Unisul Cia. de Dança | Extensão | Universidade do Sul de SC - Cursos Presenciais e EaD

Cia. de Dança

Para participar ou obter informações, entre em contato com a Cia. de Dança.

E-mail: ciadedanca@unisul.br

Unisul Cia de Dança teve início em 2002. Busca o aprimoramento técnico e artístico por meio de práticas didático-pedagógicas realizadas nas aulas, nos ensaios e nas apresentações, contribuindo para a formação de plateia, o desenvolvimento e a valorização da arte da dança, bem como para a formação cultural dos seus integrantes.

A dança favorece a criatividade no processo de construção do conhecimento, melhora a relação interpessoal, auxilia na aquisição de habilidades e na formação de bailarinos(as). Permite, também, o contato com a linguagem da representação coreográfica, proporcionando o estudo das possibilidades corporais interligadas à representação.

Equipe

Coordenada pela professora e coreógrafa Carolina Barbosa da Silva, a Unisul Cia de Dança, inicialmente, contava com 23 participantes que apresentaram seus trabalhos em inúmeros eventos, sobretudo festivais de dança da cidade e da região.

Atualmente o grupo conta com 16 bailarinos(as) que representam a Universidade em diversos eventos, dentro e fora de Santa Catarina.

Os integrantes são alunos e ex-alunos dos mais diversos cursos da Unisul, como: Medicina, Direito, Farmácia, Engenharia, Educação Física, Biologia, entre outros. Também fazem parte do grupo alunos de escolas municipais e estaduais de Tubarão, integrando a Universidade à comunidade externa.

As aulas

Sobre as especificações técnicas do grupo, fazem parte do seu  repertório modalidades de jazz dance, a dança contemporânea, a dança de salão e a dança de rua.

As aulas são baseadas em técnicas do ballet clássico, além de exercícios de alongamento e condicionamento físico.

Os trabalhos possibilitam o contato com os caminhos diversos da dança e dos estudos do corpo, bem como da expressão corporal.

Apresentações já realizadas

O grupo já participou de muitos Festivais de Dança em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, com abrangênciado Mercosul, classificando seus trabalhos em 3º e 2º lugares.

Foi selecionado diversas vezes para participar do Festival de Dança de Joinville, do Unesc em Dança (Criciúma), e convidado a participar do Festival Nacional Universitário de Dança (Itajaí/SC) e da Bienal da Arte (Rio de Janeiro).

Classificou-se em 2º e 3º lugar no Festival  Garopaba em Dança, no município de Garopaba, Santa Catarina e ganhou o troféu “coreografia revelação”, na Mostra Primeiros Passos em Florianópolis.

Apresentações anuais

A Unisul Cia. de Dança participa todos os anos do Uniluz, evento natalino realizado pela Unisul e a CDL de Tubarão, além de outros eventos integrados com o Coral Universitário e a Cia. de Teatro da Unisul.

Anualmente, nos meses de agosto e outubro, a Unisul Cia de Dança organiza os eventos Unidança Kids e Unidança, que acontecem no auditório do Espaço Integrado de Artes (EIA) no Campus Universitário Tubarão e conta com a participação de mais de 20 grupos, aproximadamente 500 bailarinos, bem como 35 coreografias por noite ou tarde de evento.

Relação entre integrantes e projetos de extensão

Vários integrantes participam de projetos de extensão da Unisul Cia. de Dança, ministrando aulas de dança para a comunidade e levando esses grupos para apresentações artísticas em diversos eventos. Além disso, recebem convites para coordenar grupos em escolas municipais e estaduais ou em projetos federais de incentivo à cultura e ao esporte, também estágios em escolas de dança e academias.

Integrado à Unisul Cia. de Dança existe um grupo infantil chamado Grupo Experimental de Dança da Unisul (Gedu). Fazem parte desse grupo crianças de escolas municipais, estaduais e privadas, com idades de 7 a 14 anos. O grupo é coordenado pela professora Carolina Barbosa da Silva e as coreografias são elaboradas pela professora Cintia Mello, coreografa e integrante da Unisul Cia. de Dança.

Confira alguns trabalhos realizados pela Unisul Cia. de Dança

• Aquarela do Brasil (jazz);
  • Flash Back (jazz);
  • Caos (jazz);
  • Engrenagem (dança contemporânea), coreografo: Thalysom Pereira.

Trabalhos coreografados pelos integrantes da Unisul Cia de Dança

• Lenço Rosa (balé clássico), por Ingrid Barreiros;
  • Lembrar é Viver (jazz), por Ingrid Barreiros e Toni Moreno;
  • Coisas de Criança (dança contemporânea), por Manoela Nascimento, Maria Alice Cechinel e Aline Rebelo;
  • Brasileirinhas (jazz), por Ingrid Barreiros e Cíntia Mello;
  • La Habana (dança de rua), por Manoela Nascimento, Maria Alice Cechinel e Aline Rebelo;
  • Sonho de Menina (ballet clássico), por Ingrid Barreiros.

Coreografias do Grupo Experimental de Dança da Unisul (Gedu)
Coreografa: Cintia Mello
Coordenação: Carolina Barbosa da Silva