Coral Universitário Unisul | Extensão | Universidade do Sul de SC - Cursos Presenciais e EaD

Coral Universitário Unisul

Coral Universitário Unisul surgiu em setembro de 1995, da iniciativa de um grupo de alunos interessados na arte do canto coral. É regido pela educadora musical e maestrina Maria Miranda da Silva (ver currículo), que conta com o apoio de uma banda instrumental composta por 3 integrantes: Evandro Perin Júnior (piano), Jorge Fidélis Pereira (violão e baixo) e Bruno Luiz de Oliveira (percussão, violão e baixo).

O Coral cultiva a arte musical entre os jovens e contribui com o desenvolvimento de sua educação integral. Atualmente, conta com 55 integrantes, alunos de diferentes cursos da Universidade e também voluntários, vindos de diferentes municípios da região. É um grande difusor da arte e da cultura para toda comunidade, sendo uma forte marca na cultura musical catarinense.

Apresentações e reconhecimento

Ao longo de seus 21 anos de história, o dinamismo, a expressividade e a irreverência fazem das apresentações do Coral Universitário uma mostra do perfil jovem e inovador de interpretação coral.

O repertório é variado, compreendendo produções temáticas que são apresentadas numa fusão de música, coreografias, poesia, figurino, luzes e cenários.

A qualidade musical do grupo já foi consagrada em diversas ocasiões, com destaque para suas participações em formaturas, eventos comunitários, solenidades, congressos e festivais nacionais e internacionais menções elogiosas recebidas, gravação de dois CDs, produção de espetáculos próprios, apresentações conjuntas com artistas nacionais e, recentemente conquistou o primeiro lugar na categoria Coro Popular Avançado, no 3º Cantoritiba, Festival Internacional de Coros de Curitiba, Paraná.

Participação em eventos

O grupo tem em seu calendário anual eventos como:

• Amor em Canção: show realizado sempre no mês de junho em alusão ao Dia dos Namorados;
  • Cantart: encontro de corais de toda a região e de fora do Estado de Santa Catarina e de vários segmentos, que é realizado entre os meses de agosto e setembro, reunindo cerca de 300 coralistas;
  • Uniluz: evento criado pelo próprio coral que hoje é consolidado na cidade de Tubarão como um dos principais eventos natalinos da região.