Serviços da Biblioteca Universitária Serviços da Biblioteca Universitária
 

Serviços da Biblioteca Universitária

Confira abaixo todos os serviços que oferecemos para tornar sua jornada universitária ainda mais rica!

  • Aquisição de acervo

    A composição e o desenvolvimento do acervo da biblioteca Universitária da Unisul visam atender às necessidades informacionais, culturais, educativas e de conteúdo da comunidade acadêmica.

    Assim, as aquisições ocorrem alinhada com a Política de desenvolvimento de acervo e do Projeto Pedagógico dos cursos.

    Confira as novas aquisições da BU
    Você pode consultar quais são as aquisições de acervo da Biblioteca Universitária através do sistema de busca do Pergamum. É possível visualizar a lista de novos materiais por assunto, autor e título, além de especificar a biblioteca e o tipo de material, em ordem alfabética.

    Contato
    Para mais informações sobre aquisição, entre em contato com o setor responsável em seu campus.

    Campus Tubarão
    Telefone: (48) 3621 3030
    E-mail: [email protected]

    Campus Pedra Branca
    Telefone: (48) 3279 1023
    E-mail: [email protected]

    Campus Florianópolis – Ilha
    Telefone: (48) 3279 1905
    E-mail: [email protected]

    ​Campus Florianópolis Continente​
    Telefone: (48) 3771 0826​
    E-mail: [email protected]

    ​Campus Itajaí​
    Telefone: (47) 3046 7849​
    E-mail: [email protected]

    ​Campus Balneário Camboriú​
    Telefone: (47) 3263 6516​
    E-mail: [email protected]

  • Cadastro de Áreas de Interesse

    Com este serviço você pode cadastrar suas áreas de interesse para receber informações dos materiais incorporados ao acervo da Biblioteca Universitária da Unisul.

    Como cadastrar áreas de interesse

    Para cadastrar áreas de interesse, acesse o Meu Pergamum do seu Campus:

    Unisul Tubarão, Araranguá, Braço do Norte, Içara, Pedra Branca, Florianópolis – Ilha
    Pesquisa online e Acesso Meu Pergamum – clique aqui

    Unisul Itajaí
    Pesquisa Online e Acesso Meu Pergamum – clique aqui

    Siga os passos:

    • Digite login e senha Institucional;
    • Clique em Acessar e em seguida Áreas de interesse;
    • Selecione as áreas que você deseja cadastrar;
    • Clique em Incluir Áreas.
    • Para verificar quais áreas já estão cadastradas, clique novamente em Áreas de Interesse.

    Como excluir áreas de interesse

    Para excluir áreas de interesse, acesse o Meu Pergamum do seu Campus:

    Unisul Tubarão, Araranguá, Braço do Norte, Içara, Pedra Branca, Florianópolis – Ilha
    Pesquisa online e Acesso Meu Pergamum – clique aqui

    Unisul Itajaí
    Pesquisa Online e Acesso Meu Pergamum – clique aqui

    Siga os passos:

    • Digite login e senha Institucional;
    • Clique em Acessar e em seguida Áreas de interesse;
    • Selecione as áreas de interesse que você deseja excluir;
    • Clique em Apagar Áreas.
  • Capacitação

    A Biblioteca Universitária da Unisul promove diversas capacitações para atender as necessidades informacionais de seus usuários. Essas capacitações tem por objetivo permitir maior autonomia aos estudantes na elaboração e normatização de seus trabalhos acadêmicos.

    Confira as capacitações disponibilizadas pela Biblioteca Universitária da Unisul:

    • Apresentação dos serviços da BU: capacitação a usuários com vínculo institucional em todos os níveis de ensino para utilização do Sistema Pergamum com relação aos procedimentos utilizados, como consulta, localização da obra no acervo, empréstimo, renovação, reserva e outros. Esse serviço é oferecido para turmas mediante agendamento prévio.
    • Fontes de Informação: capacitação para uso das fontes de informação em diferentes suportes físicos (ênfase em base de dados e materiais online). Esse serviço é oferecido para turmas e individualmente, mediante agendamento prévio. Saiba mais sobre as Bases de Dados disponíveis para acesso na Biblioteca Universitária da Unisul;
    • Apresentação gráfica de trabalhos acadêmicos: capacitação para elaboração dos trabalhos acadêmicos com base na publicação Trabalhos Acadêmicos na Unisul – normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e Vancouver. Esse serviço é oferecido para turmas e individualmente, mediante agendamento prévio. Saiba mais sobre as normas ABNT e Vancouver em Trabalhos Acadêmicos na Unisul.
    • Word para Trabalhos Acadêmicos: capacitação para o uso dos recursos do editor word para formatar/editar os trabalhos acadêmicos de acordo com as orientações Livro Trabalhos acadêmicos Ânima Educação: Apresentação Gráfica. Esse serviço é oferecido para turmas e individualmente, mediante agendamento prévio.
    • Gerenciadores de Referências: apresentar as funcionalidade dos gerenciadores de referência (Zotero e Mendeley) que facilitam a elaboração de citações e referências em diferentes estilos/normas. Esse serviço é oferecido para turmas e individualmente, mediante agendamento prévio.

    Para mais informações sobre agendamento, entre em contato com a Biblioteca do seu Campus. Acesse aqui a página com os contatos.

  • Doação de Materiais

    A Biblioteca Universitária está recebendo doações de materiais bibliográficos. Veja abaixo como fazer sua doação:

    1) O doador deverá preencher a Lista de Materiais para Doação.

    2) Enviar para:

    A Biblioteca avaliará os materiais listados, fundada em uma análise técnica e levando em consideração a Política de Desenvolvimento de Coleções das bibliotecas da Unisul. O prazo para a avaliação da lista é de até 30 dias.

    Antecipadamente informamos que alguns materiais não são passíveis de recebimento, sendo eles:

    • Materiais bibliográficos fotocópias;
    • Apostilas, catálogos ou obras de finalidade comercial;
    • Materiais riscados, infectados e/ou danificados;
    • Materiais em formatos obsoletos, tais como fitas de vídeo, disquetes, etc.
  • Ficha catalográfica

    elaboração da ficha catalográfica é o serviço de catalogação na fonte exigido pela Unisul para as dissertações e teses de seus cursos de Mestrado e Doutorado.

    A ficha é elaborada por um profissional bibliotecário, conforme o Código de Catalogação Anglo-Americano vigente, e deve ser solicitada pelo estudante. Quando pronta, será enviada para o e-mail do solicitante no prazo de até cinco dias úteis, a contar da data de solicitação.

    Para solicitar a elaboração de ficha catalográfica para tese ou dissertação, é preciso encaminhar à Biblioteca Universitária via e-mail cópia da folha de rosto, do resumo e do sumário do trabalho, nos formatos Word ou PDF sem restrição de acesso, juntamente com os seguintes dados:

    • Nome do autor
    • E-mail do autor
    • Telefone do autor
    • Ano de nascimento do autor
    • Número total de folhas do trabalho
    • Ilustrações no trabalho
    • Possui ilustração? (ex. de ilustrações: foto, desenho, gravura, imagem, mapa, quadro, esquema, fluxograma, gráfico, organograma, planta, retrato, etc. – exceto tabelas) ( ) Sim ( ) Não
    • Se sim, são coloridas? ( ) Sim ( ) Não
    • Outras informações (se necessário)

    Solicite sua ficha catalográfica

    E-mail: [email protected]

    Telefone: (48) 3279 1080

  • Reserva de Sala de Estudo

    Por meio do serviço de reserva de salas de estudo em grupo os estudantes, professores e colaboradores (ativos e aposentados) têm à sua disposição salas da Biblioteca Universitária para o desenvolvimento de trabalhos relacionados às atividades acadêmicas.

    As salas de estudo podem ser utilizadas por alunos, professores e colaboradores dos campi Pedra Branca e Florianópolis (Trajano). Ficam disponíveis no mesmo horário de atendimento da Biblioteca de cada Campus, e por meio de reservas prévias de até 4 horas subsequentes por grupo. Não havendo mais reservas, na data de uso da sala, o período pode ser prorrogado.

    Como solicitar a reserva

    1. A reserva pode ser solicitada presencialmente no balcão de atendimento da Biblioteca ou por telefone.
    2. Informe a data e horário de utilização da sala de estudo.
    3. O empréstimo da chave será concedido a um membro do grupo, em sua matrícula, sendo este o responsável pela sala enquanto a mesma estiver emprestada em seu nome.
    4. Para solicitar a reserva, o grupo deve ter no mínimo dois integrantes, sendo o máximo de acordo com a capacidade de cada sala.

    Observações:

    • Caso a sala reservada não seja utilizada pelo requisitante, após 30 minutos a mesma ficará à disposição dos demais usuários, obedecendo-se a ordem de agendamento.
    • A não devolução da chave e/ou danos materiais na sala implicarão no afastamento do usuário na biblioteca e poderão resultar em aplicação de outras penalidades a serem indicadas pela coordenação da biblioteca.
    • As salas para estudo em grupo não devem ser utilizadas para guarda de materiais. O usuário que precisar ficar ausente por mais de 15min deverá fazer a devolução da chave no balcão de atendimento e caso tenha intenção de voltar a utilizar a mesma, deverá fazer uma reserva para o próximo horário/período.

    Endereços e contatos para reservas

    Para reservar uma sala de estudo em grupo entre em contato com a Biblioteca do seu Campus. Acesse aqui a página com os contatos.