Encerrando um Ciclo Virtuoso  – XI Simpósio Nacional e II Simpósio  Internacional sobre Formação de Professores Educação em Contextos Locais e Globais: Proposições e Desafios para a Próxima Década

3 / Maio / 2024

PPGE/UNISUL

19/04/2024

Ao nos depararmos com os últimos minutos do XI Simpósio Nacional e II Simpósio Internacional sobre Formação de Professores (SIMFOP) foi possível perceber a potência e a beleza de se tornar possível, pelo trabalho de muitas mãos, a realização de momentos tão especiais em que proposições e desafios na formação de professores se tornaram um lugar comum e convergente, no propósito pela constante luta pela qualidade da educação. Organizado por 3 Universidades, a Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul (Brasil), a Universidade Federal de Santa Catarina UFSC (Brasil) e a Universidade de Aveiro – UA (Portugal), momentos memoráveis foram planejados cuidadosamente para serem compartilhados entre pesquisadores, professores, estudantes de licenciaturas e stricto sensu.

Foram 4 dias intensos de debates, nos quais mais de 1.094 participações, 45 palestrantes em 17 palestras e 10 mesas-redondas. Duas conferências com convidados internacionais, 15 GTs com 184 comunicações apresentadas por cerca de 400 pesquisadores, que se encontraram por mais de 80 horas para ouvir, refletir e discutir sobre a “Educação em contextos locais e globais”, além de pensar e apresentar proposições para a próxima década sem negar que desafios serão enfrentados.

A professora Dra. Chirley Domingues (PPGE-PPGCL/UNISUL) ao se pronunciar sobre o encerramento dos trabalhos do SIMFOP, ressaltou que “Sem dúvida, realizamos um evento grande e que se mostrou como tal desde a sua concepção. Já nos primeiros movimentos, mobilizou professores e alunos dos dois programas de pós-graduação da Unisul aqui representados   PPGE e PPGCL – UNISUL. Foram várias reuniões.  Dezenas de e-mails enviados. Centenas de mensagens trocadas por whatsap, dia e noite, durante cerca de seis meses. Foram muitos momentos bons e muitos desafios como diz João Anzanello Carrascoza, “quem começa uma empreitada com receio se fecha para o destino”.

O evento tornou possível fortalecer laços e concretizar conexões que se fizeram entre mais de 25 universidades no Brasil e no Mundo. Estiveram presentes no evento pesquisadores do norte ao sul do Brasil, da Europa e da África.

Arrematamos este momento, com a voz dos nossos alunos, que nos brindaram com suas reflexões sobre a semana em que participaram ativamente do SIMFOP e, a partir dos quais, entende-se que no coletivo nos fortalecemos como pesquisadores da Educação.

“O SIMFOP representa uma oportunidade na socialização para além das pesquisas acadêmicas, também, em debater e discutir temas importantes que permeiam a Educação dentro de suas múltiplas facetas, desafios e possibilidades: políticas públicas, cultura, aprendizagem, relações, formação docente e entre outros. Ampliar os espaços que ocupamos como educadores, principalmente, dentro de uma visão global da Educação, compreende no entendimento dos caminhos que estamos seguindo. As possibilidades do SIMFOP em proporcionar a discussão de temas relevantes e atuais, do contexto educacional, são fundamentais para o processo educativo do educando e do docente. O Simpósio se torna um espaço heterogêneo quando pensamentos e ideias são compartilhados de forma democráticas e consequentemente relevantes para a sociedade”  (Marcel, mestrando PPGE/UNISUL)

“Para mim, que pude participar desta edição como ouvinte, monitor e pesquisador (com comunicação científica), o SIMFOP, em todas os seus níveis, representa um evento inesquecível. Cada detalhe foi pensado e executado para bem receber os acadêmicos e pesquisadores de todo o Brasil, e também de outras nações. Se existisse a possibilidade de descrever essa edição do SIMFOP com uma só palavra, acredito que seria OPORTUNIDADE. Oportunidade de ouvir e aprender muito com os professores e pesquisadores da área da educação e linguagem do mais alto gabarito. Oportunidade de experimentar novas posições na universidade. Oportunidade de compartilhar conhecimento com os colegas pesquisadores e, em contrapartida, ficar antenado sobre o que está rolando por aí, as tendências de pesquisa na área da educação e linguagem” (João Victor, mestrando PPGCL/UNISUL).

A professora  Dra. Maria Sirlene Pereira Schlickmann (PPGE/UNISUL) deixa aqui sua última palavra sobre esta bela semana de 16 a 19 de abril de 2024 “Esse foi nosso maior Simfop. Chegamos ao final do Simfop 2024 com a certeza de ter feito o nosso melhor. Foram dias intensos de um debate acadêmico fervoroso acerca dos mais variados temas, em 4 eixos e 15 GTs, envolvendo pesquisadores de renomadas Universidades nacionais e internacionais, professores dos nossos Cursos de de Pós-graduação Stricto Sensu, professores e estudantes dos Cursos de Licenciaturas, Programas de formação de professores e professores da Educação Básica. Não temos dúvida de que o sucesso e brilho do evento é resultado do trabalho árduo de toda comissão organizadora e a participação ativa e comprometida de todos que integraram a programação do evento, eixos e GTs e que fizeram o Simfop acontecer. Encerramos com o coração quentinho e o coração encharcado de agradecimentos por todo trabalho e o debate/reflexões realizadas. Gratidão!

Nos vemos em 2026 !!