Projetos de Pesquisa | Universidade do Sul de SC - Cursos Presenciais e EaD

Mestrado em Administração

Florianópolis

Fale conosco para tirar suas dúvidas

  • 0800 970 7000
  • 48 3279 1000 - Utilize este número para ligar de telefones celulares

Grupos de Pesquisa

 

Cada uma das linhas de pesquisa do Mestrado em Administração da Unisul dá origem a um grupo de pesquisa, formado por docentes e discentes do Curso.

Dentro de cada um desses grupos, cada docente do PPGA coordena pelo menos um projeto de pesquisa.

Saiba quem são os participantes de cada Grupo e seus Projetos de Pesquisa.

 

Grupo de Pesquisa 1: Desempenho Organizacional+

Líder: Leonardo Ensslin (Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2)
Vice- líder: Ademar Dutra

 

Projeto de Pesquisa 1: Gestão do Desempenho Organizacional
Líder: Ademar Dutra
O projeto de pesquisa visa a estruturação, a avaliação e o aperfeiçoamento de contextos organizacionais, fundamentados em estudos epistemológicos e aplicados ao entendimento do desempenho nos contextos macro e micro organizacional, utilizando-se de metodologia construtivista de avaliação que contribua para apoiar a tomada de decisão.

Projeto de Pesquisa 2: Gestão do Conhecimento e da Informação nas Organizações
Líder: Clarissa Carneiro Mussi
O projeto visa estudar bens intangíveis - o conhecimento e a informação – cuja gestão influencia o desempenho organizacional. Quanto à gestão do conhecimento, o projeto envolve estudos dos seus processos, práticas e variáveis organizacionais que a capacitam. Incluem-se também os estudos interorganizacionais, como, por exemplo, a transferência de conhecimento e a colaboração. Em relação à gestão da informação, o projeto foca nos aspectos referentes aos sistemas de informação/tecnologia da informação, notadamente nos processos de adoção, implementação, avaliação e suas implicações nas organizações e no seu desempenho.

Projeto de Pesquisa 3: Abordagens e Metodologias de Desempenho
Líder:
Leonardo Ensslin
O projeto de pesquisa visa realizar estudos teóricos e empíricos voltados ao entendimento e análise do estado da arte do desempenho organizacional com foco em conceitos, abordagens, metodologias, identificação de critérios, atendimento aos fundamentos da teoria da mensuração e apoio à gestão que possibilitem contribuir para a competitividade das organizações.

Projeto de Pesquisa 4: Gestão Universitária e Sustentabilidade
Líder:
Maurício Andrade de Lima
O projeto de pesquisa visa compreender como as IES estão refletindo em seus modelos de gestão o tema sustentabilidade no sentido de construir uma relação ética, transparente e de qualidade com os diversos públicos envolvidos no processo de gestão universitária: alunos, professores, funcionários técnicos-administrativos, fornecedores, comunidade e governo.

Projeto de Pesquisa 5: Avaliação de desempenho: estudos teóricos e aplicações
Líder:
Carlos Rogério Montenegro de Lima
O projeto de pesquisa visa realizar investigações teóricas e empíricas com ênfase na evidenciação e ampliação do estado da arte em avaliação de desempenho organizacional, agregando novas abordagens e métodos de avaliação bem como proceder aplicações práticas no contexto organizacional a partir das metodologias e abordagens presentes na literatura

Grupo de Pesquisa 2:  Inovação e Sociedade+

Líder: Denise Del Prá Machado (Bolsista Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2)
Vice- líder: Nei Antonio Nunes

 

Projeto de Pesquisa 1: Gestão, estratégia e inovação em marketing
Líder: Aléssio Bessa Sarquis
Este projeto abrange estudos teóricos e empíricos sobre gestão, estratégia e inovação em marketing, no contexto de organizações de serviços (business-to-business e business-to-consumer), do comércio varejista e de empreendimentos de pequeno/médio porte, de diferentes setores/ramos de atividades. Os estudos são fundamentados nas teorias de planejamento estratégico de marketing, estratégia de marketing, marketing de serviços, marketing de relacionamento, gestão do varejo, canais de marketing e inovação.

 rojeto de Pesquisa 2: Estratégias de Desenvolvimento Sustentável
Líder:
José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra
O Desenvolvimento Sustentável. As Estratégias de Mitigação e Adaptação às mudanças Climáticas. A Sustentabilidade e a Responsabilidade Social Corporativa. Estratégias de “Green Campus” e a promoção da Sustentabilidade nas Instituições de Ensino Superior. Os Riscos Globais e as mudanças Climáticas. Os Nexos entre água, alimentos e energia, no contexto das estratégias de mitigação das mudanças Climáticas. Estratégias para a promoção da Sustentabilidade nas cidades: Cidades Sustentáveis e “Smart Cities”

Projeto de Pesquisa 3: Cultura, Inovação e relacionamento com atores
Líder:
Denise Del Prá Netto Machado
O projeto de pesquisa visa aplicar metodologias que envolvam relações entre indivíduos, o ambiente organizacional e social, utilizando proposições extraídas dos principais conjuntos de teorias: Teoria Institucional, Cultura Organizacional, Aprendizagem, Inovação e Responsabilidade Ambiental.

Projeto de Pesquisa 4: Inovação social nas organizações da sociedade civil
Líder:
Jacir Leonir Casagrande
Este projeto de pesquisa pretende estudar as inovações sociais desenvolvidas pelas Organizações da Sociedade Civil (ONGs, Terceiro Setor, Organizações Sem Fins Lucrativos, associações, organizações comunitárias), contemplando temas relativos a inovação inclusiva e processos de gestão criativos e emancipatórios que visam soluções para demandas emergentes de segmentos organizados específicos.

Projeto de Pesquisa 5: Epistemologias e práticas de gestão das inovações sociais
Líder:
Nei Antonio Nunes
O projeto de pesquisa visa investigar e inventariar o espectro epistemológico que fundamenta concepções e ações de inovações sociais no âmbito da gestão na sociedade, como também escrutinar projetos e práticas de gestão orientados para emancipação e inclusão sociais.

Projeto de Pesquisa 6: Sustentabilidade em produção, operações e serviços
Líder:
Simone Sehnem
O presente projeto tem como objetivo desenvolver análises da sustentabilidade de cadeias e operações sob a perspectiva de inovações sustentáveis. As bases teóricas que visam embasar esta temática são: Visão da Empresa Baseada em Recursos e Teoria dos Stakeholders

Projeto de Pesquisa 7: O ambiente institucional e estratégias não mercadológicas
Líder:
Wlamir Xavier
O projeto visa aprofundar o entendimento acerca do efeito do ambiente institucional sobre as empresas, bem como as formas pelas quais as empresas podem se posicionar para maximizar seu desempenho.  Especial foco é dado a estratégias não-mercadológicas das quais se destacam atividades políticas das empresas (CPA), relacionamento com órgãos reguladores e ações para influenciar relevantes stakeholders. As principais teorias abordadas são: teoria institucional, economia de custos de transação, Teoria da Agência e Teoria Baseada em recursos (RBV).