Programa de Educação Ambiental | Universidade do Sul de SC - Cursos Presenciais e EaD

Programa de Educação Ambiental

Contatos

  • Rosiléia Rosa
  • Milene Pacheco Kindermanm
  • Silene Rebelo 
    Campus Grande Florianópolis 
  • Silvio Tiago Cabral 
    Campus Tubarão 
  • Jairo Afonso Henkes 
    Campus Unisul Virtual

E-mail: ambiental@unisul.br

O Programa de Educação Ambiental atua de acordo com a Política de Educação Ambiental da Unisul, efetivando-a por meio de ações desenvolvidas no âmbito da educação básica até a educação superior, em todos os seus níveis e modalidades de ensino.

As ações de educação ambiental são integradas, porém, descentralizadas no âmbito das Gerências de Ensino, Pesquisa e Extensão de cada Campus, promovendo a transversalidade das questões ambientais da Universidade.

Este Programa, assim como a educação, é um processo dinâmico em permanente construção. Neste sentido esta proposta é aberta a reflexões, debates, assim como sua própria reformulação.


 

Política de Educação Ambiental na Unisul

A Unisul estabeleceu uma política de Educação Ambiental (EA) buscando estimular ações sociais na área ambiental e ser exemplo de boas práticas para a comunidade interna e externa.

Priorizando ações que envolvem o ensino, a pesquisa e a extensão, a Unisul facilita a operacionalização da EA em diversos núcleos sociais, como salas de aulas, ambientes virtuais, espaços administrativos, comunidades de bairros e de escolas, o que lhe possibilita realizar um importante papel de agente articulador, construindo propostas de melhoria e manutenção da qualidade ambiental.

A consciência ambiental é tema de grande discussão na sociedade, principalmente nas organizações educacionais, que por sua natureza trabalham em prol da construção do conhecimento e exercício do aprendizado e não podem esquivar-se dessas reflexões, tamanha suas magnitudes sociais.

O princípio desta política é educação ambiental permanente e contínua, em consonância com as leis e normas federais, estaduais e municipais de EA, voltadas para a conservação do meio ambiente, essencial à qualidade de vida e sustentabilidade, considerando os aspectos do 5R: repensar, reduzir, retornar, reutilizar e reciclar.

Assim, definiu como principais metas:

  • Contemplar a Política de Educação Ambiental na revisão dos documentos institucionais e nos Projetos Pedagógicos de Curso (PPCs);
  • Disponibilizar ao menos uma Unidade de Aprendizagem/Disciplina por ciclo de oferta com abordagem da EA nos cursos de graduação;
  • Abordar a EA nas capacitações docentes e para técnicos;
  • Desenvolver temas de EA por meio de pesquisas em pelo menos um grupo de pesquisa;
  • Desenvolver ações e respeitar os princípios da EA nos projetos de pesquisa da Unisul;
  • Desenvolver ao menos um curso de Extensão sobre EA;
  • Difundir a política de EA nos setores de gestão da Unisul;
  • Divulgar interna e externamente os trabalhos desenvolvidos no âmbito da EA na Unisul;
  • Monitorar e avaliar as ações de EA da Unisul.

 

Atuação no Ensino

A política institucional expressa no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) concebe a Educação Ambiental como uma dimensão da educação, atividade intencional da prática social, que deve imprimir ao desenvolvimento individual um caráter social em sua relação com a natureza e com os outros seres humanos, visando potencializar essa atividade humana com a finalidade de torná-la plena de prática social e de ética ambiental, em observação à Resolução nº 2, de 15 de junho de 2012.  

Organização curricular

A organização curricular dos Projetos Pedagógicos dos cursos está diretamente vinculada aos pressupostos, diretrizes e metas do Programa de Educação Ambiental. Nesta direção prevê a EA como prática educativa integrada, contínua e permanente. A inserção dos conhecimentos referentes à EA nos currículos dos cursos se dá pela transversalidade, mediante temas relacionados com o meio ambiente e a sustentabilidade socioambiental, ou seja, eixo curricular que perpassa a estrutura curricular.

A prática da EA se viabiliza por meio de atividades formativas de ensino, pesquisa, extensão e ambientes de aprendizagem diversificados, que envolvem um conjunto de Unidades de Aprendizagem (disciplinas). Estas atividades se constituem em projetos integradores, elaborados a partir das demandas ambientais locais e regionais.

Integrada à estrutura curricular de todos os cursos de Graduação, a temática está presente na Formação Sociocultural, planejada como certificação institucional, prevista pelo Programa de Educação Ambiental da Unisul. Visa a dialogar com as diferenças socioculturais e abordar o meio ambiente e as dinâmicas socioambientais, mediante relações sociais de produção e consumo. Os cursos ainda prevêem em seus currículos outras certificações (ou Unidades de Aprendizagem) direcionadas para estudos socioambientais.

Programa de Formação Continuada (Profoco)

A Educação Ambiental é abordada semestralmente neste programa por meio de oficinas, palestras e outras atividades, incitando os professores da universidade à reflexão crítica acerca da problemática socioambiental, aprofundando conceitos e pautando-os na condução das ações sociais e dos temas abordados nas práticas de sala de aula, em projetos de pesquisa e em ações de extensão. O tema também é tratado na formação dos técnicos da universidade, por meio de eventos, cursos e campanhas internas.

Atuação na Pesquisa

Na Pesquisa a Unisul se destaca com diversos projetos de Educação Ambiental.

A partir do Programa todos os projetos de pesquisa da Unisul serão analisados visando contemplar os princípios da Educação Ambiental; bem como os grupos e linhas de pesquisa e experimentação em EA serão fortalecidos pois seus estudos e pesquisas estarão naturalmente mais consolidados junto aos órgãos de fomento, como Capes, CNPq, entre outros.

Grupos e Projetos de Pesquisa da Unisul na área de Educação Ambiental:

  • Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental (Grupea);
  • Grupo de Pesquisa em Conservação de Recursos Naturais de Uso Comum;
  • Laboratório de Ciências Marinhas;
  • Grupo de Pesquisa em Educação Patrimonial e Arqueologia (Grupep - Arqueologia);
  • Grupo de Pesquisa A cidade, o edifício e a paisagem;
  • Grupo de Pesquisa em Engenharia de Processos (Engepro);
  • Grupo de Pesquisa em Eficiência Energética e Sustentabilidade (Greens);
  • Grupo de Pesquisa em Questões Ambientais e Sustentabilidade;
  • Grupo de Pesquisa em Tecnologias Limpas em Sistemas Produtivos Sustentáveis (Teclimp);
  • Núcleo de Pesquisa em Reforma Agrária e Agricultura Sustentável;
  • Núcleo de Pesquisas em Desastres Naturais (Nugeotec).

Saiba mais sobre os grupos de pesquisa

A Unisul disponibiliza aos alunos e professores diferentes formas de acesso à pesquisa na área da Educação Ambiental por meio de seus programas. 

Mantidos com recursos internos e externos, os programas de pesquisa são organizados para o enriquecimento do processo de ensino e aprendizagem e para a produção de novos conhecimentos. Em cada edital, os Programas de Pesquisa abrem-se também para os temas da Educação Ambiental, possibilitando a ampliação dos conhecimentos que sustentam essa área.

Saiba mais sobre os programas

Atuação na Extensão

Na área da Extensão, a Unisul empenha-se na criação de projetos, cursos, eventos e diversas ações de extensão que envolvem a comunidade acadêmica e do entorno dos campi.

Projetos de Extensão

Nos editais internos de projetos de extensão, a Educação Ambiental é contemplada como tema institucional, o que possibilita a realização anual de projetos de extensão nas comunidades voltados à temática.

Conheça os projetos de extensão que estão em atividade em cada Campus Universitário:

Campus Tubarão Campus Grande Florianópolis Campus UnisulVirtual

Cursos de Extensão

Os cursos de extensão voltados à Educação Ambiental acontecem por meio dos projetos de extensão para as comunidades-alvo dos projetos ou de forma aberta à comunidade, em cursos abertos ao público.

Veja a lista de Cursos de Extensão

Eventos

O Programa apoia e realiza eventos nos tema ambientais, que compõe a Agenda Verde dos Campi. Em momentos específicos deste calendário anual são concentradas programações mais intensas.

Junho Verde

No mês em que se comemoram o Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6, o Dia Mundial dos Oceanos (8/6) e o Dia Mundial de Combate à Desertificação (17/6), há uma programação intensa acontecendo nos Campi presenciais e a distância, sensibilizando os públicos interno e externo da Unisul para os temas ambientais.

Acesse a página do evento

Serviços à comunidade

A prestação de serviços à comunidade também possibilita o atendimento de necessidades sociais por meio de projetos arquitetônicos e de engenharia sustentáveis e por meio de análises ambientais.

Saiba mais sobre os serviços

Atuação na Gestão

Conheça as ações da Unisul que envolvem os colaboradores e alunos, voltadas aos cuidados com o meio ambiente.

Campanhas internas de Sensibilização Ambiental

 

Menos é Mais

Campanha para sensibilização sobre o uso dos recursos hídricos. Veja mais informações sobre a Campanha.

 

Coleta Seletiva: reciclagem de papel e plástico mole

A Biblioteca Universitária e a Cipa do Campus Universitário de Tubarão organizaram uma campanha interna pra reciclagem de materiais.

Você pode participar e contribuir com essa iniciativa:

  • Separando os papeis não-recicláveis e recicláveis, e plástico mole;
  • Entregando os papeis recicláveis à Biblioteca.

O dinheiro arrecadado com a reciclagem será utilizado nos projetos de leitura da Biblioteca.

 

O que é reciclável?

O que pode?

O que não pode?

Jornal

Papel Engordurado

Saco de Papel

Carbono

Papel de Escritório

Celofane

Revista

Papel Plastificado

Impresso

Papel Parafinado (fax)

Papel Branco

Embalagem Metalizada

Papel Misto

Papel Toalha e Higiênico

Papelão

Guardanapo com Comida

Embalagem Longa Vida

Papel Vegetal