Área de Concentração | Universidade do Sul de SC - Cursos Presenciais e EaD

Doutorado em Ciências da Saúde

Tubarão e Pedra Branca

Área de Concentração

Conheça a área de concentração e as linhas de pesquisa do Doutorado em Ciências da Saúde



Área de Concentração

O Doutorado em Ciências da Saúde tem como área de concentração a Ciências da Saúde.

Essa área de concentração é dirigida à qualificação teórico-metodológica de docentes e profissionais da área da saúde e áreas correlatas, para o exercício da atividade de ensino e pesquisa, no campo do conhecimento da saúde humana.


Linhas de Pesquisa

Conheça as linhas de pesquisa do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde.

Investigação de agravos à saúde de origem infecciosa

Esta linha agrega pesquisadores interessados em estudos epidemiológicos, pré-clínicos e clínicos voltados ao diagnóstico, mecanismos fisiopatológicos, prevenção e tratamento de doenças e agravos à saúde de origem infecciosa, bem como ao desenvolvimento de novas técnicas, protocolos e produtos para este fim.

Investigação de agravos crônicos à saúde

Esta linha agrega pesquisadores interessados em estudos epidemiológicos, pré-clínicos e clínicos voltados ao diagnóstico, mecanismos fisiopatológicos, prevenção e tratamento de doenças crônicas não transmissíveis e outros agravos crônicos à saúde, bem como ao desenvolvimento de novas técnicas, protocolos e produtos para este fim.

Estudos e desenvolvimento de medicamentos e produtos para a saúde

Esta linha agrega pesquisadores interessados em realizar investigações pré-clínicas e clínicas relacionadas ao desenvolvimento e à avaliação da atividade biológica de extratos, fármacos, formas farmacêuticas de liberação modificada e produtos odontológicos, bem como estudos de utilização e uso racional de medicamentos. 

Processos inflamatórios e alérgicos

Esta linha agrega pesquisadores interessados no estudo sobre epidemiologia e fisiopatologia, além de aspectos pré-clínicos e clínicos, farmacológicos e terapêuticos de doenças e agravos de origem inflamatória e alérgica.

Neurociências

Esta linha agrega pesquisadores interessados em estudos pré-clínicos e clínicos direcionados à investigação de mecanismos fisiopatológicos de distúrbios que acometem o sistema nervoso, visando prevenção, diagnóstico e tratamento.