O GT 08 –   Educação Ambiental em espaços formais e não-formais XI Simpósio Nacional e II Simpósio  Internacional sobre Formação de Professores Educação em Contextos Locais e Globais: Proposições e Desafios para a Próxima Década

30 / Abril / 2024

Dr. Rodrigo de Freitas (PPGE/UNISUL)

18/04/2024

O GT 08 foi coordenado pelo prof. Dr. Rodrigo de Freitas (pesquisador líder do NUPEC-Bio) e pela Dra. Cláudia Regina dos Santos, que está realizando um estágio pós-doutoral junto ao PPGE/UniSul. No dia 16 de abril ocorreu a palestra intitulada “A Educomunicação Socioambiental no contexto da Alfabetização Oceânica” proferida pelo prof. Dr. Rafael Gué Martini, professor da área de Educação e Comunicação na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), onde coordena o Laboratório de Educação Linguagem e Arte (LELA/UDESC). A palestra foi realizada no formato remoto contou com a presença de representantes de diversas redes de atuação no campo da educação ambiental oceânica, chegando a contar com 32 participantes. Na palestra, o professor trouxe Paulo Freire, Mario Kaplun e Ana Hirsz como as principais referências do seu trabalho, trazendo a educomunicação como a política oficial de comunicação adotada pela educação ambiental do governo federal. A educomunicação foi tratada como uma releitura da pedagogia da autonomia, de onde surge uma pedagogia na ação, centrada em como cada sujeito vai editar seu mundo e como ele descobre a forma como os demais tentam editar o seu mundo. Em sua fala, Rafael destacou o conceito de alfabetização, literacia ou cultura oceânica: Como praticar a comunicação a partir das características específicas das populações costeiras, que serve para promover a nossa influência sobre o oceano e do oceano sobre nós. O professor, de forma descontraída, compartilhou sua experiência com o “Projeto Meros do Brasil” e o “Projeto Babitonga Ativa”.

No dia 18 de abril, também em formato online, foi a vez dos trabalhos orais inscritos no GT serem apresentados. Foram realizadas as seguintes apresentações: “Práticas de educação patrimonial no contexto escolar para a superação da colonialidade”, por Danielle Eing (mestranda PPGE/UniSul); “Lutas na educação física escolar e formação de professores: uma abordagem pedagógica por meio das dimensões do conteúdo”, por Maycoln dos Santos Andrade (mestrando PPGE/UniSul); “A importância da educação ambiental na promoção de um turismo sustentável”, por Francine Lunardi Calegari (mestranda UNESC) e; “Práticas dialógicas de educação e identidade territorial em comunidades tradicionais costeiras”, por Claudia Regina dos Santos (pós-doutorado PPGE/UniSul). Os debates avançaram no papel das universidades em promover a formação de professores e a valorização do patrimônio histórico-cultural e natural nas comunidades.