Currículo | Universidade do Sul de SC - Cursos Presenciais e EaD

Mestrado em Educação

Tubarão

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Currículo


Disciplina obrigatória a todas as Linhas de Pesquisa

Disciplina

Carga horária

Créditos

Ementa

Educação e Epistemologia 60 4

Disciplina obrigatória para alunos da Linha de Pesquisa Educação, História e Política

Disciplina

Carga horária

Créditos

Ementa

Educação Brasileira: história e contextos 60 4

Disciplina obrigatória para alunos da Linha de Pesquisa Relações Culturais e Históricas da Educação

Disciplina

Carga horária

Créditos

Ementa

Educação, Infância e Cultura 60 4

Disciplina obrigatória para alunos da Linha de Pesquisa Educação em Ciências

Disciplina

Carga horária

Créditos

Ementa

Pesquisa na Educação em Ciências 60 4


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Disciplinas optativas

Disciplina

Carga horária

Créditos

Ementa

Teorias da Educação 60 4
Tópicos Especiais em Educação I 30 2
Tópicos Especiais em Educação II 30 2
Tópicos Especiais em Educação III 30 2
Política Educacional Brasileira 60 4
Gestão, Organização e Avaliação de Processos Educativos 60 4
Educação e Sociedade 60 4
Universalização da Educação Básica e Questões Curriculares 60 4
Educação Ambiental 60 4
Fundamentos da Teoria Histórico-Cultural I 60 4
Educação e Cultura da Infância 60 4
Atividades Acadêmicas Complementares 60 4
Estudos individualizados (Educação) 30 2
Relações de Gênero e Educação 60 4
Educação e Infância: perspectivas de pesquisa 60 4
Seminários de Dissertação 60 4
Experiência, leitura e escrita acadêmica 60 4
Pensamento Crítico na Educação em Ciências 60 4
Estágio de Docência 60 4  
Gestão Educacional e Financiamento da Educação no Brasil 60 4
Teoria do Ensino Desenvolvimento na Educação Matemática 60 4
Elementos do processo investigativo na construção do projeto de pesquisa em educação 60 4
Fundamentos teórico-metodológicos para a prática educativa escolar 60 4
Inovação e Educação Matemática 60 4

Observação: a escolha das disciplinas optativas deve ser submetida ao aceite do orientador, não estando necessariamente vinculada à linha de pesquisa do projeto de dissertação.

* A partir da turma de 2018.


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Dissertação

Disciplina

Carga horária

Créditos

Linha de Pesquisa

Elaboração e defesa da Dissertação 90 6 Todas

Tabela de créditos

Itens

Créditos

Disciplinas Obrigatórias 8
Disciplinas Optativas 16
Total de créditos em disciplinas 24
Dissertação (elaboração e defesa) 6
Total geral de créditos 30


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Educação e Epistemologia

O Projeto Filosófico da Modernidade: respostas e indagações. Subsídios à pesquisa em educação: sistemas e métodos do conhecimento. Principais aspectos do debate epistemológico contemporâneo: ceticismo epistemológico; os limites do relativismo cultural; construcionismo na ciência e realismo crítico. A pesquisa em Educação no contexto do debate epistemológico contemporâneo.

Teorias da Educação

Teorias da Educação e suas bases filosóficas e históricas. As teorias da educação no contexto da realidade brasileira. A Pedagogia Tradicional. A Escola Nova. A Pedagogia Crítica.

Educação Brasileira: história e contextos

Contexto histórico e atual da Educação Brasileira; História das Ideias Pedagógicas no Brasil; A reforma da educação no Brasil nas décadas de 1990 e 2000: o embate de projetos na Educação Brasileira. Organismos internacionais e seus impactos na educação no Brasil e na América Latina: Organização Mundial do Comércio (OMC), Fundo Monetário Internacional (FMI), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BIRD), Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). A Educação Superior e a Universidade no Brasil: a questão do acesso e permanência.

Tópicos Especiais em Educação I

Estudos especiais a partir da linha de pesquisa "Educação, História e Política no Brasil e na América Latina" do Mestrado em Educação.

Tópicos Especiais em Educação II

Estudos especiais a partir da linha de pesquisa "Relações Culturais e Históricas na Educação" do Mestrado em Educação.

Tópicos Especiais em Educação III

Estudos especiais a partir da linha de pesquisa "Educação em Ciências" do Mestrado em Educação.

Política Educacional Brasileira

Estado, sociedade e educação. Proposição de políticas em educação a partir da reforma dos anos 1990 e 2000 no Brasil. Estratégias de implementação de políticas no âmbito dos sistemas de ensino. Concepções e bases de sustentação teórica das políticas educacionais.

Etnobiologia na Educação

Estudo da etnobiologia como etnociência; cultura popular e erudita; Métodos etnográficos utilizados no estudo da etnobiologia; Ensino da área de Ciências da Natureza, na Educação Básica, a partir dos saberes populares ou etnobiológicos; Ensino Superior a partir dos saberes populares ou etnobiológicos; Visão interdisciplinar e cultura popular; Interdisciplinaridade do currículo e das pesquisas com enfoque etnográfico.

Gestão, Organização e Avaliação de Processos Educativos

A natureza política da ação educativa. A construção do conhecimento como desafio aos processos educativos. A gestão, organização e avaliação de processos educativos e suas relações com o processo cognitivo e o desenvolvimento de estratégias de ensino-aprendizagem em suas diferentes dimensões e manifestações. Análise de processos educativos em seus limites e possibilidades. Os processos educativos e a formação de professores.

Educação e Sociedade

Relações escola e sociedade na perspectiva da sociologia. Educação e sociedade em autores clássicos da sociologia - Durkheim, Weber e Marx e/ou outros. A era dos direitos fundamentais e a educação. Cultura e etnicidade. As políticas de reconhecimento - questões de igualdade e de diferença.

Educação e Cotidiano no Ensino de História e Geografia

Ensino de História e Geografia na Educação Básica /Ensino Fundamental. Estudo do cotidiano na escola e na sociedade. Conhecimento, leitura e interpretação do espaço de vida e sua inserção nos demais espaços. Memória e História Oral como mecanismo de construção das relações de tempo e do cotidiano dos grupos. Estudos etnográficos para o entendimento da cultura local e sua inserção a cultura Regional e Nacional.

Universalização da Educação Básica e Questões Curriculares

A função social da educação. A universalização da educação básica e seus desafios. Os estudos sobre as relações entre meio, família, juventude e escola no Brasil contemporâneo. Diferentes concepções de currículo: aspectos políticos, sociais, ambientais e pedagógicos. A escolaridade e seus desafios nos campos da Psicologia, da Sociologia da Educação e da Pedagogia. Análise de práticas pedagógicas diferenciadas e pesquisas na área.

Educação Ambiental

O processo de intervenção humana sobre o ambiente e os principais problemas ambientais atuais; globalização; percepção e sensibilização ambiental; ética, cidadania e meio ambiente. O processo educativo e as questões ambientais; conceito, objetivos, princípios e resgate histórico da educação ambiental; Parâmetros Curriculares Nacionais, inter-transdisciplinaridade. Abordagens metodológicas em Educação Ambiental. Novas tendências em Educação Ambiental. Projetos e atividades de intervenção em Educação Ambiental.

Fundamentos da Teoria Histórico-Cultural I

Aprofundar os fundamentos filosóficos, psicológicos e didáticos da Teoria Histórico-Cultural A maioria das obras selecionadas para compor a bibliografia da disciplina são aquelas traduzidas diretamente do original, na língua russa, para a língua espanhola, inglesa e portuguesa. A bibliografia básica é constituída pela obra de Davydov.

Educação e Cultura da Infância

Características da criança e cultura da infância: subsídios para uma educação intercultural. As diferentes abordagens teóricas sobre a aprendizagem, a educação e a cultura infantil. As várias formas de representação simbólica-expressão cultural infantil. A construção da identidade cultural.

Educação Matemática: Pesquisa e Prática Docente

A natureza da Educação Matemática como campo de conhecimento e de investigação. O percurso da Educação Matemática no Brasil. O trabalho de diversos grupos de pesquisa e as principais temáticas pesquisadas. Fundamentos teórico-metodológicos da pesquisa em Educação Matemática. As diferentes formas de ver e conceber Educação, a Matemática e Educação Matemática. Prática docente, formação do professor e a pesquisa em Educação Matemática. Identificação e análise das dimensões que permeiam a utilização das tecnologias da informação e comunicação nas aulas de Matemática no contexto da formação de professores.

Educação e Cultura da Infância

Características da criança e cultura da infância: subsídios para uma educação intercultural. As diferentes abordagens teóricas sobre a aprendizagem, a educação e a cultura infantil. As várias formas de representação simbólica-expressão cultural infantil. A construção da identidade cultural.

Gestão e Financiamento da Educação

Gestão educacional e gestão democrática do ensino público. O financiamento da educação: a vinculação constitucional, suas fontes e aplicações. O Orçamento Público, os mecanismos condicionantes de Política Fiscal e suas repercussões na política educacional. Os custos educacionais e o custo aluno-qualidade. A valorização dos profissionais da educação: carreira e remuneração do trabalho docente. Participação e controle social do Estado.

Alteridade, Educação e Processos Inclusivos

A disciplina aborda a temática da alteridade, do outro, na intersecção entre a educação, a educação especial e os processos inclusivos. Problematiza o uso “naturalizado” de conceitos como diversidade e diferença, sobretudo a partir do outro considerado com “necessidades educacionais especiais”. Como lentes teóricas têm-se as preposições da educação inclusiva, em diálogo com a psicanálise freudo-lacaniana. Nesta perspectiva, a educação é compreendida como acontecimento ético e estético; um espaço não de normatização, mas de hospitalidade.

Atividades Acadêmicas Complementares *

Esta disciplina caracteriza-se pelo somatório de pontuação em tabela definida e divulgada pelo PPGE, a partir de produção acadêmica do (a) aluno (a), tendo como referência atividades qualificadas pela CAPES na área da educação.

Estudos individualizados

Estudos desenvolvidos pelos (as) alunos (as) sobre questões teórico-metodológicas relacionadas ao tema de dissertação.

Relações de Gênero e Educação

Estudo da educação brasileira na perspectiva de gênero e suas articulações com raça/etnia e classe. Cotidiano escolar, culturas infanto-juvenis e gênero. Escola, sexualidade e homofobia. Divisão sexual do trabalho, feminismo e docência. Desempenho escolar e diferenças entre os(as) estudantes. Gênero e as relações entre família e escola. Políticas de formação em gênero, diversidade e educação. O uso da etnografia e da história oral nas pesquisas sobre gênero.

Educação e Infância: perspectivas de pesquisa

Esta disciplina caracteriza-se por analisar os principais problemas relativos a definição da Pedagogia como campo científico e suas conseqüências metodológicas para a pesquisa em Educação. Conhecer sobre as perspectivas e orientações teóricas - metodológicas na pesquisa em Educação e a trajetória recente da pesquisa em Educação e Infância no Brasil. Realizar levantamento bibliográfico sobre seu tema de estudo e encaminhar aprimoramentos dos projetos individuais de pesquisas a partir dos estudos realizados.

Seminários de Dissertação

Elaboração dos projetos de pesquisa dos mestrandos. Aprofundamento das questões teórico-metodológicas dos projetos de dissertação. Contextualização dos projetos em relação à pesquisa em educação.

Teoria do Ensino Desenvolvimental na Educação Matemática

Princípios didáticos. Pensamento empírico e teórico. Movimento conceitual. Atividade de estudo e ensino. Tipos de generalização, abstração e formação de conceito. Fundamentos da matemática. Modelação da relação essencial dos conceitos. Interconexão das significações aritméticas, algébricas e geométricas.

Experiência, leitura e escrita acadêmica

A problematização do conceito de 'experiência' na modernidade e de sua inscrição nos diferentes contextos e discursos. Escritas da experiência no contexto acadêmico e nas práticas de pesquisa. A escrita na perspectiva da produção de um sujeito da experiência a partir das contribuições da crítica cultural, em especial na perspectiva de Walter Benjamin. O modo de elaboração da escrita na sua interface com a literatura.

Pensamento Crítico na Educação em Ciências

Fundamentos teóricos do pensamento crítico. Habilidades e disposições de pensamento crítico. Taxonomias de pensamento crítico. Contribuições do pensamento crítico para a Educação em Ciências.

Gestão Educacional e Financiamento da Educação no Brasil

Gestão educacional e gestão democrática do ensino público. O financiamento da educação: a vinculação constitucional, suas fontes e aplicações. O Orçamento Público, os mecanismos condicionantes de Política Fiscal e suas repercussões na política educacional. Os custos educacionais e o custo aluno-qualidade. A valorização dos profissionais da educação: carreira e remuneração do trabalho docente. Participação e controle social do Estado.

Teoria do Ensino Desenvolvimento na Educação Matemática

Princípios didáticos. Pensamento empírico e teórico. Movimento conceitual. Atividade de estudo e ensino. Tipos de generalização, abstração e formação de conceito. Fundamentos da matemática. Modelação da relação essencial dos conceitos. Interconexão das significações aritméticas, algébricas e geométricas.

Educação, Infância e Cultura

As contribuições dos diferentes campos das ciências para compreensão dos conceitos de Cultura e de Infância e suas implicações teórico-metodológicas para a pesquisa e para os processos educativos. A perspectiva interseccional e a constituição dos sujeitos histórico-sociais a partir dos marcadores como classe, gênero, raça/etnia, geração entre outros. Experiência, formação e docência. A infância como Experiência. Relações entre Experiência e Narrativa na educação.

Pesquisa na Educação em Ciências

A pesquisa na Educação em Ciências. Princípios, métodos e tipos de pesquisa na Educação em Ciências. Referenciais teóricos-metodológicos que fundamentam as investigações desenvolvidas nos Grupos de Pesquisa da Linha. Processo da pesquisa científica: da estruturação de projetos à execução, elaboração de relatórios e publicações.

Elementos do processo investigativo na construção do projeto de pesquisa em educação

A configuração do campo de pesquisa a partir de diferentes enfoques epistemológicos. A relação entre teoria e prática na constituição do objeto de pesquisa. Adequação entre objetivos e procedimentos. O lugar dos sujeitos na pesquisa. Ética na Pesquisa.

Fundamentos teórico-metodológicos para a prática educativa escolar

A natureza e a especificidade da educação escolar. A dialética humana enquanto fundamento para a prática educativa escolar. A pedagogia enquanto ciência da e para a prática educativa escolar. Implicações da prática educativa escolar para o desenvolvimento do indivíduo. Elementos teóricos para uma sistematização da prática educativa escolar.

Inovação e Educação Matemática

Formação inicial e continuada de professores para o ensino de Matemática. Modo de organização do ensino de Matemática na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio ou Ensino Superior. Componente curricular de Matemática nos documentos oficiais. Tecnologias de aprendizagem no contexto da Educação Matemática.