Currículo | Universidade do Sul de SC - Cursos Presenciais e EaD

Mestrado em Educação

Tubarão

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Currículo


Disciplinas obrigatórias

Disciplina

Carga horária

Créditos

Ementa

Educação e Epistemologia 60 4
Teorias da Educação 60 4
Educação Brasileira: história e contextos 60 4

Obs.: A disciplina “Educação e Epistemologia” é obrigatória, devendo o aluno escolher a outra disciplina obrigatória entre “Teorias da Educação” e “Educação Brasileira: história e contextos”.


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Disciplinas optativas

Disciplina

Carga horária

Créditos

Ementa

Tópicos Especiais em Educação I 30 2
Tópicos Especiais em Educação II 30 2
Tópicos Especiais em Educação III 30 2
Política Educacional Brasileira 60 4
Etnobiologia na Educação 60 4
Gestão, Organização e Avaliação de Processos Educativos 60 4
Educação e Sociedade 60 4
Educação e Cotidiano no Ensino de História e Geografia 60 4
Universalização da Educação Básica e Questões Curriculares 60 4
Educação Ambiental 60 4
Fundamentos da Teoria Histórico-Cultural I 60 4
Educação e Cultura 60 4
Educação Matemática: Pesquisa e Prática Docente 60 4
Educação e Cultura da Infância 60 4
Gestão e Financiamento da Educação 60 4
Alteridade, Educação e Processos Inclusivos 60 4
Atividades Acadêmicas Complementares * 60 4
Estudos individualizados * 30 2
Relações de Gênero e Educação 60 4
Educação e Infância: perspectivas de pesquisa 60 4
Seminários de Dissertação 60 4
Teoria do Ensino Desenvolvimental na Educação Matemática 60 4
Experiência, leitura e escrita acadêmica 60 4
Pensamento Crítico na Educação em Ciências 60 4

Observação: a escolha das disciplinas optativas deve ser submetida ao aceite do orientador, não estando necessariamente vinculada à linha de pesquisa do projeto de dissertação.

* A partir da turma de 2013.


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Dissertação

Disciplina

Carga horária

Créditos

Linha de Pesquisa

Elaboração e defesa da Dissertação 90 6 Todas

Tabela de créditos

Itens

Créditos

Disciplinas Obrigatórias 8
Disciplinas Optativas 16
Total de créditos em disciplinas 24
Dissertação (elaboração e defesa) 6
Total geral de créditos 30


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Educação e Epistemologia

O Projeto Filosófico da Modernidade: respostas e indagações. Subsídios à pesquisa em educação: sistemas e métodos do conhecimento. Principais aspectos do debate epistemológico contemporâneo: ceticismo epistemológico; os limites do relativismo cultural; construcionismo na ciência e realismo crítico. A pesquisa em Educação no contexto do debate epistemológico contemporâneo.

Teorias da Educação

Teorias da Educação e suas bases filosóficas e históricas. As teorias da educação no contexto da realidade brasileira. A Pedagogia Tradicional. A Escola Nova. A Pedagogia Crítica.

Educação Brasileira: história e contextos

Contexto histórico e atual da Educação Brasileira; História das Ideias Pedagógicas no Brasil; A reforma da educação no Brasil nas décadas de 1990 e 2000: o embate de projetos na Educação Brasileira. Organismos internacionais e seus impactos na educação no Brasil e na América Latina: Organização Mundial do Comércio (OMC), Fundo Monetário Internacional (FMI), Banco Interamericano de Desenvolvimento (BIRD), Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). A Educação Superior e a Universidade no Brasil: a questão do acesso e permanência.

Tópicos Especiais em Educação I

Estudos especiais a partir da linha de pesquisa "Educação, História e Política no Brasil e na América Latina" do Mestrado em Educação.

Tópicos Especiais em Educação II

Estudos especiais a partir da linha de pesquisa "Relações Culturais e Históricas na Educação" do Mestrado em Educação.

Tópicos Especiais em Educação III

Estudos especiais a partir da linha de pesquisa "Educação em Ciências" do Mestrado em Educação.

Política Educacional Brasileira

Estado, sociedade e educação. Proposição de políticas em educação a partir da reforma dos anos 1990 e 2000 no Brasil. Estratégias de implementação de políticas no âmbito dos sistemas de ensino. Concepções e bases de sustentação teórica das políticas educacionais.

Etnobiologia na Educação

Estudo da etnobiologia como etnociência; cultura popular e erudita; Métodos etnográficos utilizados no estudo da etnobiologia; Ensino da área de Ciências da Natureza, na Educação Básica, a partir dos saberes populares ou etnobiológicos; Ensino Superior a partir dos saberes populares ou etnobiológicos; Visão interdisciplinar e cultura popular; Interdisciplinaridade do currículo e das pesquisas com enfoque etnográfico.

Gestão, Organização e Avaliação de Processos Educativos

A natureza política da ação educativa. A construção do conhecimento como desafio aos processos educativos. A gestão, organização e avaliação de processos educativos e suas relações com o processo cognitivo e o desenvolvimento de estratégias de ensino-aprendizagem em suas diferentes dimensões e manifestações. Análise de processos educativos em seus limites e possibilidades. Os processos educativos e a formação de professores.

Educação e Sociedade

Relações escola e sociedade na perspectiva da sociologia. Educação e sociedade em autores clássicos da sociologia - Durkheim, Weber e Marx e/ou outros. A era dos direitos fundamentais e a educação. Cultura e etnicidade. As políticas de reconhecimento - questões de igualdade e de diferença.

Educação e Cotidiano no Ensino de História e Geografia

Ensino de História e Geografia na Educação Básica /Ensino Fundamental. Estudo do cotidiano na escola e na sociedade. Conhecimento, leitura e interpretação do espaço de vida e sua inserção nos demais espaços. Memória e História Oral como mecanismo de construção das relações de tempo e do cotidiano dos grupos. Estudos etnográficos para o entendimento da cultura local e sua inserção a cultura Regional e Nacional.

Universalização da Educação Básica e Questões Curriculares

A função social da educação. A universalização da educação básica e seus desafios. Os estudos sobre as relações entre meio, família, juventude e escola no Brasil contemporâneo. Diferentes concepções de currículo: aspectos políticos, sociais, ambientais e pedagógicos. A escolaridade e seus desafios nos campos da Psicologia, da Sociologia da Educação e da Pedagogia. Análise de práticas pedagógicas diferenciadas e pesquisas na área.

Educação Ambiental

O processo de intervenção humana sobre o ambiente e os principais problemas ambientais atuais; globalização; percepção e sensibilização ambiental; ética, cidadania e meio ambiente. O processo educativo e as questões ambientais; conceito, objetivos, princípios e resgate histórico da educação ambiental; Parâmetros Curriculares Nacionais, inter-transdisciplinaridade. Abordagens metodológicas em Educação Ambiental. Novas tendências em Educação Ambiental. Projetos e atividades de intervenção em Educação Ambiental.

Fundamentos da Teoria Histórico-Cultural I

Aprofundar os fundamentos filosóficos, psicológicos e didáticos da Teoria Histórico-Cultural A maioria das obras selecionadas para compor a bibliografia da disciplina são aquelas traduzidas diretamente do original, na língua russa, para a língua espanhola, inglesa e portuguesa. A bibliografia básica é constituída pela obra de Davydov.

Educação e Cultura

A cultura sob a ótica das Ciências Sociais: Antropologia e Sociologia. O conceito antropológico: do evolucionismo ao interpretativismo. As abordagens sociológicas da cultura. Interfaces entre Cultura e Educação: do diálogo com o culturalismo à problemática da(s) identidade(s). As noções de multiculturalismo, pluriculturalismo e diversidade cultural na contemporaneidade.

Educação Matemática: Pesquisa e Prática Docente

A natureza da Educação Matemática como campo de conhecimento e de investigação. O percurso da Educação Matemática no Brasil. O trabalho de diversos grupos de pesquisa e as principais temáticas pesquisadas. Fundamentos teórico-metodológicos da pesquisa em Educação Matemática. As diferentes formas de ver e conceber Educação, a Matemática e Educação Matemática. Prática docente, formação do professor e a pesquisa em Educação Matemática. Identificação e análise das dimensões que permeiam a utilização das tecnologias da informação e comunicação nas aulas de Matemática no contexto da formação de professores.

Educação e Cultura da Infância

Características da criança e cultura da infância: subsídios para uma educação intercultural. As diferentes abordagens teóricas sobre a aprendizagem, a educação e a cultura infantil. As várias formas de representação simbólica-expressão cultural infantil. A construção da identidade cultural.

Gestão e Financiamento da Educação

Gestão educacional e gestão democrática do ensino público. O financiamento da educação: a vinculação constitucional, suas fontes e aplicações. O Orçamento Público, os mecanismos condicionantes de Política Fiscal e suas repercussões na política educacional. Os custos educacionais e o custo aluno-qualidade. A valorização dos profissionais da educação: carreira e remuneração do trabalho docente. Participação e controle social do Estado.

Alteridade, Educação e Processos Inclusivos

A disciplina aborda a temática da alteridade, do outro, na intersecção entre a educação, a educação especial e os processos inclusivos. Problematiza o uso “naturalizado” de conceitos como diversidade e diferença, sobretudo a partir do outro considerado com “necessidades educacionais especiais”. Como lentes teóricas têm-se as preposições da educação inclusiva, em diálogo com a psicanálise freudo-lacaniana. Nesta perspectiva, a educação é compreendida como acontecimento ético e estético; um espaço não de normatização, mas de hospitalidade.

Atividades Acadêmicas Complementares *

Esta disciplina caracteriza-se pelo somatório de pontuação em tabela definida e divulgada pelo PPGE, a partir de produção acadêmica do (a) aluno (a), tendo como referência atividades qualificadas pela CAPES na área da educação.

Estudos individualizados *

Estudos desenvolvidos pelos (as) alunos (as) sobre questões teórico-metodológicas relacionadas ao tema de dissertação.

Relações de Gênero e Educação

Estudo da educação brasileira na perspectiva de gênero e suas articulações com raça/etnia e classe. Cotidiano escolar, culturas infanto-juvenis e gênero. Escola, sexualidade e homofobia. Divisão sexual do trabalho, feminismo e docência. Desempenho escolar e diferenças entre os(as) estudantes. Gênero e as relações entre família e escola. Políticas de formação em gênero, diversidade e educação. O uso da etnografia e da história oral nas pesquisas sobre gênero.

Educação e Infância: perspectivas de pesquisa

Esta disciplina caracteriza-se por analisar os principais problemas relativos a definição da Pedagogia como campo científico e suas conseqüências metodológicas para a pesquisa em Educação. Conhecer sobre as perspectivas e orientações teóricas - metodológicas na pesquisa em Educação e a trajetória recente da pesquisa em Educação e Infância no Brasil. Realizar levantamento bibliográfico sobre seu tema de estudo e encaminhar aprimoramentos dos projetos individuais de pesquisas a partir dos estudos realizados.

Seminários de Dissertação

Elaboração dos projetos de pesquisa dos mestrandos. Aprofundamento das questões teórico-metodológicas dos projetos de dissertação. Contextualização dos projetos em relação à pesquisa em educação.

Teoria do Ensino Desenvolvimental na Educação Matemática

Princípios didáticos. Pensamento empírico e teórico. Movimento conceitual. Atividade de estudo e ensino. Tipos de generalização, abstração e formação de conceito. Fundamentos da matemática. Modelação da relação essencial dos conceitos. Interconexão das significações aritméticas, algébricas e geométricas.

Experiência, leitura e escrita acadêmica

A problematização do conceito de 'experiência' na modernidade e de sua inscrição nos diferentes contextos e discursos. Escritas da experiência no contexto acadêmico e nas práticas de pesquisa. A escrita na perspectiva da produção de um sujeito da experiência a partir das contribuições da crítica cultural, em especial na perspectiva de Walter Benjamin. O modo de elaboração da escrita na sua interface com a literatura.

Pensamento Crítico na Educação em Ciências

Fundamentos teóricos do pensamento crítico. Habilidades e disposições de pensamento crítico. Taxonomias de pensamento crítico. Contribuições do pensamento crítico para a Educação em Ciências.