Pesquisa | Universidade do Sul de SC - Cursos Presenciais e EaD

Mestrado em Educação Minter

Maceió | Alagoas

Pesquisa

Conheça os grupos de pesquisa e os projetos de pesquisa em andamento do Mestrado em Educação Minter da Unisul.

Grupos de Pesquisa

O PPGE possui 4 grupos de pesquisas certificados pelo CNPq.

Grupo de Educação, Infância e Gênero (Gedig)

Líder: Luciane Pandini Simiano, doutora
Vice-líder: Tânia Mara Cruz, doutora

Análise e Planejamento Ambiental da Paisagem e Educação Ambiental (AnPaP-AE)

Líder: Fátima Elizabeti Marcomin, doutora

Política e Gestão da Educação

Líder: Maria da Graça Bollmann, doutora
Vice-líder: Clóvis Nicanor Kassick, doutor

Teoria do Ensino Desenvolvimental na Educação Matemática (TedMat)

Lider: Josélia Euzébio da Rosa, doutora

Projetos de Pesquisa em andamento

Conheça os projetos de pesquisa organizados por linha de pesquisa do Mestrado.

Educação, História e Política no Brasil e na América Latina+

A criança durante o processo de alfabetização e a dificuldade no acompanhamento da turma

Resumo: O objetivo é compreender os aspectos sociais, econômicos e pedagógicos que determinam o perfil das crianças das classes de alfabetização (1º, 2º e 3º ano do Ensino Fundamental) que não acompanham o processo de alfabetização em relação a aprendizagem da leitura e da escrita das escolas públicas da região sul de Santa Catarina. 
Coordenação: Leonete Luzia Schmidt, doutora
Integrantes do PPGE: Letícia Carneiro Aguiar, doutora e Maria da Graça Nóbrega Bollmann, doutora
Financiamento: Observatório de Educação - Capes

A instrução pública elementar em Santa Catarina no século XIX: análise do processo de organização das escolas e dos modelos pedagógicos instituídos

Coordenação: Leonete Luzia Schmidt, doutora

Ensino médio e trabalho docente em escolas públicas: configurações e perspectivas

Coordenação: Gilvan Luiz Machado Costa, doutor
Financiamento: CNPq

Metodologia para elaboração de Currículo de Referência para os cursos técnicos do Sistema Escola Técnica Aberta do Brasil e-Tec Brasil

Coordenação: Clóvis Nicanor Kassick, doutor
Financiamento: Ministério da Educação / FNDE

Programa Marco Inter Universitário para a Equidade e a Coesão Social das Instituições de Educação Superior na América Latina

Coordenação: Maria da Graça Nóbrega Bollmann, doutora
Integrantes do PPGE: Christian Muleka Mwewa, doutor  e Letícia Carneiro Aguiar, doutora
Financiamento: Projeto Alfa III / União Européia

Remuneração de professores de escolas públicas da educação básica: configurações, impactos, impasses e perspectivas

Coordenação: Gilvan Luiz Machado Costa, Doutor /Marcos Edgar Bassi, doutor (UFPR)
Financiamento: Observatório de Educação - Capes

Remuneração de professores de escolas públicas de educação básica em Santa Catarina

Coordenação: Marcos Edgar Bassi, doutor (UFPR)

Remuneração de professores de escolas públicas de educação básica no contexto do Fundeb e do PSPN

Coordenação: Marcos Edgar Bassi (UFPR)
Integrante do PPGE: Maria da Graça Nóbrega Bollmann, doutora
Financiamento: Observatório de Educação - Capes

Trabalho docente no ensino médio de educação geral nos estados brasileiros: um estudo comparado entre Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul

Coordenação: Gilvan Luiz Machado Costa, doutor
Financiamento: FAPESC

Alfabetização com letramento: a formação inicial e continuada e trabalho docente nas escolas da rede pública da região sul de Santa Catarina

Coordenação: Leonete Luzia Schmidt, doutora
Integrantes do PPGE: Letícia Carneiro Aguiar, doutora e Maria da Graça Nóbrega Bollmann, doutora
Financiamento: Observatório de Educação - CapesProjeto Encerrado

Educação e Movimentos Sociais: a contribuição dos Fóruns Mundiais de Educação às Políticas Educativas Brasileiras

Coordenação: Maria da Graça Nóbrega Bollmann, doutora
Integrante do PPGE: Letícia Carneiro Aguiar, doutora
Financiamento: CytedProjeto Encerrado

Formação de Professores na Educação a Distância no Estado de Santa Catarina: entre proposições e realizações

Coordenação: Letícia Carneiro Aguiar, doutoraProjeto Encerrado

Formação pedagógica continuada dos docentes para a educação superior: a contribuição do programa de profissionalização pedagógica continuada dos professores da Unisul

Coordenação: Clóvis Nicanor Kassick, doutorProjeto Encerrado

Trabalho docente no ensino fundamental e médio no Estado de Santa Catarina

Coordenação: Gilvan Luiz Machado Costa, doutor
Financiamento: ProsupProjeto Encerrado

Trabalho docente no ensino médio nos Estados Brasileiros: um estudo comparado entre Santa Catarina e Minas Gerais

Coordenação: Gilvan Luiz Machado Costa, doutor
Financiamento: CNPqProjeto Encerrado

Relações Culturais e Históricas na Educação+

Antropologia, Gênero e Educação em Santa Catarina

Resumo: É uma rede articulada em conjunto Unisul e a equipe do Núcleo de Identidades de Gênero e Subjetividades (NIGS) da UFSC, e pesquisadores/as da Uniplac, UFFS. Na Unisul conta com subprojetos: Gênero e raça-etnia: o recreio da educação infantil e séries iniciais como espaço de vivência para novas relações sociais, Tubarão/SC; Formação de Professores/as e Diversidade Sexual na Educação Básica - Tubarão/SC.
Coordenação: Tânia Mara Cruz, doutora
Financiamento: Fapesc

Formação docente: gênero nos currículos dos cursos de pedagogia nas Universidades Federais no Brasil

Resumo: O desenvolvimento do projeto visa identificar nos currículos dos cursos de pedagogia das universidades federais do país, as bases científicas, disciplinares e conceituais que subjazem à organização das matrizes curriculares, bem como desvelar o lugar que a categoria gênero ocupa ao longo do processo formativo oferecido pelos cursos de pedagogia.
Coordenação: Márcia Buss-Simão
Financiamento: CNPq

O Museu das Crianças do Brasil

Coordenação: Vera Lúcia Chacon Valença, doutora

Mediações Culturais, Formação: Teoria Crítica e Estudos Culturais: procura ampliar algumas indicações apontadas nos nossos estudos realizados no mestrado e doutorado

Coordenação: Christian Muleka Mwewa, doutor
Financiamento: CNPq

Memórias da Infância:subsídios para a criação da trupe da memória do Museu das Crianças do Brasil

Coordenação: Vera Lúcia Chacon Valença, doutora

Mulheres Pescadoras e os desafios diante do desenvolvimento territorial (Local): bolsa família, geração de rende e alternativas socioeconômicas

Coordenação: Christian Muleka Mwewa, doutor
Financiamento: CNPq 

As políticas nacionalizadoras do governo Vargas frente aos imigrantes: um olhar sobre os caminhos de silenciamento

Coordenação: Neide Almeida Fiori, doutora (in memoriam)Projeto Encerrado

Capoeira: cultura, formação objetiva do sujeito no contexto da manifestação cultural

Coordenação: Christian Muleka Mwewa, doutorProjeto Encerrado

Educação e cultura: a discriminação no cotidiano escolar

Resumo:

Balanço da produção acadêmica no período de 1990 - 2010 sobre Gênero, Orientação Sexual e Preconceito entre crianças das séries iniciais (6 a 10 anos); Subprojeto: Mídia e educação nas séries iniciais: significações sobre gênero e raça/etnia no cotidiano escolar e possíveis (re)significações a partir da leitura de filmes da Mônica.
Coordenação: Tânia Mara Cruz, doutoraProjeto Encerrado

Educação, Formação e Mediações Culturais

Coordenação: Christian Muleka Mwewa, doutorProjeto Encerrado

Educação para a cidadania global: parcerias Brasil - Cabo Verde

Coordenação: Neide Almeida Fiori, doutora (in memoriam)
Financiamento: CNPqProjeto Encerrado

Inclusão escolar. Subjetividade e linguagem na infância

Coordenação: Tânia Mara Cruz, doutoraProjeto Encerrado

Memórias e imagens: um estudo sobre as escolas catarinenses

Coordenação: Neide Almeida Fiori, doutora (in memoriam)Projeto Encerrado

Educação em Ciências+

A formação em e para a educação ambiental no contexto dos processos educativos formais

Coordenação: Fátima Elizabeti Marcomin, doutora

A percepção ambiental vista sob diferentes lugares, modos e olhares: um estudo à luz dos fenômenos e processos

Coordenação: Fátima Elizabeti Marcomin, doutora

Limites e possibilidades do processo de formação matemática no contexto de três Cursos de Pedagogia

Coordenação: Josélia Euzebio da Rosa, doutora
Financiamento: CNPq

Proposições de Davýdov e seus colaboradores para o ensino de matemática

Coordenação: Josélia Euzébio da Rosa, doutora

Fundamentos Metodológicos e Teóricos das Disciplinas Escolares no Ensino Regular e Modalidades da Educação

Histórias de Vida de Estudantes de Proeja
Coordenação: André Boccasius Siqueira, doutorProjeto Encerrado