Docentes | Universidade do Sul de SC - Cursos Presenciais e EaD

Mestrado em Educação

Tubarão

Seleção Docente

Publicado edital para seleção de docente 2018.

Acesse o edital

Docentes

Conheça os docentes do Mestrado em Educação, organizados por Linha de Pesquisa.

Educação, História e Política no Brasil e na América Latina

  • Clóvis Nicanor Kassick
    Doutor em Educação (2002)
    Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) - Brasil
    Temas de orientação: teorias da educação. Organização e gestão de processos educativos. Pedagogia Libertária. Formação, profissionalização e identidade do professor da Educação Superior. Educação Profissional Técnica de Nivel Médio. A arquitetura organizacional da prática educativa em instituições de Ensino Superior.
    E-mail: clovis.kassick@unisul.br
  • Gilvan Luiz Machado Costa
    Doutor em Educação (2002)
    Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) - Brasil
    Temas de orientação: Política Educacional. Trabalho docente e valorização dos Profissionais da Educação. Ensino médio no Brasil.
    E-mail: gilvan.costa@unisul.br
  • Leonete Luzia Schmidt
    Doutora em Educação (2006)
    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC) - SP - Brasil
    Temas de orientação: História da educação. História dos métodos e práticas da alfabetização. Políticas e práticas para os anos iniciais do ensino fundamental.
    E-mail: leonete.schmidt@unisul.br
  • Letícia Carneiro Aguiar
    Doutora em Educação (2006)
    Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) - Brasil
    Temas de orientação: Política Educacional: história, formação de professores e Educação Superior, Educação a Distância. Educação e Pesquisa: questões ontológicas e epistemológicas.
    E-mail: leticia.aguiar@unisul.br
  • Maria da Graça Nóbrega Bollmann
    Doutora em Educação (1991)
    Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC) - RJ - Brasil
    Temas de orientação: contexto histórico e elaboração de políticas públicas para a Educação, com ênfase na Educação Superior. Gestão, avaliação e autonomia universitária e as reformas da Educação Superior no Brasil e em Portugal (Processo de Bolonha). Eixos, princípios e políticas de educação no Brasil. Organismos internacionais e financiamento da Educação no Brasil e na América Latina. Política Educacional: Planos Nacionais de Educação no Brasil. Papel dos movimentos sociais da educação nas políticas públicas.
    E-mail: graca.bollmann@unisul.br

Relações Culturais e Históricas da Educação

  • Luciane Pandini Simiano
    Doutora em Educação (2015)
    Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) - Brasil
    Temas de orientação: Educação e Infância. Relações entre infância, experiência e narrativa na educação. A especificidade da educação de bebês em espaços coletivos. Docência na Educação Infantil. Formação de professores da Educação Infantil.
    E-mail: luciane.simiano@unisul.br

  • Tânia Mara Cruz
    Doutora em Educação (2004)
    Universidade de São Paulo (USP) - Brasil
    Temas de orientação: educação formal e não formal e relações de gênero/étnico-raciais. Sexualidade e orientação sexual na escola. Construção de masculinidades e feminilidades em culturas infantis e juvenis. Ensino Superior, gênero e raça-etnia. Formação de professores e relações de gênero.
    E-mail: tania.cruz@unisul.br
  • Vera Lúcia Chacon Valença
    Doutora em Psicologia (1980)
    Université René Descartes/Paris - V Paris – França
    Temas de orientação: educação e cultura infantil: valores cultural-estéticos predominantes em crianças de diferentes etnias. Educação intercultural. Espaços educacionais. Desenvolvimento e aprendizagem.
    E-mail: vera.valenca@unisul.br

Educação em Ciências

  • Fátima Elizabeti Marcomin
    Doutora em Ecologia (2002)
    Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) – Brasil
    Temas de orientação: Educação ambiental. Percepção socioambiental. Abordagens teórico-metodológicas em Educação Ambiental. Epistemologia e Educação Ambiental. Formação de educadores ambientais.
    E-mail: fatima.marcomin@unisul.br
  • Yalin Brizola Yared
    Doutora em Educação (2016)
    Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) - Brasil
    Temas de orientação: desenvolvimento do pensamento crítico no ensino de Ciências e Biologia; ensino de Ciências e Biologia com ênfase nas temáticas: 'ser humano e saúde', 'sexualidade e educação sexual', 'tecnologia e sociedade'; formação inicial e continuada de professores/as que ensinam Ciências e Biologia; metodologias didático-pedagógicas inovadoras emancipatórias para o ensino de Ciências e Biologia.
    E-mail: yalin.yared@unisul.br
  • Josélia Euzébio da Rosa
    Doutora em Educação (2012)
    Universidade Federal do Paraná (UFPR) - Brasil
    Temas de orientação: fundamentos da Teoria Histórico-cultural para a organização dos processos de ensino e aprendizagem de Matemática. Atividade Orientadora de Ensino proposta por Moura para Educação Matemática.  Modo de organização do ensino de Matemática proposto por Davýdov e colaboradores. Novas tecnologias para o ensino de Matemática a partir dos Fundamentos da Teoria Histórico-Cultural. Formações inicial e Contínua de Professores que ensinam Matemática com base nos Fundamentos da Teoria Histórico-Cultural.
    E-mail: joselia.rosa@unisul.br