Currículo | Universidade do Sul de SC - Cursos Presenciais e EaD

Mestrado em Administração

Florianópolis

Currículo

Grade curricular

Bloco I - (Metodologia Científica) 

Disciplina

Carga horária

Créditos

Ementa

Metodologia da Pesquisa em Administração (Obrigatória) 45h 3
Epistemologia da pesquisa em Administração (Eletiva) 45h 3
Capacitação em Pesquisa e Ensino Superior (Eletiva) 45h 3
Seminário de Projeto de Dissertação e Tese (Obrigatória) 45h 3

 

Bloco II - (Técnicas de Pesquisa )

Disciplina

Carga horária

Créditos

Ementa

Pesquisa Qualitativa em Administração (Eletiva) 45h 3
Pesquisa Quantitativa em Administração I (Eletiva) 45h 3
Pesquisa Quantitativa em Administração II (Eletiva) 45h 3

 

Bloco III - (Área de Concentração)

Desempenho e inovação de organizações

Disciplina

Carga horária

Créditos

Ementa

Fronteiras do Conhecimento em Teoria das Organizações (Obrigatória) 45h 3
Seminários avançados em Desempenho e Inovação de Organizações (Eletiva) 45h 3


Bloco IV - (Linhas de Pesquisa e Eletivas)


Linha de Pesquisa 1 – Desempenho Organizacional

 

Disciplina

Carga horária

Créditos

Ementa

Tópicos Avançados em Avaliação De Desempenho (Obrigatória para a linha de Desempenho Organizacional/eletiva para a linha de Inovação e Sociedade) 45h 3
Análise Sistêmica da Literatura em Avaliação de Desempenho (Eletiva) 45h 3
Estruturação Multicritério de Contextos Organizacionais (Eletiva)    45h 3
Avaliação Multicritério de Contexto Organizacionais (Eletiva)    45h 3
Gestão do conhecimento (Eletiva)    45h 3
Avaliação de desempenho do ensino superior (Eletiva)    45h 3
Avaliação e Análise de Desempenho Organizacional (Eletiva)    45h 3
Avaliação Financeira De Desempenho (Eletiva)  45h 3

Linha de Pesquisa 2 – Inovação e Sociedade
 

Disciplina

Carga horária

Créditos

Ementa

Tópicos Avançados em Inovação e Sociedade (Obrigatória para a linha de Inovação e Sociedade/eletiva para a linha de Desempenho Organizacional) 45h 3
Inovações Sociais (Eletiva)  45h 3
Inovação e Cultura Organizacional (Eletiva)  45h 3
Gestão estratégica em Marketing (Eletiva) 45h 3
Estratégias de marketing de varejo e serviços (Eletiva) 45h 3
Desenvolvimento Sustentável (Eletiva) 45h 3
Mudanças Organizacionais (Eletiva) 45h 3
Ética e Inovações na Sociedade (Eletiva) 45h 3
Gestão Sustentável em Organizações (Eletiva) 45h 3
Fronteiras do Conhecimento em Teoria Institucional (Eletiva) 45h 3
Tópicos Especiais:  Business Ethics (Eletiva) 45h 3

 

Fronteiras do Conhecimento em Teoria das Organizações

Ementa: Visão histórica: da Burocracia à Teoria da Contingência. Incursões em: Teoria Institucional; Economia e Economia de Custos de Transação; Teoria da Agência; Poder e Cultura Organizacional; Abordagem Cognitiva; Teoria de Redes; Teoria Institucional em Sociologia e Análise Organizacional; Ecologia das Organizações; Teoria da Complexidade.

Metodologia da Pesquisa em Administração

Ementa: Fundamentos da pesquisa científica. O processo de produção do conhecimento em Administração. Introdução aos métodos de investigação: qualitativo e quantitativo. Técnicas de coleta de dados: tipos e cuidados na coleta. Análise e interpretação de resultados. Bases de dados. Bibliometria. Ética na pesquisa: envolvidos, coautoria, plágio, confidencialidade, anonimato e devolutiva junto aos informantes. Contribuições da pesquisa. Publicação dos resultados da pesquisa em Administração (artigos - eventos e periódicos).

Seminário de Projeto de Dissertação e Tese

Ementa: O projeto de pesquisa, a dissertação e a tese. Estruturação de projetos de pesquisa em Administração. Aspectos metodológicos do projeto. Discussão e análise crítica dos projetos dos mestrandos e doutorandos.

Capacitação em Pesquisa e Ensino Superior

Ementa: Questões epistemológicas do processo de ensino-aprendizagem em Administração. Trabalho docente e prática pedagógica: planejar, ensinar, aprender, pesquisar e avaliar. As novas tecnologias e a inovação no ensino: prática e críticas. A ética na prática educacional na Graduação, Pós-Graduação e atividades de extensão. Métodos de Avaliação de Desempenho de Programas, Cursos, Disciplinas, Artigos e Revistas indexadas no Qualis, Dissertações e Teses.

Epistemologia da pesquisa em Administração

Ementa: Noção de epistemologia, conhecimento, campo e produção do conhecimento. Tendências epistemológicas em ciências sócias. Reflexões críticas sobre a ciência e a pesquisa científica dentro de uma perspectiva histórica. Evolução dos paradigmas em ciências sociais. Ciência social e sua aplicação. O campo da administração: o conhecimento e a produção de conhecimento.

Pesquisa Qualitativa em Administração

Ementa: A pesquisa qualitativa nas Ciências Sociais: paradigmas e perspectivas ontológicas e epistemológicas. Estratégias de investigação qualitativa: estudo de caso, grounded theory, pesquisa-ação, etnografia, fenomenologia, história oral, história de vida. Procedimentos para coleta de dados: estudo documental, técnicas de observação, entrevistas, grupo focal. Interpretação e análise de dados qualitativos. O uso de recursos computacionais na pesquisa qualitativa. Redação e estilo de relatório na pesquisa qualitativa. Validade e confiabilidade na pesquisa qualitativa. A ética na pesquisa qualitativa.

Pesquisa Quantitativa em Administração I

Ementa: Estatística Descritiva, Amostragem e Inferência, Correlação, Testes de Hipóteses. Construção e Uso de Questionários. Regressão Múltipla, Modelos Autoregressivos, Regressão Probit, Análise Fatorial, Análise Discriminante, Análise de Conglomerados. Testes Não-Paramétricos. Uso de Excel e SPSS (Statistical Package for Social Sciences)

Pesquisa Quantitativa em Administração II

Ementa: Fundamentos de Metodologia de pesquisa quantitativa; Correlação e causalidade; Teste de hipóteses de dependência entre variáveis; Regressão bivariada; Regressão múltipla; Coeficientes padronizados; Multicollinearidade; Não linearidade; Variáveis dummy; Interação.

Seminários avançados em Desempenho e Inovação de Organizações

Ementa: Desafios da Avaliação de Desempenho e o processo científico para suporte da argumentação e posicionamento crítico na área de Avaliação de Desempenho organizacional.

Análise Sistêmica da Literatura em Avaliação de Desempenho

Ementa: As abordagens para a solução de problemas organizacionais. Potencialidades e limitações de cada abordagem. A importância da estruturação em modelos de avaliação. Fatores críticos de sucesso (lentes) para a construção de modelos multicritérios, para a gestão ( Avaliação de Desempenho) de contextos. Análise de pesquisas sob a visão das Lentes da Avaliação de Desempenho. Uso do conhecimento gerado para evidenciar potencialidades e oportunidades (debilidades) durante a fase de estruturação e avaliação. Como realizar gestão e tomar decisões a partir de modelos de avaliação.

Avaliação de desempenho do ensino superior

Ementa: O ambiente de negócios do ensino superior; A universidade como organização complexa; Contextualização; Conceitos e funções da avaliação e do desempenho institucional; Avaliação institucional sob a ótica do SINAES: visão geral; Execução da estratégia e seus entraves; SINAES na prática: experiências; Outros Instrumentos de avaliação aplicados a IES.

Avaliação e Análise de Desempenho Organizacional

Ementa: Os métodos de avaliação do desempenho organizacional: Balanced Scorecard; PNQ - Prêmio Nacional da Qualidade e Prêmio Catarinense de Excelência. Características, pontos fortes e pontos fracos dos métodos de avaliação. Desenvolvimento e aplicação de métodos de avaliação de desempenho. Análise crítica de aplicações.

Avaliação Financeira De Desempenho

Ementa: Introdução à avaliação financeira. Demonstrações financeiras, desempenho operacional e valor. Análise do capital de giro. Custo, estrutura de capital e criação de valor. Teoria da agência e governança corporativa. Avaliação de empresas. Insolvência de empresas.

Avaliação Multicritério de Contextos Organizacionais

Ementa: Origens da Mensuração em Sistemas Sociais. Tipos de escalas. Requisitos da Teoria da Mensuração a construção (Objetividade) e operação (delimitações quanto ao uso) das escalas ordinais e cardinais. Independência Preferencial ordinal e cardinal: teoria e prática. Métodos para transformação de escalas ordinais em cardinais: teoria e prática. Métodos para determinação das Taxas de Compensação em modelos de Agregação Única de Síntese: teoria e prática. Análise de sensibilidade. Recomendações.

Estruturação Multicritério de Contextos Organizacional

Ementa: Analisar as potencialidades e limitações das abordagens Normativista, Descritivista, Prescritivista e Construtivista para a gestão de problemas organizacionais com foco na avaliação de desempenho. Estruturação de problemas de decisão: contextualização; processo para identificar e modelar os valores e preferências dos decisores e evidenciar o status quo de desempenho.

Gestão do conhecimento

Ementa: A contextualização das organizações na era do conhecimento. O conhecimento como recurso estratégico. Processos da gestão do conhecimento. Variáveis organizacionais capacitadoras da gestão do conhecimento. Gestão do conhecimento e inovação. Gestão do conhecimento e desempenho organizacional. Avaliação da maturidade da gestão do conhecimento.

Tópicos Avançados em Avaliação de Desempenho

Ementa: Definição e evolução da Avaliação de Desempenho. Desafios da Avaliação de Desempenho na visão dos principais pesquisadores. Processo para selecionar e analisar as pesquisas com maior reconhecimento científico e alinhadas a um tema especifico na perspectiva da Avaliação de Desempenho. Argumentação e posicionamento crítico com relação ao referencial teórico e aos achados da pesquisa no contexto da contribuição a área de avaliação de desempenho organizacional.

Desenvolvimento Sustentável

Ementa: O Desenvolvimento Sustentável na perspectiva do Nexos entre água, energia e alimentos: segurança alimentar, segurança hídrica e segurança energética. Os objetivos de desenvolvimento Sustentável (ODS). Estratégias de adaptação e mitigação das mudanças climáticas. Sustentabilidade e desenvolvimento tecnológico. Ética e desenvolvimento sustentável. A educação ambiental e a promoção da Sustentabilidade.

Estratégias de marketing de varejo e serviços

Ementa: Fundamentos teóricos da gestão de varejo e serviços; tipologias de estratégias de marketing para varejo e serviços; estratégias do mix de produtos/serviços; estratégias de comunicação/vendas; estratégias de marketing interno; estratégias de processos de serviços; estratégias de evidências físicas; estratégias de relacionamento com clientes; teorias sobre franchising e canais de distribuição de serviços; estratégias contemporâneas de marketing e métodos de inovação no varejo e serviços.

Ética e Inovações na Sociedade

Ementa: Conceitos fundamentais. Fundamentos éticos. Correntes, historicidade e formação social da ética. Desafios ético-sociais das práticas de inovação e inovação social. Dilemas da relação entre ética, mercado e sociedade. Ética nas organizações, na gestão dos negócios e das ações sociais. Princípios e dilemas éticos das práticas e projetos de gestão inovadora na sociedade. Ética e pesquisa em Administração.

Fronteiras do Conhecimento em Teoria Institucional

Ementa: Fundamentos da Teoria Institucional. Visão sociológica e econômica. Economia de custos de transação e a nova economia institucional. Mudanças institucionais e o efeito na firma. Voids institucionais. Análise de estudos empíricos. Agenda de pesquisa.

Gestão estratégica em Marketing

Ementa: Papel do marketing estratégico na organização; teorias de estratégias em marketing; modelos de planejamento estratégico de marketing; diagnóstico de marketing; segmentação de mercado; atratividade de mercados; posicionamento de marca; Abordagens atuais em estratégia de marketing.

Gestão Sustentável em Organizações

Ementa: Teorias organizacionais e perspectivas teóricas em sustentabilidade. Perspectiva Estratégica da sustentabilidade como geradora de vantagem competitiva. Perspectiva política. Perspectiva cultural. Áreas da administração e seu engajamento com a sustentabilidade.

Inovação e Cultura Organizacional

Ementa: Conceitos, tipologias e elementos de cultura organizacional. Cultura Brasileira. Conceitos de inovação, invenção, melhoria e mudança. Ambiente inovador. Inovação tecnológica, administrativa, de negócio e de gestão. Metodologias para diagnóstico do ambiente inovador. Interface entre cultura e inovação.

Inovações Sociais

Ementa: Conceito de inovação social: bases teóricas e evolução histórica. Epistemologias para a fundamentação de práticas de inovação social. Empreendedorismo social, Empresa social, Organizações da Sociedade Civil e processos inclusivos. Inovações sociais e as novas tecnologias. Ações e projetos inovadores como possibilidades de Emancipação Social. Perspectivas futuras para os estudos em inovação social.

Mudanças Organizacionais

Ementa: As transformações e os desafios do cenário de negócios. A organização e sua relação com o ambiente externo. Mudança organizacional: conceito, classificação, determinantes e condicionantes do processo de mudança e conseqüências. Fatores organizacionais e implicações no processo de mudança. A mudança e a aprendizagem organizacional. Inovação organizacional: o processo, o conteúdo e o contexto da inovação. A importância da inovação como estratégia para obtenção de vantagem competitiva sustentável.

Tópicos Avançados em Inovação e Sociedade

Ementa: Analítica dos conceitos de Inovação e Sociedade. Debate epistemológico e contextos históricosociais dos paradigmas da Inovação e Inovação Social. Modelos de gestão nas inovações e abordagens contemporâneas da sociedade civil. Poder, tecnologias e práticas subjetivas, corporativas e sociais de autonomia. Impactos sociais e econômicos dos modelos competitivo/concorrencial e inclusivo de Inovação. Organizações da sociedade civil e processos emancipatórios. Gestões inovadoras, modelos de desenvolvimento e mercado. Difusão da Inovação. Ciência, Tecnologia e Inovação. Inovação Tecnológica e Estrutura Industrial. Sistemas Nacionais de Inovação.

Tópicos Especiais: Business Ethics

Ementa: The Importance of Business Ethics.; Stakeholder Relationships, Social Responsibility, and Corporate Governance; Emerging Business Ethics Issues; Ethical Decision Making and Ethical Leadership; Developing an Effective Ethics Program; Managing and Controlling Ethics Programs; Business Ethics in a Global Economy.