Mensagem Institucional | Universidade do Sul de SC - Cursos Presenciais e EaD

Mensagem Institucional

Um convite à comunidade acadêmica

A partir do final do século XX, a inclusão de novas tecnologias no cotidiano das pessoas trouxe novos parâmetros às tarefas mais simples, alterando igualmente as regras no cenário econômico e social. O acesso à informação, que muitos traduzem como conhecimento, tornou-se a nova ferramenta para decisões corporativas ou pessoais. Para a Educação, trouxe desafios ainda maiores. Vivemos hoje na Sociedade do Conhecimento, na qual está em movimento outra concepção de realidade e, consequentemente, outro modo de atuar com êxito nesta sociedade. O velho sonho de “vencer na vida” permanece, mas as formas de alcançá-lo mudaram completamente.

Se a forma como trabalhamos, como nos relacionamos ou aprendemos está em permanente e acelerado processo de transformação, as instituições de ensino devem ser as primeiras a não perder esse ritmo – principalmente elas precisam mudar suas perspectivas e propósitos. Com base nestas percepções, a Unisul entra em sua próxima etapa para ser, não apenas compatível com a complexidade do século XXI, mas para estar adiante, tornando-se um espaço inovador onde mudanças significativas são produzidas e estimulam à produção também inovadora. No Ensino, precisamos inovar nas estratégias de ensino-aprendizagem, nos currículos e nos ambientes de aprendizagem. Na Pesquisa, devemos inovar na geração de conhecimentos de modo que sejam relevantes para a sociedade, incentivando a transferência de tecnologia, a geração de novos empreendimentos. Na Extensão, é fundamental inovar nas relações com as comunidades e na prestação de serviços. Na Gestão, precisamos nos adequar ao momento histórico da Unisul e do Brasil, inovando nossos métodos organizacionais.

Ser uma Universidade Comunitária é estar lado a lado com a sociedade. No entanto, ser uma Universidade Inovadora é estar um passo à frente nos serviços e oportunidades que oferece a essa sociedade. Em 1964, o sonho de uma comunidade inspirou visionários a construir uma Universidade no Sul do Estado. Após 53 anos de desenvolvimento tecnológico e suas demandas específicas, para atendermos às necessidades atuais precisamos saber nos reinventar. Isso significa repensar nossos papéis e processos, pois uma atuação empreendedora é determinante no desenvolvimento das regiões em que estamos presentes. As soluções devem nascer do exercício de aplicação da teoria à prática, de tal modo que todas as nossas ações respondam concretamente ao desafio de melhorar a vida das pessoas, aproximando o meio acadêmico das empresas, indústrias e órgãos do Governo.

Países com grande desenvolvimento econômico são os que mais inovam; suas organizações e universidades são as que mais usam a tecnologia para baixar custos, agregar mais qualidade aos produtos, serviços e ensino que ofertam, além de torná-los acessíveis a um número cada vez maior de pessoas. Uma Universidade Comunitária Inovadora funciona como um ecossistema no qual a inovação é o alimento que nutre, renova e dá sustentabilidade a cada uma de suas partes integrantes. Embora uma simbiose sempre tenha existido entre a Unisul e as comunidades locais, a Gestão 2017-2023 propõe investir prioritariamente no trabalho realizado em cooperação, com base em formas inovadoras de pensar e agir para o pleno desenvolvimento das pessoas, da sociedade e da Instituição.

Para realizar com êxito esta proposta é essencial a participação de todos; afinal, cada um de nós é fonte inesgotável de boas ideias e de instinto criador. Juntos, alcançaremos essas metas. Este é um convite para a comunidade acadêmica da Unisul, extensivo a todas as comunidades. Um convite que, de certa forma, pode ser ilustrado por um provérbio africano que já viralizou nas redes sociais, exatamente pela percepção do quanto é verdadeiro: sozinhos vamos mais rápido, juntos vamos mais longe.

 

Mauri Luiz Heerdt
Reitor

Unisul em redes múltiplas de aprendizado permanente

As ações da Unisul e a interação entre colaboradores, professores, alunos e comunidades em diferentes contextos sociais impactam não só a comunidade acadêmica, mas toda a região onde está inserida, consolidando a proposta de educação para além dos muros da Universidade.

Confira uma amostra das ações, programas, projetos, serviços, além de demonstrativos legais e contábeis da Unisul no Balanço Social 2015.