em Estudos Organizacionais.
Ivone Junges
Disciplinas: Inovação Tecnológica e Ambientes Organizacionais; Pesquisa Qualitativa em Administração.
José Baltazar Salgueirinho Ozorio de Andrade Guerra
Disciplinas: Desenvolvimento Sustentável e ESG; Seminário de Projeto de Tese; Sustainability: Converging Human, Natural, and Global Systems (em inglês).
Nei Antonio Nunes
Disciplinas: Epistemologia da Pesquisa em Administração; Fundamentos do Conhecimento em Inovação e Sociedade; Inovações Sociais.
Sandro Vieira Soares
Disciplinas: Gestão Financeira de Desempenho; Marketing de Desempenho; Pesquisa Quantitativa em Administração.
Simone Sehnem
Disciplinas: Economia Circular; Metodologia da Pesquisa em Administração.
Thiago Coelho Soares
Disciplinas: Gestão Financeira de Desempenho; Seminário de Projeto de Dissertação.
Giancarlo Moser
Professor Colaborador do PPGA
Jairo José Assumpção
Professor Colaborador do PPGA - Colegiado e Comissões
Colegiado
Representação Docente
Ademar Dutra
Ana Regina de Aguiar Dutra
Anelise Leal Vieira Cubas
Clarissa Carneiro Mussi
Claudia Terezinha Kniess
Gabriel Oscar Cremona Parma
Gisele Mazon
Ivone Junges
Jose Baltazar Salgueirinho Osorio de Andrade Guerra
Nei Antonio Nunes
Sandro Vieira Soares
Simone Sehnem
Thiago Coelho SoaresRepresentação discente:
Eduardo Gois
Roberta Elpidio CardosoNome das Comissões
Planejamento, autoavaliação e monitoramento dos Critérios CAP
Membros: Ademar Dutra, Ana Regina Aguiar Dutra e Thiago Coelho SoaresAtualização SUCUPIRA
Membros: Ademar Dutra, Ana Regina Dutra, Ivone Junges, Sandro Soares e Simone SehnemSeleção e acompanhamento dos bolsistas
Membros: Clarissa Mussi, Gabriel Cremona Parma e Gisele MazonComunicação, site e redes sociais
Membros: Sandro Soares, Anelise Cubas, Gabriel Cremona ParmaAcompanhamento Discente
Membros: Nei Nunes, Cristina Martins e Thiago Coelho Soares - Estudantes de Mestrado - 2016 a 2024
Turma 2024
• Alex Sandro Sommariva
• Amaru Barros Salmom de Souza
• Andréia Regina Filgueira
• Bárbara Bianchini Vali
• Beatriz Amaral
• Bernard Augusto Rodrigues
• Daniele de Miranda Silva
• Fernando Luiz de Oliveira
• Jonatas A Domenciano
• Jonathas Diniz Azevedo
• Joselia Silva da Rosa Merize
• Juliana Stadnik de Lima
• Kátia Mara Maccari
• Leonardo Lucas Paulos Chika
• Leticia Mariana Laurentino
• Lindi Viana
• Maiara Bonato Silva
• Maicon Teles do Amaral
• Maike da Silva
• Marcelo de Costa
• Maria Carolina Caleffi Favero
• Mauro André Fernandes Soares
• Natacha de Mello Régis
• Reginaldo Messaggi
• Tatiana Peixoto CorreaTurma 2023
• Andressa Francine da Costa
• Augusto Cesar dos Santos
• Cintia Beatriz da Silveira Amaral
• Eduardo Gois
• Felipe Campos Jahn
• João Carlos Pellegrin de Souza
• João Gabriel Moreira
• Joyce Davila Medeiros da Fonseca
• Lucas Maculo Alves dos Santos
• Luiz Alberto Sobrinho Almeida
• Marcela Pereira Xavier
• Rafael da Luz Lisboa
• Rosinei de Souza Horácio
• Tiago Moreira da CostaTurma 2022
• Adagrier Goulart
• Alexandre Sérgio Manganda
• Dayana Santos Rodrigues Sell
• Fabiano Ramos
• Gabriel Airton da Silveira
• Juliana Cancelier Simonin
• Manoel Honorato Filho
• Mariana Tagliari Vendruscolo
• Samira Birck de Menezes
• Sulemani da C. Buanga Malaca
• Virginia Gabriela GonzálesTurma 2021
• Adriana Back Koerich
• Alberto Essondon Banhal
• Ana Cristina de Faria
• Andre Borchardt Deggau
• Andre Fabiano dos Santos
• Andressa Fontoura Maria
• Claudia O. dos Passos Cavalcanti
• Daniel Elias Becker
• Daniel Munari Scheffer
• Elaisa Ana Stocco Buhr
• Fabricia da Silva Peron
• Gabriela Perdoná
• Gisele Rosa Julião
• Giselle Domingos
• Greice Pereira Da Silva
• Jader Rosa Guerreiro
• Juliana Elena Bassetti
• Liziane Araújo Da Silva
• Luana Cristina Medeiros de Lara
• Marcio Mafra
• Maria Fernanda Kuhnen Dutra
• Maria Regina Andreatto
• Rafael Calixto Aguena
• Susimara Rosa de Souza
• Tatiane Mendes de Carvalho
• Valéria Matilde dos SantosTurma 2020
• Alan Rodrigues
• Carla Patrícia Finatto
• Carlos Eduardo de Morais
• Elaine Santos da Silva
• Fábio Mattos
• Grasiano Freitas da Silva
• Janayna Sobrosa Maia
• João Carlos de Pellegrin de Souza
• Karina Vidal Bastos
• Kristinne Kelly Rosa Borges Vaz
• Lúcia Rodrigues Godoi
• Mariana Alvarenga
• Stela Bueno Mergner
• Viviana Jorge de JesusTurma 2019
• Alex Gonçalves
• Anna Silvia Miranda Assad
• Dioni da Rosa Damázio
• Eduardo Rocha De Oliveira
• Gabriela Carpejani
• Maurício Andrade Rambo
• Pablo Luiz de Arruda
• Rafael de Lima
• Ricardo Lemos Thomé
• Sthefanie Aguiar da Silva
• Waldemir Paulino PaschoiottoTurma 2018
• Aldus Marcelo da Silva Nascimento
• Ana Paula Korb
• Augusto César Felisbino Garcia
• Carlos Eduardo Raulino
• Dicézanne Gabriela de Souza Kühl
• Diego Pacheco
• Diogo Amarildo da Conceição
• Evandro André Martins
• Fabricio Emanoel Reus
• Fernanda Emanuela Ferreira
• Filipe Alcioni Silva
• Giovana Rocha Smania
• Glauco José Ribeiro Borges
• Hemerson Jose Garcia
• Isabella Ramos Boing
• Jaqueline Besen
• Josiane Lima dos Santos
• Juliano Reginaldo Corrêa da Silva
• Khrisna Vivianne da Silva
• Leandro Piazza dos Santos
• Lenir Terezinha Zanuzzo
• Leonardo Cardoso Gomes
• Luiz Fernando de Souza
• Lydia Pereira Bez Fontana
• Márcio Cechetto
• Marcos Pacheco
• Maricléia Lopes Prim
• Nélio Herzmann Junior
• Oizes Vieira Mendes
• Osni Cristiano Reisch
• Patricia da Silva
• Paula da Rosa Wernke
• Paulo Guilherme Fuchs
• Pricila Cardoso Borba da Rosa
• Priscilla Infâncio Antunes
• Raquel Crestani Agostineto
• Raquel Francisco Mafra
• Ricardo Luz
• Ricardo Menezes Batista
• Roberta Elpídio Cardoso
• Rodrigo Balbinot Reis
• Samara da Silva Neiva
• Schirley Francine Pereira SilveiraTurma 2017
• Alex Daronch Lopes
• Alexssandro Pereira de Couto
• Amerci Borges da Rosa
• Daniel Cargnin da Silva
• Diego Martins Dalbem
• Diego Rosa Ossanes
• Doriete Macedo Santos
• Eduardo Alexandre Corrêa de Machado
• Fernanda Cristina da Silveira
• Gean Carlos Fermino
• Jonas Schneider
• Manuel Fernandes Neto
• Rafael Bavaresco Bongiolo
• Sérgio Manoel MartinsTurma 2016
• Alexandre de Matos Fraga
• Alexandre Zawaki Pazetto
• Alexsandro da Silva
• Carlos Alberto de Andrade Júnior
• Henrique Goedert Heiderscheidt
• João Carlos de Pellegrin de Souza
• João Coelho Soares
• José Lindolfo Deschamps Júnior
• Juliana Pereira Michels
• Louise Corseuil
• Marcelo Luiz Marques
• Marcus Vinicius Gelain
• Mário José Bertotti
• Rogerio Bonini Ruiz
• Ruy de Castro Sobrosa Neto
• Tiago Augusto dos Santos Schraiber
• Valter Jobim Meyer Filho
• Vanessa dos Santos Grando
• Wladimir Vieira - Estudantes de Mestrado - 2007 a 2015
Turma 2015
• Aline Silva Autran De Morais
• Ana Bárbara Silveira Mendonça Santos
• Breno Henrique Tomiyoshi Nakao
• Cassiano Reis
• Clarisse Andrade de Lira
• Dayvson Neves Carvalho
• Fernanda Aparecida da Cunha
• Fernando Assanti
• Fernando Yamakawa
• Gabriela Almeida Marcon
• Gisele da Silva
• Guilherme Mattos da Silva
• Icaro Roberto Azevedo Picolli
• Issa Ibrahim Berchin
• João Marcelo Pereira Ribeiro
• Lauro Cesar Silva Melo
• Lenoir Hoeckesfeld
• Luiz Antonio Giardino Graziano
• Rafael Ulguim da Rosa Oliveira
• Rosimeri Vieira da Cruz De Souza
• Silvia Cintra Borges MoraisTurma 2014
• Alexandre Felipe Machado
• Andre Antônio Gavazini
• André Ricardo Kuntze
• Andre Ulussis da Silva
• Andreia A. Pandofi dos Santos
• Barbara de Paula Andrade
• Cínara Gambirage
• Evandro Marcio Schultz
• Ibsem Agrello Dias
• Ilsomir S. da Silva
• Jaison Caetano da Silva
• Jorge Henrique Brognoli
• Marcelo Medeiros da Rosa
• Marcia Maria Gil Ramos
• Micheline Binotto
• Sandro Natalino DemétrioTurma 2013
• Ana Karina Hahn Glavam
• Ana Paula Guilherme
• Anna Claudia Kruger
• Caroline Carneiro
• Felipe Fernandez
• Jackson Cittadin
• Jeferson Puel
• Jose Martins
• Karini Regina Homem
• Leandro Dos Santos Bernardes
• Michele Amaral
• Patricia Schmidt Hahn de Lima
• Renard Pereira Martins
• Sara Abreu Henn
• Valdemiro da Rocha Júnior
• Vinicius DezemTurma 2012
• Amilton Bento
• Andréa Simone Machiavelli Pontes
• Arturo Muttoni Deambrosis
• Christine Duarte do Valle Pereira
• Edson Donizetti Dalla Santa
• Geneia Lucas dos Santos
• Gilberto Carlos Monteiro Darosi
• Jorge Luiz Velasquez
• Leandro Medeiros Elias
• Maria Zenilda da Silva
• Osvair Almeida Matos
• Paulo Cezar de Campos
• Sabrina dos Santos Padilha
• Scheine Neis Alves da Cruz
• Theo Augustus Luz
• Thiago Augusto Duarte
• Vilmar José Zaccaron
• Wagner Alves MacielTurma 2011
• Adenir Steinbach
• Adriano Sergio da Cunha
• Antonio César Costa Duarte
• Cristina Martins
• Dalmir Antonio de Sant’anna
• Daniella Macedo Venancio
• Eduardo Alexandre Corrêa de Machado
• Fernando Rossoni Cavalcanti
• Fábio Roque Scheffel
• Jonas Duarte Da Silva
• Lucia Maria Konrad Schwengber
• Luciano Blauth
• Mara Cristine Kich
• Pollyanna Gerola Giarola
• Ramon Sandrin
• Silvia Natalia Barbosa Back
• Tiago Hennemann Hilario Da Silva
• Wescley Antonio PaloschiTurma 2010
• Alexandre Coelho da Silva
• Ariovaldo Da Silva Pacheco
• Cátia Regina da Silva Pamplona
• Charles Alexandre Vieira
• Charles Fabiano Acordi
• Cleunice Zanella
• Eduardo Antonio Gomes da Rocha
• Giovanni Fernando Kemper
• Giovanni Matiuzzi Zacarias
• Guideverson de Lourenço Heisler
• Jorge Adriano Machado Gomes
• José Carlos Martinazzo Júnior
• José Gamba Júnior
• José Mauro Da Costa
• Luis César Bertotto
• Marco Aurélio Gonçalves
• Ricardo Antonio de Marco
• Ricardo José Steil
• Richard Sass Braum
• Robinson De Figueiredo Nunes
• Rodrigo Antonio Martins
• Rubens Marafon
• Soeni Aparecida de Barros YamaguchiTurma 2009
• Alexsandro Heleodoro Silveira
• Charlene Moraes da Silva
• Clarice de Souza Duarte
• Fábio Ribeirete Silva
• Fabrício Luis Colognese Haubert
• Filipi Naspolini Formanski
• Graceanne Lopes C.F. Patrício
• Greice Medeiros Martins Wessler
• Indianara Tavares Pinto da Silva
• Jadna nara Herbst Vieira
• José Vladimir da Silva Brito
• Luis Henrique Magalhães Dal Molin
• Marcelo Nascimento
• Renata Massoli Borges
• Ricardo Tomaselli
• Silvio Ferreira Costa FilhoTurma 2008
• Aline Botelho
• Ana Paula Adriano
• Carlos Cesar Camargo Nunes
• Cincinato Luis Cordeiro Junior
• Cintia Dilene Di Pieri
•
Hiorzi Parente
• Flavio Antônio Cozzati
• Marcelo Lopes CarneiroTurma 2007
• Gisele Mazon
• Roberto de Medeiros Junior - Estudantes de Doutorado 2019 a 2024
Turma 2024
Cristina Luiz Gama
Dani Cabreira da Silva
Diego Pacheco
Eduardo Alexandre Correa de Machado
Gilberto Carlos Monteiro Darosi
José Agostinho Barbosa de Souza
Josiele Heide Azevedo
Manoel Honorato Filho
Marcelo Lopes Carneiro
Marcio Arruda Ramos
Marcio Welter
Rodrigo da Silva Alves
Sandro Marcos Levati
Santuza Silvério Hermes Dias
Solange Buchele de S Thiago
Solange Janete Finger
Wagner Alves MacielTurma 2023
Adriana Back Koerich
Adriana de Luca Sampaio Canto
Alex Gonçalves
Andressa Fontoura Maria
Calinca Alves Mota
Carine Calixto Aguena
Carlos Eduardo de Morais
Claudia Kautzmann
Daniel Elias Becker
Gabrielli do Livramento Gonçalves
Gisleine Aver
Henrique Lapa Lunardi
Jefferson Jacques Andrade
Liliane Edira Ferreira Carvalho
Rafael Calixto Aguena
Roberta Elpidio Cardoso
Wanderlan Praia GomesTurma 2022
• Ana Paula Provin
• Cristiane Aparecida do Nascimento
• Jocelia Felicia Andreola
• Leila Karenina Ferreira Farias
• Maurício Andrade Rambo
• Talita Josiane Fraga
• Valdemiro da Rocha Júnior
• Victor Rafael RibeiroTurma 2021
• Claudemir José de Souza
• Fabio Roberto Vieira
• Odair Telles de Proença
• Pricila Cardoso Borba
• Sibeli Cardoso Borba Machado
• Ricardo Lemos ThoméTurma 2020
• Edinei Antônio Moreno
• Felipe Fernandez
• Paulo Guilherme Fuchs
• Ruy de Castro Sobrosa Neto
• Stephane Louise Boca Santa
• Tiago Hennemann Hilário da Silva
• Vinicius DezemTurma 2019
• Alexandre Zawaki Pazetto
• Alexsandro da Silva
• Álvaro José de Souto
• Jonas Schneider
• Leandro dos Santos Bernardes
• Theo Augustus Luz - Orientações Ativas
ADEMAR DUTRA
• Maurício Andrade Rambo
• Claudia Kautzmann
• Letícia Mariana Laurentino
• Rodrigo Carioni
• Marcela Pereira Xavier
• Felipe Campos Jahn
• Alex Gonçalves
• Marcelo Lopes carneiroANA REGINA DE AGUIAR DUTRA
• Gisleine Aver
• Leila Karenina Ferreira Farias
• Marcelo Flores Forbici
• Mauro Andre Fernandes Soares
• Natacha de Mello Regis
• Valdemiro da Rocha Junior (coorientadora)
• Solange Janete Finger
• Victor Rafael Ribeiro
• Wagner Alves MacielANELISE CUBAS
• Ana Paula Provin
• Rafael da Luz Lisboa
• Adriana de Luca Sampaio Canto
• Barbara Bianchini Vali
• Santuza Silvério Hermes Dias
• Bernard Augusto RodriguesCLARISSA CARNEIRO MUSSI
• Adriana Back Koerich
• Andressa Fontoura Maria
• Daniele de Miranda Silva
• Jefferson Jacques Andrade
• Marcio Welter
• Rosinei de Souza Horácio
• Amaru Barros Salmom de Souza
• Eduardo Anibal Blanco
• Joyce D Avila de Medeiros da FonsecaCLAUDIA TEREZINHA KNIESS
• Calinca Alves Mota
• Joyce Davila Medeiros da Fonseca
• Marcio Arruda Ramos
• Solange Buchele de S ThiagoGABRIEL CREMONA PARMA
• Augusto Cesar dos Santos
• Kátia Mara Maccari
• Jefferson Jacques Andrade (co-orientador)GISELE MAZON
• Alex Sandro Sommariva
• Cintia Beatriz da Silveira Amaral
• Cristina Luiz Gama
• Fernanda Marques
• Sibeli Cardoso Borba Machado
• Beatriz Amaral
• Juliana Stadnik de LimaIVONE JUNGES
• Eduardo Anibal Blanco (coorientador)
• Eduardo Gois
• Franciele Pereira Zazycki
• Henrique Lapa Lunardi
• Sibeli Cardoso Borba Machado (coorientadora)
• Lindy Viana
• Reginaldo Messaggi
• Marcelo Ludvich
• Rafael da Luz Lisboa (coorientadora)JOSE BALTAZAR SALGUEIRINHO OSORIO DE ANDRADE GUERRA
• Artur Marques
• Felipe Fernandez
• João Gabriel Moreira
• Manoel Honorato Filho
• Leonardo Lucas Paulos Chika
• Rodrigo da Silva Alves
• Valdemiro da Rocha JúniorNEI ANTONIO NUNES
• Diego Pacheco
• Gabrieli
• João Carlos Pellegrin de Souza
• Jocelia Felicia Andreola
• Pricila Cardoso Borba
• Ricardo Lemos Thome
• Roberta Elpidio CardosoSANDRO VIEIRA SOUZA
• Cristiane Aparecida do Nascimento
• Dani Cabreira da Silva
• Daniel Elias Becker
• Eduardo Alexandre Correa de Machado
• Gilberto Carlos Monteiro Darosi
• Andressa Francini da Costa
• Talita Josiane Fragta
• Wanderlan Praia GomesSIMONE SEHNEM
• Carlos Eduardo de Morais
• José Agostinho Barbosa de Souza
• Liliane Edira Ferreira Carvalho (desistente)
• Jonathas Diniz Azevedo
• Fernando Luiz de OliveiraTHIAGO COELHO SOUZA
• Lucas Maçulo Alves dos Santos
• Luiz Alberto Sobrinho Almeida
• Maiara Bonato Silva
• Maike da Silva
• Odair Telles de Proenca
• Rafael Calixto Aguena
• Tiago Moreira da CostaJAIRO JOSE ASSUMPCÃO (Prof. Colaborador)
• Marcelo de Costa - Egressos do Mestrado - 2024
• CRISTINA LUIZ GAMA
• FERNANDA MARQUES
• JULIANA CANCELIER SIMONIN
• KICILENY CASTRO DE LORENZO
• MANOEL HONORATO FILHO
• PATRICIA MAYER VEIGA
• SAMIRA BIRCK DE MENEZES
• TACIANE SOARES MARTINS LAIA FRANCO
• THAIS LUCIANA DOS SANTOS MARTINS BRIGHENTI - Egressos do Mestrado - A-I 2017 - 2024
• Adenir Steinbach
• Alex Daronch Lopes
• Alex Gonçalves
• Alexandre Coelho da Silva
• Alexandre de Matos Fraga
• Alexandre Felipe Machado
• Alexandre Zawaki Pazetto
• Alexsandro da Silva
• Alexssandro Pereira de Couto
• Aline Botelho
• Aline Silva Autran de Morais
• Amerci Borges da Rosa
• Amilton Bento
• Ana Bárbara Silveira Mendonça Santos
• Ana Karina Hahn Glavam
• Ana Paula Adriano
• Ana Paula Korb
• Andre Antônio Gavazini
• André Ricardo Kuntze
• Andréa Simone Machiavelli Pontes
• Andreia A. Pandofi dos Santos
• Andressa Fontoura Maria
• Anna Claudia Kruger
• Antonio César Costa Duarte
• Arturo Muttoni Deambrosis
• Augusto César Felisbino Garcia
• Breno Henrique Tomiyoshi Nakao
• Carla Patrícia Finatto
• Carlos Alberto de Andrade Júnior
• Carlos Cesar Camargo Nunes
• Carlos Eduardo Raulino
• Caroline Carneiro
• Cassiano Reis
• Charles Fabiano Acordi
• Christine Duarte do Valle Pereira
• Cínara Gambirage
• Clarice de Souza Duarte
• Clarisse Andrade de Lira
• Cleunice Zanella
• Cristina Luiz Gama
• Cristina Martins
• Dalmir Antonio De Sant’anna
• Daniel Cargnin da Silva
• Daniel Elias Becker
• Daniel Moro de Andrade
• Daniel Munari Scheffer
• Daniella Macedo Venancio
• Dicézanne Gabriela de Souza Kühl
• Diego Martins Dalbem
• Diego Pacheco
• Diogo Amarildo da Conceição
• Dioni da Rosa Damázio
• Doriete Macedo Santos
• Edna Ghiorzi Parente
• Edson Donizetti Dalla Santa
• Eduardo Alexandre Corrêa de Machado
• Eduardo Antonio Gomes da Rocha
• Eduardo Rocha de Oliveira
• Evandro André Martins
• Evandro Marcio Schultz
• Fabio Mattos
• Fábio Ribeirete Silva
• Fábio Roque Scheffel
• Fabrício Luis Colognese Haubert
• Fabricia Peron 2023
• Felipe Fernandez
• Fernanda Aparecida da Cunha
• Fernanda Cristina da Silveira
• Fernanda Emanuela Ferreira
• Fernanda Marques
• Fernando Assanti
• Fernando Rossoni Cavalcanti
• Fernando Yamakawa
• Filipi Naspolini Formansk
• Flavia de Martins Faria Veira
• Flavio Antônio Cozzati
• Gabriel Airton da Silveira
• Gabriela Almeida Marcon
• Gabriela Carpejani
• Gabriela Perdona 2023
• Gabrieli do Livramento
• Gean Carlos Fermino
• Geneia Lucas dos Santos
• Gilberto Carlos Monteiro Darosi
• Giovana Rocha Smania
• Giovanni Fernando Kemper
• Giovanni Matiuzzi Zacarias
• Gisele da Silva
• Gisele Mazon
• Gisele Rosa Julião Silva
• Glauco José Ribeiro Borges
• Grasiano Freitas da Silva
• Greice Medeiros Martins Wessler
• Greice Pereira da Silva
• Guideverson de Lourenço Heisler
• Guilherme Mattos da Silva
• Hemerson Jose Garcia
• Henrique Goedert Heiderscheidt
• Ibsem Agrello Dias
• Icaro Roberto Azevedo Picolli
• Indianara Tavares Pinto Da Silva
• Isabella Ramos Boing
• Issa Ibrahim Berchin - Egressos do Mestrado - J-W 2017 - 2024
• Jackson Cittadin
• Jaison Caetano da Silva
• Jaqueline Besen
• Jeferson Puel
• João Coelho Soares
• João Marcelo Pereira Ribeiro
• Jonas Schneider
• Jorge Henrique Brognoli
• Jorge Luiz Velasquez
• José Carlos Martinazzo Júnior
• José Gamba Júnior
• José Lindolfo Deschamps Júnior
• Jose Martins
• José Vladimir da Silva Brito
• Josiane Lima dos Santos
• Juliana Cancelier Simonin
• Juliana Pereira Michels
• Juliano Reginaldo Corrêa da Silva
• Karina Vidal Bastos
• Karini Regina Homem
• Kicileny Castro De Lorenzo
• Khrisna Vivianne da Silva
• Kristinne Kelly Rosa Borges Vaz
• Lauro Cesar Silva Melo
• Leandro Dos Santos Bernardes
• Leandro Medeiros Elias
• Lenir Terezinha Zanuzzo
• Lenoir Hoeckesfeld
• Leonardo Cardoso Gomes
• Louise Corseuil
• Lúcia Rodrigues Godoi
• Luis Henrique Magalhães Dal Molin
• Luiz Antonio Giardino Graziano
• Luiz Fernando de Souza
• Lydia Pereira Bez Fontana
• Liziane Araujo da Silva
• Luana Cristina Medeiros de Lara
• Manuel Fernandes Neto
• Manoel Honorato Filho
• Mara Cristine Kich
• Marcelo Lopes Carneiro
• Marcelo Nascimento
• Marcia Maria Gil Ramos
• Márcio Cechetto
• Marco Aurélio Gonçalves
• Marcos Pacheco
• Maria Zenilda da Silva
• Maria Fernanda Kuhnen Dutra
• Maria Regina Andreatto
• Mariana Alvarenga
• Maricléia Lopes Prim
• Mário José Bertotti
• Maurício Andrade Rambo
• Michele Amaral
• Micheline Binotto
• Nélio Herzmann Junior
• Oizes Vieira Mendes
• Osni Cristiano Reisch
• Osvair Almeida Mato
• Pablo Luiz de Arruda
• Patricia da Silva
• Patricia Mayer Veiga
• Patricia Schmidt Hann de Lima
• Paula da Rosa Wernke
• Paulo Cezar de Campo
• Paulo Guilherme Fuchs
• Pollyanna Gerola Giarola
• Pricila Cardoso Borba Da Rosa
• Priscilla Infâncio Antunes
• Rafael Bavaresco Bongiolo
• Rafael de Lima
• Raquel Crestani Agostineto
• Raquel Francisco Mafra
• Renard Pereira Martins
• Renata Massoli Borges
• Ricardo Antonio de Marco
• Ricardo José Stei
• Ricardo Luz
• Ricardo Lemos Thomé
• Ricardo Menezes Batista
• Roberta Elpídio Cardoso
• Roberto de Medeiros Junior
• Rodrigo Antonio Martins
• Rodrigo Balbinot Reis
• Rosimeri Vieira da Cruz de Souza
• Rubens Marafon
• Ruy de Castro Sobrosa Neto
• Sabrina dos Santos Padilha
• Samara da Silva Neiva
• Samira Birck de Menezes
• Sandro Natalino Demétrio
• Sara Abreu Henn
• Scheine Neis Alves da Cruz
• Schirley Francine Pereira Silveira
• Sérgio Manoel Martins
• Silvia Cintra Borges Morais
• Silvio Ferreira Costa Filho
• Soeni Aparecida de Barros Yamaguchi
• Taciane Soares Martins Laia Franco
• Thais Luciana Dos Santos Martins Brighenti
• Theo Augustus Luz
• Thiago Augusto Duarte
• Tiago Hennemann Hilario Da Silva
• Valdemiro Da Rocha Júnior
• Valter Jobim Meyer Filho
• Vanessa dos Santos Grando
• Vilmar José Zaccaro
• Vinicius Dezem
• Viviana Jorge de Jesus
• Waldemir Paulino Paschoiotto
• Wladimir Vieira - Egressos do Doutorado 2023 - 2024
- Coordenação
Produção
- Produção Professores
Os docentes do programa, reconhecidos por sua ampla experiência e excelência acadêmica, destacam-se pela produção científica contínua, com publicações em periódicos de alto impacto, participação ativa em eventos científicos de relevância nacional e internacional, além do desenvolvimento de projetos inovadores que promovem transformação social. Essa intensa atividade acadêmica fortalece a qualidade do programa, criando um ambiente de aprendizado dinâmico e pautado em pesquisas de ponta. Para mais informações sobre o corpo docente, consulte os currículos disponíveis na plataforma Lattes.
– Ademar Dutra;
– Gabriel Oscar Cremona Parma;
– Gisele Mazon;
– Ivone Junges;
- Grupos de Pesquisa
Grupo de Pesquisa em Inovação Social – GPIS
Líder(es): Nei Antonio Nunes
Diretório de Grupo de Pesquisas do CNPqAs repercussões do Grupo de pesquisa estão relacionadas ao Programa de Pós-Graduação em Administração da UNISUL e ao alcance das pesquisas realizadas.
Grupo de Pesquisas em Empreendedorismo, Inovação e Gestão de Empresas – GRUPEM
Lider(es): Ivone Junges
Diretório de Grupo de Pesquisas do CNPqO Grupem apoia projetos de pesquisa, dissertações e teses no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPPGA) da Unisul, orientação de TCCs nos cursos de graduação e especialização, onde seus pesquisadores têm atuação. Orientação de projetos de viabilidade econômico-financeira para a implantação e expansão de negócios na região de atuação da Unisul. O Grupo, conforme seu objetivo de criação procura promover a elaboração de estudos e projetos de pesquisa e apoiar ações de ensino/pesquisa/extensão de modo a estabelecer estrategicamente, uma competência em inovação, empreendedorismo e gestão de negócios. Atua em projetos sobre os indicadores de gestão, bem como atividades ligadas à inovação, competitividade e desenvolvimento regional. Desenvolve pesquisas em várias temáticas: competitividade e inovação, educação empreendedora, gestão, desenvolvimento local, empreendedorismo, estudos setoriais, desempenho organizacional.
Grupo de Pesquisa em Eficiência Energética e Sustentabilidade – GREENS
Lider(es): José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra; Ana Regina de Aguiar Dutra
Diretório de Grupo de Pesquisas do CNPqO GREENS tem como objetivo desenvolver pesquisa científica e tecnológica nas áreas da: Eficiência Energética, Estratégia e Sustentabilidade, Cidades Sustentáveis, Educação Ambiental e “Green Campus” e das Energias Renováveis. Como parte deste objetivo, o GREENS atuará no desenvolvimento de projetos, produção de artigos científicos, participação em eventos, desenvolvimento de produtos e processos inovadores. A justificativa para a criação do GREENS está alicerçada na demanda da sociedade pela pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias voltadas para as áreas das Energias Renováveis, da Estratégia e Sustentabilidade e da eficiência energética. De forma mais ampla, todas as iniciativas de pesquisa que trazem na sua proposta a sustentabilidade pela redução dos impactos provocados pelas fontes poluidoras são objetos de trabalhos dentro do GREENS.
Inovação e Sociedade
Líder(es): José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra.
Diretório de Grupo de Pesquisas do CNPqO grupo realiza pesquisas sobre inovação e sociedade, incluindo aspectos relacionados à governança corporativa, estratégias mercadológicas, não mercadológicas e sustentabilidade. Compreende investigações de natureza epistemológica, teórica e empírica sobre fatores e práticas econômicas e sociais que representam as diferentes manifestações da gestão na inovação e seu processo de difusão na sociedade. Estudos com perspectiva interdisciplinar sobre dimensões da sociedade e das organizações, com ênfase nos campos da inovação e desdobramentos nas áreas tecnológica, organizacional, de marketing, sustentabilidade, cultura organizacional, governança e inovação social.
Desempenho Organizacional
Líder(es): Ademar Dutra; Sandro Vieira Soares.
Diretório de Grupo de Pesquisas do CNPqO Grupo possui forte atuação na realização de pesquisas científicas, com foco em aplicações práticas de metodologias de avaliação de desempenho. Destacam-se o uso de Metodologias Multicritério, especialmente e Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista – MCDA/C; Metodologia Balanced Scorecard – BSC; Metodologia do Modelo de Excelência em Gestão – PNQ; metodologias e indicadores de desempenho econômico e financeiro; e, metodologias de avaliação de sistemas de tecnologia e informação, tando nos contextos públicos, quanto nos privados. A partir de 2016 o grupo passou também a realizar pesquisas no setor portuário, com aplicações da Metodologia MCDA-C. Destacam-se as publicações em periódicos internacionais de alto impacto. A partir de 2015, uma das linhas de pesquisa do Grupo tem sido o Desempenho do Setor Portuário, no contexto nacional e internacional.
- Projetos de Pesquisa
Os projetos de pesquisa desenvolvidos pelos docentes do PPGA refletem o compromisso com a investigação de questões relevantes e emergentes na área de administração. Esses projetos buscam não apenas o avanço do conhecimento científico, mas também soluções práticas para os desafios enfrentados pela sociedade. Os professores, com ampla experiência acadêmica, lideram essas iniciativas de forma colaborativa, envolvendo alunos e parceiros externos. Detalhes sobre os projetos de pesquisa podem ser encontrados nos currículos dos docentes na plataforma Lattes:
- Revista Científica
Acesse aqui o site da Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios – REEN.
- Dissertações e Teses
As dissertações e teses produzidas no âmbito do PPGA são resultado de pesquisas aprofundadas e inovadoras, refletindo o compromisso do programa com a formação de pesquisadores e profissionais qualificados. Os trabalhos abordam uma ampla gama de temas na área de administração, sempre com foco em questões relevantes e atuais que impactam tanto o meio acadêmico quanto o mercado. Essas produções acadêmicas são uma fonte importante de conhecimento e podem ser acessadas integralmente no Repositório Universitário da Unisul (RUNA).
Acesse aqui as dissertações e teses do PPGA.
- Produção Professores
Agenda
Notícias
PPGA in English
- Program Background
The Postgraduate Program in Administration (PPGA) was established in 2007, following a recommendation from CAPES (Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel in Brazil). This achievement was the result of the efforts of a group of selected professors from the University of Southern Santa Catarina (UniSul), who were active within the institution. This was complemented by investments made in training and directing towards scientific research, in addition to teaching and extension activities. Gradually and steadily, the Program gained maturity and established itself as a reference in the Institution and in the regional area it serves, achieving a distinguished position among other programs operating in the State.
UniSul aims to maintain and strengthen its Stricto Sensu Postgraduate Courses, including the Master’s and Doctoral programs in Administration. These programs contribute positively to the training of professionals, both in terms of qualifying teachers to work in higher education and in meeting the demanding market needs for more qualified professionals in the state’s diverse and advanced economy, the sixth largest in the country, with the highest HDI among Brazilian states.
The PPGA at UniSul focuses on the Concentration Area of PERFORMANCE AND INNOVATION OF ORGANIZATIONS, which aligns with the profile of the faculty, market demands, and the University’s Institutional Development Plan (PDI).
Since 2012, the PPGA has implemented Resolution 03, dated 12/17/2012, which defines the policy for the accreditation and re-accreditation of PPGA FACULTY MEMBERS, with well-defined criteria, making this practice more objective and transparent for the restructuring of the faculty when necessary. This Resolution has also become a guiding reference for the group of professors who make up the Program. It includes criteria for the accreditation of collaborating professors from the Institution, the transition from collaborating professor to permanent professor, and the maintenance and/or de-accreditation of permanent professors. At the beginning of each year, a re-accreditation process is conducted for the program’s permanent professors, following the Resolution. Resolution 03/2012 is currently being reviewed and updated by an internal PPGA committee and will undergo approval procedures.
Renewal of the Faculty involves strategies for accrediting newly qualified doctorates, who join the UniSul teaching staff, as well as the potential integration of postdoctoral scholars in PPGA through external selection processes. Once these options are exhausted, a call for external faculty hiring is issued.
Electronic Journal of Strategy & Business (REEN)
The Program also features the Electronic Journal of Strategy & Business (REEN), which was initiated in 2008 and is indexed in the Spell database. The REEN has an Editorial Board comprising renowned researchers from various countries, is published four times a year, and follows an editorial policy aligned with the Good Practices of Scientific Publishing of the National Association of Post-Graduate Studies and Research in Administration (ANPAD). Over the past years, several improvements have been implemented in the Journal, primarily aiming at its internationalization. The REEN is part of the Emerging Sources Citation Index of the Web of Science – Thomson Reuters. Its classification in Stratum A3 demonstrates that the efforts and improvements implemented are yielding results.
- Mission
Qualification of high-level professionals and researchers (Stricto Sensu) in the field of Administration, competent and committed citizens to the development of science, with an impact on the performance and innovation of organizations and contributing to the improvement of people’s lives and society.
- Objectives
The Postgraduate Program in Administration at UNISUL (PPGA/UNISUL) has the general objective of training educators and researchers focused on high-level educational and professional action, as well as the production of knowledge in the field of Administration through research that can contribute to the qualification of the private, public, and third-sector organizational universe. The aim is to train entrepreneurial and innovative administrators who add value to the institutions and companies where they operate.
The Program prioritizes proficiency in theories, methods, and techniques for organizational performance, whether from the perspective of innovative and strategic processes or from the perspective of operational performance evaluation. The focus, therefore, is on training highly qualified personnel for teaching, research, and professional work in organizations. In this regard, the course intends to develop in master’s students the potential to understand the complexity inherent in contexts of change characteristic of this new era, as well as to develop the ability to formulate and develop strategies to enable organizations to achieve the best performance in their areas of operation; to generate scientific and technological knowledge and professional praxis; to develop basic and applied research; to enhance innovations in pedagogical and research methodologies; to disseminate the acquired knowledge through the training of personnel and scientific publications; to qualify professionals for the management of organizations; to maintain a critical spirit and test theories, methods, and research techniques; to deepen knowledge in areas of concentration and research lines; to develop and disseminate good academic practices with ethics and solidarity; to form research groups and consolidate them through scientific production in the Program’s research lines, both nationally and internationally; to follow the guidelines of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) and other regulatory bodies of stricto sensu activities, while maintaining university autonomy.
Clearly, the “performance” qualification leads the program to have a more applied sciences-oriented vision within the organizational reality of the country, without straying from advanced theories in terms of innovation and strategy of organizations. As the innovation process becomes one of the most relevant elements for measuring organizational performance, the area of concentration has incorporated this dimension as one of the foundations of the Program. Thus, the area of concentration of the PPGA is named Performance and Innovation of Organizations.
- Major Area
The Master’s in Administration program focuses on the area of concentration in Performance and Innovation of Organizations, reflecting the vocation and history of the master’s program and indicating the area of knowledge, the contours of specialty in knowledge production, and student training.
This area of concentration, under the perspectives of organizational performance and innovation, focuses on the study of administration as an analytical, systemic, and evolutionary process, based on established organizational theories and contemporary management methods/techniques. It involves the evaluation of organizational performance and the dynamics of innovations in their manifestations in technology, organizations, marketing, sustainability, and the social arena.
Adopting an interdisciplinary and critical approach, the PPGA at UniSul defines its area of concentration without adherence to a particular model of interpretation of innovative organizations or performance metrics. It is understood that these research objects demand a complex, diversified activity, in which various components interact, creating a broad space for questions to be investigated, yet within defined lines.
- Research Lines
In the Stricto Sensu framework, research lines express the specificity of the program/course’s knowledge production within its area of concentration. They are supported by the permanent faculty and researchers of the Program.
The Master’s in Administration offers two main research lines:
1. Performance and Management of Organizations: This line investigates organizational performance through the application and improvement of metrics and evaluations, whether standardized or not, compulsory or voluntary. It examines variations in the trajectories of organizations. It encompasses the analysis and evaluation, the episteme, and the diverse methodologies applied to organizational contexts, demonstrating results grounded in evaluative processes involving themes such as decision-making, competitiveness, operational and financial performance, including tangible and intangible assets like information and the explicit or tacit knowledge of the organization.
2. Innovation, Sustainability, and Society: This line comprises epistemological, theoretical, and empirical investigations into economic and social factors and practices that represent different manifestations of management in innovation and its diffusion process in society.
This interdisciplinary perspective allows for dialogic and interactive dimensions within society and organizations, with emphasis on fields of innovation and their developments in technology, organizational structure, marketing, sustainability, organizational culture, governance, and social innovation. These themes are addressed by faculty research projects and the course curriculum, all with active participation from the faculty of PPGA/Unisul.
- Student and Alumni Profile
The composition of the profile of graduates from the PPGA/UNISUL is linked to actions in the area of concentration and research lines, and the development of a set of competencies that articulate knowledge, thought, and action. It is characterized by a combination of competencies focused on scientific research, management practices, and professional attitude.
Graduates of the PPGA are equipped to engage in teaching and research and are well-prepared to: assess and plan the implementation of organizational innovation processes; identify, propose, select, and initiate more efficient and competitive processes; develop sustainable differentiations in response to transformations derived from modernity; monitor results obtained by organizations through performance evaluation tools and methods; provide feedback to processes based on performance evaluation; and research and coordinate activities and programs aimed at creative and entrepreneurial improvements.
This implies mastery in conceptual knowledge, alongside research skills such as the ability to analyze contexts and value knowledge pursuit, as well as teaching skills such as relationship-building, planning capacity, and the ability to mediate knowledge appropriation through fostering communication skills, teamwork, presentation of work, and discussions during course and teaching internship activities.
Naturally, for the Doctoral Course, established in 2019, the graduate profile will have a higher level of detail, offering more consistent training in research methods and theoretical depth, in addition to more frequent practice in writing articles as a result of scientific research.
- Disciplines
Science and Research – 2 credits (30 h)
Datos Cualitativos: como aprovecharlos al máximo – 2 créditos (30 h). Em espanhol.
Sustainable Development and ESG – 4 credits (60 h)
Circular Economy – 4 credits (60 h)
Epistemology of Management Research – 4 credits (60 h)
Multicriteria Structuring and Evaluation – 4 credits (60 h)
Foundations of Knowledge in Innovation and Society – 4 credits (60 h)
Financial Performance Management – 4 credits (60 h)
Innovation and Entrepreneurship – 2 credits (30 h)
Technological Innovation and Organizational Environments – 4 credits (60 h)
Social Innovations – 4 credits (60 h)
Performance Marketing – 4 credits (60 h)
Research Methodology in Administration – 4 credits (60 h)
Advanced Scientific Research – 4 credits (60 h)
Qualitative Research in Administration – 4 credits (60 h)
Quantitative Research in Management – 4 credits (60 h)
Dissertation Project Seminar – 4 credits (60 h)
Thesis Project Seminar – 8 credits (120 h)
Sustainability: converging human, natural, and global systems – 2 créditos (30 h). Em Inglês
Advanced Topics in Organizational Studies – 4 credits (60 h)
- Legal Support
*Regulations in the process of updating for 2025.
Regulations
• Access the Internal Regulations of the PPGA here.Resolutions
• Resolution ColPPGA 01/2019
Pertains to the Doctoral thesis in article format in the Postgraduate Program in Administration at UniSul.• Resolution ColPPGA 01/2021
Pertains to the Master’s dissertation and Doctoral thesis in article format in the Postgraduate Program in Administration at UniSul.Institutional Development Program
• Access the UniSul PDI 2022/2026 here.CAPES Evaluation
• Access the evaluation and normative documents of CAPES here.
- Program Background
PPGA en Español
- Historia del Programa
El Programa de Posgrado en Administración (PPGA) de la UNISUL comenzó en 2007, tras la recomendación de CAPES. Este logro fue el resultado del esfuerzo de un grupo de profesores seleccionados por la Universidad del Sur de Santa Catarina (UniSul), que trabajaban en la propia institución, junto con las inversiones realizadas en formación y enfoque en la investigación científica, complementando las actividades de enseñanza y extensión. Gradualmente, el Programa adquirió madurez y se consolidó como referencia en la Institución y en el ámbito regional en el que opera, logrando una posición distinguida frente a otros programas en el Estado.
La UniSul busca mantener y fortalecer sus Cursos de Posgrado Stricto Sensu, incluyendo los programas de Maestría y Doctorado en Administración, que contribuyen positivamente a la formación de profesionales, tanto en la calificación de docentes para la educación superior, como para satisfacer la demanda del mercado por profesionales más calificados en la economía diversificada y avanzada del Estado, la sexta más grande del país, con el IDH más alto de los Estados brasileños.
El PPGA de la UniSul se enfoca en el Área de Concentración de DESEMPEÑO E INNOVACIÓN DE ORGANIZACIONES, que está alineada con el perfil del cuerpo docente, con las demandas del mercado y con el PDI de la Universidad.
El PPGA tiene, desde 2012, la Resolución del Colegiado 03, de 17/12/2012, que define la política de acreditación y renovación de ACREDITACIÓN DE DOCENTES del PPGA, con criterios bien definidos, lo que ha hecho esta práctica más objetiva y transparente para la reestructuración del cuerpo docente, cuando sea necesario. La Resolución se ha convertido también en una referencia guía para el grupo de docentes que componen el Programa. Esta política prevé criterios para la acreditación de profesores colaboradores de la propia Institución, la transición de profesor colaborador a profesor permanente y el mantenimiento y/o desacreditación de profesor permanente. Cada inicio de año se realiza un proceso de reacreditación de los profesores permanentes del Programa, siguiendo la Resolución. La Resolución 03/2012 está siendo revisada y actualizada por una comisión interna del PPGA y deberá pasar por los trámites de aprobación.
La renovación del Cuerpo Docente implica estrategias de acreditación de doctores recién titulados, que se integran al cuerpo docente de la UniSul, además del posible aprovechamiento del docente que realiza un posdoctorado en el PPGA, a través de un proceso de selección externo. Agotadas estas posibilidades, se emite una convocatoria para la contratación externa de docentes.
Revista Electrónica de Estrategia y Negocios (REEN)
El Programa también cuenta con la Revista Electrónica de Estrategia y Negocios (REEN), iniciada en 2008 e indexada en la base de datos Spell. La REEN tiene un Consejo Editorial integrado por renombrados investigadores de varios países, una periodicidad cuatrimestral y una política editorial alineada con las Buenas Prácticas de Publicación Científica de la Asociación Nacional de Posgrado e Investigación en Administración (ANPAD). A lo largo de los últimos años, se han implementado varias mejoras en la Revista, enfocándose principalmente en su internacionalización. La REEN forma parte de la Base Emerging Sources Citation Index de la Web of Science – Thomson Reuters. La clasificación en el Estrato A3 demuestra que los esfuerzos y mejoras implementadas están generando resultados.
- Misión
La calificación de profesionales e investigadores de alto nivel (Stricto Sensu) en el área de Administración, ciudadanos competentes y comprometidos con el desarrollo de la ciencia, con el desempeño y la innovación de las organizaciones, impactando en la mejora de la vida de las personas y en la sociedad.
- Objetivos
El Programa de Posgrado en Administración de la UNISUL (PPGA/UNISUL) tiene como objetivo general la formación de docentes e investigadores orientados a la acción educativa y profesional de alto nivel, así como la producción de conocimientos en el área de Administración a través de investigaciones que puedan contribuir a la calificación del universo organizacional privado, público y del tercer sector. Se busca formar administradores emprendedores e innovadores que agreguen valor en las instituciones y empresas donde actúan.
El Programa prioriza la competencia en teorías, métodos y técnicas de desempeño de organizaciones, ya sea desde la perspectiva de procesos innovadores y estratégicos, como desde la perspectiva de evaluación del desempeño operacional. El enfoque, por lo tanto, es la formación de personal de alta calificación para la docencia, la investigación y el trabajo profesional en las organizaciones. En este sentido, el curso pretende desarrollar, en los estudiantes de maestría, el potencial para comprender la complejidad inherente a contextos de cambios característicos de esta nueva era, así como desarrollar la capacidad de formular y desarrollar estrategias para permitir que las organizaciones obtengan los mejores desempeños en sus áreas de actuación; generar conocimiento científico y tecnológico y praxis profesional; desarrollar investigaciones básicas y aplicadas; mejorar innovaciones en metodologías pedagógicas y de investigación; difundir el conocimiento adquirido a través de la formación de personal y publicaciones científicas; calificar profesionales para la gestión de organizaciones; mantener un espíritu crítico y probar teorías, métodos y técnicas de investigación; profundizar el conocimiento en áreas de concentración y líneas de investigación; desarrollar y difundir buenas prácticas académicas con ética y solidaridad; formar grupos de investigación y consolidarlos, a través de la producción científica en las líneas de investigación del Programa, tanto a nivel nacional como internacional; seguir las orientaciones de la Coordinación de Perfeccionamiento de Personal de Nivel Superior (CAPES) y otros órganos reguladores de la actividad de stricto sensu, manteniendo la autonomía universitaria.
Claramente, la calificación “desempeño” induce al programa a tener una visión más orientada a las ciencias aplicadas, dentro de la realidad organizacional del país, sin alejarse de las teorías avanzadas en términos de innovación y estrategia de organizaciones. Como el proceso de innovación se convierte en uno de los elementos más relevantes para la medición del desempeño organizacional, el área de concentración incorporó esta dimensión como uno de los fundamentos del Programa. Por lo tanto, el área de concentración del PPGA se denomina Desempeño e Innovación de Organizaciones.
- Área de Concentración
l Máster en Administración tiene como área de concentración Desempeño e Innovación de Organizaciones, que expresa la vocación y la historia del programa de máster e indica el área del conocimiento, los contornos de especialidad de la producción de conocimiento y la formación de los alumnos.
Esta área de concentración se enfoca, bajo las perspectivas del desempeño organizacional y la innovación, en el estudio de la administración como proceso analítico, sistémico y evolutivo, a partir de teorías organizacionales consagradas y métodos/técnicas de gestión contemporáneos. Incluye la evaluación del desempeño de las organizaciones y la dinámica de las innovaciones en sus manifestaciones en tecnología, organizaciones, marketing, sostenibilidad y área social.
Adoptando una visión interdisciplinaria y crítica, el PPGA de Unisul define su área de concentración sin afiliación a un modelo particular de interpretación de la organización innovadora o métricas de desempeño. Se entiende que estos objetos de investigación demandan una actividad compleja, diversificada, en la que varios componentes interactúan, creando un amplio espacio de cuestiones a ser investigadas, pero dentro de líneas definidas.
- Líneas de Investigación
En el marco de Stricto Sensu, las líneas de investigación expresan la especificidad de la producción de conocimiento del programa/curso dentro de su área de concentración. Están sustentadas por el cuerpo de docentes e investigadores permanentes del Programa.
El Máster en Administración ofrece dos principales líneas de investigación:
Desempeño y Gestión de las Organizaciones: esta línea investiga el desempeño organizacional mediante la aplicación y el perfeccionamiento de métricas y mediciones de evaluación, normativas o no, obligatorias o voluntarias, que fenomenizan variaciones en las trayectorias de las organizaciones. Contempla el análisis y la evaluación, la episteme y las diversas metodologías aplicadas a los contextos organizacionales, que evidencian resultados fundamentados en procesos evaluativos involucrando temáticas tales como: toma de decisiones, competitividad, desempeño operacional y financiero, incluyendo activos tangibles e intangibles, como información y el conocimiento explícito o tácito de la organización.
Innovación, Sostenibilidad y Sociedad: comprende esta línea las investigaciones de naturaleza epistemológica, teórica y empírica sobre factores y prácticas económicas y sociales que representan las diferentes manifestaciones de la gestión en la innovación y su proceso de difusión en la sociedad. Esta perspectiva interdisciplinaria permite la dialogicidad y la interactividad en dimensiones de la sociedad y de las organizaciones, con énfasis en los campos de la innovación y sus desdoblamientos en áreas tecnológicas, organizativas, de marketing, sostenibilidad, cultura organizacional, gobernanza e innovación social. Estos son temas abordados por los proyectos docentes de investigación y por la malla curricular, todos con efectiva participación de docentes del PPGA/UniSul.
- Perfil de Estudiantes y Egresos
La composición del perfil del egresado formado por el PPGA/UNISUL está vinculada a las acciones en el área de concentración y en las líneas de investigación, a la formación de un conjunto de competencias donde se articula el saber, el pensar y el actuar. Se destaca por la combinación de competencias orientadas a la investigación científica, prácticas de gestión y actitud profesional.
El egresado del PPGA está capacitado para actuar en la docencia y la investigación y en condiciones adecuadas para: evaluar y programar la implementación de procesos de innovación organizacional; identificar, proponer, seleccionar e iniciar procesos más eficientes y competitivos; formular diferenciaciones sostenibles ante las transformaciones derivadas de la modernidad; monitorear resultados obtenidos por las organizaciones mediante herramientas y métodos de evaluación de desempeño; proporcionar retroalimentación para los procesos a partir de la evaluación de desempeño; e investigar y coordinar actividades y programas que busquen mejoras creativas y emprendedoras.
Todo ello implica un dominio conceptual, paralelamente a habilidades demandadas en la investigación, como la capacidad de analizar contextos y valorar la búsqueda del conocimiento, tanto como habilidades demandadas por la docencia, como la capacidad de relación, de planificación y habilidad para la mediación en la apropiación del conocimiento, a través del estímulo al desarrollo de habilidades de comunicación, trabajo en equipo, presentación de trabajos y discusiones durante el transcurso de las disciplinas y de las actividades de práctica docente.
Obviamente, para el Curso de Doctorado, implantado en 2019, el perfil del egresado contará con un mayor nivel de detalle, configurando una formación más consistente en métodos de investigación y profundizaciones teóricas, además de la práctica más frecuente en redacción de artículos como resultado de la investigación científica.
- Disciplinas
Ciencia e investigación – 2 créditos (30 h)
Datos Cualitativos: como aprovecharlos al máximo – 2 créditos (30 h). Em espanhol.
Desarrollo sostenible y ESG – 4 créditos (60 h)
Economía circular – 4 créditos (60 h)
Epistemología de la investigación en gestión – 4 créditos (60 h)
Estructuración y evaluación multicriterios – 4 créditos (60 h)
Fundamentos del conocimiento en innovación y sociedad – 4 créditos (60 h)
Gestión del rendimiento financiero – 4 créditos (60 h)
Innovación y espíritu empresarial – 2 créditos (30 h)
Innovación tecnológica y entornos organizativos – 4 créditos (60 h)
Innovaciones sociales – 4 créditos (60 h)
Marketing de resultados – 4 créditos (60 h)
Metodología de la Investigación en Administración – 4 créditos (60 h)
Investigación científica avanzada – 4 créditos (60 h)
Investigación cualitativa en administración – 4 créditos (60 h)
Investigación cuantitativa en gestión – 4 créditos (60 h)
Seminario del proyecto de tesis de maestria- 4 créditos (60 h)
Seminario del Proyecto de tesis doctoral – 8 créditos (120 h)
Sustainability: converging human, natural, and global systems – 2 créditos (30 h). Em Inglês
Temas avanzados en estudios organizativos – 4 créditos (60 h)
Ciencia e investigación – 2 créditos (30 h)
Datos Cualitativos: como aprovecharlos al máximo – 2 créditos (30 h). Em espanhol.
Desarrollo sostenible y ESG – 4 créditos (60 h)
Economía circular – 4 créditos (60 h)
Epistemología de la investigación en gestión – 4 créditos (60 h)
Estructuración y evaluación multicriterios – 4 créditos (60 h)
Fundamentos del conocimiento en innovación y sociedad – 4 créditos (60 h)
Gestión del rendimiento financiero – 4 créditos (60 h)
Innovación y espíritu empresarial – 2 créditos (30 h)
Innovación tecnológica y entornos organizativos – 4 créditos (60 h)
Innovaciones sociales – 4 créditos (60 h)
Marketing de resultados – 4 créditos (60 h)
Metodología de la Investigación en Administración – 4 créditos (60 h)
Investigación científica avanzada – 4 créditos (60 h)
Investigación cualitativa en administración – 4 créditos (60 h)
Investigación cuantitativa en gestión – 4 créditos (60 h)
Seminario del proyecto de tesis de maestria- 4 créditos (60 h)
Seminario del Proyecto de tesis doctoral – 8 créditos (120 h)
Sustainability: converging human, natural, and global systems – 2 créditos (30 h). Em Inglês
Temas avanzados en estudios organizativos – 4 créditos (60 h)
- Soporte Legal
*Reglamento en proceso de actualización para 2025
Reglamento
• Acceda aquí al Reglamento Interno del PPGA
Resoluciones
• Resolución ColPPGA 01/2019
Establece sobre la tesis de Doctorado en formato de artículo en el Programa de Posgrado en Administración de la Unisul.• Resolución ColPPGA 01/2021
Establece sobre la disertación de Maestría y la tesis de Doctorado en formato de artículo en el Programa de Posgrado en Administración de la UniSul.Programa de Desarrollo Institucional
• Acceda aquí al PDI 2022/2026 de la UniSul..Evaluación de Capes
• Acceda aquí a la evaluación y documentos normativos de Capes.
- Historia del Programa
Contato
- Fale com nossa Secretaria pelos seguintes canais de atendimento:
Somente presencial: +55 48 3279-1167
Somente WhatsApp: +55 48 3621-3969
- Fale com nossa Secretaria pelos seguintes canais de atendimento: