Organizada pela UniSul e Conselho Regional, XX Olimpíada Catarinense de Química abre inscrições

5 / Junho / 2024

Podem participar estudantes de Santa Catarina matriculados no 9° ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio e na 4ª série do Ensino Técnico

Estão abertas as inscrições para a XX Olimpíada Catarinense de Química (OCQ 2024). A competição é aberta a estudantes de escolas públicas e particulares de Santa Catarina matriculados no 9° ano do Ensino Fundamental, no Ensino Médio e na 4ª série do Ensino Técnico.

O aluno de escola pública que tiver o melhor resultado receberá uma bolsa integral para um curso de graduação da UniSul, integrante do ecossistema Ânima — com exceção de Medicina. O segundo mais bem colocado das escolas públicas e a estudante mulher destaque na Modalidade EM3 (3ª série do Ensino Médio e Ensino Médio Técnico) receberão uma bolsa de 50% (exceto para o curso de Medicina).

Segundo a professora da UniSul e coordenadora estadual do Programa Nacional Olimpíadas de Química, Francielen Kuball Silva, o objetivo das olimpíadas é despertar nos estudantes o interesse pela área da Química. “A OCQ é uma oportunidade para os estudantes testarem seus conhecimentos, desenvolverem suas habilidades e competirem com outros alunos de todo o Estado. A olimpíada também pode ser um incentivo para outros eventos científicos, como a Olimpíada Brasileira de Química (OBQ)“, explica a professora.

As provas serão aplicadas on-line, das 8h do dia 30 de agosto até as 22h do dia 31 de agosto de 2024. Em casos excepcionais, a escola poderá solicitar no próprio sistema de inscrição, com antecedência de até 15 dias, o arquivo das provas em PDF para ser impressa por conta da instituição de ensino. Nesse caso, a escola também se responsabilizará pelo envio das folhas de respostas digitalizadas.

A Olimpíada Catarinense de Química é um evento que integra o Programa Nacional Olimpíadas de Química. É realizada pela UniSul, por meio dos cursos de Engenharia Química, Química – Licenciatura e Bacharelado. O evento ocorre em parceria com o Conselho Regional de Química (CRQ-XIII), através do Projeto de Apoio ao Ensino da Química do Programa de Educação Continuada.

XX Olimpíada Catarinense de Química

Inscrições gratuitas até 15 de agosto:

● Representantes de escola inscreverão os alunos em: https://app.obquimica.org

● Estudante pode se inscrever em: http://sc.inscricoes.obquimica.org