Pesquisas desenvolvidas na Unisul são apresentadas em Congresso Latino-Americano
21 / Novembro / 2022
A Unisul, em parceria com o Conselho Regional de Química (CRQ-XIII), foram representados pela professora da Unisul, Francielen Kuball Silva, no 35º Congresso Latino-Americano de Química (CLAQ 2022) e 61º Congresso Brasileiro de Química (CBQ), realizado na cidade do Rio de Janeiro, de 14 a 18 de novembro. A professora apresentou, na sessão de painéis Química de Materiais, o projeto “Estudo comparativo da incorporação de lodo de anodização de alumínio e nanopartículas de óxido de alumínio aplicados no concreto”, desenvolvido em parceria com o estudante João Felipe Mendes Goulart, estudante de Engenharia Civil, da Unisul.
O trabalho teve como objetivo investigar o efeito da incorporação de nanopartícula de óxido de alumínio (NP-Al) e lodo de anodização de alumínio (LAA) no concreto para analisar seus efeitos no comportamento da compressão e de abatimento do concreto.
Na sessão de painéis Ensino de Química, a professora apresentou o projeto intitulado “A Olimpíada de química em Santa Catarina: histórico e resultados de sua XVII edição”, o qual realizou uma análise bibliográfica dos resultados da XVII Olimpíada Catarinense de Química (OCQ), utilizando como instrumento de coleta os exames da Modalidade A e B da edição realizada no ano de 2021, assim como a análise comparativa com os indicadores da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina
O Congresso Latino-Americano de Química e o Congresso Brasileiro de Química foi organizado pela Associação Brasileira de Química (ABQ) e tem como principal objetivo estabelecer interação entre instituições de ensino, setor industrial, profissionais e estudantes da área de Química.
A participação da docente no evento científico foi incentivada pela Unisul e custeado pelo CRQ-XIII, para a professora Francielen Kuball Silva, além da formação pessoal, a participação no evento proporciona diversos benefícios para o processo pedagógico. Acredito ser de fundamental a participação em eventos tão significativo como o Congresso Latino-Americano e Brasileiro de Química, pois temos a oportunidade de ter contato com pesquisadores do Brasil e da América Latina que demonstram suas pesquisas de alto impacto científico e de inovação tecnológica. Além disso, compartilhamos práticas pedagógicas com diversos grupos de pesquisa no ensino de Química, que abordam metodologias inovadoras para a sala de aula, o que dá ao aluno maior significado aos conteúdos vistos, relacionando teoria e prática”, afirma a professora Francielen.