Mensagem Institucional | Universidade do Sul de SC - Cursos Presenciais e EaD

Mensagem Institucional

Mensagem do Presidente da Fundação Unisul

Centros do saber, da produção coletiva à disseminação do conhecimento, as universidades alcançam sua plenitude quando transpõem os muros de seus limites geográficos e se locupletam na sociedade, interagindo soluções que mudam para melhor a vida das pessoas.

Conhecimento gerado pelas Instituições de Ensino Superior pode e deve ser aplicado. Aliás, deve ser divulgado para que comunidades e organizações não só percebam mas, compreendam e interajam com a multiplicidade de contextos e saberes.

Com 48 anos de tradição, a Fundação Unisul e a Universidade do Sul de Santa Catarina participam desse movimento. Trata-se de uma missão institucional, eminentemente comunitária, que dia após dia procura integrar a Unisul na vida das pessoas e ao lado dos agentes transformadores, propondo e promovendo as mudanças que se fazem necessárias para um mundo mais justo e mais humano.

Na gestão 2009/2013, nos diferentes fóruns, seguimos com a implementação do novo modelo de gestão da Unisul, voltado para a educação permanente com foco em pesquisa.

O movimento é contínuo. Juntos, efetivamos novos ciclos, a partir dos direcionadores, objetivos e ações estratégicas do Plano de Gestão da Unisul e do Plano de Desenvolvimento Institucional: a elaboração das Diretrizes Acadêmicas, a disseminação do Projeto Pedagógico Institucional, a efetiva participação das Unidades de Articulação Acadêmica (UNA) junto às áreas e às congregações de curso, num trabalho conjunto e integrado, que culminou, dentre outras ações, na elaboração do Projeto Acadêmico das Unas; a elaboração dos Projetos Pedagógicos dos Cursos; a efetiva participação da Agência de Gestão, Desenvolvimento Científico, Tecnologia e Inovação – Agetec – como principal articuladora da aproximação com o setor produtivo, governos e a sociedade, buscando soluções integradas e inovadoras pela pesquisa; a definição das linhas de extensão e de formação; a qualificação do Programa de Formação Continuada, que passa a ser permanente; e a estruturação dos Polos de Educação a Distância pelo País.

Além disso, dando sustentação e viabilidade ao movimento, a Fundação Unisul consolida, com a Universidade do Sul de Santa Catarina, ações de economicidade, otimizando recursos, adequando-os ao novo modelo de gestão e garantindo infraestrutura e os demais investimentos necessários.

A Unisul avança, gradativa e qualitativamente, na consolidação do processo e da cultura do novo modelo de gestão da Universidade para que, conforme versa a nossa missão, os valores institucionais e o nosso plano de gestão 2009/2013, os processos de gestão e de formação prezem pela excelência e a efetiva interface entre a pesquisa, o ensino e a extensão.

A seguir, em cada menu, compartilhamos mais do que um extrato informacional das nossas ações, um locus de produção, avaliação e de disseminação do conhecimento, resultado das redes múltiplas de aprendizado permanente, nos diferentes espaços de interação, entre colaboradores, docentes, discentes e comunidades onde atuamos.

Unisul em redes múltiplas de aprendizado permanente

As ações da Unisul e a interação entre colaboradores, professores, alunos e comunidades em diferentes contextos sociais impactam não só a comunidade acadêmica, mas toda a região onde está inserida, consolidando a proposta de educação para além dos muros da Universidade.

Confira uma amostra das ações, programas, projetos, serviços, além de demonstrativos legais e contábeis da Unisul no Balanço Social 2015.