Bolsa Artigo 170 (Uniedu) | Universidade do Sul de SC - Cursos Presenciais e EaD

Bolsa Artigo 170 (Uniedu)

Para alunos economicamente carentes da graduação

Bolsas de 25 a 100% no valor das mensalidades

A Unisul incentiva o estudo e a pesquisa por meio das bolsas do Artigo 170

Os recursos financeiros do Artigo 170, assegurados pelo governo de Santa Catarina, são destinados à concessão de bolsas de estudo e de pesquisa a alunos economicamente carentes matriculados em cursos de graduação presenciais e a distância.

O benefício vai de 25 a 100% de desconto no valor das mensalidades. Para o aluno economicamente carente portador de necessidades especiais ou que tiver comprovada invalidez permanente, o benefício é integral. Em qualquer situação, o aluno pode escolher somente uma opção de bolsa: de estudo ou de pesquisa.

Cabe à Unisul a avaliação do grau de carência dos alunos e a escolha dos beneficiados pelas bolsas, mediante critérios fixados em edital.

 

Bolsa de Estudo do Artigo 170+

Pré-requisitos para participar

  • Efetuar cadastro no site do Uniedu;
  • Estar regularmente matriculado em curso de graduação presencial ou a distância da Unisul, e ser residente no Estado de Santa Catarina;
  • Ser considerado economicamente carente conforme critérios estabelecidos na Lei 281, de 20 de janeiro de 2005, art 3º.

Como se inscrever

  • Acesse o MinhaUnisul com seu login e senha (se você ainda não tiver esses dados, crie um novo usuário) e preencha o formulário de inscrição referente à Bolsa de estudos do Artigo 170;
  • Entregue os documentos previstos em edital e aguarde contato da Unisul para entrevista de avaliação socioeconômica.

Informações importantes

  • O aluno candidato à Bolsa de estudos do Artigo 170 não pode ser beneficiado com outra modalidade de bolsa oferecida pela Unisul;
  • A Bolsa de estudos tem período de vigência de 6 meses. Após esse período o aluno deve entrar com nova solicitação;
  • O aprovado para receber a Bolsa de estudos deverá realizar, no mínimo, 20 horas semestrais de trabalhos em programas e projetos institucionais de extensão, assumindo a disponibilidade para atuar nos locais e horários em que são desenvolvidos. Conheça os programas e projetos de extensão oferecidos pela Unisul.

 

Bolsa de Pesquisa do Artigo 170+

Pré-requisitos para participar

  • Efetuar cadastro no site do Uniedu;
  • Estar regularmente matriculado em curso de graduação presencial ou a distância da Unisul, e ser residente no Estado de Santa Catarina;
  • Ser considerado economicamente carente conforme critérios estabelecidos na Lei 281, de 20 de janeiro de 2005, art 3º.
  • Ser indicado por professor da Unisul mediante proposta de Projeto de Pesquisa, conforme critérios previstos em edital.

Como se inscrever

São lançados dois editais para bolsas de pesquisa do Artigo 170 por ano. Geralmente as inscrições iniciam uma semana antes do início das aulas.O aluno recebe 12 parcelas referentes à Bolsa, que serão pagas através de desconto na mensalidade.

Para se candidatar é preciso entrar no MinhaUnisul com login e senha (se você ainda não tiver esses dados, deverá criar um novo usuário) e preencher o formulário de inscrição referente à bolsa de pesquisa do Artigo 170.

O aluno candidato a essa modalidade de bolsa precisa:

  • Ser indicado por um professor proponente de projeto de pesquisa;
  • Entregar os documentos previstos em edital;
  • Participar de entrevista para avaliação socioeconômica.

Informações importantes

  • O candidato à Bolsa de pesquisa não pode se candidatar, simultaneamente, à Bolsa de estudos ou já ser beneficiado com outra modalidade de bolsa oferecida pela Unisul;
  • O aluno deve ser obrigatoriamente indicado por professor proponente de projeto;
  • A Bolsa de pesquisa tem período de vigência de 1 ano. Após esse período o aluno deve entrar com nova solicitação;
  • O aprovado para receber a Bolsa de pesquisa deverá realizar, no mínimo, 12 horas de trabalho semanal para o desenvolvimento da pesquisa;
  • Alunos e projetos são avaliados para serem contemplados com bolsa: o projeto deve ser classificado na avaliação de mérito e o aluno deve ser qualificado no processo de avaliação socioeconômica.

Dúvidas, entre em contato com a coordenação de Pesquisa no e-mail pesquisa170@unisul.br.

 

Cronograma+

Cronograma para bolsas de estudo e de pesquisa para 2017/1

O processo de inscrição e seleção de candidatos será realizado de acordo com o seguinte cronograma:

De 24/7 a 11/8/2017 Inscrição no MinhaUnisul. A inscrição está condicionada ao cadastro no Uniedu.
18/8/2017 Divulgação dos alunos pré-selecionados com os respectivos agendamentos.
Dias 21 e 22/8/2017 Candidatos não pré-selecionados poderão solicitar a revisão. Os alunos do ensino a distância devem formalizar os pedidos de revisão no MinhaUnisul em "Atendimento Online" > "Solicitar caso de informação".
De 18 a 24/8/2017 Os estudantes do ensino a distância classificados na pré-seleção deverão enviar a documentação via sedex no período.
De 24/8 a 1/9/2017 Período de entrevistas dos estudantes do ensino a distância pré-selecionados. Não há necessidade de agendamento.
De 22 a 31/8/2017 Alunos da modalidade presencial classificados na pré-seleção deverão apresentar os documentos e efetuar suas entrevistas no período, conforme cronograma a ser divulgado.
25/8/2017 Divulgação do resultado da revisão juntamente com o agendamento das entrevistas.
18/9/2017 - a partir das 20h Divulgação da relação oficial dos candidatos classificados (a lista será divulgada também em murais afixados nos campi da Unisul).
De 19 a 21/9/2017 Período para pedidos de recursos dos projetos de pesquisa não classificados, pelo endereço: http://pesquisaic.unisul.br
2/10/2017 Divulgação dos pedidos de recursos dos projetos de pesquisa deferidos.
De 25/9 a 2/10/2017 Período para assinatura dos recibos coletivos de estudo e pesquisa.

Atenção: os alunos contemplados com as bolsas de estudo e pesquisa do Artigo 170 devem ficar atentos ao cronograma de assinatura dos recibos coletivos. A falta de assinatura nos recibos nas datas estipuladas implicará no cancelamento do benefício.

Informações aos bolsistas+