Perguntas Frequentes | Universidade do Sul de SC - Cursos Presenciais e EaD

Perguntas Frequentes

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    • Acessibilidade
    • Aproveitamento de Estudos
      • 1. O que é Aproveitamento de Disciplinas/Estudos de graduação e como faço para solicitar?

        Aproveitamento de estudos/disciplinas é o resultado da análise de equivalência entre disciplinas cursadas entre cursos ou currículos da Unisul ou entre a Unisul e outras Instituições de Ensino Superior.

        Este processo objetiva o aproveitamento e validação das disciplinas já cursadas, com as do curso atual. Para ser considerada equivalente, a disciplina a ser validada precisa corresponder em pelo menos 75% do conteúdo e ter carga horária igual ou superior àquela que se quer validar. O aproveitamento de disciplinas pode ser solicitado por dois canais de atendimento:

        • No Serviço de Atenção Integral ao Acadêmico (Saiac) da sua Unidade.
        • Pelo Atendimento Online, no MinhaUnisul.

        Os prazos para esta solicitação estão disponíveis no Calendário Acadêmico, com exceção dos alunos calouros da UnisulVirtual que os prazos são divulgados no edital do seu ingresso.

        Este processo é isento de taxa administrativa.

      • 2. Quais documentos são necessários para aproveitar disciplinas?

        Para solicitar o aproveitamento de disciplinas cursadas em outra Instituição de Ensino Superior (IES), o aluno deverá entregar os seguintes documentos:

        • Histórico escolar autenticado da Instituição de Ensino Superior (IES) contendo as notas ou conceitos, carga horária, ano/semestre cursado e forma de ingresso/vínculo a qual deseja aproveitar.
        • Conteúdos programáticos compatíveis (planos de ensino) assinados e carimbados pela IES.
        • Cópia do ato de autorização ou reconhecimento de curso e da Instituição de Ensino Superior de origem.
        • Sistema de avaliação

        O envio dos documentos para o aproveitamento de estudo pode ser feito por sedex, aos cuidados da Secretaria de Ensino e no envelope deverá constar a identificação do aluno e do curso. Também pode ser entregue presencialmente no Serviço de Atenção Integral ao Acadêmico (Saiac) de sua Unidade.

        Para disciplinas cursadas na Unisul não é necessário o envio de documentos, neste caso o aluno deverá apenas indicar em seu protocolo as disciplinas realizadas e o curso de origem para que seja feita a análise de equivalência.

      • 3. Como fico sabendo o resultado da minha solicitação de Aproveitamento de Disciplinas?

        O parecer do processo de Aproveitamento de Disciplinas será disponibilizado no Atendimento Online, no MinhaUnisul.

        Você deve acessar o MinhaUnisul e no menu “Atendimento Online” clicar na opção Meus Protocolos. Localizando o protocolo de Aproveitamento de Disciplinas será necessário clicar sobre o link “resposta/parecer” para verificar o parecer da solicitação.

        Depois de divulgado o parecer do Aproveitamento de Estudos é realizado a atualização do Extrato de Notas do aluno, sendo atribuído status “Dispensado” às disciplinas aproveitadas.

    • Biblioteca
    • Bolsas, Descontos e Financiamento Estudantil
      • 1. Quais os tipos de bolsas disponibilizadas pela Unisul?

        A Unisul disponibiliza à comunidade acadêmica bolsas de estudos, pesquisa, extensão que auxiliam nos custos dos estudos. Conheça as Bolsas e Descontos disponíveis.

      • 2. Quais os tipos de financiamentos são disponibilizados pela Unisul?

        A Unisul disponibiliza à comunidade acadêmica 2 tipos de financiamentos estudantis. São eles:

        • Crédito Universitário Pravaler: crédito universitário oferecido pela Unisul em parceira com a Ideal Invest.
        • Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): programa do Ministério da Educação destinado à financiar o curso de Graduação para estudantes matriculados em instituições não gratuitas.
        • Financiamento Estudantil Credies: crédito universitário facilitado, oriundo de convênio com a FundaCred, que atua de forma personalizada, adequando o plano às necessidades dos estudantes.

        Verifique mais informações sobre os financiamentos estudantis.

      • 3. Qual a diferença entre os benefícios de Bolsa e o Financiamento Estudantil?

        O aluno contemplado com bolsa, seja ela estudo, pesquisa ou extensão recebe um valor de desconto nas mensalidades conforme o tipo de bolsa e edital. Já com o financiamento estudantil o aluno financia parcial ou integralmente as mensalidades e, conforme o contrato firmado com a financeira realiza o pagamento do valor financiado posteriormente.

      • 4. Além das bolsas e dos financiamentos estudantis, existe outra forma de obter descontos nas mensalidades?

        Sim. A Unisul possui programas institucionais que além de atender necessidades específicas da comunidade acadêmica contam também com incentivo para auxiliar nos estudos.

        • Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde): tem como objetivo qualificar a formação acadêmica e a ação profissional dos alunos da área da saúde a partir de ações desenvolvidas junto aos serviços municipais de saúde. No Campus Grande Florianópolis, por exemplo, o programa é desenvolvido junto a prefeitura de Palhoça. Saiba mais sobre o Programa PET Saúde.
        • Programa de Monitorias: o Programa de Monitorias oferece oportunidade de aperfeiçoamento tanto para o aluno monitor quanto para o aluno que recebe a monitoria. Podem ser monitores todos os alunos de graduação que já tiverem cursado pelo menos um semestre na Unisul. Saiba mais sobre as Programa de Monitorias.
    • Conclusão do Curso
      • 1. Já conclui todas as disciplinas da minha grade curricular. O que devo fazer para ter meu diploma?

        Após a conclusão de todas as atividades que compõe a grade curricular do curso e a realização do Enade, o aluno deve participar da Outorga de Grau que é o ato oficial de caráter obrigatório, público e solene, no qual é conferido grau ao aluno de determinado curso de graduação ou sequencial de formação específica. Para a colação de grau, o aluno não poderá ter nenhuma pendência de documentos na Universidade.

        Para que o aluno participe da formatura é necessário formalizar o pedido de Colação de Grau presencialmente no Saiac ou no "MinhaUnisul > Atendimento Online > Criar Protocolo Online."

        O aluno deve ficar atento as orientações referentes à colação de grau disponíveis em Calendário Acadêmico vigente, pois temos períodos distintos para solicitação de Colação de Grau solene e em Gabinete.

        Para cursos à distância o aluno deve ficar atento a publicação da lista de formandos no site da UnisulVirtual no período definido no informativo acadêmico vigente.

         

      • 2. O que é a Colação de Grau em Gabinete?

        A solicitação de colação de grau em gabinete é a solicitação que poderá ser requerida por alunos que não compareceram na sessão solene, para receber o grau e concluir o curso. O aluno deve justificar o motivo do não comparecimento na sessão solene.

        Alunos do ensino a distância possuem prazo estabelecido em Calendário Acadêmico para esta solicitação e colam grau pela internet, através do próprio Espaço Virtual de Aprendizagem (EVA).

        Alunos no ensino presencial colam grau em gabinete em seu respectivo Campus e deverão fazer a solicitação no último semestre de curso.

        O requerimento de colação de grau em gabinete deve ser solicitado na opção Criar Protocolo OnLine, no MinhaUnisul. A partir da colação de grau, o diploma será expedido e registrado no órgão competente no prazo de 120 dias úteis/letivos.

      • 3. É necessário solicitar a emissão do meu diploma?

        A primeira via do diploma não precisa ser solicitada. O processo de confecção inicia automaticamente após a colação de grau.

        Assim que o documento fica pronto, alunos do ensino presencial recebem um e-mail informando da disponibilidade e podem retirar o documento no Serviço de Atenção Integral ao Acadêmico (Saiac) do seu Campus. Alunos do ensino a distância recebem o documento via Sedex no endereço cadastrado para correspondência.

      • 4. Outra pessoa pode retirar o meu diploma?

        O diploma do curso só poderá ser retirado por outra pessoa mediante procuração pública com poderes específicos para a ação.

    • Cursos
      • 1. Existe diferença entre um curso Técnico e Tecnólogo?

        Sim. O Curso Técnico é um curso profissionalizante e não corresponde a uma graduação. Já os Cursos Tecnólogos são cursos de graduação que proporcionam ao aluno a formação necessária para exercer funções bastante específicas no mercado de trabalho, abrangendo áreas que muitas vezes não são atendidas em outras graduações.

        Os cursos tecnólogos diferem do bacharelado e da licenciatura pela carga horária total do curso: a média de duração dos Tecnólogos é de dois anos.

        Como os demais cursos de graduação (bacharelado e licenciatura), para cursar um Tecnólogo basta ter concluído o Ensino Médio.

        Ao contrário dos cursos de nível técnico, os tecnólogos permitem a seus formados darem continuidade ao ensino cursando uma Pós-Graduação Latu Sensu e Stricto Sensu.

      • 2. O que são Cursos Sequenciais?

        Cursos sequenciais são cursos que conferem uma formação específica em um dado campo do saber e não em uma área de conhecimento e suas habilitações, como na graduação. São destinados àqueles que desejam uma rápida inserção no mercado de trabalho ou uma atualização profissional. Saiba mais sobre Cursos de Curta Duração - Sequenciais.

      • 3. O que são Cursos de Extensão?

        Os cursos de extensão são cursos de curta e média duração que abrangem diversas áreas do conhecimento e conferem certificado aos concluintes. Conheça os cursos de Extensão da Unisul.

    • Documentos
    • Enade
      • 1. O que é o Enade?

        O Enade é um componente curricular obrigatório dos cursos de graduação e a regularidade do estudante, junto ao Inep - Enade é condição prévia para a conclusão do curso de graduação, colação de grau, expedição e respectivo registro do diploma.

        O Enade tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação. Verificar o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

        Veja mais informações sobre o Enade.

    • Ensino a Distância
      • 1. O que é educação a distância (EaD)?

        Conforme apresentado na legislação brasileira (Decreto n.º 5.622, de 19 de dezembro de 2005), Educação a Distância é: “(...) modalidade educacional na qual a mediação didático-pe­dagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.”

      • 2. Cursos à distância têm a mesma validade de um curso presencial?

        Sim. A única diferença é a forma com que o curso é realizado, mas a validade é a mesma. Os cursos superiores a distância, oferecidos pela Unisul, estão em conformidade com a legislação educacional brasileira. Os diplomas conferidos aos alunos que concluem com aproveitamento os cursos superiores a distância têm a mesma validade dos diplomas conferidos aos alunos de cursos presenciais equivalentes. Inclusive, não há descrição no diploma informando que o curso foi feito a distância. Constam apenas as portarias que reconhecem o curso, como em qualquer outro diploma de nível superior.

      • 3. Quais as vantagens de estudar a distância?

        Estudando a distância o aluno pode escolher e gerenciar com autonomia o seu horário e o seu local de estudo, conforme suas necessidades. Com o ensino a distância, o acesso à educação se torna mais flexível, permitindo que muitas pessoas, por questões de distância geográfica, horários de trabalho ou por outras razões possam, agora, realizar o sonho de um ensino superior de qualidade.

        Veja mais sobre nossas vantagens de estudar a distância.

      • 4. A Unisul é credenciada pelo MEC para oferta de cursos a distância?

        A Fundação Universidade do Sul de Santa Catarina foi reconhecida como Universidade pelo Ministério da Educação em 1989, pela Portaria MEC 028/89, de 27 de janeiro daquele ano. Para atuar na Modalidade de Ensino a distância, a Unisul está credenciada pela Portaria MEC 1.067, de 08 de maio de 2003, publicada no Diário Oficial da União de 09/05/2003. Veja mais informações sobre o credenciamento.

      • 5. Como são as aulas do ensino à Distância?

        A metodologia de ensino a distância da Unisul é baseada na autoaprendizagem. Não haverá aulas presenciais e tele presenciais. Seu principal ambiente para estudos será o Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

        No EVA o aluno tem a sua disposição várias ferramentas de apoio, entre elas a ferramenta Professor, na qual pode entrar em contato com seu professor a fim de esclarecer eventuais dúvidas relacionadas ao conteúdo. Não há horário específico para acessar nem carga horária mínima de acesso. O aluno deve apenas ficar atento ao cronograma de cada disciplina, para enviar as atividades propostas dentro dos prazos estipulados.

        Saiba mais sobre a Metodologia UnisulVirtual.

      • 6. Como funciona o processo de aprendizagem no ensino a distância?

        No ensino a distância da Unisul o processo de aprendizagem é enriquecido com a integração entre alunos e professores, dos alunos com os seus colegas e dos alunos com as equipes de apoio da UnisulVirtual.

        A comunicação ocorre com o uso de tecnologias da comunicação e da informação, formando comunidades virtuais de aprendizagem.

        Os alunos contam, ainda, com materiais didáticos impressos e online disponibilizados no início de cada disciplina. Recebem guias de estudo para orientar a aprendizagem na educação a distância, com as orientações específicas de cada curso e, ainda, contam com manuais de orientação e com equipes de tutores que auxiliam o aluno a utilizar os recursos da internet na educação a distância.

        A UnisulVirtual auxilia os alunos para que eles possam alcançar sucesso na aprendizagem a distância. Orienta para que eles façam um planejamento com organização do tempo para o estudo individual e para a interação com professores e outros colegas do curso, além, é claro, de estratégias que o próprio aluno estabelece para estudar, de acordo com suas características pessoais.

        Os avanços da educação a distância têm comprovado que o aluno pode aprender eficazmente, de maneira independente, diversos conteúdos científicos, sempre que possa contar com uma tecnologia educacional adequada para garantir a qualidade científica e pedagógica dos conteúdos.

      • 7. O que é o sistema tutorial?

        O sistema tutorial da UnisulVirtual é responsável pelo gerenciamento, pelo suporte técnico e pedagógico aos estudantes durante a execução dos cursos.

        Ele é composto por diversos agentes, cada um com papel fundamental, formando uma equipe que atua e desenvolve um trabalho de integração e coordenação do processo em sua totalidade (sinergia).

        O sistema tem o aluno como centro, que interage com os seguintes agentes:

        • O coordenador de curso exerce a coordenação pedagógica, administrativa e financeira do curso.
        • O professor acompanha e atende os alunos durante o desenvolvimento da disciplina, no que se refere aos aspectos pedagógicos e de conteúdo. São os professores que realizam, também, a avaliação da aprendizagem dos alunos.
        • O tutor acompanha e atende os alunos no que se refere a questões metodológicas e acadêmicas. Além disso, é o agente que acompanha a interação entre os alunos, o professor e a coordenação do curso.
      • 8. O que é o Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA)?

        O Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA) é um conjunto de elementos tecnológicos disponíveis na internet. É um local virtual onde são disponibilizadas ferramentas destinadas a permitir acesso a um curso ou disciplina e também permite a interação entre a comunidade envolvida no processo de ensino-aprendizagem (alunos, professores e tutores).

        Os ambientes virtuais de aprendizagem rompem os limites da sala de aula presencial e favorecem a formação de comunidades virtuais de aprendizagem. De maneira geral, entende-se comunidades virtuais como comunidades de pessoas compartilhando interesses comuns, ideias e relacionamentos por meio da internet ou outras redes colaborativas.

        Na UnisulVirtual a principal ferramenta de apoio é o Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem. O aluno recebe um login e uma senha de acesso a este espaço no início do semestre letivo, e é por meio dele que o aluno desenvolverá as atividades do curso e manterá o contato com a instituição.

        O EVA pode ser usado para:

        • Acessar conteúdos e atividades do curso/disciplina;
        • Realizar diferentes atividades planejadas para propiciar sua aprendizagem ativa;
        • Interagir com os colegas virtuais trocando ideias, debatendo ou colaborando com seus trabalhos; interagir com o professor tutor;
        • Acompanhar sua trajetória através do relatório de atividades.
      • 9. Todas as disciplinas da modalidade a distancia começam simultaneamente?

        Não. O semestre letivo dos cursos a distância é dividido em três períodos letivos, sendo assim, a cada período o aluno cursará duas ou três disciplinas (conforme grade do curso). No final de cada período letivo o aluno realizará as avaliações presenciais obrigatórias das disciplinas cursadas.

      • 10. Em termos de tecnologia, existe algum pré-requisito para estudar na UnisulVirtual?

        Para estudar a distância você precisará de um computador conectado à Internet, que possua os softwares básicos para utilização da Internet (sistema operacional e navegador de internet), editor de texto e programa para visualização de arquivos em PDF.

        Para as disciplinas que possuírem webconferências será necessário um kit multimídia e o Flash player, que você também é de utilização livre e você encontra disponível para download na internet.

      • 11. Como é feito o envio das atividades à distância?

        Todas as atividades a distância são enviadas através do Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

        Primeiramente, o aluno deve ficar atento ao cronograma de cada disciplina para verificar o que é solicitado em cada semana de estudo. Existem atividades onde o aluno debaterá com seus colegas assuntos em fóruns e atividades que orientarão a publicação de textos na ferramenta "Exposição".

        As auto-avaliações propostas são importantes para que o aluno possa interagir com seu professor e colegas de turma, além de verificar se o conteúdo estudado foi assimilado ou não. Porém, apenas as avaliações à distância e a avaliação presencial compõem a média final da disciplina.

      • 12. Como é feito o cálculo das médias para os alunos da graduação do ensino a distância?

        O processo de avaliação da maioria das disciplinas contempla:

        • 1 ou mais atividades de avaliação à distância (AD), que correspondem a 35% do aproveitamento semestral;
        • 1 avaliação presencial (AP), que corresponde a 65% do aproveitamento semestral; Todas as avaliações são corrigidas pelo professor tutor, que emite a nota.

        O aluno deverá alcançar aproveitamento na disciplina mínimo de 7.0 pontos, que é calculado da seguinte maneira:

        • Avaliação da Disciplina = [3,5 x (Média de ADs) + 6,5 x (AP)]/10

        O aluno que não conseguir o aproveitamento na disciplina necessário para a aprovação (7,0) terá o direito de fazer a avaliação final (AF). Neste caso, o resultado final (RF) relativo à disciplina será calculado por:

        • Resultado final = Avaliação da disciplina + Avaliação final/2 > Será considerado aprovado caso o Resultado Final (RF) seja maior ou igual a 6,0.

        A avaliação final presencial somente é realizada para o aluno que não atingir a média estabelecida para aprovação na disciplina.

        Algumas disciplinas possuem mais de uma AD. Outras não possuem AP. Nesse sentido, as informações relativas às avaliações devem sempre ser consultadas no Plano de Ensino da disciplina, disponível no EVA. As datas das avaliações também estão no EVA, na opção Cronograma.

      • 13. Onde são realizadas as avaliações presenciais?

        As avaliações presenciais são realizadas em locais de prova disponíveis para o aluno escolher no momento da inscrição no curso.

        No decorrer do curso, se o aluno não puder realizar a prova no local escolhido, ele poderá solicitar a troca definitiva ou provisória do local de avaliação presencial. Esta solicitação deve ser feita com no mínimo 20 dias de antecedência à prova, por meio do Atendimento Online, opção Criar Protocolo Online, disponível no MinhaUnisul. O aluno deverá acompanhar o andamento do protocolo para verificar o parecer dado pela equipe.

      • 14. Como solicitar troca do local de prova? Existe algum prazo?

        No decorrer do semestre o aluno pode solicitar “Troca do local de prova”. Para isto é necessário formalizar o pedido por meio do Atendimento Online, opção Criar Protocolo Online, disponível no MinhaUnisul.

        Nesta ferramenta o aluno poderá optar por:

        • Troca do local de prova definitiva para situações em que a mudança de local seja para mais de uma data de Avaliação Presencial;
        • Troca do local de prova provisória para situações em que você esteja fora de seu local de prova apenas na próxima data de Avaliação Presencial.

        O prazo para formalizar estas solicitações é de até 20 dias antes da data de avaliação presencial.

        Para realização da alteração é necessário que o aluno informe no campo de “Observações do aluno” de seu protocolo, a cidade onde deseja realizar as avaliações.

      • 15. Quais as datas das avaliações presenciais de cada disciplina?

        As datas das avaliações presenciais são definidas e disponibilizadas no cronograma da disciplina que fica disponível no Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA). Estas avaliações acontecem em média a cada 45 dias e para realizá-la o aluno deve comparecer no local de prova que escolheu no momento da inscrição.

      • 16. Caso eu não possa comparecer na avaliação presencial, como proceder?

        Os alunos que não puderem comparecer para realização da avaliação presencial de 1ª chamada na data definida no cronograma da disciplina devem protocolar o pedido de Avaliação Presencial de 2ª Chamada. 

        Esta solicitação deve ser formalizada pelo "MinhaUnisul > Atendimento Online > Criar Protocolo OnLine".

        O prazo para requerer a avaliação de 2ª chamada é de até 48 horas após a data da 1ª chamada.

         

    • Estágio
      • 1. Onde eu posso estagiar?

        Os estagiários podem ser contratados por pessoas jurídicas de direito privado; órgãos da Administração Pública Direta, Autárquica e Funcional de qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios; e profissionais liberais de nível superior, devidamente registrados em seus respectivos conselhos. Veja mais informações sobre estágio.

      • 2. O estágio é uma relação de emprego?

        Não. O estágio não caracteriza vínculo de emprego de qualquer natureza, desde que observados os requisitos legais não sendo devidos encargos sociais, trabalhistas e previdenciários.

      • 3. Qual a duração permitida para a jornada diária de estágio?

        Conforme lei no 11.788, de 25 de setembro de 2008, a jornada diária de estágio deve ser de no máximo seis horas diárias e trinta horas semanais para estudantes do ensino superior, da educação profissional de nível médio e do ensino médio regular.

      • 4. Qual o prazo de duração do estágio?

        O estágio pode ter duração de até dois anos para o mesmo concedente (mesmo CNPJ, independente de setor interno da concedente de estágio), exceto quando se tratar de estagiário portador de deficiência.

      • 5. O estágio é remunerado?

        Para o Estágio não obrigatório é compulsória a concessão de bolsa ou outra forma de contraprestação que venha a ser acordada, bem como a concessão do auxílio-transporte.
        Para o estágio obrigatório, a concessão de bolsa ou outra forma de contraprestação e auxílio-transporte é facultativa.

      • 6. O valor da bolsa-estágio ou equivalente é definido e de responsabilidade de quem?

        Essa é uma obrigação legal da concedente do estágio, a quem cabe definir o valor e a forma de pagamento.

      • 7. O que é o Termo de Compromisso de Estágio?

        O Termo de Compromisso de Estágio é um acordo firmado entre o aluno, a parte concedente do estágio e a instituição de ensino, prevendo as condições de adequação do estágio à proposta pedagógica do curso, à etapa e modalidade da formação escolar do estudante e ao horário e calendário escolar.

      • 8. O Termo de Compromisso de Estágio pode ser rescindido antes do seu término?

        Sim. O Termo de Compromisso pode ser rescindido unilateralmente pelas partes e a qualquer momento.

    • Financeiro
      • 1. Não recebi meu boleto para pagamento. Como posso retirar uma 2ª via?

        O aluno pode imprimir seu boleto no MinhaUnisul acessando "Financeiro" > "Imprima seu boleto". Caso não consiga acesso ao documento, deve entrar em contato com a Unisul no prazo de até 48 horas úteis antes do vencimento do boleto para que seja disponibilizado de outra forma.

      • 2. Não efetuei o pagamento até a data prevista no boleto. Como proceder?

        O boleto referente a matrícula, ou seja, o primeiro boleto da semestralidade, deve ser pago imprescindivelmente até a data do vencimento para confirmação da matrícula. Os demais boletos de mensalidade possuem uma data estipulada de vencimento, podendo ser pagos em qualquer correspondente bancário até o vencimento. Depois de vencido, pode ser pago até o dia 15 do respectivo mês, apenas no banco emissor do boleto. A multa e os juros de atraso incidirão nas parcelas subsequentes.

        Caso não efetue o pagamento dentro do prazo autorizado será necessário aguardar a emissão da fatura do mês seguinte, que fica disponível após o dia 20 de cada mês. Neste período será emitido um novo boleto com a parcela vencida mais a parcela a vencer.

      • 3. Como é feito o pagamento das mensalidades?

        Todos os pagamentos de mensalidades devem ser realizados por meio de boleto bancário.

      • 4. A empresa que trabalho vai pagar minhas mensalidades. É possível disponibilizar o boleto no nome da empresa?

        O boleto não é faturado em nome da empresa, porém é possível que a empresa efetue o pagamento do curso para o  aluno/colaborador. Para tal procedimento, a empresa deverá entrar com contato com nossa Central de Relacionamento pelo número 0800 970 7000 ou (48) 3279 1000 (ligações de celulares) para verificar os trâmites necessários.

      • 5. Fiz um acordo de cobrança e não cumpri as datas de pagamento. É possível parcelar este débito novamente?

        Não. Uma vez firmado o acordo não será possível um novo parcelamento da dívida. Caso não tenha cumprido o que foi firmado no contrato de Refinanciamento de Débitos o aluno deverá entrar em contato com a Central de Relacionamento pelo número 0800 970 7000 ou encaminhar um caso de informação no MinhaUnisul, acessando "Atendimento Online"> "Solicitar Caso de Informação" e solicitar a emissão de um novo boleto para pagamento do valor em aberto.

        O boleto bancário será disponibilizado para impressão no MinhaUnisul em " Financeiro" > "Imprima seu boleto".
         

      • 6. É possível alterar as datas de vencimento dos boletos de mensalidades?

        Não. As datas de vencimentos são fixas, não sendo possível alteração das mesmas. Com exceção do primeiro boleto do semestre (confirmação de matrícula), os demais possuem informação para pagamento no banco de origem após o vencimento até o 15º dia do respectivo mês.

        Caso não efetue o pagamento dentro do prazo autorizado será necessário aguardar a emissão da fatura do mês seguinte, que fica disponível após o dia 20 de cada mês. Neste período será emitido um novo boleto com a parcela vencida mais a parcela a vencer.

      • 7. Tenho um cheque devolvido. Como faço para resgatá-lo?

        Alunos que possuem cheque devolvido devem entrar em contato com a Central de Relacionamento Unisul pelo número 0800 970 7000 ou encaminhar um caso de informação no MinhaUnisul, menu Atendimento Online > Solicitar Caso de Informação, para que seja disponibilizado o boleto referente ao cheque.

        Após pagamento do boleto bancário alunos do Ensino presencial devem aguardar em torno de 72 horas para baixa do pagamento e disponibilização do cheque no Serviço de Atenção Integral ao Acadêmico (Saiac).

        Alunos do Ensino a distância devem solicitar o cheque pelo MinhaUnisul em Atendimento Online > Criar Protocolo On-line solicitação "Resgate de Cheque Devolvido". Após atendimento do protocolo o cheque será enviado via Sedex para o aluno.
         

      • 8. Tenho mensalidades atrasadas do semestre em andamento. É possível parcelar esta dívida?

        Sim. O Refinanciamento de Débitos é disponibilizado no final de cada semestre. O aluno que possui mensalidades em atraso do semestre vigente deverá aguardar os prazos de refinanciamento para parcelamento da dívida.

      • 9. Como é feito o refinanciamento de débitos?

        Para alunos do ensino presencial, o refinanciamento de débitos pode ser feito online no MinhaUnisul, acessando Financeiro > Autorrefinanciamento ou por meio do atendimento presencial com a equipe financeira do seu campus. Para atendimento presencial, você deve agendar horário no MinhaUnisul, acessando "Financeiro" > "Agendar Refinanciamento".

        Para alunos do ensino a distância, o refinanciamento de débitos deve ser solicitado pelo MinhaUnisul, acessando "Financeiro" > "Autorrefinanciamento". Inicie a simulação, escolha: número de parcelas, tipo de refinanciamento e data de vencimento; salve a proposta e imprima o contrato. Com assinatura reconhecida em cartório, envie junto com o restante da documentação exigida, por sedex, para a UnisulVirtual.

        Veja mais informações sobre datas e procedimentos para o Refinanciamento de Débitos.

      • 10. Como é realizado o cálculo das mensalidades dos cursos de graduação?

        As mensalidades são calculadas de acordo com a quantidade de créditos das disciplinas matriculadas para o semestre e o plano de pagamento vigente conforme Edital de ingresso ou etapa de matrícula vigente.

        O cálculo é realizado da seguinte forma:

        • Valor total no semestre = total de créditos em que o aluno está matriculado X o valor do crédito mensal X 6.
        • Valor da mensalidade = valor total do semestre dividido pelo número de parcelas do plano de pagamento definido.
      • 11. Como faço para pagar o semestre ou o curso antecipado? Tem algum desconto?

        Para antecipar os pagamentos do semestre, dos cursos a distância, é necessário acessar o MinhaUnisul > "Financeiro" > "Pagamento Antecipado de Fatura" e escolher as parcelas que deseja pagar antecipadamente. Selecionando as parcelas, o sistema calcula o desconto para o aluno avaliar a antecipação.

        Para solicitar o pagamento antecipado do semestre, para modalidade presencial, é necessário que o aluno solicite o cálculo da antecipação encaminhando um "Caso de Informação" pelo MinhaUnisul, menu "Atendimento OnLine" > "Solicitar Caso de Informação".

      • 12. É possível saber o valor total do curso para pagamento em parcela única?

        Sim. Para efetuar o pagamento antecipado do curso o aluno deve estar regularmente matriculado, ou seja, com a primeira mensalidade do semestre quitada. A solicitação do cálculo de antecipação do curso pode ser feita no Minha Unisul, menu "Atendimento Online", opção "Solicitar Caso de Informação". Se preferir, a solicitação também pode ser feita pela Central de Relacionamento, através do número 0800 970 7000 ou no Serviço de Atenção Integral ao Acadêmico (Saiac) de sua Unidade.

        Após resposta do setor e confirmação do aluno é disponibilizado o boleto no valor acordado para pagamento.

    • Ingresso
    • Matrícula
      • 1. Como é realizada a matrícula e a renovação semestral de matrícula nos cursos de graduação?

        Para os alunos do Ensino presencial, no semestre de ingresso, a matrícula é feita presencialmente com a entrega dos documentos e assinatura do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais. Esta matrícula é confirmada com o pagamento do primeiro boleto do semestre que deve ser realizado imprescindivelmente até a data de vencimento do boleto bancário.

        Para alunos do Ensino a distância, no semestre de ingresso, a matrícula é feita de forma administrativa, ou seja, a Secretaria de Ensino implanta as disciplinas do aluno referente ao primeiro semestre do curso, conforme edital de ingresso, e o aluno confirma a matrícula mediante o primeiro pagamento do semestre que deve ser realizado até a data de vencimento do boleto bancário.

        A partir do segundo semestre, em ambas as modalidades de ensino, a matrícula é realizada pelo aluno por meio do MinhaUnisul, em etapas definidas pela Universidade, podendo variar o plano de pagamento da semestralidade. Esta matrícula também é confirmada com o pagamento do primeiro boleto do semestre até a data do vencimento.

        Alunos do Ensino presencial recebem o Informativo de Matrícula em suas salas de aula, bem como fica disponível na página da Unisul e nos setores de atendimento. Confira todas as informações sobre matrícula para alunos do ensino presencial.

        Alunos do Ensino a distância recebem o Informativo de Matrícula no endereço informado no cadastro. Este documento deverá ser utilizado como manual e norteará o processo de escolha e inclusão de disciplinas no MinhaUnisul. Veja mais informações sobre matrícula para alunos do ensino a distância.

      • 2. Como faço para trancar minha matrícula?

        O trancamento de matrícula é o pedido realizado pelo aluno que deseja suspender seus estudos. Esta solicitação deve ser feita dentro dos períodos disponibilizados em Calendário Acadêmico e o aluno poderá permanecer com a matrícula trancada no prazo máximo de 1 ano (2 semestres), podendo ser consecutivos ou alternados.

        - Para alunos do ensino presencial o pedido deve ser formalizado presencialmente no Serviço de Atenção Integral ao Acadêmico (Saiac).

        - Para alunos do ensino a distância o pedido deve ser formalizado, de acordo com os períodos estabelecidos em calendário acadêmico vigente, no MinhaUnisul, acessando "Atendimento Online" > "Criar Protocolo Online". Nesta modalidade o trancamento de curso só pode ser feito por alunos veteranos (a partir do 2º semestre), regularmente matriculados no semestre e que estiverem com as mensalidades em dia.

        Se o plano de pagamento do semestre for diferente de 6 parcelas, após trancamento da matrícula, haverá resíduo financeiro proporcional a semestralidade.

      • 3. Estou com a matrícula trancada. Por quanto a matrícula pode permanecer trancada e como faço para voltar a estudar?

        O prazo máximo para permanecer com a matrícula trancada é de 1 ano. Se você está dentro deste prazo, para retomar os estudos deve formalizar o pedido de Destrancamento de Curso no MinhaUnisul, acessando "Atendimento Online" > "Criar Protocolo Online", no período estabelecido em Edital. 

        Veja mais informações sobre Destrancamento de Curso para alunos de cursos presenciais ou alunos de cursos a distância.

      • 4. Como solicito a Desistência de Curso/Vaga?

        A desistência de curso/vaga é a desvinculação total do aluno com o curso e a Unisul, solicitada pelo aluno ou seu representante legal.

        Alunos do ensino presencial devem solicitar a desistência presencialmente no Serviço de Atenção Integral ao Acadêmico (Saiac).

        Alunos do ensino a distância devem formalizar o pedido de desistência de curso pelo MinhaUnisul, acessando "Atendimento Online" > "Criar Protocolo Online", sendo que o pedido só será atendido para disciplinas que não tiverem iniciado, no ciclo letivo.

        Atenção! Se o plano de pagamento do semestre estiver em menos de 6 parcelas, após trancamento da matrícula, haverá resíduo financeiro a pagar, proporcional a semestralidade.

         

      • 5. Interrompi meus estudos na Unisul, como faço para voltar a estudar?

        O aluno que interrompeu seus estudos formalmente através do pedido de Desistência de Curso/Vaga ou que não renovou sua matrícula para o semestre subsequente, estando então em situação de abandono de curso, poderá requerer o “Retorno” ao curso. Veja mais informações sobre Retorno para Cursos Presenciais ou Cursos a Distância.