Sobre Comissão Própria de Avaliação
Apresentação
A avaliação institucional da Unisul orienta-se pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído pela Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, que consolida a avaliação como um dos instrumentos para sustentação da qualidade do sistema de educação superior.
Assim, incorpora os processos avaliativos internos, que correspondem à autoavaliação, conduzida pela Comissão Própria de Avaliação da Unisul (CPA), e a avaliação externa, composta de ações supervisionadas ou realizadas pelo MEC/Inep, tais como: visita in loco, avaliação dos cursos de graduação e avaliação do aluno, realizada por intermédio do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Todos esses mecanismos são utilizados pela gestão da Unisul, visando à melhoria da qualidade e da relevância das atividades de ensino, pesquisa e extensão. A avaliação envolve concepção global e respeito à identidade da Unisul, que leva em conta a sua realidade, sua missão e seus objetivos.
Com finalidade construtiva e formativa, a avaliação institucional da Unisul envolve a comunidade acadêmica – que engloba os corpos docente, discente e técnico-administrativo -, procurando criar e desenvolver a cultura de avaliação.
Os resultados e as análises das atividades de autoavaliação realizadas pela Unisul são incorporados ao planejamento da gestão acadêmico-administrativa, uma vez que a Instituição considera o planejamento e a avaliação instrumentos integrados e fundamentais do processo de gestão.
Comissão Própria de Avaliação - CPA
A Comissão Própria de Avaliação – CPA se responsabilizará pela condução dos processos de avaliação interna da Unisul, pela sistematização e prestação das informações solicitadas ao Ministério da Educação (MEC).
Compete à CPA deliberar sobre os critérios, métodos de análises e procedimentos de avaliação na Unisul, bem como definir as ações a serem tomadas de acordo com os resultados obtidos nas avaliações.
A Comissão Própria de Avaliação (CPA), é a responsável pela condução dos processos de avaliação interna da Unisul e tem por finalidade cumprir a legislação do MEC, prestando-lhe informações sobre a Instituição.Conheça as CPAs da Unisul:
UniSul Tubarão
Universidade do Sul de Santa Catarina – 494
• Presidente: Giancarlo Moser
• Representante Docente: Valdirene da Silva Campos
• Representante Docente: Nádila da Silva Hassan
• Representante Docente: Ricardo Luis Barcelos
• Representante Discente: Woodrow Vilson Jacques Marcelino
• Representante Discente: Diao Alex Chernehaque
• Representante Discente: Katilene Nunes da Conceição
• Representante Técn. Administrativo: Armando Pereira
• Representante Técn. Administrativo:Júlia Cardoso Stapassoli
• Representante Técn. Administrativo: Salete Cecília de Souza
• Representante Sociedade Civil: Renato Boabaid
• Representante Sociedade Civil: Eliete Sergina de Sousa
• Representante Sociedade Civil: MARIA APARECIDA FELICIOFaculdade do Sul de Santa Catarina
• Presidente: Dâmaris de Oliveira Batista da Silva
• Representante Docente: Marcos Marcelino Mazzuco
• Representante Téc. Administrativo: Samira da Rosa Gaspar
• Representante da Sociedade Civil: Katlyn Sônego Spillere BoffEscola Superior do Sul de Santa Catarina – 25478
Presidente: Giancarlo Moser
Representante Docente: Nádila da Silva Hassan
Representante Téc. Administrativo: Samira da Rosa Gaspar
Representante da Sociedade Civil: Lisiane Bortolin Valga Messaggi
Representante Discente: Caroline Marcos Camilo da SilvaInstituto do Sul de Santa Catarina – 25476
Presidente: Giancarlo Moser
Representante Docente: Nádila da Silva Hassan
Representante Téc. Administrativo: Samira da Rosa Gaspar
Representante da Sociedade Civil: Lisiane Bortolin Valga Messaggi
Representante Discente: Caroline Marcos Camilo da SilvaUniSul Balneário Camboriú
Faculdade UniSul de Balneário Camboriú – 3437
• Presidente: Priscila Marques Correa
• Representante Docente: Debora Guimarães
• Representante Discente: Luana Marçal Galo
• Representante Téc. Administrativo: Francine Lislei De Vargas Konzen Rizz
• Representante da Sociedade Civil: Sirlei Furtado da SilvaUniSul Florianópolis
Faculdade UniSul de Florianópolis – 3758
Presidente: Sergio Luiz Montego Ferreira Junior
Representante Docente: Natalia Lima Quintanilha
Representante Discente: Nathalia Heinz Gomes
Representante Técn. Administrativo: Jairo José Assunção
Representante Sociedade Civil: Renata Pereira AssumpçãoUniSul Itajaí
Faculdade UniSul de Itajaí – 22736
• Presidente: Elaini Karoline Russi
• Representante Docente: Moisés Rodrigues dos Santos
• Representante Discente: Marcia Regina Lima
• Representante Técn. Administrativo: Daiane Basso
• Representante Sociedade Civil: Bruno Alfredo LaureanoFaculdade UniSul de Educação de Itajaí
• Presidente: Elaini Karoline Russi
• Representante Docente: Moises Rodrigues Dos Santos
• Representante Téc. Administrativo: Daiane Basso
• Representante da Sociedade Civil: Bruno Alfredo LaureanoInstituto de Educação Superior UniSul de Itajaí – 23201
• Presidente: Elaini Karoline Russi
• Representante Docente: Moisés Rodrigues dos Santos
• Representante Discente: Sofia de Sousa Rocha
• Representante Téc. Administrativo: Daiane Basso
• Representante da Sociedade Civil: Bruno Alfredo LaureanoSistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES)
Instrumento de avaliação superior do MEC/Inep desde 2004, o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes) é formado por três componentes principais: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes.
Para a consecução de seus objetivos, o Sinaes utiliza vários procedimentos, que compreendem os processos de autoavaliação ou avaliação interna, bem como a avaliação externa, o Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade), a avaliação in-loco dos cursos de graduação e os instrumentos de informação (Censo da Educação Superior e Cadastro Nacional de Docentes).
Na avaliação das instituições, o Sinaes considera as seguintes dimensões:
1. A missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) – identifica o projeto e/ou missão institucional, em termos de finalidade, compromissos, vocação e inserção regional e/ou nacional, Projeto Pedagógico Institucional (PPI); Projeto Pedagógico do Curso (PPC).
2. A política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas formas de operacionalização, especialmente no que diz respeito à (ao):
- concepção do currículo e organização didático- pedagógica;
- coerência das práticas de investigação com a missão institucional;
- impacto das atividades de extensão na comunidade e na formação dos estudantes.
Incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades, as políticas de formação acadêmico-científica, profissional e cidadã; de construção e disseminação do conhecimento; de articulação interna, que favorece a iniciação científica e profissional de estudantes, os grupos de pesquisa e o desenvolvimento de projetos de extensão.
3. Os projetos de responsabilidade social da instituição voltados prioritariamente para ações que promovam:
- a inclusão social;
- o desenvolvimento econômico e social por meio da interação com a sociedade;
- a formação de cidadãos responsáveis pela defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural.
Contempla o compromisso social da instituição como portadora da educação como bem público e expressão da sociedade democrática e pluricultural, de respeito pela diferença e de solidariedade, independentemente da configuração jurídica da IES.
4. A comunicação com a sociedade – identifica as formas de aproximação efetiva entre IES e sociedade, de tal sorte que a comunidade participe ativamente da vida da acadêmica, bem como a IES se comprometa efetivamente com a melhoria das condições de vida da comunidade, ao repartir com ela o saber que produz e as informações que detém.
5. As políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e do corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho – explicita as políticas e os programas de formação, aperfeiçoamento e capacitação do pessoal docente e técnico-administrativo, associando-os com planos de carreira condizentes com a magnitude das tarefas a serem desenvolvidas e com condições objetivas de trabalho.
6. Organização e gestão da instituição, especialmente o funcionamento e a representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia na relação com a mantenedora, e a participação dos segmentos da comunidade acadêmica nos processos decisórios – avalia os meios de gestão para cumprir os objetivos e projetos institucionais, a qualidade da gestão democrática, em especial nos órgãos colegiados, as relações de poder entre estruturas acadêmicas e administrativas e a participação nas políticas de desenvolvimento e expansão institucional.
7. Infraestrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação, acesso de docentes e estudantes às informações – analisa a infraestrutura da instituição, relacionando-a com as atividades acadêmicas de formação, de produção e disseminação de conhecimentos e com as finalidades próprias da IES.
8. Planejamento e avaliação, especialmente dos processos, resultados e eficácia da autoavaliação institucional – considera o planejamento e a avaliação como instrumentos integrados, elementos de um mesmo continuum, partícipes do processo de gestão da educação superior. Essa dimensão está na confluência da avaliação como processo centrado no presente e no futuro institucional, a partir do balanço de fragilidades, potencialidades e vocação institucionais.
9. Políticas de atendimento aos estudantes, acompanhamento de egresso – análise das formas por meio das quais os estudantes estão sendo integrados à vida acadêmica, e os programas através do quais a IES busca atender aos princípios inerentes à qualidade de vida estudantil e o acompanhamento de egressos e de ações de oportunidades de formação continuada.
10. Sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior – avalia a capacidade de gestão e administração do orçamento e as políticas e estratégias de gestão acadêmica, com vistas à eficácia na utilização e na obtenção dos recursos financeiros necessários ao cumprimento das metas e das prioridades estabelecidas.
Legislação da Avaliação Institucional
- Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004 – institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências.
- Portaria nº 2.051, de 9 de julho de 2004 – regulamenta os procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído na Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC.
- Portaria Normativa nº 40, de 12 de dezembro de 2007, republicada em 29 de dezembro de 2010: Institui o e-MEC, sistema eletrônico de fluxo de trabalho e gerenciamento de informações relativas aos processos de regulação, avaliação e supervisão da educação superior no sistema federal de educação, e o Cadastro e-MEC de Instituições e Cursos Superiores e consolida disposições sobre indicadores de qualidade, banco de avaliadores (Basis) e o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e outras disposições. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, nº 249, Brasília, DF, 29 dez. 2010, seção 1, p. 39 a 43.
INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA – INEP.
Relatório de Autoavaliação
Anos Base: 2021, 2022 e 2023
• Escola Superior do Sul de Santa Catarina
• Faculdade UNISUL de Educação de Itajaí
• Faculdade UNISUL de Itajaí
• Faculdade UNISUL de Florianópolis
• Instituto de Educação Superior UNISUL de Itajaí
• Instituto do Sul de Santa Catarina
• Universidade do Sul de Santa CatarinaAno Base 2022
• Relatório de Autoavaliação 2022 Faculdade UNISUL de Balneário Camboriú
• Relatório de Autoavaliação 2022 UNISUL – Universidade do Sul de Santa Catarina
• Relatório de Autoavaliação 2022 Faculdade UniSul de Florianópolis
• Faculdade UniSul de Itajaí
• Instituto de Educação Superior UniSul de ItajaíAno Base 2021
• Relatório de Autoavaliação 2021 Faculdade UNISUL de Balneário Camboriú – 3437 494
• Relatório de Autoavaliação 2021 Faculdade UNISUL de Florianópolis – 3758
• Relatório de Autoavaliação 2021 Universidade do Sul de Santa Catarina – 494
• Relatório de Autoavaliação 2021 Faculdade UNISUL de Itajaí – 22736
• Relatório de Autoavaliação 2021 Instituto de Educ Sup UNISUL de Itajaí – 23201Resultados da Avaliação Institucional
Resultados 2023-2
• CPA – 2023-2 Resultado Unisul – Escola Superior do Sul de Santa Catarina
• CPA – 2023-2 Resultado Unisul – Faculdade Unisul de Florianópolis
• CPA – 2023-2 Resultado Unisul – Faculdade Unisul de Itajaí
• CPA – 2023-2 Resultado Unisul – Instituto de Educação Superior Unisul de Itajaí
• CPA – 2023-2 Resultado Unisul – Instituto do Sul de Santa Catarina
• CPA – 2023-2 Resultado Unisul – Univ.Tubarão
• CPA – 2023-2 Resultado Unisul- Univ. Araranguá
• CPA – 2023-2 Resultado Unisul
• CPA – 2023-2 Resultado Unisul- Univ. Braço do Norte
• CPA – 2023-2 Resultado Unisul – Florianópolis Centro
• CPA – 2023-2 Resultado Unisul – Univ. Florianópolis Continente
• CPA – 2023-2 Resultado Unisul – Florianópolis Ilha
• CPA – 2023-2 Resultado Unisul – Univ. Içara
• CPA – 2023-2 Resultado Unisul – Live
• CPA – 2023-2 Resultado Unisul – Univ. Pedra Branca
• CPA – 2023-2 Resultado Unisul Total
• CPA – 2023-2 Resultado Unisul – EAD
Resultados 2023-1
• CPA – 2023-1 Resultado Unisul – Escola Superior do Sul de Santa Catarina
• CPA – 2023-1 Resultado Unisul – Faculdade Unisul de Florianópolis
• CPA – 2023-1 Resultado Unisul – Faculdade Unisul de Itajaí
• CPA – 2023-1 Resultado Unisul – Instituto de Educação Superior Unisul de Itajaí
• CPA – 2023-1 Resultado Unisul – Instituto do Sul de Santa Catarina
• CPA – 2023-1 Resultado Unisul – Univ.Tubarão
• CPA – 2023-1 Resultado Unisul- Univ. Araranguá
• CPA – 2023-1 Resultado Unisul
• CPA – 2023-1 Resultado Unisul- Univ. Braço do Norte
• CPA – 2023-1 Resultado Unisul – Florianópolis Centro
• CPA – 2023-1 Resultado Unisul – Univ. Florianópolis Continente
• CPA – 2023-1 Resultado Unisul – Florianópolis Ilha
• CPA – 2023-1 Resultado Unisul – Univ. Içara
• CPA – 2023-1 Resultado Unisul – Live
• CPA – 2023-1 Resultado Unisul – Univ. Pedra Branca
• CPA – 2023-1 Resultado Unisul – EAD
Resultados 2022-2
• CPA – 2022-2 Resultado Unisul – Araranguá
• CPA – 2022.2 Resultado Unisul – Braço Norte
• CPA – 2022-2 Resultado Unisul – Balneário Camboriú
• CPA – 2022-2 Resultado Unisul – Florianópolis Centro
• CPA – 2022-2 Resultado Unisul – Florianópolis Continente
• CPA – 2022-2 Resultado Unisul – Florianópolis Ilha
• CPA – 2022-2 Resultado Unisul – Içara
• CPA – 2022-2 Resultado Unisul – Itajaí
• CPA – 2022-2 Resultado Unisul – Pedra Branca
• CPA – 2022-2 Resultado Unisul – Tubarão
• CPA – 2022-2 Resultado UNISUL Universidade do Sul de Santa Catarina
• CPA – 2022-2 Resultado Unisul Faculdade UniSul de Florianópolis
• CPA – 2022-2 Resultado Unisul – EAD
Resultados 2022-1
• CPA – 2022-1 Resultado UNISUL Univ. Araranguá
• CPA – 2022-1 Resultado UNISUL Balneário Camboriú
• CPA – 2022-1 Resultado UNISUL Univ. Braço do Norte
• CPA – 2022-1 Resultado UNISUL Florianópolis Centro
• CPA – 2022-1 Resultado UNISUL Univ. Florianópolis Continente
• CPA – 2022-1 Resultado UNISUL Univ. Içara
• CPA – 2022-1 Resultado UNISUL Itajaí
• CPA – 2022-1 Resultado UNISUL Univ. Pedra Branca
• CPA – 2022-1 Resultado UNISUL Univ. Tubarão
• CPA – 2022-1 Resultado UNISUL TOTAL
Resultados 2021-2
• Resultado AI 2021-2 – Campus Araranguá
• Resultado AI 2021-2 – Campus Balneário Camboriú
• Resultado AI 2021-2 – Campus Braço do Norte
• Resultado AI 2021-2 – UniSul Florianópolis
• Resultado AI 2021-2 – Campus Florianópolis Centro
• Resultado AI 2021-2 – Campus Florianópolis Continente
• Resultado AI 2021-2 – Campus Florianópolis Ilha
• Resultado AI 2021-2 – Campus Içara
• Resultado AI 2021-2 – Campus Itajaí
• Resultado AI 2021-2 – Campus Pedra Branca
• Resultado AI 2021-2 – Campus Tubarão
• Resultado AI 2021-2 – UniSul Digital
Resultados 2021-1
• Resultado AI 2021-1 UniSul Balneário Camboriú
• Resultado AI 2021-1 UniSul Continente
• Resultado AI 2021-1 UniSul Florianópolis
• Resultado AI 2021-1 UniSul Itajaí
• Resultado AI 2021-1 UniSul Univers. Campus Araranguá
• Resultado AI 2021-1 UniSul Univers. Campus Braço do Norte
• Resultado AI 2021-1 UniSul Univers. Campus Florianópolis
• Resultado AI 2021-1 UniSul Univers. Içara
• Resultado AI 2021-1 UniSul Univers. Pedra Branca
• Resultado AI 2021-1 UniSul Univers. Tubarão
Resultados 2020-2
• Resultados UNISUL 2020-2
• Resultados UNISOCIESC Balneário Camboriú 2020-2
• Resultados UNISOCIESC Continente 2020-2
• Resultados UNISOCIESC Florianópolis 2020-2
• Resultados UNISOCIESC Itajaí 2020-2Melhorias a partir dos Resultados da Avaliação Institucional
Semestre 2023-1
• CPA – Melhorias 2023-1- Unisul – Univ. Pedra Branca
• CPA – Melhorias 2023-1- Unisul – Univ. Araranguá
• CPA – Melhorias 2023-1- Unisul – Univ. Florianópolis
• CPA – Melhorias 2023-1- Unisul – Univ. Tubarão
• CPA – Melhorias 2023-1 UniSul – ItajaíSemestre 2022-1
• CPA – Melhorias 2022-1 UniSul Universidade
• CPA – Melhorias 2022-1 UniSul – Faculdade UniSul de Florianópolis
• CPA – Melhorias 2022-1 UniSul – Balneário Camboriú
• CPA – Melhorias 2022-1 UniSul – Itajaí
Semestre 2021-2
• CPA – Melhorias 2021-2 UniSul – Balneário Camboriú
• CPA – Melhorias 2021-2 UniSul – Itajaí
• CPA – Melhorias 2021-2 UniSul – Universidade – Campi Araranguá, Braço do Norte, Içara, Florianópolis Centro, Pedra Branca e Tubarão e UniSul Digital.
Semestre 2021-1
• Fala Unisul 2021-1 – Campi Araranguá, Braço do Norte, Içara, Florianópolis Centro, Pedra Branca e Tubarão e UniSul Digital.
Semestre 2020-2
• Fala Unisul 2020-2 – Campi Araranguá, Braço do Norte, Içara, Florianópolis Centro, Pedra Branca e Tubarão e UniSul Digital.
• Fala Unisul Balneário Camboriú 2020-2
• Fala Unisul Florianópolis 2020-2
• Fala Unisul Itajaí 2020-2
Escolha protagonizar o futuro. Escolha a UniSul
A UniSul está em 1º lugar entre as instituições de ensino superior privadas de Santa Catarina, é a 3ª colocada entre todas as universidades do Estado e ocupa a 4ª posição na região Sul do Brasil. A avaliação é do ranking Times Higher Education World University 2022.
Estamos sempre inovando
Somos a universidade mais inovadora de SC, na pesquisa ‘Campeãs da Inovação’ realizada pela Revista Amanhã.
Saiba maisExcelência no Ensino
Ocupamos o 1º lugar no ranking Times Higher Education entre as universidades privadas de Santa Catarina.
Saiba maisPesquisa e Extensão
Aqui você coloca o conhecimento em prática, participando de projetos e pesquisas.
Saiba maisLaboratórios de última geração
Aqui você encontra espaços atualizados e equipamentos de ponta para aprender com ainda mais qualidade.
Saiba maisUnidades Curriculares Duais
Vivencie experiências reais no mundo do trabalho com empresas que são destaques nacionais e internacionais.
Saiba mais1º lugar no ranking Times Higher Education entre as universidades privadas de Santa Catarina.
- +270mil
pessoas impactadas pelas ações junto às comunidades em 2022
- +70cursos
de graduação
- +70cursos
de pós-graduação
- 5programas
com cursos de mestrado e doutorado