Histórico da Unisul | Universidade do Sul de SC - Cursos Presenciais e EaD

Histórico da Unisul

1964

A trajetória cronológica da Unisul inicia em 1964, às margens do rio que dá nome à sua cidade sede, Tubarão, distante 130 quilômetros ao sul da capital dos catarinenses, como Faculdade de Ciências Econômicas do Sul de Santa Catarina.

1967

Aprovada pela Lei Municipal nº 353, de 25 de novembro de 1964, a Faculdade é vinculada ao Instituto Municipal de Ensino Superior (IMES), dando lugar à Fundação Educacional do Sul de Santa Catarina (FESSC).

1989

Reconhecida como Utilidade Pública Municipal e Federal, a FESSC transforma-se em Fundação Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). A Unisul foi aprovada, sancionada e reconhecida, enquanto Universidade, pelo Parecer n.º 28/89, do Conselho Federal de Educação.

1992

Já na década de 90, a Unisul desponta e se consolida como uma das maiores universidades de Santa Catarina, quadruplicando o seu portfólio e número, da Graduação à Pós-Graduação. Resultado de seu processo de reformulação pedagógico e sua estratégica de expansão territorial, em 1992 a Universidade inicia suas atividades no extremo-sul do Estado, criando o Campus de Araranguá.

1996

Instala o Campus Grande Florianópolis, expandindo-se em seguida com a criação da Cidade Universitária Pedra Branca, em Palhoça, e diversas outras unidades na região da capital catarinense. Em 1998, foram criadas as unidades de Laguna, Imbituba, Içara e Braço do Norte.

2002

Unisul já conta com quase 23 mil alunos e dois mil professores e funcionários, atuando em 54 cursos. Nesse mesmo ano a Universidade foi credenciada pelo Ministério da Educação (MEC) para ofertar cursos de pós-graduação lato sensu pela modalidade de educação a distância. Um ano depois obteve o credenciamento para oferta de graduação a distância e autorização para atuar em cursos sequenciais.

2005

Universidade criou o Campus Universitário UnisulVirtual para realizar a gestão do ensino a distância da organização, com cursos de graduação e pós-graduação, os quais atendem hoje a mais de 13 mil alunos.

Atualmente

A Universidade é mantida pela Fundação Unisul e regida pelo Conselho Curador, um órgão superior, composto por representantes das instituições mantenedoras da Universidade: o Governo Municipal, executivo e legislativo, (Prefeito e Presidente da Câmara de Vereadores), e representantes da sociedade civil (Associação Empresarial de Tubarão, Câmara de Dirigentes Lojistas e Previdência Complementar da Unisul), cabendo ao Conselho Universitário, órgão deliberativo superior, avaliar as decisões emanadas do presente Conselho e da comunidade acadêmica. Além disso, a Instituição integra a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), em articulação com instituições congêneres do Estado.