Fundamentos e Organização Curricular - Araranguá | Universidade do Sul de SC - Cursos Presenciais e EaD

Fundamentos e Organização Curricular

Araranguá

30 bolsas de estudo no valor total da mensalidade

A Unisul, em parceria com a Secretaria de Educação de Santa Catarina, oferece o curso de Fundamentos e Organização Curricular. São 30 bolsas de estudo para cada unidade universitária, por meio do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (Uniedu/Fumdes).

Com o intuito de inserir mais educadores no processo de reflexão sobre as questões curriculares da rede estadual e municipal de ensino, o Curso possui ênfase na gestão educacional. Visa motivar tais reflexões para elaboração dos currículos que fundamentam os projetos pedagógicos destas escolas públicas de formação integral na educação básica.

É direcionado preferencialmente a professores, coordenadores pedagógicos, assistentes técnicos pedagógicos, supervisores e orientadores educacionais ou administradores e gestores escolares que atuam na rede pública de ensino de Santa Catarina.

  • Modalidadepresencial
  • Duração360h
  • Investimento

    Gratuito para os bolsistas.

Investimento

O curso é gratuito para os bolsistas.

Mensalidade: 18x R$ 500,00, pagos para a Unisul

Valor da Bolsa integral: 30 bolsas de 18x de R$ 750,00 (para cada unidade universitária)
 


Seleção para bolsas de estudo por meio do Uniedu/Fumdes

O curso oferece 30 bolsas o valor total do curso por meio do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (Uniedu/Fumdes).

Quem pode aderir

Pode aderir a bolsa o estudante que atenda aos seguintes requisitos:

  • Ser graduado e ter cursado todo Ensino Médio em Unidade Escolar da Rede Pública ou em Instituição Privada com bolsa parcial ou integral (que deverá ser comprovada por documento legal);
  • Residir no mínimo há 2 anos em Santa Catarina (sendo comprovado por documento de luz, água ou equivalente sendo dos meses de junho/2016 e maio/2018);
  • Estar prioritariamente atuando no Serviço Público no território catarinense na área da educação (o que deve ser comprovado com folha de pagamento, cópia de contrato ou equivalente);

Etapas da seleção à Bolsa

Após inscrever-se no site da SED e no Portal da Unisul (MinhaMochila), o candidato à Bolsa vai passar pelas etapas de seleção que seguem:

  • 1ª etapa: comprovação documental (eliminatória);
  • 2ª etapa: comprovação de mérito (classificatória);
  • 3ª etapa: análise da justificativa e motivação para participar do curso Fundamentos e Organização Curricular (classificatória)

Veja como participar e outras informaçõe importantes

Dados Legais do Curso

LDBEN nº 9.394/1996
Resolução CNE/CES nº 1, 6/4/2018

Coordenação

Josélia Euzébio da Rosa, doutora
E-mail: joselia.rosa@unisul.br

  • Licenciada em Matemática pela Unesc (2004);

  • Mestre (2006) e Doutora (2012) em Educação, pela Universidade Federal do Paraná.
  • Professora do Mestrado em Educação da Unisul;
  • Suas pesquisas são organicamente vinculadas a unidade de relacionamento catarinense do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Atividade Pedagógica da USP (GEPAPe);
  • É líder do TEDMAT, grupo que tem como objetivo compreender e explicar os fundamentos (históricos, filosóficos, epistemológicos, psicológicos e didáticos) da Teoria do Ensino Desenvolvimental e sua objetivação no modo de organização do ensino da Matemática;
  • Atualmente desenvolve o projeto de pesquisa "Limites e possibilidades do processo de formação matemática" no contexto de três cursos de Pedagogia, com financiamento pelo CNPq;
  • Leciona, no Mestrado em Educação, as disciplinas fundamentos da Teoria Histórico-Cultural e Teoria do Ensino Desenvolvimental na Educação Matemática e no curso de pedagogia a disciplina Fundamentos e Metodologias de matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental;
  • Participou da organização do dossiê Estudos em Educação Matemática com Fundamentos na Teoria Histórico-Cultural, publicado na revista Poiésis/Unisul;
  • Integra o comitê organizador de dois eventos realizados anualmente: Grupo de Trabalho Estudos em Educação Matemática Escolar com fundamentos na Teoria Histórico-Cultural no Simpósio sobre formação de professores da Unisul (Simfop) e o Seminário Interinstitucional de Educação Matemática escolar (Unisul, Unesc, Unibave e Uesp)
  • Suas principais temáticas de pesquisa e orientação são:
    • Fundamentos da Teoria Histórico-cultural para a organização dos processos de ensino e aprendizagem de Matemática;
    • Atividade Orientadora de Ensino proposta por Moura para Educação Matemática;
    • Modo de organização do ensino de Matemática proposto por Davýdov e colaboradores;
    • Novas tecnologias para o ensino de Matemática a partir dos Fundamentos da Teoria Histórico-Cultural;
    • Formações inicial e Contínua de Professores que ensinam Matemática com base nos Fundamentos da Teoria Histórico-Cultural.

Currículo Lattes  

Datas Importantes

As aulas são quinzenais.

  • Sextas-feiras, das 19h30min às 22h30min
  • Aos sábados, das 8 às 11h30min e das 13h30min às 17h.

Início das aulas: 28/7/2018
Previsão de término: 7/12/2019 (data final para entrega do relatório técnico)

Investimento

O curso é gratuito para os bolsistas.

Mensalidade: 18x R$ 500,00, pagos para a Unisul

Valor da Bolsa integral: 30 bolsas de 18x de R$ 750,00 (para cada unidade universitária)
 


Seleção para bolsas de estudo por meio do Uniedu/Fumdes

O curso oferece 30 bolsas o valor total do curso por meio do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (Uniedu/Fumdes).

Quem pode aderir

Pode aderir a bolsa o estudante que atenda aos seguintes requisitos:

  • Ser graduado e ter cursado todo Ensino Médio em Unidade Escolar da Rede Pública ou em Instituição Privada com bolsa parcial ou integral (que deverá ser comprovada por documento legal);
  • Residir no mínimo há 2 anos em Santa Catarina (sendo comprovado por documento de luz, água ou equivalente sendo dos meses de junho/2016 e maio/2018);
  • Estar prioritariamente atuando no Serviço Público no território catarinense na área da educação (o que deve ser comprovado com folha de pagamento, cópia de contrato ou equivalente);

Etapas da seleção à Bolsa

Após inscrever-se no site da SED e no Portal da Unisul (MinhaMochila), o candidato à Bolsa vai passar pelas etapas de seleção que seguem:

  • 1ª etapa: comprovação documental (eliminatória);
  • 2ª etapa: comprovação de mérito (classificatória);
  • 3ª etapa: análise da justificativa e motivação para participar do curso Fundamentos e Organização Curricular (classificatória)

Veja como participar e outras informaçõe importantes

Dados Legais do Curso

LDBEN nº 9.394/1996
Resolução CNE/CES nº 1, 6/4/2018

Coordenação

Josélia Euzébio da Rosa, doutora
E-mail: joselia.rosa@unisul.br

  • Licenciada em Matemática pela Unesc (2004);

  • Mestre (2006) e Doutora (2012) em Educação, pela Universidade Federal do Paraná.
  • Professora do Mestrado em Educação da Unisul;
  • Suas pesquisas são organicamente vinculadas a unidade de relacionamento catarinense do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Atividade Pedagógica da USP (GEPAPe);
  • É líder do TEDMAT, grupo que tem como objetivo compreender e explicar os fundamentos (históricos, filosóficos, epistemológicos, psicológicos e didáticos) da Teoria do Ensino Desenvolvimental e sua objetivação no modo de organização do ensino da Matemática;
  • Atualmente desenvolve o projeto de pesquisa "Limites e possibilidades do processo de formação matemática" no contexto de três cursos de Pedagogia, com financiamento pelo CNPq;
  • Leciona, no Mestrado em Educação, as disciplinas fundamentos da Teoria Histórico-Cultural e Teoria do Ensino Desenvolvimental na Educação Matemática e no curso de pedagogia a disciplina Fundamentos e Metodologias de matemática para os anos iniciais do Ensino Fundamental;
  • Participou da organização do dossiê Estudos em Educação Matemática com Fundamentos na Teoria Histórico-Cultural, publicado na revista Poiésis/Unisul;
  • Integra o comitê organizador de dois eventos realizados anualmente: Grupo de Trabalho Estudos em Educação Matemática Escolar com fundamentos na Teoria Histórico-Cultural no Simpósio sobre formação de professores da Unisul (Simfop) e o Seminário Interinstitucional de Educação Matemática escolar (Unisul, Unesc, Unibave e Uesp)
  • Suas principais temáticas de pesquisa e orientação são:
    • Fundamentos da Teoria Histórico-cultural para a organização dos processos de ensino e aprendizagem de Matemática;
    • Atividade Orientadora de Ensino proposta por Moura para Educação Matemática;
    • Modo de organização do ensino de Matemática proposto por Davýdov e colaboradores;
    • Novas tecnologias para o ensino de Matemática a partir dos Fundamentos da Teoria Histórico-Cultural;
    • Formações inicial e Contínua de Professores que ensinam Matemática com base nos Fundamentos da Teoria Histórico-Cultural.

Currículo Lattes  

Datas Importantes

As aulas são quinzenais.

  • Sextas-feiras, das 19h30min às 22h30min
  • Aos sábados, das 8 às 11h30min e das 13h30min às 17h.

Início das aulas: 28/7/2018
Previsão de término: 7/12/2019 (data final para entrega do relatório técnico)

Professores do Curso

  • Ana Paula Galdino, mestre
  • Angelina dos Anjos Silva Nogaredo, mestre
  • Cristina Felipe de Matos, mestre
  • Deivid Vitoreti Geraldi, mestre
  • Elizabete Ferreira de Aguiar, mestre
  • Josélia Euzébio da Rosa, doutora
  • Maria Sirlene Pereira Schilikman, doutora
  • Rosimar Ramos da Mota, mestre
  • Rosinete Costa Fernandes Cardoso, mestre
  • Vanessa Sandrini, mestre
  • Yalin Brizola Yared, doutora