Compromisso com  a Educação na UNISUL – XI Simpósio Nacional e II Simpósio  Internacional sobre Formação de Professores Educação em Contextos Locais e Globais: Proposições e Desafios para a Próxima Década

3 / Maio / 2024

PPGE/UNISUL

19/04/2024

No último dia do XI Simpósio Nacional e II Simpósio Internacional sobre Formação de Professores (SIMFOP) foi tecida a malha final de muitos momentos de trocas, reflexões e discussões.

O período vespertino foi reservado para comunicações em distintos Grupos de Trabalho, a noite contou com duas mesas-redondas e a palestra de encerramento.

Na parte da tarde, ocorreu a mesa-redonda: “Mesa-redonda: educação, cognição e comunicação (online)” o professor Fábio José Rauen (PPGCL/UNISUL) mediou a mesa-redonda na qual participaram o professor Sebastião Lourenço dos Santos (UEPG) e a professora Stéphane Dias (IFFar).

À noite, ocorreu a mesa-redonda “O resto… os espaços em branco entre as palavras: lugar de trabalho de processos discursivos” e “textos automáticos… os textos sem resto! Para qual futuro educamos?”, mediada pela professora Nádia Neckel. Na oportunidade, as professoras Mariza Vieira (UnB) e Solange Gallo (PPGCL/UNISUL) discutiram temas relevantes sobre a materialidade digital na pós-modernidade.

O encerramento do evento trouxe a conferência “Esta casa ainda é a minha casa? Educar entre o desafio e o medo”, proferida pelo professor Paulo Jaime Lampreia Costa, do Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora mediado do professor Gilvan Luiz Machado Costa (PPGE/UNISUL).

A professora Dra. Luciane Pandini Simiano, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação da UNISUL, ressalta a importância do SIMFOP, destacando o papel do evento, especificamente do PPGE, na formação continuada dos professores e no fortalecimento da relação entre a educação básica e a universidade. Em suas palavras a organização e promoção de movimentos como esse “contribuem para uma inserção científica e social de grande relevância para o desenvolvimento da educação”. A realização do evento segundo a professora Luciane, ao promover uma maior aproximação com a sociedade, sublinha o compromisso da UNISUL em se consolidar como uma universidade democrática e de excelência.

Para o professor Fábio José Rauen, coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem, coorganizador do evento, o SIMFOP foi uma oportunidade ímpar para refletir sobre questões emergentes sensíveis para as ciências da educação e da linguagem. “Sem dúvida alguma e como o tema do evento de fato antecipou, foram trabalhadas proposições e considerados desafios locais e globais para a Educação da próxima década”, comemora.

Para conhecer mais sobre o evento, clique em: https://www.even3.com.br/simfop2024/.