Currículo | Universidade do Sul de SC - Cursos Presenciais e EaD

Mestrado em Ciências Ambientais

Pedra Branca

Topo

Currículo

Disciplinas Obrigatórias

Disciplina

Ementa

Estatística Aplicada às Ciências Ambientais

Fundamentos das Ciências Ambientais

Natureza, Sociedade e Desenvolvimento

Produção Científica Interdisciplinar

Seminários de Integração

Tecnologia Ambiental

 

Disciplinas Eletivas

Linha: Tecnologia & Ambiente

Disciplina

Ementa

Indicadores Ambientais

Mudanças Ambientais Globais

Sistemas Culturais e Ambientais Costeiros

Solos e Qualidade Ambiental

Toxicologia Ambiental

Linha: Tecnologia & Sociedade

Disciplina

Ementa

Energia e Ambiente

Gestão e Valorização de Resíduos Sólidos

Processos Produtivos Sustentáveis

Tratamento e Reuso de Águas Residuárias 

Biotecnologia Ambiental

Tópicos Especiais em Ciências Ambientais 

 

Total de créditos para titulação

Itens

Créditos

Disciplinas Obrigatórias 13
Disciplinas Eletivas 12
Produtos acadêmicos 4
Dissertação 5
Total geral de créditos 34 


Topo

Estatística Aplicada às Ciências Ambientais

Conceitos fundamentais da Estatística e da Bioestatística. Amostragem e delineamento experimental. Estatística descritiva: Medidas de tendência central, dispersão, variabilidade e probabilidade. Significância estatística e testes de hipóteses. Correlação e regressão. Testes de Inferência Estatísticas, Testes não-paramétricos. Estatística analítica: Análises univariadas e multivariadas. Uso de softwares.

Fundamentos das Ciências Ambientais

Histórico da problemática ambiental e seu tratamento científico interdisciplinar. Evolução teórica e conceitual das ciências ambientais. Interdisciplinaridade: marcos conceituais e práticas. A produção da existência humana e sua dialética com o ambiente. Tecnologias e sustentabilidade de ecossistemas. Políticas públicas, gestão e governança em questões ambientais.

Natureza, Sociedade e Desenvolvimento

A relação histórica Ambiente e Sociedade. Serviços Ecossistêmicos. Fatores de pressão diretos e indiretos sobre os ecossistemas. Noções sobre políticas e legislações ambientais. Desafios e possibilidades: Água, Energia, Desigualdades sociais, Alimento, Crescimento demográfico, Consumo responsável, Turismo sustentável, Diversidade cultural; Pegada ecológica. Sustentabilidade e sociedade de risco. Ética e Biodiversidade

Produção Científica Interdisciplinar

Princípios de interdisciplinaridade nas ciências ambientais. Metodologia qualitativa e quantitativa em trabalhos científicos. As etapas da investigação científica. Contextualização, observações, modelos, hipóteses, pressupostos, testes, conclusões ou considerações finais. A estrutura dos textos científicos e a dinâmica editorial. Critérios e serviços de busca bibliográfica. Revisão sistemática: aplicação de métodos explícitos e sistematizados de coleta, apreciação crítica e síntese de dados. Organização da informação: Gerenciadores bibliográficos. Comunicação científica. Elaboração do projeto de dissertação do PPGCA.

Seminários de Integração‏

Apresentações e discussões com discentes do PPGCA e pesquisadores convidados sobre temas alusivos às linhas do programa.

Tecnologia Ambiental

Terminologias e conceitos. Tipologias das tecnologias ambientais. Tecnologias aplicadas a processos produtivos e suas relações com a viabilidade social, econômica e ambiental. Programas de minimização de resíduos, caracterização e mudanças socioambientais. Logística reversa. Análise do ciclo de vida de produtos. Mecanismos de desenvolvimento e difusão.

Indicadores Ambientais

Escalas espaciais e temporais de monitoramento. Indicadores físico-químico e biológicos de ecossistemas terrestres e aquáticos. Índices bióticos, estressores abióticos. Utilização de indicadores ambientais como ferramentas de análise ambiental e metodologias aplicadas. Legislação e novas tecnologias de monitoramento.

Mudanças Ambientais Globais

O antropoceno. Mudanças ambientais globais, impactos, adaptação e vulnerabilidade. Agricultura e mudanças globais. Fontes e sumidouros dos gases estufas. O ciclo do carbono e sua influência climática global. Os cenários do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas. A intensificação do efeito estufa e seu papel na agenda geopolítica. Resiliência, mitigação e ações corretivas.

Sistemas Culturais e Ambientais Costeiros

Ecossistemas e paisagens costeiras. A diversidade social, econômica e cultural dos ambientes costeiros. Variabilidade temporal, resiliência ambiental e a relação do homem com os ecossistemas costeiros nos diversos períodos de ocupação. Susceptibilidade de sistemas sócio ecológicos às ameaças, decorrentes de mudanças socioambientais.

Solos e Qualidade Ambiental

Gênese e propriedades do solo. As funções naturais do solo. Contaminantes orgânicos e inorgânicos. Degradação dos solos pelas atividades humanas e impactos sobre a sua qualidade e na capacidade de realizar as funções naturais. Análise e gestão de risco. Estratégias para mitigação/remediação de solos degradados. Indicadores e valores orientadores de qualidade do solo. Estudo de casos.

Toxicologia Ambiental

Conceituação, Aspectos Históricos e Aplicações da Ecotoxicologia. Distribuição e movimentação de toxicantes ambientais. Bioindicadores, bioconcentração e biomagnificação. Tipos de Testes de Toxicidade e Bioensaios. Organismos -Teste: técnicas de Cultivo e Manutenção dos Organismos. Padronização e Normas Técnicas; Substâncias de Referência. Testes de Toxicidade Aguda e Crônica. Aplicações e Perspectivas. Estudos de Caso.

Energia e Ambiente

Conversão e conservação de energia. Matriz energética mundial e brasileira. Tecnologias energéticas, impactos no meio ambiente e na sociedade. Fontes de energia, armazenamento, eficiência energética e impactos socioambientais. Planejamento energético para o desenvolvimento sustentável. Tecnologias de produção de biocombustíveis. Relevância ambiental e social das bioenergias. Transferência e difusão de tecnologias na indústria energética.

Gestão e Valorização de Resíduos Sólidos

Tipologias industriais, processo produtivo e geração de resíduos. Caracterização físico-químicas e biológicas de resíduos. Minimização de resíduos. Processos e tecnologias inovadoras de tratamento de resíduos urbanos e industriais, e impactos de sua transferência e difusão na sustentabilidade. Disposição de resíduos sólidos e efeitos socioambientais e no desenvolvimento local-regional. Avaliação de riscos e impactos ambientais. Recomendações e monitoramento de resíduos. Legislação ambiental correlata.

Processos Produtivos Sustentáveis

Processos produtivos sustentáveis: conceitos, eco design. Sustentabilidade das organizações, uso sustentável dos recursos humanos, condições de trabalho saudáveis e seguras, desafios e potencialidades

Tratamento e Reuso de Águas Residuárias

Parâmetros de avaliação da qualidade de águas residuárias. Processos industriais e características de águas residuais. Ensaios de tratabilidade primário, secundário e terciário. Processos de tratamento biológicos aeróbios e aneróbios. Tecnologias para o tratamento e reuso de água. Tratamento e disposição de lodo. Tratamento de pequena escala e tecnologias acessíveis. Leis regulamentadoras.

Biotecnologia Ambiental

Elementos e técnicas básicas em microbiologia; Cinética de micro-organismos; Isolamento e seleção de micro-organismos voltados à bioprocessos ambientais; Produção de inóculos/inoculantes; Biorreatores e processos fermentativos; Valorização e tratamento de resíduos e efluentes; Processos e produtos biotecnológicos de menor impacto; Biotecnologia vegetal; Biossegurança; Bioética; Perspectivas nacionais e internacionais.

Tópicos Especiais em Ciências Ambientais

Temas relevantes atuais em Ciências Ambientais não abordados nas demais disciplinas afins à área com convidados de pesquisadores, docentes e profissionais externos ao PPGCA.