Sobre o programa

O Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) da UniSul oferece os cursos de Mestrado, Doutorado e também Estágio Pós-Doutoral.

O Mestrado em Administração forma docentes e pesquisadores voltados à ação educacional, preparados para orientar novos administradores empreendedores e inovadores que contribuam com a qualificação do universo empresarial e de órgãos públicos.

O Doutorado em Administração forma docentes, pesquisadores e profissionais voltados à ação administrativa. O PPGA é avaliado com conceito 4 pela Capes e teve autorização para iniciar o curso de Doutorado em 2018.

Navegue pelas seções abaixo para conhecer mais sobre o Programa.

Mestrado e Doutorado em Administração

Saiba tudo sobre nosso
Mestrado e Doutorado em Administração

  • Processo Seletivo 2024.2

  • Processo Seletivo 2024.1

  • Proposta do Programa

    • História do Programa

      O Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) teve início em 2007, após recomendação da CAPES. Essa conquista decorreu dos esforços de um grupo de professores selecionados pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UniSul), que atuavam na própria instituição, associado aos investimentos realizados na formação e direcionamento para a pesquisa científica, complementares às atividades de ensino e extensão. Gradativamente e sem sobressaltos, o Programa foi adquirindo maturidade e consolidou-se como referência na Instituição e no âmbito regional em que atua, conquistando um posicionamento diferenciado frente aos outros programas que atuam no Estado.

      A UniSul visa manter e fortalecer seus Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu, entre eles o Mestrado e Doutorado em Administração, que contribui positivamente para a formação de profissionais, tanto no que se refere à qualificação de docentes para atuar na educação superior, bem como, para atender a exigente demanda do mercado por profissionais mais qualificados na diversificada e avançada economia do Estado, sexta maior do país, com o mais alto IDH dos Estados brasileiros.

      O PPGA UniSul tem como Área de Concentração DESEMPENHO E INOVAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES, que possui alinhamento com o perfil do corpo docente, com as demandas de mercado e com o PDI da Universidade.

      O PPGA possui, desde 2012, a Resolução do Colegiado 03, de 17/12/2012, que define a política de credenciamento e renovação de CREDENCIAMENTO DE DOCENTES do PPGA, com critérios bem definidos, o que tornou esta prática mais objetiva e transparente para a recomposição do quadro docente, quando necessário. A Resolução passou a ser referência norteadora também para o grupo de docentes que compõe o Programa. Esta política prevê critérios de credenciamento de professores colaboradores oriundos da própria Instituição, a migração de professor colaborador para professor permanente e a manutenção e/ou descredenciamento de professor permanente. Todo início de ano é feito um processo de recredenciamento dos professores permanentes do Programa, seguindo a Resolução. A Resolução 03/2012, está sendo revisada e atualizada por uma comissão interna do PPGA e deverá passar pelos trâmites de aprovação.

      A renovação do Corpo Docente envolve estratégias de credenciamento de doutores, recém titulados, que integram o corpo de professores da UniSul, além do possível aproveitamento do docente que realiza pós-doutorado no PPGA, por meio de processo seletivo externo. Esgotadas estas possibilidades ocorre o lançamento de Edital para contratação externa de docente.

      Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios (REEN)

      O Programa conta, também, com a Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios (REEN), iniciada em 2008 e indexada na base de dados Spell. A REEN possui Conselho Editorial integrado por renomados pesquisadores de vários países, periodicidade quadrimestral e política editorial alinhada com as Boas Práticas de Publicação Científica da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD). Ao longo dos últimos anos, várias melhorias foram implementadas na Revista, visando principalmente a sua internacionalização. A REEN integra a Base Emerging Sources Citation Inde da Web of Science – Thomson Reuters. A classificação no Estrato A3, demonstra que os esforços e melhorias implementadas vem gerando resultados.

    • Missão

      Qualificação de profissionais e pesquisadores de alto nível (Stricto Sensu), na área da Administração, cidadãos competentes e comprometidos com o desenvolvimento da ciência, com o desempenho e inovação de organizações, com impacto na melhoria da vida das pessoas e na sociedade.

    • Objetivos do Programa

      O Programa de Pós-Graduação em Administração da UNISUL (PPGA/UNISUL) tem por objetivo geral a formação de docentes e pesquisadores voltados para a ação educacional e profissional de alto nível, além da produção de conhecimentos na área da Administração por meio de pesquisas que possam contribuir com a qualificação do universo organizacional privado, público e do terceiro setor. Busca-se formar administradores empreendedores e inovadores que agreguem valor nas instituições e empresas em que atuam.

      O Programa prioriza a proficiência em teorias, métodos e técnicas de desempenho de organizações, quer sob a perspectiva de processos inovadores e estratégicos, quer sob a perspectiva de avaliação do desempenho operacional. O foco, portanto, é a formação de pessoal de alta qualificação para a docência, a pesquisa e o trabalho profissional nas organizações. Nesse sentido, o curso pretende desenvolver, nos discentes de mestrado, o potencial de compreensão da complexidade inerente a contextos de mudanças características dessa nova era, assim como desenvolver a capacidade de formular e desenvolver estratégias de forma a possibilitar que as organizações obtenham os melhores desempenhos nas suas áreas de atuação; gerar conhecimento científico e tecnológico e práxis profissional; desenvolver pesquisas básicas e aplicadas; aprimorar inovações em metodologias pedagógicas e de pesquisa; difundir o conhecimento adquirido por meio da formação de pessoal e das publicações científicas; qualificar profissionais para gestão de organizações; manter um espírito crítico e testar teorias, métodos e técnicas de pesquisa; aprofundar o conhecimento nas áreas de concentração e linhas de pesquisa; desenvolver e difundir boas práticas acadêmicas com ética e solidariedade; formar grupos de pesquisa e consolidá-los, por meio de produção científica nas linhas de pesquisa do Programa, tanto em âmbito nacional quanto internacional; buscar seguir as orientações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e outros órgãos reguladores da atividade de stricto sensu, mantendo a autonomia universitária.

      Claramente a qualificação “desempenho” induz o programa a ter uma visão mais voltada de ciências aplicadas, dentro da realidade organizacional do país, sem se afastar das teorias avançadas em termos de inovação e estratégia de organizações. Como o processo de inovação passa a ser um dos elementos mais relevantes para a medição do desempenho organizacional, a área de concentração incorporou esta dimensão como sendo um dos fundamentos do Programa. Assim, a área de concentração do PPGA denomina-se Desempenho e Inovação de Organizações.

    • Área de Concentração

      O Mestrado em Administração tem como área de concentração Desempenho e Inovação de Organizações, que expressa a vocação e a história do programa de mestrado e indica a área do conhecimento, os contornos de especialidade da produção de conhecimento e da formação dos alunos.

      Essa área de concentração foca, sob as perspectivas do desempenho organizacional e da inovação, o estudo da administração como processo analítico, sistêmico e evolutivo, a partir de teorias organizacionais consagradas e de métodos/técnicas de gestão contemporâneos. Envolve a avaliação de desempenho de organizações e a dinâmica das inovações em suas manifestações na tecnologia, organizações, marketing, sustentabilidade e área social.

      Adotando uma visão interdisciplinar e crítica, o PPGA da Unisul define sua área de concentração sem filiação a um modelo particular de interpretação da organização inovadora ou métricas de desempenho. Há o entendimento de que estes objetos de pesquisa demandam uma atividade complexa, diversificada, em que vários componentes interagem, criando um amplo espaço de questões a serem investigadas, mas dentro de linhas definidas.

    • Linhas de Pesquisa

      No stricto sensu, as linhas de pesquisa expressam a especificidade da produção de conhecimento do programa/curso dentro da sua área de concentração. São sustentadas pelo corpo de docentes e pesquisadores permanentes do Programa.

      O Mestrado em Administração oferece duas principais linhas de pesquisa:

      Desempenho e Gestão das Organizações: esta linha investiga o desempenho organizacional pela aplicação e aperfeiçoamento de métricas e mensurações de avaliação, normatizadas ou não, compulsórias ou voluntárias, que fenomenizam variações nas trajetórias das organizações.

      Contempla a análise e avaliação, a episteme e as diversificadas metodologias aplicadas aos contextos organizacionais, que evidenciam resultados fundamentados em processos avaliativos envolvendo temáticas tais como: tomada de decisão, competitividade, desempenho operacional e financeiro, incluído, ativos tangíveis e intangíveis, como informações e o conhecimento explícito ou tácito da organização.

      Inovação, Sustentabilidade e Sociedade: compreende esta linha as investigações de natureza epistemológica, teórica e empírica sobre fatores e práticas econômicas e sociais que representam as diferentes manifestações da gestão na inovação e seu processo de difusão na sociedade.

      Esta perspectiva interdisciplinar permite a dialogicidade e interatividade em dimensões da sociedade e das organizações, com ênfase nos campos da inovação e seus desdobramentos nas áreas tecnológica, organizacional, de marketing, sustentabilidade, cultura organizacional, governança e inovação social. Estes são temas abordados pelos projetos docentes de pesquisa e pela grade disciplinar, todos com efetiva participação de docentes do PPGA/Unisul.

    • Perfil de Estudantes e Egressos

      A composição do perfil do egresso formado pelo PPGA/UNISUL está vinculada às ações na área de concentração e nas linhas de pesquisa, à formação de um conjunto de competências no qual se dá a articulação entre saber, pensar e agir. Destaca-se pela combinação de competências voltadas à investigação científica, práticas de gestão e atitude profissional.

      O egresso do PPGA está apto a atuar na docência e na pesquisa e em condições adequadas para: avaliar e programar a implantação de processos de inovação organizacional; identificar, propor, selecionar e desencadear processos mais eficientes e competitivos; formular diferenciações sustentáveis ante as transformações derivadas da modernidade; monitorar resultados obtidos pelas organizações via ferramentas e métodos de avaliação de desempenho; fornecer feedback para os processos a partir da avaliação de desempenho; e pesquisar e coordenar atividades e programas que visem melhorias criativas e empreendedoras.

      Tudo isso implica em domínio conceitual, paralelamente à habilidades demandadas na pesquisa, como a capacidade de analisar contextos e valorização da busca do conhecimento, tanto quanto habilidades demandadas pela docência, como a capacidade de relacionamento, a capacidade de planejamento e habilidade para mediação da apropriação do conhecimento, através do estímulo ao desenvolvimento de habilidades de comunicação, trabalho em equipe, apresentação de trabalhos e discussões durante o transcurso das disciplinas e das atividades de estágio docente.

      Obviamente para o Curso de Doutorado, implantado em 2019, o perfil do egresso contará com maior nível de detalhamento, configurando uma formação mais consistente em métodos de pesquisa e aprofundamentos teóricos, além da prática mais frequente em redação de artigos como resultado da pesquisa científica.

    • Disciplinas

      *Grades e Regimento em processo de atualização para 2022-2.

      Metodologia da pesquisa em Administração – 4 créd (60 h)

      Epistemologia da pesquisa em Administração – 4 créd (60 h)

      Seminário de Projeto de Dissertação (Mestrado) – 4 créd (60 h)

      Seminário de Projeto de Tese (Doutorado) – 8 créd (120 h)

      Pesquisa Qualitativa em Administração – 4 créd (60 h)

      Pesquisa Quantitativa em Administração – 4 créd (60 h)

      Pesquisa Científica Avançada – 4 créd (60 h)

      Ciência e Pesquisa – 2 créd (30 h)

      Fronteiras do Conhecimento em Teoria das Organizações – 4 créd (60 h)

      Estruturação Multicritério de Contextos Organizacionais – 4 créd (60 h)

      Gestão do conhecimento – 4 créd (60 h)

      Avaliação e Análise de Desempenho Organizacional – 4 créd (60 h)

      Avaliação Financeira de Desempenho – 4 créd (60 h)

      Marketing de desempenho – 4 créd (60 h)

      Gestão do Conhecimento – 4 créd (60 h)

      Tópicos Avançados em Estudos Organizacionais – 4 créd (60 h)

      Estruturação e Avaliação Multicritério- 4 créd (60 h)

      Inovação e Cultura Organizacional (eletiva) – 4 créd (60 h)

      Economia Circular – 4 créd (60 h)

      Inovação tecnológica e Ambientes Organizacionais – 4 créd (60 h)

      Desenvolvimento Sustentável e ESG – 4 créd (60h)

      Disciplina Internacional:Sustentability: Converging Human, Natural, and Global Systems

      Inovação e Empreendedorismo – 2 créd (30 h)

      Inovações Sociais – 4 créd (60h)

    • Amparo Legal

      *Grades e Regimento em processo de atualização para 2022-2.

      Regimento
      Acesse aqui o Regimento Interno do PPGA.

      Resoluções

      Resolução ColPPGA 01/2019
      Dispõe sobre a tese de Doutorado em formato artigo em Programa de Pós-Graduação em Administração da Unisul.

      Resolução ColPPGA 01/2021
      Dispõe sobre a dissertação de Mestrado e a tese de Doutorado em formato de artigo no Programa de Pós Graduação em Administração da UniSul.

      Programa de Desenvolvimento Institucional
      Acesse aqui o PDI 2022/2026 da UniSul.

      Avaliação da Capes
      Acesse aqui a avaliação e documentos normativos da Capes.

  • Mestrado

    • Apresentação

      O Mestrado em Administração (Stricto Sensu) integra o Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) da Unisul. Forma docentes e pesquisadores voltados à ação educacional, preparados para orientar novos administradores empreendedores e inovadores, e para produzir conhecimentos na área da administração por meio de pesquisas que contribuam com a qualificação do universo empresarial e de órgãos públicos.

      Com aulas no Campus Pedra Branca, prioriza a proficiência em Desempenho e Inovação sob a perspectiva de avaliação do desempenho organizacional, com foco na docência, a pesquisa e atividade profissional de excelência.

      O curso pretende desenvolver nos discentes o potencial de compreensão da complexidade inerente a contextos de mudanças características da nova era, assim como desenvolver a capacidade de formular e desenvolver estratégias de forma a possibilitar que as organizações obtenham os melhores desempenhos nas suas áreas de atuação.

      Modalidade: Presencial
      Campus: Pedra Branca
      Duração: 24 meses
      Mensalidades: até 36x de R$ 1.090,76*

      *Sobre esses valores incidirão bolsa de 30% para egressos, 20% para os demais alunos, como incentivo à pesquisa e, em caso de pagamento à vista, 5% de desconto adicional. Consulte condições especiais para colaboradores Ânima. Os valores das parcelas serão reajustados anualmente, nos termos previstos e autorizados pela legislação pertinente e vigente, podendo, inclusive, ser utilizada a variação acumulada do IGP-M (Índice Geral de Preços de Mercado) apurado pela Fundação Getúlio Vargas ou outro índice que venha a substituí-lo.

    • Currículo

      Para a obtenção do título de Mestre em Administração, o aluno deverá cumprir 40 créditos, correspondentes a 600 horas assim distribuídos:

      I – 240h em Disciplinas Específicas

      II – 30h em Ciência e Pesquisa e/ou Inovação e empreendedorismo

      III – 60h em Disciplinas de Área

      IV – 60h em Seminários

      V – Total de 26 (vinte e seis) créditos de disciplinas de 15 horas cada crédito, equivalendo a 390 horas.

      VI – Dissertação de Mestrado – 6 créditos, equivalentes a 90 horas.

      VII – Projetos – 8 créditos, equivalente a 120 horas.

      VIII – Atividades acadêmicas complementares – publicação ou aprovação de um artigo científico em coautoria com o Orientador, em evento científico ou capítulo de livro ou periódico, antes da defesa.

      IX – Atividades acadêmicas complementares – Participar como espectador de, no mínimo, três defesas de dissertações e/ou qualificações e/ou defesas de teses, antes da defesa.

      X – Atividades acadêmicas complementares – Participar de, no mínimo, 1 evento científico, antes da defesa.

      XI – Atividades acadêmicas complementares – outras atividades de extensão aprovadas pelo Colegiado do Curso.

      IX – Créditos totais obrigatórios iguais a 40, correspondentes a 600 horas, sendo ainda necessário:

      a) Aprovação, em defesa pública, do projeto de dissertação de mestrado.

      b) Aprovação, em defesa pública, da dissertação de mestrado.

      c) Desempenho qualitativo médio obtido nas disciplinas aprovadas não inferior a 8,0.

      d) Comprovação de proficiência em língua inglesa, antes da defesa.

      e) Quitação de todas as obrigações acadêmicas.

    • Bolsas

      O Programa possui possibilidades de bolsas CAPES, CNPq, FAPESC, UNIEDU, além de bolsas via projetos financiados. Todas estas opções de bolsa estarão disponíveis aos estudantes conforme edital de seleção específico.

      Além disso, Educadores do Ecossistema Ânima contam com desconto em cursos de Mestrado ou Doutorado, conforme política institucional própria da Ânima.

    • Seja nosso Aluno Especial

      Aluno Especial é a condição segundo a qual um estudante se matricula em pelo menos uma disciplina isolada de um curso de Mestrado ou de um curso de Doutorado de um Programa de Pós-graduação Stricto Sensu. Quando o estudante passa no processo seletivo, essas disciplinas são aproveitadas para a composição dos créditos acadêmicos e financeiros do curso.

      Além de ser uma excelente oportunidade de conhecer a excelência acadêmica de nossos cursos, a participação em disciplinas isoladas como aluno especial é uma excelente estratégia para qualificar o pré-projeto de pesquisa.

      Se quiser obter informações adicionais, entre em contato conosco pelo e-mail [email protected].

  • Doutorado

    • Apresentação

      O Doutorado em Administração integra o Programa de Pós-Graduação em Administração da Unisul e forma docentes, pesquisadores e profissionais voltados à ação administrativa.

      O PPGA é avaliado com conceito 4 pela Capes e teve autorização para iniciar o curso de Doutorado em 2018.

      O corpo docente é composto por professores titulados em instituições de ensino conceituadas no país e exterior, atuam como avaliadores de periódicos, eventos científicos e de órgãos de fomento, desenvolvendo projetos de pesquisas em parceria com instituições nacionais e internacionais.

      Com aulas no Campus Pedra Branca, o curso tem duração mínima de 36 meses e máxima de 48 meses, podendo este prazo ser prorrogado por no máximo seis meses com aprovação do colegiado. A seleção para novos discentes é anual e ocorre geralmente no início do ano.

      Modalidade: Presencial
      Campus: Pedra Branca
      Duração: 48 meses
      Mensalidades: até 60x de R$ 1.041,70*

      *Sobre esses valores incidirão bolsa de 30% para egressos, 20% para os demais alunos, como incentivo à pesquisa e, em caso de pagamento à vista, 5% de desconto adicional. Consulte condições especiais para colaboradores Ânima. Os valores das parcelas serão reajustados anualmente, nos termos previstos e autorizados pela legislação pertinente e vigente, podendo, inclusive, ser utilizada a variação acumulada do IGP-M (Índice Geral de Preços de Mercado) apurado pela Fundação Getúlio Vargas ou outro índice que venha a substituí-lo.

    • Currículo

      Para a obtenção do título de Doutor em Administração, o aluno deverá cumprir 58 créditos, correspondentes a 870 horas, assim distribuídos:

      I – 360h em Disciplinas Específicas

      II – 30h em Ciência e Pesquisa e/ou Inovação e empreendedorismo

      III – 60h em Disciplinas de Área

      IV – 120h em Seminários

      V – Total de 38 créditos de Disciplinas de 15 horas cada crédito, equivalendo a 570 horas.

      VI – Tese de Doutorado – 12 créditos, equivalentes a 180 horas.

      VII – Créditos totais obrigatórios iguais a 58 (cinquenta e oito), correspondentes a 870 horas, sendo ainda necessário:

      a) Aprovação, em defesa pública, do projeto de tese de doutorado.

      b) Aprovação, em defesa pública, da tese de doutorado.

      c) Atividades acadêmicas complementares – Publicação ou Aprovação de dois artigos inéditos em eventos relevantes da área, em coautoria com o Orientador, antes da defesa.

      d) Atividades acadêmicas complementares – Publicação ou Aprovação de dois artigos em revista científica com qualificação QUALIS/CAPES de alto impacto, em coautoria com o Orientador, antes da defesa.

      VIII – Atividades acadêmicas complementares – Participar como espectador de, no mínimo, três defesas de teses, antes da defesa.

      IX – Atividades acadêmicas complementares – outras atividades de extensão aprovadas pelo Colegiado do Curso.

      e) Desempenho quantitativo médio obtido nas disciplinas aprovadas não inferior a 8,0.

      f) Comprovação de proficiência em dois idiomas, sendo um deles impreterivelmente em língua inglesa, antes da defesa da tese.

      g) Quitação de todas as obrigações acadêmicas.

    • Bolsas

      O Programa possui possibilidades de bolsas CAPES, CNPq, FAPESC, UNIEDU, além de bolsas via projetos financiados. Todas estas opções de bolsa estarão disponíveis aos estudantes conforme edital de seleção específico.

      Além disso, Educadores do Ecossistema Ânima contam com desconto em cursos de Mestrado ou Doutorado, conforme política institucional própria da Ânima.

    • Aluno Especial

      Aluno Especial é a condição segundo a qual um estudante se matricula em pelo menos uma disciplina isolada de um curso de Mestrado ou de um curso de Doutorado de um Programa de Pós-graduação Stricto Sensu. Quando o estudante passa no processo seletivo, essas disciplinas são aproveitadas para a composição dos créditos acadêmicos e financeiros do curso.

      Além de ser uma excelente oportunidade de conhecer a excelência acadêmica de nossos cursos, a participação em disciplinas isoladas como aluno especial é uma excelente estratégia para qualificar o pré-projeto de pesquisa.

      Se quiser obter informações adicionais, entre em contato conosco pelo e-mail [email protected].

  • Pós-Doutorado

    • Pós-Doutorado

      Pós-Doutorado SEM BOLSA

      Modalidade: Presencial
      Campi: Tubarão e Pedra Branca
      Duração: 6 a 12 meses
      Mensalidades: Gratuito

      O Estágio de Pós-Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul, define-se pela concessão de oportunidade de especialização pós-graduação supervisionada por docentes dos Cursos de Mestrado e de Doutorado em Administração a ser desenvolvida entre 6 (seis) e 12 (doze) meses (1 ano) na UniSul.

      Seleção e Registro de Pós-Doutorado sem Bolsa
      Consulte a INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 01/2022 PPGA.

      Pós Doutorado COM BOLSA CAPES
      O Programa possui possibilidade de bolsa CAPES, disponíveis aos estudantes conforme edital de seleção específico.

      Confira aqui a Homologação das Inscrições.
      Confira aqui o Cronograma de Entrevista

  • Pessoas

  • Produção

    • Grupos de Pesquisa

      Inovação e Sociedade

      Líder(es): José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra.
      Diretório de Grupo de Pesquisas do CNPq

      O grupo realiza pesquisas sobre inovação e sociedade, incluindo aspectos relacionados à governança corporativa, estratégias mercadológicas, não mercadológicas e sustentabilidade. Compreende investigações de natureza epistemológica, teórica e empírica sobre fatores e práticas econômicas e sociais que representam as diferentes manifestações da gestão na inovação e seu processo de difusão na sociedade. Estudos com perspectiva interdisciplinar sobre dimensões da sociedade e das organizações, com ênfase nos campos da inovação e desdobramentos nas áreas tecnológica, organizacional, de marketing, sustentabilidade, cultura organizacional, governança e inovação social.


      Desempenho Organizacional

      Líder(es): Ademar Dutra; Sandro Vieira Soares.
      Diretório de Grupo de Pesquisas do CNPq

      O Grupo possui forte atuação na realização de pesquisas científicas, com foco em aplicações práticas de metodologias de avaliação de desempenho. Destacam-se o uso de Metodologias Multicritério, especialmente e Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão Construtivista – MCDA/C; Metodologia Balanced Scorecard – BSC; Metodologia do Modelo de Excelência em Gestão – PNQ; metodologias e indicadores de desempenho econômico e financeiro; e, metodologias de avaliação de sistemas de tecnologia e informação, tando nos contextos públicos, quanto nos privados. A partir de 2016 o grupo passou também a realizar pesquisas no setor portuário, com aplicações da Metodologia MCDA-C. Destacam-se as publicações em periódicos internacionais de alto impacto. A partir de 2015, uma das linhas de pesquisa do Grupo tem sido o Desempenho do Setor Portuário, no contexto nacional e internacional.

    • Projetos de Pesquisa
    • Revista Científica

      Acesse aqui o site da Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios – REEN.

    • Dissertações

      Acesse aqui as dissertações do PPGA.

  • Agenda

    • Calendário Acadêmico

      MATRÍCULA 2023.2 – E2A
      Mestrado e Doutorado em Administração – PPGA
      Início do semestre: 21 de agosto de 2023

  • Notícias

  • PPGA in English

    • Program Background

      The Postgraduate Program in Administration (PPGA) was established in 2007, following a recommendation from CAPES (Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel in Brazil). This achievement was the result of the efforts of a group of selected professors from the University of Southern Santa Catarina (UniSul), who were active within the institution. This was complemented by investments made in training and directing towards scientific research, in addition to teaching and extension activities. Gradually and steadily, the Program gained maturity and established itself as a reference in the Institution and in the regional area it serves, achieving a distinguished position among other programs operating in the State.

      UniSul aims to maintain and strengthen its Stricto Sensu Postgraduate Courses, including the Master’s and Doctoral programs in Administration. These programs contribute positively to the training of professionals, both in terms of qualifying teachers to work in higher education and in meeting the demanding market needs for more qualified professionals in the state’s diverse and advanced economy, the sixth largest in the country, with the highest HDI among Brazilian states.

      The PPGA at UniSul focuses on the Concentration Area of PERFORMANCE AND INNOVATION OF ORGANIZATIONS, which aligns with the profile of the faculty, market demands, and the University’s Institutional Development Plan (PDI).

      Since 2012, the PPGA has implemented Resolution 03, dated 12/17/2012, which defines the policy for the accreditation and re-accreditation of PPGA FACULTY MEMBERS, with well-defined criteria, making this practice more objective and transparent for the restructuring of the faculty when necessary. This Resolution has also become a guiding reference for the group of professors who make up the Program. It includes criteria for the accreditation of collaborating professors from the Institution, the transition from collaborating professor to permanent professor, and the maintenance and/or de-accreditation of permanent professors. At the beginning of each year, a re-accreditation process is conducted for the program’s permanent professors, following the Resolution. Resolution 03/2012 is currently being reviewed and updated by an internal PPGA committee and will undergo approval procedures.

      Renewal of the Faculty involves strategies for accrediting newly qualified doctorates, who join the UniSul teaching staff, as well as the potential integration of postdoctoral scholars in PPGA through external selection processes. Once these options are exhausted, a call for external faculty hiring is issued.

      Electronic Journal of Strategy & Business (REEN)

      The Program also features the Electronic Journal of Strategy & Business (REEN), which was initiated in 2008 and is indexed in the Spell database. The REEN has an Editorial Board comprising renowned researchers from various countries, is published four times a year, and follows an editorial policy aligned with the Good Practices of Scientific Publishing of the National Association of Post-Graduate Studies and Research in Administration (ANPAD). Over the past years, several improvements have been implemented in the Journal, primarily aiming at its internationalization. The REEN is part of the Emerging Sources Citation Index of the Web of Science – Thomson Reuters. Its classification in Stratum A3 demonstrates that the efforts and improvements implemented are yielding results.

    • Mission

      Qualification of high-level professionals and researchers (Stricto Sensu) in the field of Administration, competent and committed citizens to the development of science, with an impact on the performance and innovation of organizations and contributing to the improvement of people’s lives and society.

    • Objectives

      The Postgraduate Program in Administration at UNISUL (PPGA/UNISUL) has the general objective of training educators and researchers focused on high-level educational and professional action, as well as the production of knowledge in the field of Administration through research that can contribute to the qualification of the private, public, and third-sector organizational universe. The aim is to train entrepreneurial and innovative administrators who add value to the institutions and companies where they operate.

      The Program prioritizes proficiency in theories, methods, and techniques for organizational performance, whether from the perspective of innovative and strategic processes or from the perspective of operational performance evaluation. The focus, therefore, is on training highly qualified personnel for teaching, research, and professional work in organizations. In this regard, the course intends to develop in master’s students the potential to understand the complexity inherent in contexts of change characteristic of this new era, as well as to develop the ability to formulate and develop strategies to enable organizations to achieve the best performance in their areas of operation; to generate scientific and technological knowledge and professional praxis; to develop basic and applied research; to enhance innovations in pedagogical and research methodologies; to disseminate the acquired knowledge through the training of personnel and scientific publications; to qualify professionals for the management of organizations; to maintain a critical spirit and test theories, methods, and research techniques; to deepen knowledge in areas of concentration and research lines; to develop and disseminate good academic practices with ethics and solidarity; to form research groups and consolidate them through scientific production in the Program’s research lines, both nationally and internationally; to follow the guidelines of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) and other regulatory bodies of stricto sensu activities, while maintaining university autonomy.

      Clearly, the “performance” qualification leads the program to have a more applied sciences-oriented vision within the organizational reality of the country, without straying from advanced theories in terms of innovation and strategy of organizations. As the innovation process becomes one of the most relevant elements for measuring organizational performance, the area of concentration has incorporated this dimension as one of the foundations of the Program. Thus, the area of concentration of the PPGA is named Performance and Innovation of Organizations.

    • Major Area

      The Master’s in Administration program focuses on the area of concentration in Performance and Innovation of Organizations, reflecting the vocation and history of the master’s program and indicating the area of knowledge, the contours of specialty in knowledge production, and student training.

      This area of concentration, under the perspectives of organizational performance and innovation, focuses on the study of administration as an analytical, systemic, and evolutionary process, based on established organizational theories and contemporary management methods/techniques. It involves the evaluation of organizational performance and the dynamics of innovations in their manifestations in technology, organizations, marketing, sustainability, and the social arena.

      Adopting an interdisciplinary and critical approach, the PPGA at UniSul defines its area of concentration without adherence to a particular model of interpretation of innovative organizations or performance metrics. It is understood that these research objects demand a complex, diversified activity, in which various components interact, creating a broad space for questions to be investigated, yet within defined lines.

    • Research Lines

      In the Stricto Sensu framework, research lines express the specificity of the program/course’s knowledge production within its area of concentration. They are supported by the permanent faculty and researchers of the Program.

      The Master’s in Administration offers two main research lines:

      1. Performance and Management of Organizations: This line investigates organizational performance through the application and improvement of metrics and evaluations, whether standardized or not, compulsory or voluntary. It examines variations in the trajectories of organizations. It encompasses the analysis and evaluation, the episteme, and the diverse methodologies applied to organizational contexts, demonstrating results grounded in evaluative processes involving themes such as decision-making, competitiveness, operational and financial performance, including tangible and intangible assets like information and the explicit or tacit knowledge of the organization.

      2. Innovation, Sustainability, and Society: This line comprises epistemological, theoretical, and empirical investigations into economic and social factors and practices that represent different manifestations of management in innovation and its diffusion process in society.

      This interdisciplinary perspective allows for dialogic and interactive dimensions within society and organizations, with emphasis on fields of innovation and their developments in technology, organizational structure, marketing, sustainability, organizational culture, governance, and social innovation. These themes are addressed by faculty research projects and the course curriculum, all with active participation from the faculty of PPGA/Unisul.

    • Student and Alumni Profile

      The composition of the profile of graduates from the PPGA/UNISUL is linked to actions in the area of concentration and research lines, and the development of a set of competencies that articulate knowledge, thought, and action. It is characterized by a combination of competencies focused on scientific research, management practices, and professional attitude.

      Graduates of the PPGA are equipped to engage in teaching and research and are well-prepared to: assess and plan the implementation of organizational innovation processes; identify, propose, select, and initiate more efficient and competitive processes; develop sustainable differentiations in response to transformations derived from modernity; monitor results obtained by organizations through performance evaluation tools and methods; provide feedback to processes based on performance evaluation; and research and coordinate activities and programs aimed at creative and entrepreneurial improvements.

      This implies mastery in conceptual knowledge, alongside research skills such as the ability to analyze contexts and value knowledge pursuit, as well as teaching skills such as relationship-building, planning capacity, and the ability to mediate knowledge appropriation through fostering communication skills, teamwork, presentation of work, and discussions during course and teaching internship activities.

      Naturally, for the Doctoral Course, established in 2019, the graduate profile will have a higher level of detail, offering more consistent training in research methods and theoretical depth, in addition to more frequent practice in writing articles as a result of scientific research.

    • Disciplines

      Curriculum and Regulations in the process of updating for 2022-2.

      Research Methodology in Administration – 4 credits (60 hours)

      Epistemology of Research in Administration – 4 credits (60 hours)

      Dissertation Project Seminar (Master’s) – 4 credits (60 hours)

      Thesis Project Seminar (Doctorate) – 8 credits (120 hours)

      Qualitative Research in Administration – 4 credits (60 hours)

      Quantitative Research in Administration – 4 credits (60 hours)

      Advanced Scientific Research – 4 credits (60 hours)

      Science and Research – 2 credits (30 hours)

      Frontiers of Knowledge in Organizational Theory – 4 credits (60 hours)

      Multicriteria Structuring of Organizational Contexts – 4 credits (60 hours)

      Knowledge Management – 4 credits (60 hours)

      Evaluation and Analysis of Organizational Performance – 4 credits (60 hours)

      Financial Performance Evaluation – 4 credits (60 hours)

      Performance Marketing – 4 credits (60 hours)

      Knowledge Management – 4 credits (60 hours)

      Advanced Topics in Organizational Studies – 4 credits (60 hours)

      Structuring and Multicriteria Evaluation – 4 credits (60 hours)

      Innovation and Organizational Culture (elective) – 4 credits (60 hours)

      Circular Economy – 4 credits (60 hours)

      Technological Innovation and Organizational Environments – 4 credits (60 hours)

      Sustainable Development and ESG – 4 credits (60 hours)

      International Course: Sustainability: Converging Human, Natural, and Global Systems

      Innovation and Entrepreneurship – 2 credits (30 hours)

      Social Innovations – 4 credits (60 hours)

    • Legal Support

      * Curriculum and Regulations in the process of updating for 2022-2.

      Regulations
      • Access the Internal Regulations of the PPGA here.

      Resolutions
      Resolution ColPPGA 01/2019
      Pertains to the Doctoral thesis in article format in the Postgraduate Program in Administration at UniSul.

      Resolution ColPPGA 01/2021
      Pertains to the Master’s dissertation and Doctoral thesis in article format in the Postgraduate Program in Administration at UniSul.

      Institutional Development Program
      • Access the UniSul PDI 2022/2026 here.

      CAPES Evaluation
      • Access the evaluation and normative documents of CAPES here.

  • PPGA en Español

    • Historia del Programa

      El Programa de Posgrado en Administración (PPGA) de la UNISUL comenzó en 2007, tras la recomendación de CAPES. Este logro fue el resultado del esfuerzo de un grupo de profesores seleccionados por la Universidad del Sur de Santa Catarina (UniSul), que trabajaban en la propia institución, junto con las inversiones realizadas en formación y enfoque en la investigación científica, complementando las actividades de enseñanza y extensión. Gradualmente, el Programa adquirió madurez y se consolidó como referencia en la Institución y en el ámbito regional en el que opera, logrando una posición distinguida frente a otros programas en el Estado.

      La UniSul busca mantener y fortalecer sus Cursos de Posgrado Stricto Sensu, incluyendo los programas de Maestría y Doctorado en Administración, que contribuyen positivamente a la formación de profesionales, tanto en la calificación de docentes para la educación superior, como para satisfacer la demanda del mercado por profesionales más calificados en la economía diversificada y avanzada del Estado, la sexta más grande del país, con el IDH más alto de los Estados brasileños.

      El PPGA de la UniSul se enfoca en el Área de Concentración de DESEMPEÑO E INNOVACIÓN DE ORGANIZACIONES, que está alineada con el perfil del cuerpo docente, con las demandas del mercado y con el PDI de la Universidad.

      El PPGA tiene, desde 2012, la Resolución del Colegiado 03, de 17/12/2012, que define la política de acreditación y renovación de ACREDITACIÓN DE DOCENTES del PPGA, con criterios bien definidos, lo que ha hecho esta práctica más objetiva y transparente para la reestructuración del cuerpo docente, cuando sea necesario. La Resolución se ha convertido también en una referencia guía para el grupo de docentes que componen el Programa. Esta política prevé criterios para la acreditación de profesores colaboradores de la propia Institución, la transición de profesor colaborador a profesor permanente y el mantenimiento y/o desacreditación de profesor permanente. Cada inicio de año se realiza un proceso de reacreditación de los profesores permanentes del Programa, siguiendo la Resolución. La Resolución 03/2012 está siendo revisada y actualizada por una comisión interna del PPGA y deberá pasar por los trámites de aprobación.

      La renovación del Cuerpo Docente implica estrategias de acreditación de doctores recién titulados, que se integran al cuerpo docente de la UniSul, además del posible aprovechamiento del docente que realiza un posdoctorado en el PPGA, a través de un proceso de selección externo. Agotadas estas posibilidades, se emite una convocatoria para la contratación externa de docentes.

      Revista Electrónica de Estrategia y Negocios (REEN)

      El Programa también cuenta con la Revista Electrónica de Estrategia y Negocios (REEN), iniciada en 2008 e indexada en la base de datos Spell. La REEN tiene un Consejo Editorial integrado por renombrados investigadores de varios países, una periodicidad cuatrimestral y una política editorial alineada con las Buenas Prácticas de Publicación Científica de la Asociación Nacional de Posgrado e Investigación en Administración (ANPAD). A lo largo de los últimos años, se han implementado varias mejoras en la Revista, enfocándose principalmente en su internacionalización. La REEN forma parte de la Base Emerging Sources Citation Index de la Web of Science – Thomson Reuters. La clasificación en el Estrato A3 demuestra que los esfuerzos y mejoras implementadas están generando resultados.

    • Misión

      La calificación de profesionales e investigadores de alto nivel (Stricto Sensu) en el área de Administración, ciudadanos competentes y comprometidos con el desarrollo de la ciencia, con el desempeño y la innovación de las organizaciones, impactando en la mejora de la vida de las personas y en la sociedad.

    • Objetivos

      El Programa de Posgrado en Administración de la UNISUL (PPGA/UNISUL) tiene como objetivo general la formación de docentes e investigadores orientados a la acción educativa y profesional de alto nivel, así como la producción de conocimientos en el área de Administración a través de investigaciones que puedan contribuir a la calificación del universo organizacional privado, público y del tercer sector. Se busca formar administradores emprendedores e innovadores que agreguen valor en las instituciones y empresas donde actúan.

      El Programa prioriza la competencia en teorías, métodos y técnicas de desempeño de organizaciones, ya sea desde la perspectiva de procesos innovadores y estratégicos, como desde la perspectiva de evaluación del desempeño operacional. El enfoque, por lo tanto, es la formación de personal de alta calificación para la docencia, la investigación y el trabajo profesional en las organizaciones. En este sentido, el curso pretende desarrollar, en los estudiantes de maestría, el potencial para comprender la complejidad inherente a contextos de cambios característicos de esta nueva era, así como desarrollar la capacidad de formular y desarrollar estrategias para permitir que las organizaciones obtengan los mejores desempeños en sus áreas de actuación; generar conocimiento científico y tecnológico y praxis profesional; desarrollar investigaciones básicas y aplicadas; mejorar innovaciones en metodologías pedagógicas y de investigación; difundir el conocimiento adquirido a través de la formación de personal y publicaciones científicas; calificar profesionales para la gestión de organizaciones; mantener un espíritu crítico y probar teorías, métodos y técnicas de investigación; profundizar el conocimiento en áreas de concentración y líneas de investigación; desarrollar y difundir buenas prácticas académicas con ética y solidaridad; formar grupos de investigación y consolidarlos, a través de la producción científica en las líneas de investigación del Programa, tanto a nivel nacional como internacional; seguir las orientaciones de la Coordinación de Perfeccionamiento de Personal de Nivel Superior (CAPES) y otros órganos reguladores de la actividad de stricto sensu, manteniendo la autonomía universitaria.

      Claramente, la calificación “desempeño” induce al programa a tener una visión más orientada a las ciencias aplicadas, dentro de la realidad organizacional del país, sin alejarse de las teorías avanzadas en términos de innovación y estrategia de organizaciones. Como el proceso de innovación se convierte en uno de los elementos más relevantes para la medición del desempeño organizacional, el área de concentración incorporó esta dimensión como uno de los fundamentos del Programa. Por lo tanto, el área de concentración del PPGA se denomina Desempeño e Innovación de Organizaciones.

    • Área de Concentración

      l Máster en Administración tiene como área de concentración Desempeño e Innovación de Organizaciones, que expresa la vocación y la historia del programa de máster e indica el área del conocimiento, los contornos de especialidad de la producción de conocimiento y la formación de los alumnos.

      Esta área de concentración se enfoca, bajo las perspectivas del desempeño organizacional y la innovación, en el estudio de la administración como proceso analítico, sistémico y evolutivo, a partir de teorías organizacionales consagradas y métodos/técnicas de gestión contemporáneos. Incluye la evaluación del desempeño de las organizaciones y la dinámica de las innovaciones en sus manifestaciones en tecnología, organizaciones, marketing, sostenibilidad y área social.

      Adoptando una visión interdisciplinaria y crítica, el PPGA de Unisul define su área de concentración sin afiliación a un modelo particular de interpretación de la organización innovadora o métricas de desempeño. Se entiende que estos objetos de investigación demandan una actividad compleja, diversificada, en la que varios componentes interactúan, creando un amplio espacio de cuestiones a ser investigadas, pero dentro de líneas definidas.

    • Líneas de Investigación

      En el marco de Stricto Sensu, las líneas de investigación expresan la especificidad de la producción de conocimiento del programa/curso dentro de su área de concentración. Están sustentadas por el cuerpo de docentes e investigadores permanentes del Programa.

      El Máster en Administración ofrece dos principales líneas de investigación:

      Desempeño y Gestión de las Organizaciones: esta línea investiga el desempeño organizacional mediante la aplicación y el perfeccionamiento de métricas y mediciones de evaluación, normativas o no, obligatorias o voluntarias, que fenomenizan variaciones en las trayectorias de las organizaciones. Contempla el análisis y la evaluación, la episteme y las diversas metodologías aplicadas a los contextos organizacionales, que evidencian resultados fundamentados en procesos evaluativos involucrando temáticas tales como: toma de decisiones, competitividad, desempeño operacional y financiero, incluyendo activos tangibles e intangibles, como información y el conocimiento explícito o tácito de la organización.

      Innovación, Sostenibilidad y Sociedad: comprende esta línea las investigaciones de naturaleza epistemológica, teórica y empírica sobre factores y prácticas económicas y sociales que representan las diferentes manifestaciones de la gestión en la innovación y su proceso de difusión en la sociedad. Esta perspectiva interdisciplinaria permite la dialogicidad y la interactividad en dimensiones de la sociedad y de las organizaciones, con énfasis en los campos de la innovación y sus desdoblamientos en áreas tecnológicas, organizativas, de marketing, sostenibilidad, cultura organizacional, gobernanza e innovación social. Estos son temas abordados por los proyectos docentes de investigación y por la malla curricular, todos con efectiva participación de docentes del PPGA/UniSul.

    • Perfil de Estudiantes y Egresos

      La composición del perfil del egresado formado por el PPGA/UNISUL está vinculada a las acciones en el área de concentración y en las líneas de investigación, a la formación de un conjunto de competencias donde se articula el saber, el pensar y el actuar. Se destaca por la combinación de competencias orientadas a la investigación científica, prácticas de gestión y actitud profesional.

      El egresado del PPGA está capacitado para actuar en la docencia y la investigación y en condiciones adecuadas para: evaluar y programar la implementación de procesos de innovación organizacional; identificar, proponer, seleccionar e iniciar procesos más eficientes y competitivos; formular diferenciaciones sostenibles ante las transformaciones derivadas de la modernidad; monitorear resultados obtenidos por las organizaciones mediante herramientas y métodos de evaluación de desempeño; proporcionar retroalimentación para los procesos a partir de la evaluación de desempeño; e investigar y coordinar actividades y programas que busquen mejoras creativas y emprendedoras.

      Todo ello implica un dominio conceptual, paralelamente a habilidades demandadas en la investigación, como la capacidad de analizar contextos y valorar la búsqueda del conocimiento, tanto como habilidades demandadas por la docencia, como la capacidad de relación, de planificación y habilidad para la mediación en la apropiación del conocimiento, a través del estímulo al desarrollo de habilidades de comunicación, trabajo en equipo, presentación de trabajos y discusiones durante el transcurso de las disciplinas y de las actividades de práctica docente.

      Obviamente, para el Curso de Doctorado, implantado en 2019, el perfil del egresado contará con un mayor nivel de detalle, configurando una formación más consistente en métodos de investigación y profundizaciones teóricas, además de la práctica más frecuente en redacción de artículos como resultado de la investigación científica.

    • Disciplinas

      * Currículo y Reglamento en proceso de actualización para 2022-2.

      Metodología de la Investigación en Administración – 4 créditos (60 horas)

      Epistemología de la Investigación en Administración – 4 créditos (60 horas)

      Seminario de Proyecto de Disertación (Maestría) – 4 créditos (60 horas)

      Seminario de Proyecto de Tesis (Doctorado) – 8 créditos (120 horas)

      Investigación Cualitativa en Administración – 4 créditos (60 horas)

      Investigación Cuantitativa en Administración – 4 créditos (60 horas)

      Investigación Científica Avanzada – 4 créditos (60 horas)

      Ciencia e Investigación – 2 créditos (30 horas)

      Fronteras del Conocimiento en Teoría de las Organizaciones – 4 créditos (60 horas)

      Estructuración Multicriterio de Contextos Organizacionales – 4 créditos (60 horas)

      Gestión del Conocimiento – 4 créditos (60 horas)

      Evaluación y Análisis de Desempeño Organizacional – 4 créditos (60 horas)

      Evaluación Financiera de Desempeño – 4 créditos (60 horas)

      Marketing de Desempeño – 4 créditos (60 horas)

      Gestión del Conocimiento – 4 créditos (60 horas)

      Temas Avanzados en Estudios Organizacionales – 4 créditos (60 horas)

      Estructuración y Evaluación Multicriterio – 4 créditos (60 horas)

      Innovación y Cultura Organizacional (electiva) – 4 créditos (60 horas)

      Economía Circular – 4 créditos (60 horas)

      Innovación Tecnológica y Ambientes Organizacionales – 4 créditos (60 horas)

      Desarrollo Sostenible y ESG – 4 créditos (60 horas)

      Curso Internacional: Sostenibilidad: Sistemas Humanos, Naturales y Globales Convergentes

      Innovación y Emprendimiento – 2 créditos (30 horas)

      Innovaciones Sociales – 4 créditos (60 horas)

    • Soporte Legal

      * Currículo y Reglamento en proceso de actualización para 2022-2.

      Reglamento

      Acceda aquí al Reglamento Interno del PPGA

      Resoluciones
      Resolución ColPPGA 01/2019
      Establece sobre la tesis de Doctorado en formato de artículo en el Programa de Posgrado en Administración de la Unisul.

      Resolución ColPPGA 01/2021
      Establece sobre la disertación de Maestría y la tesis de Doctorado en formato de artículo en el Programa de Posgrado en Administración de la UniSul.

      Programa de Desarrollo Institucional
      Acceda aquí al PDI 2022/2026 de la UniSul..

      Evaluación de Capes
      Acceda aquí a la evaluación y documentos normativos de Capes.

  • Contato

    • Telefone, e-mail e endereço

      Telefone: 55 48 3279-1167
      E-mail: [email protected]

      Atendimento de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h.

      Endereço de atendimento presencial:
      Avenida Pedra Branca, 25 – Shopping Acadêmico – Cidade Universitária Pedra Branca, Palhoça (SC) – CEP 88137-270

      Siga nossas Redes Sociais

      Facebook
      Instagram