Cooperações Internacionais | Universidade do Sul de SC - Cursos Presenciais e EaD

Cooperações Internacionais

Conheça algumas das instituições internacionais parceiras da Unisul Virtual.

DePaul University

Logo da DePaul University

A DePaul University é uma universidade americana com mais de cem anos de experiência em ensino, pesquisa e extensão. Esta parceria tem por objetivo o compartilhamento de conhecimento na educação a distância buscando o aperfeiçoamento da Tecnologia Institucional, Design Institucional e do Projeto Incubador de Aprendizagem Online.

Mais informações na página da DePaul University.


Guide Association

Logo da Guide Association

A Associação Guide (Global Universities in Distance Education), da qual participam mais de 90 universidades, nasce da necessidade comum das Universidades a Distância (Open Universities) de promover e valorizar o intercâmbio acadêmico, subvencionar a investigação e impulsionar a cooperação, respeitando as peculiaridades culturais de cada associado. A UnisulVirtual faz parte da Associação Guide como sua representante regional no Brasil.

Fundada no ano de 2006 por iniciativa da Università degli Studi Guglielmo Marconi, a Associação tem como finalidade realizar um modelo de cooperação global, oferecendo suporte e assistência aos associados na construção das redes de ODL (Open Distance Learning) com a intenção de trabalhar para a internacionalização do conhecimento. Neste âmbito, a aplicação de tecnologias e metodologias inovadoras favorece o intercâmbio de ideias e de projetos num contexto dinâmico e flexível, respeitando as exigências culturais de cada país no que diz respeito ao e-learning.

Mais informações na página da Guide Association.


Open Education Consortium (OEC)

Logo Open Education Consortium

O Open Education Consortium vislumbra um mundo em que o desejo de aprender seja realizado por meio de oportunidades para que o aprendizado ocorra em qualquer lugar, facilitando às pessoas o acesso economico à uma educação culturalmente adequada, para que obtenham o conhecimento e a formação que buscam.

O OEC atua de forma a expandir o acesso à educação e a promover o compartilhamento aberto do conhecimento por meio de suas fontes de informação de especialistas, sua rede global e sua posição como a principal voz da Educação Aberta.

O Consórcio é composto de cerca de 300 universidades em todo o mundo. Proporciona a exposição e visibilidade de seus membros a uma audiência global e provê informações e formação por meio de webinars, newsletters, fontes de consulta especialistas, networking e materiais educacionais livres de custo e abertos. Além de ser uma das universidades que compõe o consórcio, a Unisul foi eleita membro da Diretoria Institucional do OEC em maio de 2011 para um mandato de 2 anos e reeleita em maio de 2013 para um segundo mandato.

Mais informações na página do Open Education Consortium.


Open University

Logo da Open University

Fundada na crença de que a tecnologia de comunicações de alta qualidade pode trazer alto grau de nível de aprendizagem, a Open University é hoje uma das mais conceituadas universidades a distância do mundo. Através de pesquisa acadêmica, inovação pedagógica e de parceria colaborativa, a Open se destaca em design, conteúdo e prestação de suporte a aprendizagem aberta.

A Unisul é uma de suas colaboradoras através do projeto OpenLearn, um repositório de Recursos Educacionais Abertos, lançado em 2007 pela Open University que disponibiliza a qualquer interessado um acervo de currículos e conteúdos de disciplinas incluídas em sua grade curricular, bem como materiais publicados por seus colaboradores, como é o caso da UnisulVirtual. O OpenLearn não oferece diplomas, por ser um sistema totalmente aberto.

A UnisulVirtual também é colaboradora ativa no projeto OLnet (Open Learning Network), cujo foco é pesquisar e identificar quem são os usuários dos REA o impacto que eles podem ter na vida de seus usuários.

Recentemente, a UnisulVirtual foi convidada pela Open University a participar também do projeto OpenScout. Subsidiado por fundos advindos da Comunidade Europeia, o OpenScout tem como objetivo pesquisar tecnologias para adaptação, criação e ampliação da reutilização de REA e prover serviços educacionais na Internet que possibilitem aos usuários encontrar, acessar, utilizar e intercambiar conteúdos na área de gestão de negócios.


Universidad Agraria La Molina

Logo da Universidad Agraria La Molina

A Universidade Agrária La Molina, do Peru, é uma instituição de ensino especializada na formação de profissionais para os setores agropecuário, pesqueiro, alimentício e econômico. Distingue-se por formar líderes proativos, inovadores, com habilidades de gestão e compromisso social. A Instituição gera e aplica conhecimentos adquiridos a partir de pesquisa básica e aplicada no desenvolvimento sustentável do país.

Esta cooperação tem por objetivo estabelecer as relações acadêmicas entre ambas as instituições, através de ações de cooperação gerais, dentro de um espírito amplo de colaboração, no sentido de que a UnisulVirtual apoie o desenvolvimento na UNALM e vice-versa das atividades de treinamento, promoção, pesquisa e institucionalização da Educação a Distância que contribua para a difusão do conhecimento metodológico, científico e tecnológico para o progresso da educação superior em graduação e pós-graduação, sob os princípios de solidariedade e cooperação institucional.

Mais informações na página da Universidad Agraria La Molina.


Universitat Oberta de Catalunya

Logo da Universitat Oberta de Catalunya

A Universitat Oberta de Catalunya (UOC) dedica especial atenção à investigação do domínio dos métodos e técnicas aplicadas ao ensino a distância na universidade. É uma universidade reconhecida internacionalmente, que oferece uma aprendizagem centrada no aluno com os benefícios de uma pesquisa personalizada, com flexibilidade, acessibilidade e colaboração. Possui alianças com universidades e instituições de pesquisa de diferentes países e está empenhada em promover atividades empresariais e empreendedoras por meio de projetos com parceiros locais e internacionais.

A parceria entre a Unisul e a UOC estabelece um marco de atuação para a colaboração entre as instituições no desenvolvimento de atividades de interesse de ambas as partes, nos âmbitos tecnológico, científico, educacional.

Mais informações na página da Universitat Oberta de Catalunya.


  • Anterior
  • 1
  • Próximo