Inovação na Educação - Araranguá | Universidade do Sul de SC - Cursos Presenciais e EaD

Inovação na Educação

Araranguá
Inscrições encerradas. As informações divulgadas referem-se à última oferta regular!

25 bolsas de estudo no valor total mensalidade

A Unisul, em parceria com a Secretaria de Educação de Santa Catarina, oferece o curso de Inovação na Educação. São 25 bolsas de estudo para cada unidade universitária, por meio do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (Uniedu/Fumdes).

Com esta Especialização você será capaz de:

  • organizar o ensino para a Educação Básica;
  • intervir na Educação Básica por meio de uma prática docente inovadora;
  • avaliar o processo de ensino e aprendizagem;
  • desenvolver a atividade científica.

O Curso destina-se preferencialmente a professores da Educação Básica que ensinam Matemática, Língua Portuguesa, Ciências, Biologia e Educação Física na rede pública de ensino do Estado de Santa Catarina, com Graduação em Pedagogia, Matemática, Letras, Ciências Biológicas e Educação Física.

Investimento

O curso é gratuito para os bolsistas.

Mensalidade: 18x R$ 500,00 (subsidiadas pelo Fumdes)


Seleção para bolsas de estudo por meio do Uniedu/Fumdes

O curso oferece 25 bolsas no valor total do curso por meio do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (Uniedu/Fumdes).

Quem pode aderir

Pode aderir a bolsa o estudante que atenda aos seguintes requisitos:

  • ter cursado todo o Ensino Médio em Unidade Escolar da Rede Pública ou em Instituição Privada com bolsa parcial ou integral;
  • residir no mínimo há 2 (dois) anos no Estado de Santa Catarina.

Etapas da seleção à Bolsa

Após inscrever-se no site da SED e no Portal da Unisul (MinhaMochila), o candidato à Bolsa vai passar pelas etapas de seleção que seguem:

  • 1ª etapa: comprovação documental (eliminatória);
  • 2ª etapa: comprovação de mérito acadêmico (classificatória);
  • 3ª etapa: análise da justificativa e motivação para participar do curso (classificatória)

Veja outras informações para seleção à Bolsa

Dados Legais

  • Resolução CNE/CES nº 1, 6/4/2018
  • Recredenciamento Institucional: Portaria nº 198/2018 
  • Conceito Institucional: 5

 

Coordenação

Josélia Euzébio da Rosa, doutora
E-mail: joselia.rosa@unisul.br

  • Licenciada em Matemática pela Unesc (2004);

  • Mestre (2006) e Doutora (2012) em Educação, pela Universidade Federal do Paraná.
  • Professora do Mestrado em Educação da Unisul;
  • Suas pesquisas são organicamente vinculadas a unidade de relacionamento catarinense do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Atividade Pedagógica da USP (GEPAPe);
  • É líder do TEDMAT, grupo que tem como objetivo compreender e explicar os fundamentos (históricos, filosóficos, epistemológicos, psicológicos e didáticos) da Teoria do Ensino Desenvolvimental e sua objetivação no modo de organização do ensino da Matemática;
  • Atualmente desenvolve o projeto de pesquisa "Limites e possibilidades do processo de formação matemática" no contexto de três cursos de Pedagogia, com financiamento pelo CNPq;
  • Leciona, no Mestrado em Educação, as disciplinas fundamentos da Teoria Histórico-Cultural e Teoria do Ensino Desenvolvimental na Educação Matemática e no curso de pedagogia a disciplina Fundamentos e Metodologias de matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental;
  • Participou da organização do dossiê Estudos em Educação Matemática com Fundamentos na Teoria Histórico-Cultural, publicado na revista Poiésis/Unisul;
  • Integra o comitê organizador de dois eventos realizados anualmente: Grupo de Trabalho Estudos em Educação Matemática Escolar com fundamentos na Teoria Histórico-Cultural no Simpósio sobre formação de professores da Unisul (Simfop) e o Seminário Interinstitucional de Educação Matemática escolar (Unisul, Unesc, Unibave e Uesp)
  • Suas principais temáticas de pesquisa e orientação são:
    • Fundamentos da Teoria Histórico-cultural para a organização dos processos de ensino e aprendizagem de Matemática;
    • Atividade Orientadora de Ensino proposta por Moura para Educação Matemática;
    • Modo de organização do ensino de Matemática proposto por Davýdov e colaboradores;
    • Novas tecnologias para o ensino de Matemática a partir dos Fundamentos da Teoria Histórico-Cultural;
    • Formações inicial e Contínua de Professores que ensinam Matemática com base nos Fundamentos da Teoria Histórico-Cultural.

Currículo Lattes  

Datas Importantes

Aulas quinzenais.

  • Sextas-feiras | das 19 às 22h30min
  • Sábados | das 8 às 12h e das 13h às 17h30min

Início das aulas: a confirmar

 

 

 

 

Investimento

O curso é gratuito para os bolsistas.

Mensalidade: 18x R$ 500,00 (subsidiadas pelo Fumdes)


Seleção para bolsas de estudo por meio do Uniedu/Fumdes

O curso oferece 25 bolsas no valor total do curso por meio do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (Uniedu/Fumdes).

Quem pode aderir

Pode aderir a bolsa o estudante que atenda aos seguintes requisitos:

  • ter cursado todo o Ensino Médio em Unidade Escolar da Rede Pública ou em Instituição Privada com bolsa parcial ou integral;
  • residir no mínimo há 2 (dois) anos no Estado de Santa Catarina.

Etapas da seleção à Bolsa

Após inscrever-se no site da SED e no Portal da Unisul (MinhaMochila), o candidato à Bolsa vai passar pelas etapas de seleção que seguem:

  • 1ª etapa: comprovação documental (eliminatória);
  • 2ª etapa: comprovação de mérito acadêmico (classificatória);
  • 3ª etapa: análise da justificativa e motivação para participar do curso (classificatória)

Veja outras informações para seleção à Bolsa

Dados Legais

  • Resolução CNE/CES nº 1, 6/4/2018
  • Recredenciamento Institucional: Portaria nº 198/2018 
  • Conceito Institucional: 5

 

Coordenação

Josélia Euzébio da Rosa, doutora
E-mail: joselia.rosa@unisul.br

  • Licenciada em Matemática pela Unesc (2004);

  • Mestre (2006) e Doutora (2012) em Educação, pela Universidade Federal do Paraná.
  • Professora do Mestrado em Educação da Unisul;
  • Suas pesquisas são organicamente vinculadas a unidade de relacionamento catarinense do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Atividade Pedagógica da USP (GEPAPe);
  • É líder do TEDMAT, grupo que tem como objetivo compreender e explicar os fundamentos (históricos, filosóficos, epistemológicos, psicológicos e didáticos) da Teoria do Ensino Desenvolvimental e sua objetivação no modo de organização do ensino da Matemática;
  • Atualmente desenvolve o projeto de pesquisa "Limites e possibilidades do processo de formação matemática" no contexto de três cursos de Pedagogia, com financiamento pelo CNPq;
  • Leciona, no Mestrado em Educação, as disciplinas fundamentos da Teoria Histórico-Cultural e Teoria do Ensino Desenvolvimental na Educação Matemática e no curso de pedagogia a disciplina Fundamentos e Metodologias de matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental;
  • Participou da organização do dossiê Estudos em Educação Matemática com Fundamentos na Teoria Histórico-Cultural, publicado na revista Poiésis/Unisul;
  • Integra o comitê organizador de dois eventos realizados anualmente: Grupo de Trabalho Estudos em Educação Matemática Escolar com fundamentos na Teoria Histórico-Cultural no Simpósio sobre formação de professores da Unisul (Simfop) e o Seminário Interinstitucional de Educação Matemática escolar (Unisul, Unesc, Unibave e Uesp)
  • Suas principais temáticas de pesquisa e orientação são:
    • Fundamentos da Teoria Histórico-cultural para a organização dos processos de ensino e aprendizagem de Matemática;
    • Atividade Orientadora de Ensino proposta por Moura para Educação Matemática;
    • Modo de organização do ensino de Matemática proposto por Davýdov e colaboradores;
    • Novas tecnologias para o ensino de Matemática a partir dos Fundamentos da Teoria Histórico-Cultural;
    • Formações inicial e Contínua de Professores que ensinam Matemática com base nos Fundamentos da Teoria Histórico-Cultural.

Currículo Lattes  

Datas Importantes

Aulas quinzenais.

  • Sextas-feiras | das 19 às 22h30min
  • Sábados | das 8 às 12h e das 13h às 17h30min

Início das aulas: a confirmar

 

 

 

 

Professores do Curso

  • Vera Rejane Niedersberg Schuhmacher, doutora
  • Josélia Euzébio da Rosa, doutora
  • Fátima Elizabeti Marcomin, doutora
  • Matheus Bernardo, doutor
  • Ana Maria Esteves Bortolanza, doutora
  • Yalin Brizola Yared, doutora
  • Mariléia M. Goulart, mestre
  • Nádia Soares Sandrini, doutora
  • Luciane Pandini Simiano, doutora