Bolsa Ibero-americana - Santander Universidades | Universidade do Sul de SC - Cursos Presenciais e EaD

Bolsa Ibero-americana - Santander Universidades

Seleção 2019

Inscrições até 7/8.

Vagas: 2
Duração: 1 semestre letivo

Acesse o Edital 1034/2019

Saiba mais sobre a bolsa no site do Santander Universidades

A Unisul oferece, em convênio com outras instituições, oportunidades de intercâmbios de graduação diferenciados.

A Bolsa Ibero-americana - Santander Universidades foi criada com o objetivo de promover o intercâmbio acadêmico anual de estudantes de graduação entre o Brasil e universidades de 3 países da região da Ibero-América: Argentina, Chile e México.

O valor de cada bolsa é de R$ 12.630,90, ou € 3.000,00 (três mil euros). As 2 bolsas serão disputadas entre todos os estudantes inscritos no Programa e matriculados em um dos campi da Unisul (Tubarão, Grande Florianópolis e Unisul Virtual). Os selecionados deverão ser, obrigatoriamente, estudantes de Campus diferentes.

Veja, abaixo, como participar do Programa, e acesse o Edital para mais informações.

Inscrições abertas para 2019!

As inscrições permanecem abertas até 7/8 e devem ser realizadas em duas etapas:

Etapa 1

As inscrições devem ser realizadas no App do Santander Universitário, preenchendo o formulário de inscrição até 7/8/2019.

Etapa 2

Após realizar a inscrição no App, encaminhe o formulário, conforme orientação do Edital de Seleção vigente, para o e-mail iberoamericadas@unisul.br, 8h de 8/8/2019.


Pré-seleção, classificação e seleção

Será considerado pré-selecionado o candidato que atender todas às exigências previstas nos itens 1 e 3 do Edital. Para a disputa de vagas, os candidatos serão classificados na ordem de relevância a seguir exposta:

  • Com a maior média no histórico de graduação;
  • Com o menor número de disciplinas a cursar registradas no histórico de graduação;
  • Mais velho.

Os candidatos classificados terão a indicação do Campus (Tubarão, Grande Florianópolis e UnisulVirtual) ao qual estão matriculados, de forma que, os 2 alunos selecionados, não pertençam ao mesmo Campus.

O resultado da classificação deverá ser divulgado até 12/8/2019 nessa página. Os classificados receberão, também, contato por e-mail.

Aos estudantes selecionados, seguem orientações importantes:

  • O Exchange Office da Unisul realizará o contato com a Universidade de destino pleiteando a vaga para ingresso em 2020/1. O aceite será oficializado por uma Carta de Aceite, emitida pela IES estrangeira ao Exchange Office;
  • Os candidatos selecionados deverão apresentar, em resposta ao comunicado de seleção, a cópia do passaporte válido, o comprovante de proficiência em língua estrangeira - seguindo as regras a descritas no edital - e a indicação de 2 opções de Universidade, em ordem de preferência, para a realização do seu intercâmbio, dentre as estipuladas no Anexo I;
  • Os candidatos selecionados deverão entregar a cópia impressa do Termo de Adesão ao programa, a ser encaminhado pelo Exchange Office, até o dia 1º de outubro de 2019

Critérios para participar da seleção

Podem participar:

  • Estudantes regularmente matriculados em qualquer curso de Graduação, que sejam brasileiros natos ou naturalizados, e maiores de 18 anos;
  • Possuir, no mínimo, 35% da carga horária total do curso de graduação até 2019/1, e que tenham média mínima geral no histórico de graduação igual ou superior a 8,0.

Estão excluídos do programa:

  • Estudantes formandos ou formados, ou com matrícula trancada;
  • Funcionários e estagiários do Santander, bem como que estiver envolvida com o Programa, além de cônjuges e parentes até segundo grau.

Veja as obrigações do estudante intercambista

  • Providenciar todos os documentos legais para a entrada no país de destino (Passaporte, Visto de Estudante);
  • Assinar e entregar o Termo de Adesão ao programa, que será fornecido pelo Exchange Office;
  • Responsabilizar-se por todas as despesas decorrentes do Intercâmbio (alimentação, seguro saúde, moradia, material didático, passagem aérea, entre outros).

Observações:

  • O aproveitamento das disciplinas cursadas poderá ser feito, desde que o estudantes cumpra o estabelecido no Edital do programa;
  • Não serão aproveitas disciplinas referentes a estágios, TCC, internato ou práticas de final de curso;
  • Caso o aluno não cumpra o tempo previsto de concessão de bolsa, deverá devolver o valor recebido pela bolsa, proporcionalmente aos meses que faltarem para o regular término de vigência da bolsa de estudos.