Jeans inspira coleção criada por estudantes de Moda da UniSul no Santa Catarina Fashion Week

2 / Outubro / 2024

Criações valorizaram a história do tecido, propondo novas formas de explorá-lo e refletindo sobre o impacto ambiental e a necessidade de um consumo mais responsável

Estudantes de Moda da UniSul, integrante do ecossistema Ânima, celebraram a história, a reinvenção e a sustentabilidade na coleção apresentada na 2ª Edição do Santa Catarina Fashion Week. O jeans foi protagonista das criações. Inspirada na trajetória desse ícone atemporal, a coleção Renovação propôs uma releitura ousada e contemporânea do tecido, que, ao longo das décadas, passou de símbolo de resistência a manifesto de estilo e durabilidade. O jeans, com suas marcas de uso e transformação, foi desconstruído e reconstruído em peças que dialogam com a moda atual e com a urgência de práticas mais conscientes. O desfile aconteceu no Top Market, em Florianópolis, no dia 25 de setembro.

Foi um manifesto silencioso por um consumo consciente em respeito ao planeta, um convite constante para a criatividade“, destacou a professora Mary Clasen, orientadora do projeto. A ideia central era resgatar o valor histórico do tecido, ao mesmo tempo, em que se buscava novas formas de explorá-lo, refletindo sobre o impacto ambiental e a necessidade de um consumo mais responsável. A partir dessas diretrizes, os alunos da UniSul criaram peças que desafiam a tradição e propõem novas maneiras de usar e pensar o jeans.

A professora Tatiana Peixoto, que também orientou a coleção, ressaltou a importância da escolha do jeans que já percorreu uma jornada de resistência e reinvenção, propondo cada peça como resultado de um processo profundo de pesquisa e experimentação, em que a coleção trouxe elementos de desconstrução, como cortes assimétricos, desbotamentos e o reaproveitamento de materiais, criando uma estética que une o passado e o futuro da moda.

Estudantes do curso mergulharam no processo de recriação, dando nova vida ao jeans e explorando diferentes técnicas de costura e acabamento. Para as orientadoras, a coleção transcendeu o conceito de vestuário, transformando o jeans em uma plataforma de expressão artística e crítica. Segundo elas, cada estudante conseguiu trazer suas perspectivas pessoais e traduzir isso em criações que carregam tanto história quanto inovação.

A coordenadora do curso de Moda, professora Mara Salla, juntamente com as professoras Adriana Canto e Josileni Della Gustina, destacaram a relevância de colocar os alunos em eventos como o SCFW, onde podem apresentar suas criações ao público e aos profissionais da área. “Esses momentos são fundamentais para o amadurecimento dos nossos estudantes, pois eles vivenciam na prática o que significa desenvolver uma coleção e colocá-la em uma passarela de grande visibilidade“, comentou Mara, reforçando o impacto que a participação no evento tem na formação dos jovens designers.

A Unisul ainda contou com a participação da multiartista Nani Eskelsen que aborda questões de sustentabilidade e cuidados com o planeta há mais de 40 anos. Também participaram do evento professores e estudantes de Moda de Florianópolis e Tubarão, Publicidade e Propaganda, Cinema e Jornalismo.