Cia. de Teatro Unisul | Extensão | Universidade do Sul de SC - Cursos Presenciais e EaD

Cia. de Teatro Unisul

Tubarão

Secretaria do Espaço Integrado de Artes
Telefone: (48) 3621 3042

Ilza Laporta, diretora do grupo
Telefones: (48) 9109 1037 | 9697 5567

Fique por dentro dos eventos e participe!

Acesse o Blog

Acesse o Facebook

Com início em 1998, a Cia. de Teatro Unisul difunde a cultura teatral para a comunidade de Tubarão e demais cidades da Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel).

Com uma história de quase duas décadas, é um projeto de extensão cultural, organizado sob o amparo do Campus Universitário da Unisul de Tubarão, por intermédio do Programa de Gerenciamento de Desenvolvimento e Integração Social.

Desde sua fundação, a Cia. de Teatro tem a direção de Ilza Laporta, professora de Artes Cênicas. O grupo é composto por alunos do ensino médio e universitários de vários cursos de graduação, e conta com três núcleos: um com ensaio na terça-feira, outro na quinta-feira e outro aos sábados.

A cada ensaio é desenvolvido um trabalho com enfoque social, que alia a pesquisa, a busca de linguagens e laboratórios corporais, de cenografias, de dicção, com montagem de espetáculo trazendo sempre uma reflexão para quem assiste.

As peças

Desde 1998, ao longo de toda trajetória, a Cia de Teatro Unisul já encenou muitas peças e, também, já realizou diversas performances, levando sua arte para várias cidades da região e de Santa Catarina, sempre em busca de temas de cunho social e educacional.

Antes de cada espetáculo, que é composto por ensaios habituais da peça, os atores recebem oficinas com ensinamentos de expressão corporal, voz, criação de cenários e sonoplastia, buscando assim inovar, utilizando diferentes linguagens, elementos estéticos e valorizando a experiência cênica, fazendo com que mentes e corações sejam tocados pelo singelo gesto de atuação.

Abaixo você encontra a lista dos espetáculos que já foram apresentados pela Cia de Teatro Unisul.

Confira a lista de espetáculos

Como participar

A Cia. de Teatro Unisul abre inscrições para seleção de novos integrantes para seu grupo sempre que necessário.

A seleção é feita por meio de uma oficina-teste, no qual são avaliados expressão corporal, entonação e inflexão de voz, além da criatividade e capacidade de improvisação.

Podem participar da Cia. de Teatro alunos da Unisul e comunidade externa.

Eventos

A Companhia de Teatro da Unisul participa anualmente de diversos eventos. Algumas apresentações abertas ao público ocorrem no Campus Universitário e, outras, ocorrem externamente, servindo as cidades da região.

O grupo participa anualmente de evento como: Festival de Teatro Universitário e Estudantil da Unisul (Uncena), o Uniluz, o Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau (Fitub), além de outras apresentações realizadas em Santa Catarina.

Com todo este aprimoramento obtido em especializações, cursos e oficinas teatrais, há diversos anos o grupo busca ampliar a gama de espetáculos apresentados na cidade de Tubarão e região.