Currículo | Universidade do Sul de SC - Cursos Presenciais e EaD

Empreendedorismo Social: gestão, inovação e impacto social

a distância

Currículo

O Curso é composto de 3 módulos + o TCC, realizados a distância (pela internet) no Espaço Virtual de Aprendizagem (EVA). Durante o Curso ocorrem cerca de 3 a 5 encontros para a realização de avaliações presenciais.
 

Disciplina

Carga Horária

Ementa

Autoconhecimento Como Base para a Atuação do Empreendedor 30h
Desenvolvimento de Modelos de Negócios Sociais 30h
Ecossistemas da Inovação e do Negócio de Impacto Social 45h
Gestão, Sustentabilidade e Inovação nos Negócios de Impacto Social 60h
Governança e Compliance Aplicados aos Negócios de Impacto Social 30h
Metodologia da Pesquisa Científica 30h
Metodologias e Ferramentas para Mensuração de Impacto Social 30h
Negócios Sociais e de Impacto Social 45h
Nova Economia: Oportunidades e Desafios para o Empreendedorismo 30h
Sustentabilidade Financeira e Captação de Recursos para Negócios Sociais e de Impacto Social 30h
Trabalho de Conclusão de Curso 30h
Total: 390h  

Ementa: Autoconhecimento Como Base para a Atuação do Empreendedor

  • O autoconhecimento como base para empreender;
  • Estratégias e técnicas para buscar o autoconhecimento;
  • Identificação de potenciais, habilidades, competências, limitações e desafios no campo do empreendedorismo social;
  • Perfil do empreendedor social;
  • Criatividade e empreendedorismo: conceitos e técnicas;
  • Propósito social como elemento impulsionador para empreender com sentido e com foco no resultado.

Ementa: Desenvolvimento de Modelos de Negócios Sociais

  • Modelagem, planejamento, gerenciamento e avaliação de projetos;
  • Potencial e desafios para escalabilidade. Análise de dados do cenário do negócio social;
  • MVP - MinimumViableProduct;
  • Métodos e ferramentas para a criação de Modelos de Negócio;
  • Modelos de Negócio Social e de Impacto Social.

Ementa: Ecossistemas da Inovação e do Negócio de Impacto Social

  • Conceitos e modelos de ecossistema da inovação social;
  • Os atores-chave do ecossistema de empreendedorismo, inovação e negócios de impacto social: incubadoras, aceleradoras, investidores.

Ementa: Gestão, Sustentabilidade e Inovação nos Negócios de Impacto Social

  • Conceitos e modelos de negócios exponenciais e disruptivos;
  • Sustentabilidade do negócio social. Indutores sociais e de mercado;
  • Posicionamento estratégico;
  • Retorno sobre o investimento;
  • Ferramentas de Gestão;
  • Análise de cenários;
  • Tipos de inovação social;
  • Marketing e vendas;
  • Marketing digital;
  • Competitividade do mercado de impacto social.

Ementa: Governança e Compliance Aplicados aos Negócios de Impacto Social

  • Fundamentos e modelos de governança e compliance da nova economia;
  • Desafios, riscos e tendências da governança para negócios sociais;
  • Cadeia de valor dos negócios sociais;
  • Marco regulatório: princípios e implicações legais à sua aplicabilidade;
  • Ética e conduta: conceitos e documentos aplicados a negócios sociais;
  • Accountability.

Ementa: Metodologia da Pesquisa Científica

  • Ciência e pesquisa;
  • Planejamento de pesquisa científica;
  • Tipos, métodos e técnicas de pesquisa científica;
  • Coleta e análise dos dados;
  • Projeto de pesquisa.

Ementa: Metodologias e Ferramentas para Mensuração de Impacto Social

  • Monitoramento e avaliação como instrumentos de gestão;
  • Métodos e ferramentas de medição de impacto social para diferentes níveis de maturidade do negócio;
  • Referências em mensuração de impacto social.

Ementa: Negócios Sociais e de Impacto Social

  • Negócios de impacto social: conceitos e definições;
  • Trajetória e evolução dos negócios de impacto social no cenário nacional e internacional;
  • Empreendedorismo;
  • Empreendedorismo social;
  • Intraempreendedorismo;
  • Inovação e empreendedorismo;
  • Desenvolvimento local e impacto social.

Ementa: Nova Economia: Oportunidades e Desafios para o Empreendedorismo

  • Economia tradicional e a nova economia;
  • Modelos da nova economia: economia compartilhada, economia colaborativa, economia solidária e economia criativa;
  • Evolução e modelos de empreendedorismo no cenário da nova economia;
  • Desafios da nova economia.

Ementa: Sustentabilidade Financeira e Captação de Recursos para Negócios Sociais e de Impacto Social

  • Investimento de impacto;
  • Fundos de impacto no cenário nacional e internacional;
  • A lógica econômica dos negócios de impacto social;
  • Formatos de distribuição de dividendos;
  • Critérios do ecossistema de investimento em negócios de impacto social;
  • Ciclos de Investimento;
  • Retorno sobre o capital investido e comprovação dos impactos gerados pelo negócio.

Ementa: Trabalho de Conclusão de Curso

  • Estrutura do trabalho de conclusão de curso - TCC;
  • Padrões formais para a elaboração do TCC;
  • Argumentação, coesão e coerência em relação à linguagem e ao conteúdo do TCC.