Tramitação do Processo | Universidade do Sul de SC - Cursos Presenciais e EaD

Tramitação do Processo

O Instrumento de Avaliação (IA) de cursos de Graduação, associado a outros indicadores, é utilizado pelos avaliadores nas modalidades presencial e a distância. Tais instrumentos baseiam-se em três dimensões (organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura) as quais são avaliadas pelas comissões de avaliação externa do Inep nos processos de regulação.

A Instituição de Ensino Superior (IES) informa ao Inep, por meio de Formulário Eletrônico específico (FE) no e-MEC, o conjunto de dados relativos às dimensões avaliativas, o qual balizará a equipe de avaliação externa na verificação in loco.

Após o preenchimento do formulário eletrônico, ocorre a visita de avaliação in loco. Esta tem como objetivo a verificar a situação do curso, a partir da análise das informações prestadas nas etapas que a precederam (abertura do processo e formulário eletrônico). É realizada por dois avaliadores com formação afeta à área do curso em questão, sorteados entre os capacitados e credenciados junto ao Banco Nacional de Avaliadores (BASis).

Setores envolvidos

  • Pró-Reitoria de Operações e Serviços Acadêmicos através do setor de Reconhecimento de Curso
  • Coordenação do Curso (responsável pela montagem do instrumento de avaliação)
  • Diretoria de Campus
  • Diretoria de Pessoas
  • Secretarias de EnsinoBiblioteca Central, entre outros.

Instrumento de Avaliação

O instrumento de avaliação dos Cursos de Graduação é dividido em três dimensões, sendo elas:

  • Dimensão 1: Organização Didático-Pedagógica
  • Dimensão 2: Corpo Docente e Tutorial
  • Dimensão 3: Infraestrutura

Estas dimensões são compostas por indicadores. Para cada um deles é atribuído um conceito, que indica os referenciais de qualidade. Considerando os critérios de análise dos respectivos indicadores da dimensão, são atribuídos conceitos da seguinte forma:

Conceito

Descrição

1 Quando os indicadores da dimensão avaliada configuram um conceito NÃO ATENDE.
2 Quando os indicadores da dimensão avaliada configuram um conceito INSUFICIENTE.
3 Quando os indicadores da dimensão avaliada configuram um conceito SUFICIENTE.
4 Quando os indicadores da dimensão avaliada configuram um conceito MUITO BOM/MUITO BEM.
5 Quando os indicadores da dimensão avaliada configuram um conceito EXCELENTE.