Área de Concentração e Linhas de Pesquisa | Universidade do Sul de SC - Cursos Presenciais e EaD

Mestrado em Administração

Florianópolis

Área de Concentração e Linhas de Pesquisa

Conheça a área de concentração do Mestrado em Administração e suas linhas de pesquisa.

 

Área de Concentração

O Mestrado em Administração tem como área de concentração Desempenho e Inovação de Organizações, que expressa a vocação e a história do programa de mestrado e indica a área do conhecimento, os contornos de especialidade da produção de conhecimento e da formação dos alunos.

Essa área de concentração foca, sob as perspectivas do desempenho organizacional e da inovação, o estudo da administração como processo analítico, sistêmico e evolutivo, a partir de teorias organizacionais consagradas e de métodos/técnicas de gestão contemporâneos. Envolve a avaliação de desempenho de organizações e a dinâmica das inovações em suas manifestações na tecnologia, organizações, marketing, sustentabilidade e área social.

Adotando uma visão interdisciplinar e crítica, o PPGA da Unisul define sua área de concentração sem filiação a um modelo particular de interpretação da organização inovadora ou métricas de desempenho. Há o entendimento de que estes objetos de pesquisa demandam uma atividade complexa, diversificada, em que vários componentes interagem, criando um amplo espaço de questões a serem investigadas, mas dentro de linhas definidas.


Linhas de Pesquisa

No stricto sensu, as linhas de pesquisa expressam a especificidade da produção de conhecimento do programa/curso dentro da sua área de concentração. São sustentadas pelo corpo de docentes e pesquisadores permanentes do Programa.

O Mestrado em Administração oferece duas principais linhas de pesquisa:

Desempenho Organizacional

Esta linha investiga o desempenho organizacional pela aplicação e aperfeiçoamento de métricas e mensurações de avaliação, normatizadas ou não, compulsórias ou voluntárias, que fenomenizam variações nas trajetórias das organizações.

Contempla a análise e avaliação, a episteme e as diversificadas metodologias aplicadas aos contextos organizacionais, que evidenciam resultados fundamentados em processos avaliativos envolvendo temáticas tais como: tomada de decisão, competitividade, desempenho operacional e financeiro, incluído ativos tangíveis e intangíveis, como informações e o conhecimento explícito ou tácito da organização.

Inovação e Sociedade

Compreende esta linha as investigações de natureza epistemológica, teórica e empírica sobre fatores e práticas econômicas e sociais que representam as diferentes manifestações da gestão na inovação e seu processo de difusão na sociedade.

Esta perspectiva interdisciplinar permite a dialogicidade e interatividade em dimensões da sociedade e das organizações, com ênfase nos campos da inovação e seus desdobramentos nas áreas tecnológica, organizacional, de marketing, sustentabilidade, cultura organizacional, governança e inovação social. Estes são temas abordados pelos projetos docentes de pesquisa e pela grade disciplinar, todos com efetiva participação de docentes do PPGA/Unisul.